[RESOLVIDO] JSF: Quando usar action ou actionListener

Bom dia galera, estou iniciando em JSF e estou fazendo alguns exemplos, porém estou vendo que existe uma diferença em usar em um botão por exemplo.:

<h:commandButton value="Enviar" actionListener="#{EnderecoBean.enviar }">

ou

<h:commandButton value="Enviar" action="#{EnderecoBean.enviar }">

Em qual dos dois exemplos o método chamado tem que retornar um String?

Me corrijam se eu estiver errado.:

o action chama um método sem argumento porem com retorno (String).ou pelo menos no faces-config.xml configuramos uma regra de navegação.
o actionListener passa um ActionEvent e não tem retorno.

Estou enganado?
Obrigado a todos pela atenção.

action é quando você irá realizar ação/nagevação. Seu método precisa retornar uma String com o próximo destino ou retornar null para permanecer na mesma tela.
actionListener é utilizado para alterar componentes ou estado de algum objeto, por exemplo, adicionar um carro em uma lista de carro; depois faria um refresh em um datatable.
Tem algumas implementações que aceita um método de actionListener em o AE como parâmetro.

OK, entendi !
Muito obrigado pela atenção

no caso, eu poderia por exemplo efetuar em um button, o action para excluir um objeto e depois utilizar o actionListener para limpar o formulario?

qual será executado primeiro?

[quote=maaarkin]no caso, eu poderia por exemplo efetuar em um button, o action para excluir um objeto e depois utilizar o actionListener para limpar o formulario?

qual será executado primeiro?[/quote]Pq você não faz tudo na action?

você poderia me ajudar dando um exemplo? ainda estou aprendendo ;/ nao sei mto ainda.

Aplicação Web Completa Tomcat JSF Primefaces JPA Hibernate
[=

por favor nao pense que é desleixo meu, mais poderia me dizer qual pagina é ou um exemplo, isso é para um trabalho de facul urgente, e nunca vi como usar dois metodos em um action.

ah, e por falar nisso já está nos favoritos pra quando tiver tempo ler, o unico a esse nivel de materia, conhecimento e didatica que cheguei a ver foi o livro de java para web que comprei.

[quote=maaarkin]por favor nao pense que é desleixo meu, mais poderia me dizer qual pagina é ou um exemplo, isso é para um trabalho de facul urgente, e nunca vi como usar dois metodos em um action.[/quote]No link você poderá ver que não é necessário utilizar os dois juntos. Ou um ou o outro.
Pois é, urgência todos temos. E geralmente por que alguém deixou para última hora. [=

Boa sorte.

[quote=jakefrog][quote=maaarkin]por favor nao pense que é desleixo meu, mais poderia me dizer qual pagina é ou um exemplo, isso é para um trabalho de facul urgente, e nunca vi como usar dois metodos em um action.[/quote]No link você poderá ver que não é necessário utilizar os dois juntos. Ou um ou o outro.
Pois é, urgência todos temos. E geralmente por que alguém deixou para última hora. [=

Boa sorte.[/quote]

hmm, obrigado mesmo assim por ajudar, “E geralmente por que alguém deixou para última hora.” ainda falta 1 semana, mais tenho 2 trabalhos e só tenho agora na hora do almoço pra fazer isso, mesmo assim obrigado.