Trabalho na europa

Cara, eu só ouvi falar que a Espanha tem um dos custos de vida mais altos da Europa.

[quote=Leozin]Pessoal,

alguém sabe me dizer se um salário de 30k euros por ano é bom na espanha?[/quote]

Sim… é muito bom… se for efetivo! Contrato e nos quadros da empresa! Se for como trabalhador autonomo… não!

Isto vai dar 30.000 / 14 = 2.142 [EUR] / Mês, o q é um bom salário tanto em portugal como espanha para um profissional efetivo nos quadros da empresa… como trabalhador independente teria q ser 42.000 / ano, q vai dar 42.000 / 12 = 3.500 [EUR].

Isto valores liquidos, por q como efetivo por ano ganha-se menos mas tem mais auxilios e maior segurança.

Efetivo divide por 14, por q tem subsidio de férias e o 13º salário, ou seja são 14 salários por ano.

Mas atenção a estes valorse, tem q ser liquido o q cai na conta, tavez estes 30.000 seja bruto e se assim for não é bom negócio não…

Não! Mais uma inverdade :stuck_out_tongue:

Muito pelo contrário, Espanha tem dos custos de vida mais baixos, muito mais baixo q Portugal por exemplo! Quem mora perto da fronteira com a Espanha só fazem compras na Espanha justamente por ser muitooo mais barato.

http://diario.iol.pt/noticia.html?id=641594&div_id=4071

http://dn.sapo.pt/2006/06/27/economia/iva_a__leva_beiroes_a_espanha.html

As notícias são de 2006, mas de lá pra cá a coisa só piorou mais em Portugal do q na Espanha.

O IVA na Espanha é 16% e em Portugal 20% apartir deste mês, até mês passado era 21%, logo na Espanha se consegue comprar tudo com pelo menos 4% a 5% mais barato que Portugal.

Carros lá são mais baratos, enfim quase tudo… menos as casas/apartamentos, isto sim lá é bem mais caro! Pelo os preços entre casas em Madrid vs Lisboa!

E abastecer o carro na Espanha além do combustivel ser muitooo mais barato, existe uma razão melhor:

http://www.coexistblog.com/2008/05/28/combustiveis-portugal-vs-espanha/

Pô galera, tô vendo que é um tópico ‘quente’.

Seguinte, pro pessoal que pensa em sair do país rpa trabalhar e tal, eu recomendaria ter o passaporte.
Isso aqui no Brasil é moleza para um monte de países. Como grande parte da Europa tem ‘crescimento vegetativo negativo’ (se é que se pode crescer negativamente :wink: ) eles facilitam a vida de imigrantes, PORÉÉÉÉÉÉÉÉMMMMM, em épocas eleitorais (como 2007-2008) isso muda muito e corre-se o risco de perder a chance de tirar o passaporte, porque os caras que entram vem cheios de promessas sobre apertar os cintos da economia, impedir imigração e etc.

Eu digo isso porque a minha mãe tá tirando passaporte italiano (uma tia nossa já conseguiu, então pra minha mãe tirar é só ‘expandir’ o processo) e nós tivemos que acelerar o meu porque é bem possível que ano que vem a legislação mude e ao invés de 3 gerações, passe pra 2 e o processo pare na minha mãe.

Enfim, a minha dica é correr com isso. Se vocês tem até bisavôs europeus, a enorme maioria dos paises (exceto a Suiça, mas que também, por enquanto não adianta muito pra trabalhar na União Européia) deixa tirar passaporte. Alguns só se tiver homens no ramo genealógico (na Itália, hoje, Bisavó, mãe de avó, mãe da mãe, por exemplo, não dá nacionalidade) e em outros, talvez quem tenha que fazer sejam seus pais, pois por avô é mais fácil, depois vcs expandem igual eu.

