Visual Studio Dica Urgente - Jetbrains

Olá,

Estou querendo comprar uma IDE. Estarei trabalhando com diferentes linguagens, dentre elas C++, Java e Python.

Estou entre o Visual Studio e as IDEs da Jetbrains.

1- Alguem pode me dar uma dica? Perderei muito usando o Visual Studio?
2 - Se precisar fazer um software de código aberto estarei perdendo muito ao usar o Visual Studio?
3- Existe a possibilidade de comprar a IDE da Jetbrains somente uma vez? Estão tentando me vender com um pagamento anual - O Visual studio estão vendendo como licensa perpetua.
4- As IDEs da Jetbrains podem ser pagas somente uma vez? Pagar anualmente me parece caro.
5- Alguem tem experiencia com o Visual Studio? Poderia me dar umas dicas.

Qual deles devo comprar?

Nao faz nenhum sentido pagar uma licensa anual. Alguem tem alguma informação sobre as IDEs?

O que você espera obter de diferente pagando por uma IDE? Tem algum recurso que só existe nas versões pagas, que você precisa para os projetos que pretende fazer?

Você fez uma pergunta sobre IDEs no passado. Desde 2021, tem usado o quê? Por que quer mudar agora?

O Visual Studio tem a versão community, que é gratuita. Você pode baixar e usar, pra ver como se adapta ao VS, e só depois ver se compensa pegar a versão paga. Eu não uso o VS com frequência, e há anos tenho usado a versão Community sem problemas, embora 99% do tempo use o Visual Studio Code. Também pode baixar a versão de avaliação da versão paga (Visual Studio Profissional).

A Jetbrains também tem uma opção de avaliação (rodapé da página), mas precisa solicitar, preenchendo um formulário.

A licença dos Visual Studio não limita o tipo de software você pode desenvolver (e nem faz sentido que limite). Você pode desenvolver softwares de código aberto nele (conforme inclusive diz na página linkada acima). A Jetbrains oferece uma versão gratuita se o projeto se enquadrar realmente em código livre, mas ainda requer entrar em contato diretamente.

Aparentemente não há mais licenças perpétuas, conforme o FAQ.

Se, por pagar somente uma vez, você quer dizer ter uma “licença barata que dure pra sempre”, a resposta é não, conforme o FAQ acima.

Se, por pagar uma vez, você quer pagar menos que o valor anual, há a opção de pagamento mensal, entre 16 e 28 dólares por mês.

Se você quer pagar por mais de um ano pra ver se tem um desconto maior, provavelmente vai ter de entrar em contato com eles.

Minha dica é baixar a versão community, usar um pouco e ver o que acha, se serve pro que você precisa.

Abraço.

2 curtidas

Ola,

Acabei usando um pouco o Visual Studio Community. E uma interface bastante amigável, mas não encontrei maneiras de instalar o Java Programming package. Consegui achar uma extensão para PHP.

Existe alguma maneira de instalar o Java, e ficar sem usar o VSCode?

Grt

Em tese, pra programar em qualquer linguagem basta um editor de texto e a linha de comando :slight_smile:

Mas claro que pra ter produtividade no dia-a-dia, é recomendado usar uma IDE.

E quem disse que só existe o VS Code?

Tem uma lista enorme de IDE’s para Java. Só não leve a sério a classificação que está no link, pois definir qual a “melhor” é muito subjetivo. Eu sugiro pegar alguns desta lista (principalmente Eclipse e NetBeans, mas é só minha opinião, não se limite a ela), testar bastante e ver qual vc gosta mais.

Ola,

Sim. Um editor de texto com o compilador já e suficiente. Estou buscando uma IDE que tenha os requisitos que preciso. Nao estarei somente usando uma linguagem de programação, estarei usando pelo menos duas além do Java.
Estarei investindo em uma IDE. No mercado vejo que existe a Jetbrains que tem um projeto ambicioso e muito útil. Onde a forma de trabalhar com as linguagens e parecida. No projeto estarei usando C++, Python, alem do Java, estou pesquisando as IDEs para um investimento, onde não teria problemas ao instalar bibliotecas ou ate mesmo mudar o compilador. O projeto da Jetbrains e o que mais me agrada. Estarei chamando executaveis de linguagens de programação não orientadas a objetos tambem. Acabei vendo que o projeto da Jetbrains esta caminhando para o que desejo. Infelizmente essas Ides pagas sao muito caras. Preciso da maior quantidade de informações antes de investir. Sei que a maioria no fórum e profissional. Se alguém investiu em uma IDE e puder dar uma dica? Estou interessado nas Ides pagas. Buscando na Internet vejo que somente duas empresas concorrem, Microsoft e Jetbrains, com uma interface para o .NET na Jetbrains. Se alguém puder colocar sua experiencia profissional em IDEs pagas, sem utilizar gostos ou preferencias sera bem vindo.

Grt.

