[quote=Furlani]Agora só mais uma dúvida!
Com esses texts dinâmicos eu terei no máximo 18!
Esses dados terão que ser armazenados em algum lugar!
Pergunta:
Como vocês acham melhor eu salvar esses dados na base?
Crio uma tabela com 18 colunas e armazeno os valores, e os que não tiverem dados eu salvo como nulo??(minha pouca experiência diz ser meio porco)
ouuuu
sei la… =p
vlww!!![/quote]
Criar tabelas dessa forma é totalmente errado.
As parcelas estão ligadas a uma compra, nota fiscal, cliente ou algo assim, certo?
Esse relacionamento é de várias parcelas (no mínimo 1, a vista e no máximo 18, por enquanto) para 1 compra/nf/cliente.
Sendo assim, cada parcela pode receber uma FK da outra tabela com a qual ela se relaciona e, ainda, ter outras colunas, contendo, por exemplo, o número da parcela, se ela já foi paga, valor pago, entre outros
O ideal é que você crie uma tabela com a estrutura
id_parcela PK
id_compra (ou id_nf ou id_cliente ou id_o_que_voce_colocou_como_relacao) FK
data_vencimento
valor_parcela
data_pagamento
valor_pago (aqui, você pode colocar o valor padrão como -1, afinal, nenhuma parcela terá valor negativo, certo? Aí não precisa de um boolean para controlar as parcelas pagas, basta verificar se valor_pago > 0)
Com essas informações, você já consegue controlar as coisas, calcular juros, computar tempo em atraso, verificar clientes adimplementes e inadimplentes, etc.
Além destes, você pode inserir outras colunas, como desconto_concedido, por exemplo.