Opnião sobre o Maker

Pessoal, hoje estava lendo sobre o Maker (http://www.softwell.com.br/web/) e o achei bastante interessante para empresas que foco desenvolvimento Delphi e querem abrir algo voltado a web !!!

Algum amigo aqui do fórum já teve experiência com essa IDE ou conhece alguém que teve e que pode dar depoimentos a respeito ? Tipo, é possível desenvolver coisas complexas, como por exemplo, um sistema de pedido com N validações, do tipo Limite de Crédito, Situação no Serasa, Pedidos pendentes, Títulos em atrasos, etc… ??

Grato.

Na thread vc verá mtas opiniões sobre o Maker:

http://www.guj.com.br/posts/list/66566.java

[]'s

[quote=pardal_nb]Na thread vc verá mtas opiniões sobre o Maker:

http://www.guj.com.br/posts/list/66566.java

[]'s[/quote]

Então, neste post são opniões baseadas em conceitos de RAD !!! eu quero opniões de desenvolvedores que tenham conhecido a ferramenta ou que já teve experiência com a mesma !!

Alguém ??

O MAKER É SHOW !!!

:slight_smile: :smiley: :lol:

Comprei recentemente e paguei 9.900 mireis e já estou comprando mais 2 cópias. Acho que devia custar 100.000 no mínimo. Pro meu concorrente não comprar. huahuahuahua…É realmente fantastico. O curioso é que estava navegando e achei ele no GUJ por acidente. Quando vi a galera detonando o “bichinho” fiquei curioso para saber porque a galera fazia tanta questão de detoná-lo. Liguei para a empresa e assisti uma apresentação remota. Fiquei louco, vi que era tudo que eu precisava para migrar minhas aplicações para WEB, e de forma rápida. Fiquei até meio assustado com o que vi, era bom demais para ser verdade. Procurei saber quem já usava e o que já tinham desenvolvido com ele e ai vi que os caras já tinham clientes grandes, como: cpmbraxis, jornal a tarde, prodeb e outros. Ai eu pensei, se os grandes estão por perto dos caras já devem ter escrafunhado tudo e então a coisa já deve estar boa. Foi dito e certo. O treinamento durou uma semana e foi na própria empresa. Durante o curso, pasmem, eu já havia desenvolvido a metade de um sistema de gestão escolar que já tenho em delphi/firebird, e que perdi 2 longos anos da minha vida para desenvolvê-lo. Eu estava aprendendo java/javascript/html/css e mais um monte de “letrinhas” que daqui a algum tempo não vai valer mais nada. Agora sei que não preciso mais. Agora é desenvolver, implantar e $$$ faturar $$$$$.

Ele não é para leigos, vc precisa ser programador, e nada tem a ver com o que a galera disse no http://www.guj.com.br/posts/list/66566.java . e também não é um gerador de códigos. Você só gera fonte se quiser. Tenho 12 anos de TI e digo: não é como genexus, windev, gas x-maker e outras porcarias que ajudam no início e depois só fazem atrapalhar quando vc precisa dar manutenção cê tá ferrado. Galera, o maker parece mais com um “ACCESS AVANÇADO METABOLIZADO PARA PROFISSIONAIS”. E bota anabolizante nisso, vi até um joguinho que os caras da softwell fizeram com ele. Em pouco tempo como “maikeiro” já estou com meus sistemas prontos em java/postgre, instalado em alguns clientes e rodando na WEB. E tudo isso sem digitar uma linha de código.

Fico injuriado só de pensar que por pouco eu poderia ter seguido a opinião de alguns “idiotas frustados que nunca inventaram nada e que lambem o cú e ficam defedendo a sun, microsoft,ibm e outros grandes que nem sabem que eles existem”. Eu iria perder mais alguns anos da minha vida aprendendo coisas que o maker já tornou obsoletas . E, para estes “PESCOÇOS CIMENTADOS” eu digo: procurem ver esse troço porque realmente é algo novo e daqui a algum tempo vai ter outros produtos semelhantes no mercado. Daqui a algum tempo a empresa que vc trabalha vai adotar alguma coisa parecida, seu concorrente vai usar e vc vai ser obrigado a usar também, ou então vai sair do mercado por não ser competitivo. Na IDE tudo é visual, o % de bugs no meu sistema foi praticamente nulo. Além disso vc extende API como se faz em qualquer ambiente, usa impressora fiscal, tef, etc. e tudo isso sem depender da softwell.