Recomendo irem até ou contactarem as embaixadas pra ver isso.
Normalmente o pessoal é amigável e ajuda bastante.

ps: como o meu passaporte tá saindo, espero ver vcs morando na Europa, ganhando em euro e tendo todos os direitos deles um dia também :smiley: :smiley: :smiley:
ps2: se vcs conseguirem na época de estudantes, ae amigo, o céu é o limite, porque dependendo da sua Universidade, vc vai pra lá com ajuda tanto do governo brasileiro quanto do europeu…

Sei que tem muito tempo que esse tópico não é usado, mas gostaria de saber se tem alguém trabalhando na Suíça estou com uma possibilidade de ir para lá mas preciso ter uma ideia de uma pessoa da área que more por lá.

Estou trabalhando em Barcelona agora.

Abraço a todos.

eu também estou pensando em ir para a Europa. Talvez ano que vem. Alguém tem experiência lá? como estão as coisas por lá? comentem ai!!

Estou em Barcelona, o custo de vida aqui não é muito alto, e um Senior está na faixa de 30k a 34K dependendo da empresa, isso dá uns 2k mês.

E o custo de vida também varia se você é solteiro ou casado, se está acostumado a morar com os pais ou morar sozinho.

Morar sozinho em uma kitnet aqui no centro com todos os moveis incluídos e contas de mercado, água, luz, eletricidade e gás você gasta menos de 1k por mês.

Tudo que eu falei é em Euro ?.

Bom acho que é isso.

Mas quero saber sobre Switzerland… alguém se habilita a falar. Tem alguém morando em Zurich… quero muito saber mais sobre a cidade.

[quote=felipperj86]Estou em Barcelona, o custo de vida aqui não é muito alto, e um Senior está na faixa de 30k a 34K dependendo da empresa, isso dá uns 2k mês.

E o custo de vida também varia se você é solteiro ou casado, se está acostumado a morar com os pais ou morar sozinho.

Morar sozinho em uma kitnet aqui no centro com todos os moveis incluídos e contas de mercado, água, luz, eletricidade e gás você gasta menos de 1k por mês.

Tudo que eu falei é em Euro ?.

Bom acho que é isso.

Mas quero saber sobre Switzerland… alguém se habilita a falar. Tem alguém morando em Zurich… quero muito saber mais sobre a cidade.[/quote]
Isso que você ganha é em Dolar? o custo de vida é muito alto? como é a vida ai??

Os valores estão em Euro, 30K a 34K bruto anuais e 2K liquido mensal… saiu essa interrogação errado era para ser o simbolo do Euro.

Descrevi o custo de vida no post.
Você também pode ter uma ideia no seguinte site.
http://www.numbeo.com/cost-of-living/comparison.jsp

A vida é normal, tem muita gente de diferentes lugares do mundo isso é bom para ter uma experiencia internacional bem interessante, assim como qualquer grande cidade, mas tem a vantagem que tem a praia boa diferentemente de outros países da Europa.

[quote=felipperj86]Os valores estão em Euro, 30K a 34K bruto anuais e 2K liquido mensal… saiu essa interrogação errado era para ser o simbolo do Euro.

Descrevi o custo de vida no post.
Você também pode ter uma ideia no seguinte site.
http://www.numbeo.com/cost-of-living/comparison.jsp

A vida é normal, tem muita gente de diferentes lugares do mundo isso é bom para ter uma experiencia internacional bem interessante, assim como qualquer grande cidade, mas tem a vantagem que tem a praia boa diferentemente de outros países da Europa.[/quote]

Ou seja, em termos de salário a situação é parecida com o Brasil, mas imagino que o serviço público deve ser bem melhor, ou não ?

[quote=felipperj86]Os valores estão em Euro, 30K a 34K bruto anuais e 2K liquido mensal… saiu essa interrogação errado era para ser o simbolo do Euro.

Descrevi o custo de vida no post.
Você também pode ter uma ideia no seguinte site.
http://www.numbeo.com/cost-of-living/comparison.jsp

A vida é normal, tem muita gente de diferentes lugares do mundo isso é bom para ter uma experiencia internacional bem interessante, assim como qualquer grande cidade, mas tem a vantagem que tem a praia boa diferentemente de outros países da Europa.[/quote]

Legal… e o imposto como funciona? ele é retido na fonte? quanto que é?

Respondendo os dois…

Os serviços públicos são melhores sim, saúde, educação e transporte.

