Salarios, Custo de Vida Curitiba

[quote=Leozin]Nossa Maracuja, tem certeza que floripa está pagando mais que Curitiba?

Em todas as oportunidades que recebi de Florianópolis, achei o valor lá o mais baixo das três capitais do sul. E o pior é que floripa é uma cidade turística, então te prepara pra ter um custo de vida bem alto.[/quote]

Rapaiz, claro que sempre depende da oportunidade, mas ja recebi sim propostas bem similares as oportunidades de ctba. Algumas ate com valores que sao dificeis de conseguir em ctba.

[]`s

[quote=pinto][quote=Maracuja]

  • Tenho outro pensamento, não vou discutir aqui, mas basicamente diz que, qualidade de vida em boa parte pode ser atingida com dinheiro, portanto SP seria o melhor lugar (se vc pode ganhar mais, pode alugar algo até mais caro, morar perto do trabalho, frequentar bons lugares e consumir o que desejar (carro, viajens e etc)). Saudoso Macarrão** que dizia: “Com dinheiro qualquer cidade é boa”.
    …[/quote]
    Concordo que “com dinheiro qualquer cidade é boa”, mas no caso de cidades como São Paulo e Rio certamente não é o salário da categoria de IT que vai tornar isto realidade, a menos que vc seja um profissional “top”, solteiro e sem filhos.
    Do contrário, sobra a lógica simples do ganhar mais e gastar mais, e então passam a pesar muito mais os outros fatores que compõem a qualidade de vida, e aí quase todas as cidades menores, inclusive as que vc citou, ganham fácil, fácil.
    [/quote]

Sim, concordo com o que vc diz.

Você não pensa em outras cidades do Paraná, como Maringá?[/quote]

Nao, nao creio que maringa tenha um bom mercado para IT, talvez Londrina. No entanto, preferiria ir pra SC (com certeza o mercado la e melhor) e ficar perto das praias. Outro ponto e que nessas cidades que citei de SC ja vi salarios equivalentes aos de ctba; Ja no norte do parana nao sei como essa questao esta.

PS: A maior proposta CLT que ja recebi de fato no brasil, foi de uma empresa de Joinville. Era cerca de 30% maior do que a melhor proposta que ja havia recebido como CLT em curitiba, e so nao aceitei ela, pois meu plano era ir embora do Brasil no ano seguinte, portanto nao quis me mudar para ficar la apenas cerca de uma ano.

O problema é que em Joinville a coisa é mais delicada.
Alguém comentou que Curitiba está fadada a oferecer salários regrados pelo HSBC. De certa forma, é verdade.
A questão é que Joinville está num patamar igual.
As empresas não “disputam” profissionais.
O salário é quase equalitário e, dificilmente saindo de uma, irá ganhar mais em outra.

É o caso de Curitiba e BRQ, Cinq, Stefanini, Tivit e etc…
A questão é que várias delas contratam o sujeito como jr e o vendem para os clientes como senior.
Lucram mais de 100% em cima e ainda chiam de dar míseros R$ 15 de VR para o sujeito.

Sem contar que o sindpd-pr é uma piada, para eles. apenas quem trabalha na lactec merece ter os direitos reinvidicados.[/quote]

Pode ser que tambem nao tenha disputa por profissionais, mas nesse ponto acho que ctba e ainda pior que jvlle:

  • Como ja disse, 80% do mercado e HSBC; se vc esta no HSBC ou em alguma consultoria e quase impossivel ir pra outra consultoria e etc, pois existem um acordo de “cavalheiros” dizendo que uma empresa nao pode tirar um funcionario da outra (todo mundo trabalha pro HSBC). Entao de vc esta em alguma delas, acabou de perder oportunidade em 80% do mercado de ctba, provavelmente vai morrer onde esta e como esta.

  • Nao bastasse isso acima ja vi casos (isso e verdade) onde o profissional estava saindo de uma empresa de 3 letrinhas para ir para outra consultoria (menor) e trabalhar numa das outras 3 (sic) empresas que consomem mais mao de obra de IT em ctba, entao a consultoria de 3 letrinhas ligou para a menor e disse algo como “Se vc tirar este profissisonal meu, vou tirar todos os seus”, visto que a empresa de 3 letrinhas tem mais poder financeiro, a contratacao do cara foi refugada.

[]`s

[quote=douglaskd]eu não entendo como tem pouca demanda, muitos profissionais e ainda sim há grande procura de cursos relacionados a técnologia,

a conversa que rola aqui em campinas é que curitiba é o centro de desenvolvimento técnológico do país, ou seja a pequena Índia “Brasileira”, que cria os
softwares que são comercializados em são paulo

[/quote]

LOL

Definitivamente, pura midia.