Não estou dando apenas a minha opinião, estou fazendo um depoimento com base na minha experiência como usuário. Se tiverem mais dúvidas postem que eu tentarei ajudar.

Ah, tem também um link para o manual on-line http://www.softwell.com.br/maker/manual/ .

Bye,

Que bela “propaganda”, cheguei a solicitar um orçamento do sistema (R$ 6.000,00 na época) e achei absurdamente demasiadamente extremamente cara!

Opinião particular, tá?
Existem outras centenas de ferramentas (scriptcase, e-gen, etc) que prometem fazer o que o Maker diz fazer (não entro no mérito se realmente ele faz ou não porque não conheço o Maker), o que impossibilita de um dia procurar utilizá-lo é o preço, fiquel de tal maneira assustado que nem procurei saber se há versões demo.

Abraços e sucesso!

Marco A.

Tenho um amigo que trabalha no desenvolvimento do maker, ele disse que é bem interessante a ferramenta e ta conseguindo dá certo, de fato ainda não tive um contato com a mesma, apenas postei uma thread a alguns meses atrás que ainda está ativa, assim que eu obtiver mais resposta ou contato com a ferramente postarei um review com detalhes.

Eu acho que antes de criticarmos, deveremos ao menos conhecer para aí sim criar uma base mais sólida para argumentar a favor ou contra.

Tem um cunhado de meu atual chefe onde o mesmo parece que tomou curso do maker e ele disse que o maker é fantástico e muito produtivo.

Acho que estão confudindo tudo. Adquiri o scrptcase também, paguei 600 reais e perdi o dinheiro, ele só presta + - pra fazer CRUD e só funciona para php o e-gen assim como o jCompany são “apenas” frameworks. E o jcompany custa 6.000 contos, ainda bem que não comprei. Também avaliei e vi que era jogar dinheiro fora, porque tem um monte de framework bom e free, no mercado. Todos sabemos que qualquer framework ajuda e muito o processo de desenvolvimento, porém, fica-se preso ao mesmo.

“Não estou fazendo propaganda de merda nenhuma !!!”

Forum é um o ambiente ideal para trocar idéias e experiências, e estou citando a minha. E eu paguei para ver.

Mas parece que nem todos estão preparados e já partem para ofensas…

Só tentei ajudar, mas, talvez esteja no lugar errado…

Bye

Falta de compostura. Lamentável.

se o gárgula falassa que nem gente, o pessoal até poderia ter uma discussão saudável a respeito, pena que essa falta de postura realmente espanta qualquer pessoa

gargula

[quote]Mas parece que nem todos estão preparados e já partem para ofensas… [/quote] Cara você é um fanfarrão neh nos seus 2 primeiros posts você xinga e ainda vem dizer que o pessoal que parte para ofensas, nunca usei o Maker por isso não tenho uma opinião concreta sobre ela mas se depender das suas opiniões agressivas e sem fundamento vou ficar muitoo longe dessa ferramenta.

[off]Parem de criar flames, inclusive você, gargula.[/off]

Eu li um pouco da propaganda na INFO e ele parece ser muito legal mesmo. Depois de ler o que o gargula falou… deu uma vontade de usar.
Tenho uma pergunta: é uma ferramente CASE?

Abraço.

Peço desculpas pelos meus palavriados, minha intenção não foi de ofender ninguém. Apesar de achar que a carapuça serviu para alguém.

Errata:

Onde se lê:

“idiotas frustados que nunca inventaram nada e que lambem o cú e ficam defedendo a sun, microsoft,ibm e outros grandes que nem sabem que eles existem”

Leia-se:

“Algumas pessoas que passam a vida dizendo ‘amém’ para as grandes coorporações e tudo que elas criam”

Onde se lê:

“Não estou fazendo propaganda de merda nenhuma !!!”

Leia-se:

“Apenas estou colocando minhas considerações técnicas !!!”

Ficou melhor assim ???

Como faço para trechos de outros posts ??? com aspas e tudo mais ???

