Processo trabalhista contra empresa funciona?

[quote=danieldestro]Apenas um aviso. Se descambar para ofensas teremos de bloquear.
Porque não se limitam a discutir o assunto em pauta?[/quote]

“Levar tudo na conversa” é xingamento?

Leia sua msg anterior atentamente então!

E dá-lhe o jeitinho brasileiro! É lamentável um profissional precisar chegar a esse nível. O mínimo de profissionalismo é esperado de ambas as partes.[/quote]
Só que idealismo não paga contas. Eu tenho que pagar aluguel, conta telefonica, energia, etc. Acha mesmo que vou perder tempo? E sinceramente fiquei satisfeito com o acordo pois recebi o que eu trabalhei portanto foi justo.[/quote]

O meu comentário não foi relacionado a sua solução, mas a idéia de que “conversando tudo se resolve” seja aceita como válida e correta. É por isso que o Brasil é tão corrupto. Está no sangue e na alma do brasileiro que deseja levar tudo na conversa.[/quote]

Ah ta, o jeito melhor e mais justo é sair processando a torto e a direito, chamar a polícia, a imprensa e o exército, fazer piquete, greve de fome, queimar sutiãs, e o escambau. Mas nunca, nunca, nunquinha, jamais, em hipótese nenhuma se sentar para conversar e tentar negociar amistosamente.

Agora, voltando ao tópico: Que bom que pôde resolver tudo de forma amigável.

[quote=victorwss]Ah ta, o jeito melhor e mais justo é sair processando a torto e a direito, chamar a polícia, a imprensa e o exército, fazer piquete, greve de fome, queimar sutiãs, e o escambau. Mas nunca, nunca, nunquinha, jamais, em hipótese nenhuma se sentar para conversar e tentar negociar amistosamente.

Agora, voltando ao tópico: Que bom que pôde resolver tudo de forma amigável.[/quote]

O correto seria que não houvesse trambique por parte da empresa, logo tal “conversinha” jamais aconteceria. Aposto que a empresa faz de propósito, porque vários outros não reclamarão, logo ela sai no lucro.

A necessidade de “conversa” já é um atestado de que a empresa está agindo de má-fé.

E dá-lhe o jeitinho brasileiro! É lamentável um profissional precisar chegar a esse nível. O mínimo de profissionalismo é esperado de ambas as partes.[/quote]
Só que idealismo não paga contas. Eu tenho que pagar aluguel, conta telefonica, energia, etc. Acha mesmo que vou perder tempo? E sinceramente fiquei satisfeito com o acordo pois recebi o que eu trabalhei portanto foi justo.[/quote]

O meu comentário não foi relacionado a sua solução, mas a idéia de que “conversando tudo se resolve” seja aceita como válida e correta. É por isso que o Brasil é tão corrupto. Está no sangue e na alma do brasileiro que deseja levar tudo na conversa.[/quote]
A própria justiça recomenda que as partes entrem em acordo antes de entrarem com ações na justiça. Isso é muito melhor já que não atravanca o processo com ações exageradas.
Caso contrário seriamos como nos USA onde se processa pelas razões mais absurdas.

Então você acha certo sair metendo pau na empresa, falando que vai processar e um monte de coisa sem sequer ter falado com a mesma sobre o motivo?

Sinceramente, existe pessoas que enrolam sim e se há um desconto de 20h de tempo fora da empresa, isso prova que a empresa poderia estar sendo onerada. Ela não iria receber isso da empresa contratante e teria que pegar ao consultor contratado. Acho que vale à pena sentar e discutir com a empresa que possui contrato, antes de tomar uma atitude radical.

Vínculo empregatício como muitos disseram, não é tão fácil ganhar quando se é contrado através de uma empresa LTDA, ou seja com sócio. A primeira pergunta do Juiz será sobre sua formação e entendimento sobre o contrato. Como direito é bastante subjetivo, alguns novos juízes estão dando ganho de causa às empresas, já que você não foi obrigado à assinar o contrato e tinha ciência do mesmo.

Outro ponto é que isto pode prejudicá-lo numa futura contratação, pois as empresas já estão consultando sobre o passado dos consultores e os perfis que “entram no pau” por qualquer coisa já estão na lista negra, podendo ser excluídos de vários processos.

O caminho mais lógico é renegociar com a empresa, pois você também é uma empresa e pode determinar o valor do seu contrato e condições.

Aos PJ, meu único conselho é quem tentem pensar como empresários. Não peçam aumento, por exemplo, imponham as regras do seu novo valor à partir de uma data, e assim por diante. Enquanto não começarem a agir como empresas, esse tipo de confusão sempre vai pairar…

[quote=Thiagosc][quote=victorwss]Ah ta, o jeito melhor e mais justo é sair processando a torto e a direito, chamar a polícia, a imprensa e o exército, fazer piquete, greve de fome, queimar sutiãs, e o escambau. Mas nunca, nunca, nunquinha, jamais, em hipótese nenhuma se sentar para conversar e tentar negociar amistosamente.

Agora, voltando ao tópico: Que bom que pôde resolver tudo de forma amigável.[/quote]

O correto seria que não houvesse trambique por parte da empresa, logo tal “conversinha” jamais aconteceria. Aposto que a empresa faz de propósito, porque vários outros não reclamarão, logo ela sai no lucro.

A necessidade de “conversa” já é um atestado de que a empresa está agindo de má-fé.[/quote]

Defina o que é trambique para você.

