Qual o melhor software para programar em JAVA para iniciante?

   Fala ae pessoal, sou novo aqui nesse forum, gostaria em primeiro lugar pedir paciencia para o todos do forum pois estou aprendendo agora java na minha facul então não manjo nada e estou começando do zero, então provavelmente vou fazer perguntas simples no forum hahahahaha.

  Minha primeira pergunta é qual software devo usar para começar ? meus professores indicaram JCreator, alguém indica outro, e outra coisa como compilo um programa em java tipo para rodar em uma máquina que nao tenha nada instalado ?

Obrigado a todos.

eu recomendo o eclipse

Vitanol,

Para quem realmente deseja aprender Java e entender o que está fazendo, recomendo começar usando o bloco de notas como ferramenta de edição e o velho e bom javac para compilar. http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/tooldocs/windows/javac.html
À medida que você for evoluindo, para ganhar produtividade, recomendo
o uso do JCreator ou do Eclipse.
A principal vantagem do JCreator é o fato de ser leve, você não vai necessitar de uma máquina muito potente. É também simples de usar.
Já o Eclipse é um dos melhores e mais completos IDEs, em compensação requer uma máquina mais sofisticada.

Para rodar java você necessita instalar o JRE. Já para desenvolver, você necessita instalar o JDK (O JDK já possui o JRE).
http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

Abraços,

Samuel

[quote=samuel_santos]Vitanol,

Para quem realmente deseja aprender Java e entender o que está fazendo, recomendo começar usando o bloco de notas como ferramenta de edição e o velho e bom javac para compilar. http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/tooldocs/windows/javac.html
À medida que você for evoluindo, para ganhar produtividade, recomendo
o uso do JCreator ou do Eclipse.
A principal vantagem do JCreator é o fato de ser leve, você não vai necessitar de uma máquina muito potente. É também simples de usar.
Já o Eclipse é um dos melhores e mais completos IDEs, em compensação requer uma máquina mais sofisticada.

Para rodar java você necessita instalar o JRE. Já para desenvolver, você necessita instalar o JDK (O JDK já possui o JRE).
http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

Abraços,

Samuel
[/quote]

Valeu pela força Samuel.

notepad forever… se vc quer começar, comece direito… não fala igual os dotnet da vida… q clica ali ali e pronto fez um erp… deixa isso pra depois que vc estiver craque! ai vc vai pra produtividade =)

rs … poxa … pegou pesado com o pessoal do dot net … :smiley:

rs … poxa … pegou pesado com o pessoal do dot net … :D[/quote]

MAS É VERDADE… :wink:

Hoje na minha facu um dos caras q ganhou o imagine cup foi lá dar uma “palestra de incentivo” e falar sobre o evento… Fábio se nao me engano, de Recife.

Ok… papo vai vem… no final ele falou que fazia um software de reconhecimento de voz em 3 minutos… ta ta ok… dai acabou a palestra fomos lá falar com o cara… vai faz ai maladrão… ce né o cara??

ahhahaa e nao é q o cara fez mesmo?? 4 linhas lá de programação uns clique aki outros ali… e fez um exemplozinho lá de reconhecimento de voz…

tá visa produtividade e etc, mas pra quem não sabe e tá començando… faz aquilo ali e NOOOooossa fez OOOhh programa, mas nao sabe o q ta acontecendo quem tá compilando o que tá executando… que classes sao abstratas? interfaces… nada… dai é tenso né…

não estou criticado veja bem… só q pra iniciante é ruim aprender assim!

(eu achei o máximo o cara fazer akilo tão rápido)

Te recomendo fortemente o Eclipse.
É um pouco complicado para montar toda a estrutura, por exemplo, para usar swing você terá de fazer mais três downloads além do próprio Eclipse.
Mas é uma ferramente repleta de plugins.
Bom essa é minha dica.
Abraços.