Grato

Perdão, copiar trechos de outros posts ???

Grato

Usa entre [] quote.
Aí se quiser colocar quem citou faz assim [ quote=nomedousuario ] e fexa com o [ /quote ] (sem os espaços que deixei).

Ps.: ficou muito melhor :slight_smile:

Jà li no site deles a respeito e fiquei assustado. Tive a impressão que agorinha mesmo vai ter “moleque de 15 anos” desenvolvendo sistemas a troco de balas e doces…

Pois é.
Mas o problema é achar filhinho de papai disposto a gastar uma grana pra comprar o produto, em vez de ficar batendo racha por aí :slight_smile:

[quote=rdantas] Jà li no site deles a respeito e fiquei assustado. Tive a impressão que agorinha mesmo vai ter “moleque de 15 anos” desenvolvendo sistemas a troco de balas e doces…

[/quote]

rsrsrsrsrssrs

Não é bem assim não. Nada substitui o talento, ou seja, a lógica do programador. Hoje mesmo tive que otimizar um fluxo no meu sistema. Criei um fluxo para importar um arquivo texto para meu banco e estava demorando 25 minutos para processar. Mudei a lógica e o tempo caiu para menos de 1 minuto !!! A única diferença do fluxo para uma linguagem de programação qualquer é que vc cria seus algoritmos de forma visual, ou seja vc coloca os elementos de fluxogramas na tela, vai ligando e construindo sua rotina. Se vc faria besteira escrevendo código java, vai contiuar fazendo besteira. A diferença é que vc vai ver visualmente a besteira e corrigir mais facilmente.

Necessita todo um conhecimento profissional, senão o cara não sai do lugar.

Pois é !!!

Quer dizer, talvez dê, no máximo pra criar um “menu” :lol:

Gargula, vc que trabalha na empresa que fez o Maker, como consigo uma versão demo para avaliação? Tenho que pagar 9 mil para fazer um teste? E veja o meu comentário no outro post. Não tenho nada contra o Maker. Parece ser interessante a idéia, mas tem um nicho muito específico. Ele é destinado a um tipo de “programdor” muito específico… Não acho nem que ele seja destinado a programadores, mas sim a pessoas sem conhecimento técnico de programação que desejam fazer um programa de forma rápida e provavelmente engessada, pois uma generalização nesse nível provavelmente tem algum custo… Tudo tem seu preço…

Na boa, 9000 reais é piada. Como vc trabalha na Softwell deve ter recebido de graça…

Já ouviu falar de Cold Fusion ??? Excelente framework! Até uma criança faz aplicativos com ele… Visual Basic tb! Qualquer um faz uma aplicação desktop com Visual Basic! Cada opção para o seu nicho. Tem gente também que prefere fazer aplicação web com EJB, fazer o que né? Sempre haverá mercado para os dois extremos. Eu prefiro ficar no meio. :slight_smile:

pô saoj, vacilei… sou o cozinheiro da empresa e tive que pagar… mas agora já sei. Vou pedir + 2 cópias pro amigo do Grinvon !!!

[quote=Grinvon]Tenho um amigo que trabalha no desenvolvimento do maker, ele disse que é bem interessante a ferramenta e ta conseguindo dá certo, de fato ainda não tive um contato com a mesma, apenas postei uma thread a alguns meses atrás que ainda está ativa, assim que eu obtiver mais resposta ou contato com a ferramente postarei um review com detalhes.

Eu acho que antes de criticarmos, deveremos ao menos conhecer para aí sim criar uma base mais sólida para argumentar a favor ou contra.

Tem um cunhado de meu atual chefe onde o mesmo parece que tomou curso do maker e ele disse que o maker é fantástico e muito produtivo.[/quote]

Ou então pro cunhado do chefe dele…

Ah, vou ver se ele consegue uma pra vc usar e parar de escrever besteira…

E + algumas para suas crianças prodígio…

Fiquei impressionadissimo com elas !!! Talvez devam ser de um outro planeta…

ET’s que desenvolvem em coldfusion, vb, etc. e que estão disfarcadas de crianças…

hiiii , vou perder meus clientes e voltar pra minha cozinha !!!

:cry: