Trabalhar no exterior

Gostaria de saber se é preciso ter um bacharel para trabalhar no exterior e se a universidade cursada conta também ?

A necessidade do bacharelado vai depender do país para o qual você queira ir.

Sobre a universidade cursada, se o curso for aprovado pelo MEC, imagino que nao deva fazer diferença (para o país, talvez faça pra empresa contratando).

Entendi muito obrigado.

A única coisa que você precisa pra trabalhar no exterior é ter um visto permanente no país que te possibilite trabalhar, se você tiver isso tá tranquilo, todo o requisito de ter ou não faculdade/bacharel vai de empresa pra empresa.

Eu sou formando em um curso tecnólogo e estou interessado em fazer um bacharel para ter mais chances de conseguir emprego no exterior. Você recomendaria fazer um bacharel antes de tentar trabalhar no exterior ?

1 curtida

Não, ter o bacharel não vai aumentar sua chance de conseguir um emprego no exterior, sua experiência e capacidade vai.
Foque em conseguir entrar legalmente no país que deseja, quando conseguir isso comece a procurar um emprego.

Você pode tentar arrumar uma vaga lá fora estando no Brasil ainda, porém nesse caso a empresa teria que fazer toda a sua imigração e legalização no país, e eles não farão isso a não ser que você tenha uma experiência/conhecimento muito específico, tão específico que eles não consigam achar alguém lá e tenha que “importar” você.
Esse processo é conhecido como “Highly Skilled Immigration”.

2 curtidas

Amigo,
Não sei se você curte podcast, mas tem um do pessoal da Alura o Hipsters ponto tech.
Tem um episódio muito bom sobre Carreira de Programação no Exterior que é excelente.
Recomendo caso se interesse, vale muito a pena escutar.
Também dão varias dicas…

Segue:

A formação em nível superior, técnico ou bacharelado, tem o mesmo efeito que no Brasil, para a maioria dos países.
Diferente de áreas como engenharia, direito, medicina, etc, em que existe regulamentação de classe (tanto aqui, quanto fora), as áreas ligadas à engenharia, ciência da computação e análise de sistemas não possuem classe (nem aqui, nem na maioria dos outros países), permitindo que profissionais de diversas áreas que não têm relação direta com a nossa possam atuar sem enquadrar em exercício ilegal da função.
Isso é bom, por um lado e ruim por outro.
Bom por não precisarmos validar diploma e etc, como um médico ou advogado precisa.
Ruim por não termos uma estrutura que nos permita organizar e cobrar coisas consolidadas para as áreas representadas (que não são tão boas e nem tantas assim).

Com relação a oportunidades fora do país:

  • Fale inglês como se tivesse nascido no palácio de Buckinham ou no meio da Times Square.
  • Espanhol, francês, alemão, mandarim e japonês ajudam também (este último se você for descendente de japoneses, considere uma obrigação).
  • Adquira experiência e aprenda boas práticas
1 curtida

Eu tenho um diploma de Tecnologo se estudar mais dois anos consigo o Bacharelado. Valeria a pena ?

1 curtida

Vale a pena se quiser enriquecer seu CV, na vida real seu empregador quer saber se você tem capacidade de resolver os problemas, não quantos diplomas vc tem.

Vale a pena para que? Tirar uma pós, em 1 ano e meio/ 2 anos, não é mais jogo?
Ou você tem interesse em migrar para a área acadêmica?

Salvo se ele vier a prestar concurso público que exija o canudo.

Sim, com certeza, se a ideia é ser funcionário publico vale mais a pena investir em diploma do que em conhecimento técnico, pq todas pessoas que conheço que são concursados e trabalham com TI, sempre reclamam que o nível tecnológico usado é sempre baixo, e o povo trabalha com o pé no freio.

Eu não tenho o objetivo de ser concursado, quero trabalhar no exterior.

1 curtida

Então foca em ganhar experiência, em inglês e na língua nativa do país que você queira ir.
Moro na Holanda e falo inglês fluente, mas falar o idioma local é sempre importante e mesmo num país onde todo mundo fala inglês, você precisa aprender o idioma nativo.

E o mais importante: Você vai ter que ser fluente em no mínimo 1 idioma além do português, ou seja, vai ter que estudar muito idiomas e ganhar mais experiência(partindo da premissa que você seja iniciante, não sei se esse é o caso), e depois de tudo isso se você conseguir imigrar, você estará no mesmo nível e uma pessoa que seja nativa do país, ou seja, não terá diferencial.

Então pense nisso: Qual vai ser o seu diferencial pra uma empresa de fora te contratar ?
ps: ter um CV com mais formações não é um diferencial.

Li um monte de coisas aqui não sei pra qual país estavam se referindo, mas para o Canadá é diferente. Estudo faz sim diferença na imigração e visto, quanto mais tempo de estudo, mais pontos você ganha na sua aplicação pro visto. Pra saber a validade do seu estudo, no país que você estará imigrando, é só mesmo com as instituições que fazem essa conversão (https://www.wes.org/ por exemplo, para o Canada e EUA). Muitas empresas do exterior valorizam mais o tempo de experiência do que em qual curso universidade você é formado e se tem pós/mestrado ou não.

Sobre o Ingles, disseram aí em cima que vc precisa ser totalmente fluente, parecer nativo. Discordo, muitas empresas sabem que você não é nativo e que o seu inglês vai melhorar quando estiver morando no outro país. O importante para eles no momento, é saber que você consegue se comunicar e expressar suas opiniões. É claro que para o visto também, você pode precisar fazer o IELTS, ou algum outro certificado de proficiencia no inglês e atingir uma nota mínima.

1 curtida

Para a empresa, pode ser. Mas, a questão é que, entre um meia boca e um asiático que fala fluentemente, qual será a preferência, sendo que todos os demais critérios são iguais?

A nota mínima do IELTS não é 7?

Todos os critérios são subjetivos e realmente depende de N fatores, incluindo a cultura da empresa (Que é o que mais conta).
Veja, já fui convidado a participar de processos para trabalhar na Polônia em um time que atende a cliente que fala português. Lógico que eu teria que falar inglês no meu dia a dia, mas seria o basicão.

O que quis dizer, é que vc nao precisa ser totalmente fluente para conseguir um emprego lá fora, mas é claro que quanto melhor seu inglês for, melhor será pra voce.

Sobre o nota do IELTS, depende muito pra qual país você estará aplicando e qual tipo de visto.

1 curtida

Tudo depende muito de no que e onde vc quer trabalhar.

Por exemplo nos EUA os cursos de tecnologo do Brasil são reconhecidos como que um nível técnico, já um bacharel vc consegue validar seu diploma. E o fato de ser formado facilita no processo do visto (No H1-B, o visto mais comum de tentar se tirar quando consegue um trabalho nos EUA, no processo, cada 3 anos de trabalho especifico na área em que irá atuar lá equivale a um ano de graduação, ou seja, um recém formado bacharel em uma curso de 4 anos terá a mesma pontuação que um profissional com 12 anos de experiencia de atuação na área)

A mas quero ser programador, as empresas presam tanto pelo diploma? não. Mas se torna mais fácil para crescer dentro da empresa, sendo que mesmo essas empresas que não requerem formação pra ingresso, incentivam os funcionários a buscarem uma graduação ao estarem lá dentro.

1 curtida

Eu tenho o desejo de ir trabalhar nos EUA ou no Canada seria melhor fazer um bacharel ou focar em experiencia (não incluir aprender o idioma porque considero obrigatório) ?