IDE's dica rápida qual usar

Olá,

Estou querendo programar java, com hibernate, JPA usando o Maven.
Não estou gostando das IDE’s Netbeans e o Eclipse.
Qual outra posso usar?

Alguém pode me dar uma dica?

Sobre IDEs:

IntelliJ IDEA Ultimate (pago)

IntelliJ IDEA Community Edition (free, com algumas limitações)

Se teu objetivo for mercado de trabalho, vai ser acostumando com Eclipse, dificilmente alguem na equipe vai ficar te ajudando se for se deparar com outra IDE. Então pra iniciantes cuidado com tal escolha.

O que exatamente te desagradou nessas IDEs? Pois outras podem ter o mesmo problema, daí não faz sentido te indicar.

Quer uma IDE “completa” (com editor visual para janelas e tal) ou qualquer editor serve? Aqui no próprio fórum tem várias, pode dar uma olhada na busca. Ex:

  • Sublime Text;
  • Visual Studio Code;
  • Atom
  • IntelliJ IDEA;

Abraço.

Olá,

Estou querendo somente um editor, porém esse editor deve ser usado com o projeto maven.
Estou fazendo experiências com BlueJ. Porém ainda não sei usar ele com o Maven.

O eclipse e o netbeans para mim parecem ser extremamente pesado e para mim parecem uns tranbolhos.

Quero usar o Maven Hibernate e o JPA.

Alguma dica?

As dicas já foram dadas, experimente as opções.

Não existe IDE leve. Das IDEs mais usadas pra Java o Eclipse é o menos pesado. O VSCode é um editor de código, pode testar ele se a prioridade for leveza e não facilidades integradas.

Se está estudando pro mercado de trabalho, recomendo usar o Eclipse. Se realmente tiver lento e não puder fazer upgrade no computador, vai levando assim mesmo até ter condições de fazer upgrade, afinal é só aprendizado, não precisa se desesperar. E com Eclipse vai encontrar muito mais material de ensino usando essa IDE.

Olá.

Estou querendo usar um editor como qualquer editor de texto, porém com a possibilidade de acrescentar os imports atuomaticamente. Somente isso que preciso.

Existe algum simples além do1 Eclipse. Ou somente a syntaxe e imports?

Talvez vc goste do VS Code.

Ele tem auto-import, formata seu código e tem várias outras funcionalidades legais para quem programa em Java. Basta instalar a extensão Java Extension Pack e ser feliz.

A página abaixo vai dar uma visão geral do que o VS Code tem a lhe oferecer ao trabalhar com Java:

1 curtida