Valor de hora para um arquiteto Java

Acho que estou precisando mudar de emprego. :roll:

[quote=neófito][quote=luidhi]1 ano - Java Junior - não sei quanto é o valor, acredito em 30 reais/hora;
[/quote]

Onde um programador junior ganha isso?!?!? Em São Paulo é que não é. Aproveitando, me diga o lugar, porque sou pleno/quase senior e sei que iria ganhar beeem mais que um junior!!!

:?[/quote]
Tira a certificação…
Junior: 15.69 (J)
Pleno: 24.61 §
Senior: 48.02 (S)
fonte: RH Info

Acho que estou precisando mudar de emprego. :roll: [/quote]
Depende da empresa, depende do projeto, nunca na minha vida com java ganhei menos que 25 hora.
[]'s

[quote=neófito][quote=luidhi]1 ano - Java Junior - não sei quanto é o valor, acredito em 30 reais/hora;
[/quote]

Onde um programador junior ganha isso?!?!? Em São Paulo é que não é. Aproveitando, me diga o lugar, porque sou pleno/quase senior e sei que iria ganhar beeem mais que um junior!!!

:?[/quote]
Quantos anos você tem de experiência? Além de java, o que que conhece bem? Alguém precisa o que vc sabe a mais? Alguém sabe que vc sabe mais que o normal? Qual é o seu nível de responsabilidade e cobrança na empresa? Quando a “porca aperta”, quem resolve os problemas?
Essas perguntas podem responder o porque do seu salário.

Eu sou certificado.

Olha só, não acho que ganho pouco. Mas 30/h é valor pra pleno. Junior não ganha isso, pelo menos não nas empresas onde trabalhei. Eu tô acostumado com valores entre 15 a 20 por hora para junior.

[editado]
Ah, mais uma coisinha. Em nenhum momento nesse tópico eu falei o valor que ganho.
[/editado]

Ah, então tá, tenho isso de tempo com java. Veja bem, tenho isso de tempo com java, sem contar outras tecnologias. Então quer dizer que eu deveria ganhar pelo menos 45/hora? Ei, quando abrir vaga na sua empresa me indica aí…

:wink:

[quote=Guerr@]Eu coloco como algumas funções do arquiteto:

  • Desenvolver a arquitetura inicial da aplicação
  • Escolher os frameworks que serão utilizados no desenvolvimento
  • Extender ou desenvolver frameworks mais específicos para a aplicação
  • Se preocupar com requisitos não-funcionais como segurança, performance, escalabilidade, flexibilidade e etc…
  • Atuar no desenvolvimento de funções mais avançadas que terão efeito em toda a aplicação como mecanismos de segurança e de otimização de performance, por exemplo.
  • Planejar extensões previstas para o software sem sobrecarregar o desenvolvimento no presente.
  • Coordenar o desenvolvimento da aplicação e garantir que a arquitetura está sendo seguida
  • Auxiliar os desenvolvedores no aprendizado das habilidades necessárias para a implementação segundo a arquitetura
  • Definir e trabalhar na interface de integração com outras aplicações.

Não vejo o arquiteto trabalhando diretamente na parte funcional, pelo menos não no dia-a-dia. Eventualmente o arquiteto pode até pegar uma funcionalidade mais complicada para fazer, mas normalmente ele enxerga a aplicação de um ponto de vista mais não-funcional.

Pelo menos este é o meu ponto de vista… Se alguém tem uma opinião diferente ou deseja complementar alguma coisa, acho que o espaço é este… [/quote]

isso ai… eu complemento dizendo que um bom arquiteto também deve ser um bom lider…

tem que saber motivar, tem q saber cobrar, tem que ter paciencia, saber negociar…
mais em:
http://www.loogica.net/wordpress/2006/12/29/os-10-compromissos-e-as-5-praticas-da-lideranca/

[quote=luidhi]
Tira a certificação…
Junior: 15.69 (J)
Pleno: 24.61 §
Senior: 48.02 (S)
fonte: RH Info[/quote]

Valeu luidhi!!! Esta fonte foi realmente bem útil!!!

[quote=neófito]
Então quer dizer que eu deveria ganhar pelo menos 45/hora?
:wink:[/quote]
Não estou dizendo que vc deveria ganhar, como você já disse, vc nunca disse o quanto ganha… Isso é o que o mercado paga EM MÉDIA, existem valores maiores e menores, depende da negociação de cada um.

[quote=luidhi][quote=neófito]
Então quer dizer que eu deveria ganhar pelo menos 45/hora?
:wink:[/quote]
Não estou dizendo que vc deveria ganhar, como você já disse, vc nunca disse o quanto ganha… Isso é o que o mercado paga EM MÉDIA, existem valores maiores e menores, depende da negociação de cada um.
[/quote]

Claro, cada região com seu custo de vida.

Eu aqui não ganho R$20,00/h (PJ) como Programador Sênior.