Ou seja,

Se você tiver um link sobre como configurar de forma fácil um eclipse ou netbeans para trabalhar com diferentes compiladores, já me ajuda e muito. Nao quero nem de longe ficar trabalhando com varias IDEs porque vem junto diferentes problemas de configuração, tanto de extensões etc. Mesmo que os compiladores e bibliotecas sejam diferentes. Ou seja, quero sim trabalhar com o OpenSDK com o Java e Tomcat, Jboss e etc. porem quero na mesma IDE usar o python e o C++ e o PHP. Isso sim e um problema que enfrento desde 2021. A ponto de querer comprar alguma IDE. Mesmo no mercado só existindo praticamente duas (Jetbrains e Microsoft).

Mesmo apos configurar um plugin para um servidor Java. Quero criar uma aplicação desktop em C++.

Se conseguir algum blog com a configuração necessária, mesmo que seja diferentes padrões de configuração de visualização. Me resolveria muita coisa. Tanto no Netbeans como no Eclipse, ou ate mesmo em outra IDE como o CodeBlock.

Mesmo o Netbeans e o Eclipse sendo gratuitos, seus problemas de instalação e configuração são diferentes. Perco muita coisa ao instalar uma extensão ou ate mesmo na criação de um projeto PHP. Sendo que estou programando Java com tomcat ou ate mesmo JavaEE com um projeto de console.

Grt.

Se conhecer algum Blog para configuração, mesmo sendo com Views diferentes de IDE…

Me ajuda muito…

1- Ao escolher entre o Visual Studio e o JetBrains IDE, lembre-se de que o Visual Studio é rico em recursos e adequado para o desenvolvimento em C++ e C#, mas pode ser menos flexível para Python.

2- Para projetos de código aberto, o JetBrains IDE pode ser mais preferível, pois são oferecidas versões gratuitas ou com desconto para esses projetos.

3- Os IDEs da JetBrains geralmente são vendidos com uma licença anual, mas em alguns casos você pode adquirir uma licença permanente, dependendo do IDE e do tipo de uso.

4- A taxa anual pode parecer cara, mas os IDEs da JetBrains oferecem atualizações frequentes e suporte contínuo, o que pode compensar o custo.

5- Muitas pessoas tiveram experiências positivas com o Visual Studio, especialmente no desenvolvimento em C# e .NET. Recomenda-se consultar comunidades on-line ou fóruns especializados para obter recomendações específicas, como o pachinko. Pessoalmente, tenho experiência com vários editores de código, incluindo o Visual Studio e o JetBrains IDE, e posso compartilhar minhas impressões.

Não entendi qual o problema de usar diferentes IDE’s para cada linguagem.

Cada linguagem acaba tendo suas especificidades, e é difícil ter uma ferramenta que faz tudo da melhor maneira pra todas. IDE’s dedicadas a uma ou poucas linguagens costumam ser otimizadas e customizadas para elas, e pode acabar compensando o fato de ter que usar várias.

Se acha que o custo não vale a pena, pode tentar o VS Code com os respectivos plugins de cada linguagem.

Vc diz que é difícil configurar certas IDE’s, mas se quiser uma única que sirva pra todas as linguagens, vai ter que configurar do mesmo jeito. No fim está trocando 6 por meia dúzia: em vez de configurar uma ferramenta para cada linguagem, vai ter que configurar várias linguagens na mesma ferramenta. Mas sinceramente, pelo menos nas ferramentas mais conhecidas (e até em algumas nem tanto), nunca tive grandes problemas de instalação e configuração. Hoje elas estão bem maduras com relação a isso, e muitas estão cheias de tutoriais por aí, inclusive na documentação oficial.

2 curtidas

Ok.

Tentarei instalar varias IDEs Eclipse com diferentes compiladores e diferentes formas de chamar elas em meu desktop. configurarei na área de trabalho shortcuts para cada uma. C++, Java, PHP etc. No mesmo desktop.

Envio o Link depois com alguem que usa varias IDEs eclipse configuradas no mesmo desktop.

Ja me economiza.

Grt.

Olá,

Acabei instalando o eclipse para JAVA com o SDK. Porém ao instalar o eclipse para C e C++, ele não me possibilitou trabalhar com dois softwares diferentes no mesmo desktop. Ele passou a ser instalado usando a instalação prévia do eclipse anterior ou o eclipse com o Java.

Tenho interesse em trabalhar com python e php também.

Alguém conhece uma forma de instalar o eclipse em vários softwares diferentes dentro de um desktop. Sem ter de instalar dois plugins etc. Tendo em vista que o eclipse vem a instalação pronta de acordo com a linguagem e softwares que usara para a programação.

Ou seja a instalação ala Jetbrains. ???

Grt

Alguem sabe como instalar diferentes aplicacoes e diferentes softwares do eclipse.org no mesmo desktop?

Se você não quer instalar os plugins para diferentes linguagens, então você vai ter que baixar os diferentes .zip e extrair em diferentes pastas.