O imposto basicamente igual ao do Brasil retido direto … você paga ou recebe a diferença 1 vez no ano.

Você pode calcular o salário aqui…
http://www.calcularsueldoneto.com/csn-en-calculate-net-salary.php

Basicamente é só procurar por “calculate net salary in” + pais que está interessado que aparece calculadoras do mundo inteiro quase.

Acho que esse valor de 35k Euros anuais é bem baixo pra senior. Em lugares como Irlanda, Reino Unido não é só isso não. É na faixa dos 60k, 70k.

Rodrigo,

É verdade em outros países é maior o valor do salário assim como o custo de vida como falei anterior mente você pode comparar no site…

http://www.numbeo.com/cost-of-living/comparison.jsp

Nesse outro você pode ver o salário médio da maioria dos países… “Payscale”

coloca no google “payscale senior java developer” +o nome pais que você quer saber, de preferencia em inglês.

O custo de vida aqui na Espanha e bem menor que nos outros, não me entenda mal, eu não disse que aqui é melhor ou se ganha mais.

Estou aqui também porque queria muito vir para a Europa e ter uma experiencia internacional, aceitei a Espanha e já estou procurando novas oportunidades em outros países.

Mas nem todos tem condições e força para enfrentar o frio do rigoroso inverno dos outros países aqui na Europa.

Eu estou com opções para Irlanda como você falou e também Switzerland, mas estou procurando pessoas que morem lá para me passar as dicas.

Se conhecer alguém ajuda aí…

Abraço

Felipe nunca morei na Suíça mas conheço algumas pessoas em Portugal que moraram lá. Mencionaram que o custo de vida é bem alto (mais que França, por exemplo), mas depende de cada cidade. Zurique é uma das mais caras. Claro que o salário também é bem alto também, mas uma coisa é certa: sua qualidade de vida não ia piorar. Ou manteria na mesma ou seria melhor. Pra pior, nunca!

Já mencionaram algo na faixa de CHF 100k (EUR 80k), o que ao meu ver dá pra viver BEM por lá.

Chegou a olhar pra Berlin? Muita empresa startup surgindo por lá, salários em média 2.8k liquidos ao mês e um dos menores custos de vida da Europa. Só vai ter de enfrentar o frio :stuck_out_tongue:

Abraço

Leandro,

Eu vi Berlin sim tem boas oportunidades lá, a opção que estou avaliando é para Zurich mesmo, lá é bem alto o custo de vida mas já vi videos na internet de pessoas falando que cidades como Zurich que são perto da divisa com outros países europeus como Alemanha, França e Itália as pessoas pegam o carro ou o trem mesmo e fazem compras em outros países.

Pelo que eu pude perceber desde que cheguei aqui é que as pessoas de um modo geral falam muito dos salários Europeus Suíça, Portugal, Alemanha, etc… Mas o que realmente acontece é que você chega aqui e encontrar um país mais estruturado e com melhores serviços públicos. Os salários não são altos você ganha o suficiente para ter uma vida sem luxo, mas com conforto e com o passar do tempo melhora um pouco mais.

Os salários são altos mas o custo de vida é alto.

Nos links abaixo dá para ter uma ideia…

O primeiro mostra a média de salario anual geral, não só de TI, por país.
http://itflow.biz/wp-content/uploads/2014/07/general.jpg

O segundo é só de TI.
http://itflow.biz/wp-content/uploads/2014/07/median-it2.jpg

A diferença está no seu objetivo, você vem para Europa para morar ou para trabalhar?

Se você veio para morar é isso mesmo, quer conforto tem que trabalhar e vai pagar caro por isso…

Agora se veio para trabalhar, aluga uma kitnet bem baratinha compra só o necessário para sobreviver junta o dinheiro e volta para sua terra.

Bom escrevi muito.

Abraço.

Realmente aqui você nao tem vida de luxo. Nem precisa disso, já tem acesso a tudo, pra quê luxo? :stuck_out_tongue:
Ao meu ver o luxo é motivado ou por puro “luxo” (quem adora isso), ou pra suprir a falta de algo.