O q é preciso para se ser um bom arquiteto?

http://www-128.ibm.com/developerworks/architecture/library/ar-itio8/

Aqui tem uma discussão interessante sobre esse assunto…

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=8202706&tid=2489313985499204071

olha isso:

Programador Java Sênior
Programador Java Sênior. Experiência mínima de 2 anos com desenvolvimento de aplicações Java, Struts, algum application server (preferencialmente Websphere), ferramentas de controle de versão (Subversion, CVS), HTML, Javascript, XML, Webservices, bancos de dados (preferencialmente Oracle). Desejável conhecimentos de WSAD ou pelo menos Eclipse, Subversion, UNIX (Linux ou Solaris), webservices. Superior cursando ou completo em: Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Informática, Processamento de Dados, Engenharia, ou Ciências Exatas (Matemática, etc.). Imprescindível Inglês fluente para contatos no Exterior. Contratação: PJ
Empresa: Staff Recursos Humanos · Estado: RS · Cidade: Porto Alegre · Data de Cadastro: 11/01/2007

e essa:
Testador de Software
Profissional com experiência em desenvolvimento e homologação de softwares Descrição atividades: Executar os processos de testagem e validação dos aplicativos da empresa, com o objetivo de garantir a qualidade dos sistemas disponibilizados, tendo ênfase nos produtos. Desejável conhecimento da linguagem SQL e experiência na área de testes de software. Perfil: Superior completo ou em andamento em Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Ciências da Computação ou áreas correlatas. Contratação: CLT + Benefícios
Empresa: Staff Recursos Humanos · Estado: RS · Cidade: Porto Alegre · Data de Cadastro: 11/01/2007

nunca vi testador de software.

Sinceramente, não dá pra pegar um grupo de profissionais e categorizar dessa maneira. Há muito mais em um profissional, do que simplesmente o quanto ele conhece da plataforma.

Existe fatores como formação acadêmica, fluência em idiomas, cursos extra-curriculares, experiências profissionais em projetos interessantes, experiências internacionais em alguns casos e por aí vai…

Como vc vai chegar e determinar, Ah …vc é um arquiteto 50 reais hora e um cara vem e fala, tá inflacionado ?

Acho que dependendo do caso está bem abaixo do que o profissional é na verdade.

A gama de domínio de conhecimento do mesmo, ultrapassa e muito a plataforma em questão. Alguns possuem até mesmo MBA.

Então as empresas pagam o VALOR e não dá para rotular pessoa com uma etiqueta marcando preços.

Claro que existem alguns padrões no mercado, mas vou sempre negociar para ser remunerado da forma que eu considere justa e olho pouco pro mercado.

Acredito que o maior problema está em saber negociar e muitos aqui infelizmente ainda não aprenderam ou não possuem o dom para tal.

Sugiro um cursinho de marketing pessoal , a fim de impulsionar esse lado vendedor do produto de vcs …vcs mesmos :slight_smile:

[quote=julianostr]Claro, cada região com seu custo de vida.

Eu aqui não ganho R$20,00/h (PJ) como Programador Sênior.

[/quote]

Caso como bluemenau é sério, pq os programadores de lá não se tocaram que eles fazem o mercado.

Lugar pequeno, pouca mão de obra especializada, poderiam cobrar 50 paus a hora e o cara ía ter q pagar.

Acho que essa é a diferença com SP das outras cidades. Aqui, apesar de ter muitos tipos de profissionais, em um certo nível - Sênior, vc chega a uma determinação comum mínima de 45 reais.

[quote=Kenobi]…poderiam cobrar 50 paus a hora e o cara ía ter q pagar.[/quote]Acho que isso não daria certo, porque sempre vai ter um pra quebrar a corrente, cobrando 10 reais a menos do que o que todo mundo “nivelou”. É a chamada “prostituição”.

[quote=MarcioTavares][quote=Kenobi]…poderiam cobrar 50 paus a hora e o cara ía ter q pagar.[/quote]Acho que isso não daria certo, porque sempre vai ter um pra quebrar a corrente, cobrando 10 reais a menos do que o que todo mundo “nivelou”. É a chamada “prostituição”.
[/quote]

Sim, mas uma reunião entre os profissionais pode ser um caminho. Se 80% aderir, vcs conseguem mudar o quadro daí, aliás, acho que os Jugs do RS, SC, deveriam se unir para tentar precificar um pouco melhor o valor hora dos profissionais java dessa região.

[quote=Kenobi]Sinceramente, não dá pra pegar um grupo de profissionais e categorizar dessa maneira. Há muito mais em um profissional, do que simplesmente o quanto ele conhece da plataforma.

Existe fatores como formação acadêmica, fluência em idiomas, cursos extra-curriculares, experiências profissionais em projetos interessantes, experiências internacionais em alguns casos e por aí vai…

Como vc vai chegar e determinar, Ah …vc é um arquiteto 50 reais hora e um cara vem e fala, tá inflacionado ?

Acho que dependendo do caso está bem abaixo do que o profissional é na verdade.

A gama de domínio de conhecimento do mesmo, ultrapassa e muito a plataforma em questão. Alguns possuem até mesmo MBA.

Então as empresas pagam o VALOR e não dá para rotular pessoa com uma etiqueta marcando preços.

Claro que existem alguns padrões no mercado, mas vou sempre negociar para ser remunerado da forma que eu considere justa e olho pouco pro mercado.

Acredito que o maior problema está em saber negociar e muitos aqui infelizmente ainda não aprenderam ou não possuem o dom para tal.

Sugiro um cursinho de marketing pessoal , a fim de impulsionar esse lado vendedor do produto de vcs …vcs mesmos :slight_smile:
[/quote]

Na verdade acho que a empresa nunca se importa se somos os reis da cocada preta que temos cursos aqui e acolá. Se você fizer a mesma coisa que um cara sem isto tudo faz, vai ganhar o mesmo que ele! Se você agregar mais valor e souber negociar, vai ganhar mais… (se não souber negociar aí vai ganhar pouco mesmo…)

Ter que ganhar mais só porque se formou em um determinado lugar ou possui o curso X, pelo que estou percebendo são argumentos que não colam mais.

Oiii

Meu nome é jeferson

E pretendo faze faculdade de arquitetura e urbanismo
Keria sabe se posso realmente me dedica a essa carreira
E se é mto dificil se forma

Responde Por favor!
Obrigado