É difícil colocar [RESOLVIDO] nos tópicos resolvidos?

Olá, boa tarde!

Um dos grandes problemas de fóruns e grupos de discussão é a organização da informação! É uma tremenda tarefa garimpar algo útil rapidamente.

Será que é muito complicado colocar [RESOLVIDO] quando uma dúvida for solucionada?
Na boa, mas acho até um desrespeito com quem ajudou! O cara tirou parte do seu tempo para compartilhar conhecimento e o solicitante simplesmente dá uma sugada no que foi passado, e tchau! Só daqui a 6 meses ou a próxima dúvida, o que ocorrer primeiro!

Na minha graduação fui moderador do grupo de discussão, e concordo que lidar com gente é difícil demais! Principalmente pq as pessoas n querem ler!
Quando lecionava informática básica pegava no pé dos meus alunos pra ler as mensagens dos aplicativos! Quantos alunos não vinham falando que apareceu uma janela, ele clicou em ok e apagou tudo q ele fez!

O q quero dizer é que colaborar com os administradores e moderadores para uma base de dados mais organizada seria extremamente interessante, importante, e uma forma de valorizar o fórum!
A quantidade de perguntas duplicadas mostra a preguiça que alguns usuários têm de fazer uma simples busca no fórum, ou no Google!

Bom, fica aqui minha opinião!
E vcs, concordam? Discordam? Não concordam nem discordam, muito pelo contrário?

Concordo!

Eu sempre que tenho uma duvida solucionada coloco RESOLVIDO :smiley:

Eu vejo pouca utilidade no resolvido. Seria mesmo mais útil se o pessoal pesquisasse um pouco antes de perguntar.

Toda semana repito umas 2 ou 3 vezes que é errado usar o DefaultTableModel, que você deve copiar o graphics antes de usa-lo, entre outras diversas coisas.

Ah sim, outra coisa útil é se os usuários que estão fazendo essas pesquisas também se lembrarem de dar uma olhadinha na data do tópico, e ver se responder o usuário que tinha dúvida a 3 anos atrás ainda faz sentido.

Oi,

Tipo, já entrei em muitos e muitos tópicos com o post inicial do tamanho de uma biblia…
e depois fui perceber que a dúvida pelo qual eu sabia a resposta já estava respondida.

=D

Tchauzin!

Também já entrei em tópicos marcados como [RESOLVIDO] que, na verdade, alguém sugeriu uma gambi e o dono do tópico inocentemente achou que aquilo era a solução do problema. Mas admito que talvez o [RESOLVIDO] seja mais útil nos outros fóruns (eu geralmente frequento só o Java básico e o interface gráfica, tradicionalmente ocupados por iniciantes na linguagem).

É difícil colocar [RESOLVIDO] nos tópicos resolvidos?

É porque custa muito caro!
Poderia custar nada!
Pra mim mesmo não custa nada colocar o tópico como resolvido!

Muitos nem sabem colocar!

rsrs
vlw

Não é questão de ser difícil ou não, é questão de cultura. Se nós mesmos ao responder a pergunta de alguém pedíssemos pra pessoa marcar como resolvido, isso seria diferente. É a mesma coisa de quando um usuário faz uma pergunta muito básica e alguém responde para procurar no fórum, se ao invés disso respondêssemos a pergunta, a pessoa nunca iria criar o costume de procurar antes.

De fato, esta é uma verdade! Cultura é algo muito forte!

E com certeza é cultural as faltas citadas… não só na Internet, como em outras situações!
Quando respondemos a alguém para ele tentar entender, a pessoa fica ofendida, como se nós estivéssemos “amarrando” conhecimento!

eh dificil, pq depois que resolvem o problema, o cara esquece de agradecer com uma simples acao [resolvido]. é o minimo que poderia fazer, pois o que dar para aprender com os feedbacks dos gujeiros, nem tem em todo livro, quanto mais em cursos. Duvido quem aqui ja nao foi salvo e ganhou o dia com a dica de um colega gujeiro.

Mas como falaram eh uma questao de cultura, muitos vem aqui e olha o guj como um “canal de suporte” onde vai ter profissionais 24 hrs para dar a resposta, e ai daquele que demorar no feedback, ainda reclama. Coisa quando eh exercicio da faculdade que nao eh resolvido.

Aqui não é HelpDesk, então existem pessoas que ignoram tópicos com [RESOLVIDO] por não terem tempo.

Mas ai vem o problema, as vezes é uma solução porca (Como o ViniGodoy falou), e as vezes alguém tirou o tópico do fundo do bau e colocou alguma duvida.
Mas também sem [RESOLVIDO] voce pode responder uma coisa que ja foi dita.

Eu normalmente abro os tópicos que acho que tem um assunto interessante e os acompanho até o assunto ser resolvido.

Não faço a mínima questão desta “tag” existir.

Aliás fico até irritado com o pessoal cuja única [não-]contribuição no tópico é falar “Por favor coloque a tag [RESOLVIDO] no título do tópico”. Capaz até dessa pessoa virar Forum Spammer(e um de verdade!) de tanto postar a mesma coisa.

Querem que isto dê certo? Implementem tags no fórum, e criem um grupo de de usuários categorizadores.

Verdade… eu me irrito com o “Por favor coloque a tag [RESOLVIDO] no título do tópico” só para mostrar contribuição.

Eu só falo isso quando perguntam “Como coloco [RESOLVIDO] no titulo do tópico”

Poisé…

Eu solicito colocar esta tag quando contribuo com algo efetivamente útil para a solução do problema!

Tento solucionar, dou minhas impressões e sugestões e algumas vezes até resolvo o problema a título de manter um exemplo de como resolver ou contornar determinado problema!

De fato, uma “tag do fórum” seria algo legal, e eu me habilitaria a fazer esse trabalho “sujo” de “garimpar e separar ouro do cascalho”!