[flamewar]
E por sinal, porque você não entra em um desses partidos revolucionários cheios de malucos que alegam que todas as empresas são exploradoras, que todos os trabalhadores estão sendo escravizados, que a sociedade está um caos completo. Aliás, você devia se candidatar a presidente nas eleições de 2010. Quem sabe o saoj também concorre.
[/flamewar]

[quote=victorwss]Defina o que é trambique para você.
[/quote]

Tentar enganar algum funcionário de caso pensado na tentativa de lucrar. Eles sabem que apenas uma fração deles reclamará da situação.

Essa história de “ninguém obrigou você assinar” é uma falácia. Sim, obrigaram. Afinal de contas todos precisam trabalhar para sobreviver, ou não? Posso optar em não comer? Posso optar em não precisar de uma casa?

As pessoas não têm escolha porque a maioria das vagas no mercado são para PJ. Ou seja, ou ela aceita fazer trambique para trabalhar (fraude, fazer de conta que é uma empresa) ou passa fome.

O contrato pode ser com empresa Ltda, mas o trabalho é como empregado. É por isso que você tem mesa, ramal, gerente, precisa cumprir o horário da empresa, etc. Cobrar cafézinho é mais uma prova que você era tratado como empregado, ou seja, o seu horário era controlado pela empresa.

Essa história de “ninguém obrigou você assinar” é uma falácia. Sim, obrigaram. Afinal de contas todos precisam trabalhar para sobreviver, ou não? Posso optar em não comer? Posso optar em não precisar de uma casa?[/b]

As pessoas não têm escolha porque a maioria das vagas no mercado são para PJ. Ou seja, ou ela aceita fazer trambique para trabalhar (fraude, fazer de conta que é uma empresa) ou passa fome.

O contrato pode ser com empresa Ltda, mas o trabalho é como empregado. É por isso que você tem mesa, ramal, gerente, precisa cumprir o horário da empresa, etc. Cobrar cafézinho é mais uma prova que você era tratado como empregado, ou seja, o seu horário era controlado pela empresa.[/quote]
A justiça trabalhista encherga exatamente desta forma estes contratos. A parte fraca da historia é sempre o empregado pois obviamente precisa garantir seu sustento. Está correta sua colocação.

Essa história de “ninguém obrigou você assinar” é uma falácia. Sim, obrigaram. Afinal de contas todos precisam trabalhar para sobreviver, ou não? Posso optar em não comer? Posso optar em não precisar de uma casa?

As pessoas não têm escolha porque a maioria das vagas no mercado são para PJ. Ou seja, ou ela aceita fazer trambique para trabalhar (fraude, fazer de conta que é uma empresa) ou passa fome.

O contrato pode ser com empresa Ltda, mas o trabalho é como empregado. É por isso que você tem mesa, ramal, gerente, precisa cumprir o horário da empresa, etc. Cobrar cafézinho é mais uma prova que você era tratado como empregado, ou seja, o seu horário era controlado pela empresa.[/quote]

Particularmente não partilho deste ponto de vista. Por isso se tivesse uma consultoria ira empregar via CLT, talvez com um valor mais baixo para o consultor, por me deparar com pessoas que pensam dessa maneira e correr o risco de sofrer um processo trabalhista lá na frente.

Ao meu ver, o regime PJ pode ser muito mais interessante ao profissional, à mim por exemplo é e não gostaria de ser contratado sob um regime CLT e dar 27,5% dos meus rendimentos ao governo.

Por essas e outras, as empresas também não fazem mais contratos PJ diretos, colocam intermediários como as empresas de outsourcing, para não incorrer nesse risco.

Triste, há sim excessões, mas a maioria são pessoas que concordam com um contrato e depois querem mudar as regras do jogo em virtudade de maiores vantagens.

ué, e em vez de denunciar você decidiu abrir mão dos direitos e deveres sociais em benefício próprio? :wink:

Recentemente sai da empresa que trabalhava, no inicio do ano fomos incorporados e eles passaram a dar regras, tudo foi muito mal conduzido, queriam me registrar como Analista JR com meus 8 de experiência, e de forma arbitraria falaram ou assina ou ta fora, obvio que não assinei e também não podia pedir demissão pois tinha uma boa grana envolvida, a empresa aceitou trocar meu cargo porém na época não enquadrou o salário de acordo com a tabela de cargos e salários dela, ok devido a diversos fatores forcei a barra ate conseguir ser mandado embora sem justa causa.

1 Tenho direito de receber o retroativo de acordo com o cargo que fui registrado com salário inferior?, obs no sindicato no dia da homologação falaram que estava na faixa, porém sabia que não estava enquadrado de forma correta, posso questionar isso judicialmente?

2 Apos a demissão e empresa cometeu outra infração: reteve minha CTPS por mais de 48 horas, pela lei e empresa deve pagar um dia de salario por dia de atraso, tenho direito de cobrar isso da empresa ou somente judicialmente?.

Fiquei 6 dias com a grana do FGTS parada e impedido de dar entrada no seguro desemprego, na opinião de vocês devo abrir um processo e tenho chance de ganhar?

Você está perguntando pra nós (computeiros)? Melhor perguntar ao seu advogado!

O funcionário geralmente ganha a causa, tendo provas ou testemunhas.
Mas vemos por aí muitas empresas que se especializam em procurar
brechas na lei ou inverter o ônus da culpa.

Você tem provas ou testemunhas? Se não tiver, nem perca tempo.

Você tem provas ou testemunhas? Se não tiver, nem perca tempo.[/quote]

Você quer dizer que ele deve procurar um atual empregado para depor contra a empresa em que trabalha? :slight_smile: Aconselho a ele procurar um advogado.