Qual o melhor software para programar em JAVA para iniciante?

   Fala ae pessoal, sou novo aqui nesse forum, gostaria em primeiro lugar pedir paciencia para o todos do forum pois estou aprendendo agora java na minha facul então não manjo nada e estou começando do zero, então provavelmente vou fazer perguntas simples no forum hahahahaha.

  Minha primeira pergunta é qual software devo usar para começar ? meus professores indicaram JCreator, alguém indica outro, e outra coisa como compilo um programa em java tipo para rodar em uma máquina que nao tenha nada instalado ?

Obrigado a todos.

eu recomendo o eclipse

Vitanol,

Para quem realmente deseja aprender Java e entender o que está fazendo, recomendo começar usando o bloco de notas como ferramenta de edição e o velho e bom javac para compilar. http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/tooldocs/windows/javac.html
À medida que você for evoluindo, para ganhar produtividade, recomendo
o uso do JCreator ou do Eclipse.
A principal vantagem do JCreator é o fato de ser leve, você não vai necessitar de uma máquina muito potente. É também simples de usar.
Já o Eclipse é um dos melhores e mais completos IDEs, em compensação requer uma máquina mais sofisticada.

Para rodar java você necessita instalar o JRE. Já para desenvolver, você necessita instalar o JDK (O JDK já possui o JRE).
http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

Abraços,

Samuel

[quote=samuel_santos]Vitanol,

Para quem realmente deseja aprender Java e entender o que está fazendo, recomendo começar usando o bloco de notas como ferramenta de edição e o velho e bom javac para compilar. http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/tooldocs/windows/javac.html
À medida que você for evoluindo, para ganhar produtividade, recomendo
o uso do JCreator ou do Eclipse.
A principal vantagem do JCreator é o fato de ser leve, você não vai necessitar de uma máquina muito potente. É também simples de usar.