Ele deve ser um excelente apertador de botão :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Ah, e sobre a pergunta do tõpico, hoje mesmo teve alguém falando sobre Robocode e a maioria das pessoas acham que legal para aprender (eu pessoalmente não concordo muito): http://www.guj.com.br/posts/list/52568.java

sou novo por aqui no fórum também e concordo com a velha teoria do bloco de notas, mas sinceramente não acho muita diferença de vc programar no bloco de notas e em alguns softwares como netbeans ( que por sinal recomendo ) já usei o eclipse também mas pra mim ele é um saco… pra tudo vc tem que baixar plug-ins além, pra mim a unica diferença grande entre o bloco de notas e o netbeans por exemplo é o auto completation que deve ter nesses softwares todos por aí… se vc vai poder programar com o auto completation pra que ficar treinanto sintaxe no bloco de notas? =/ + cada um tem seu conceito sobre isso… eu começei com o bloco de notas… + jah vi muita gente começando com netbeans e se dando bem… por fim recomendo pra vc o netbeans… que pra mim faz tudo e é free e facil de mecher… muito melhor do que ficar baixando plug-ins por aí…

um abraço!

Eu recomendo um editor de textos, de preferência com sintaxe highlight e numeração de linhas (Ultraedit, Freeedit, ou mesmo o editor do André - http://www.guj.com.br/posts/list/48736.java ) até que você:

  1. Saiba compilar suas classes (inclusive classes dentro de pacotes) com javac e executa-las como java;
  2. Saiba incluir classes no seu classpath;
  3. Aprenda a ler a stack trace e achar problemas no seu código;
  4. Entenda o que é null pointer exception.

Depois disso, use um IDE! Eu também recomendo o Eclipse.

Quanto a usar ou não o bloco de notas, essa é uma discussão antiga no fórum, conforme você pode ver aqui:
http://www.guj.com.br/posts/list/50393.java

Bom… para começar o bom é ir no notepad mesmo…vc é quem tem que fazer tudo na mão mesmo…mas com o tempo pode utilizar uma IDE para agilizar tempo de desenvolvimento.

Flw.

Gente,
começar pelo bloco de notas?
isso era antigamente cara, não utilizar das novas tecnologias é besteira, pois se não o mundo estaria regredindo e não evoluindo…

Utilize o Eclipse sem Visual… Conheça o código puro mesmo…
quando conhecer, você até pode usar um visual. porem não recomendo…

Tchauzin!

No começo, notepad eh melhor msm, primeiro tem q aprender a dirigi um fuskinha, pra depois pega uma ferrari, suas noções de java vao ficar muito maiores com o notepad, vc tende cada vez menos a cometer erros.

www.jedit.org

É importante ter sintax highlight, identação para facilitar o entendimento… e tbm muito importante NÃO ter auto complete dos códigos, principalmente pra quem vem de linguagens que não são case sensitive, imports automáticos… para poder se familiazirar bem com todos os detalhes de uma classe java.

Eu sou adepto ainda do notepad ou no máximo um outro editor de texto com syntax highlighting para iniciantes. Se começar logo num IDE, você acaba pegando vícios e deixa de prestar atenção em certas coisas, como erro de API que o corretor já pega e você nem percebe, casts necessários e desnecessários que ele faz, entre outros. Apanhar um pouco, aprendendo num editor cru, compilando na linha de comando e vendo o resultado ou o erro em linha vai ajudar e muito no futuro.

Até!

Aprender no código puro é interessante, mas não precisa necessariamente ser no bloco de notas, pode usar outro editor mais aprimorado, para produtividade eu recomendo o Netbeans 5.5, tem vários recursos para desenvolver visual usando Swing ou Visual Web.

Boa sorte e que a força esteja com vc. :smiley:

Eu concordo com a maioria das pessoas do fórum quando dizem que é super legal você começar a programar em Java ou em qualquer outra linguagem de programação utilizando o bloco de notas ou qualquer outro editor simples de texto sem formatação. Porém, comigo e com a maioria dos meus colegas da Faculdade, o inicio da programação Java foi no Jcreator. Este é um programa bem simples que a principio não oferece nenhuma funcionalidade em relação aos IDE’s NetBeans ou Eclipse, como auto-completar, drag-n-drop no modo visual, etc. No Jcreator não tem drag-n-drop o que facilita muito a aprendizagem, nada de autocompletar códigos. A única coisa que eu vi que ele faz de automático é a tabulação é a compilação da sua classe. Coisa que não é preciso ser nenhum gênio na programação para se fazer. O que eu vejo que faz mais diferença na hora de começar a programar é o seu interesse pelo assunto em questão, o restante vai conseqüentemente.
Viva Java!!! [color=darkblue] [/color]

Ele abstrai o comando de compilação? Se sim, já está fazendo com que a pessoa esqueça o javac para delegar exclusivamente a IDE esse passo. Nos servidores, em geral, não tem IDE para compilar código para você.

Até!