[1/2 Off] Questão sobre Roteador Wireless

17 respostas
titanius

Olá amigos, desculpem pelo off - sem bem que aqui é lugar de off mesmo. :wink:, bom, vamos lá… estou querendo comprar um Roteador Wireless (acho que se chama assim mesmo) para poder ligar meu Notebook na internet em casa…porém lá em casa a internet é ligada desta forma:

[] = Ponto de linha (Velox)
|  - cabo de Rede

2º Andar.

[] - Internet
 |
 |- Switch
        |
        |--- Pc1
        |
--------------- 1º Andar (Meu Quarto)
        |         
        |
        Switch
            |
            |-- Meu PC
            |-- Meu Notebook

Ou seja, a internet (Velox) chega no segundo andar, onde está ligada a um switch, que por sua vez tem 2 cabos saindo, um pro PC do meu pai e outro cabo que vai até o meu quarto no 1º andar, onde por sua vez, tem outro switch, que divido pro meu PC e meu Notebook (ligado à cabo).

Queria por um Roteador Wireless no meu quarto, pra eu poder usar meu notebook sem fio, no meu quarto ou perto dele, porém não queria por o Roteador no 2º andar, pois perderia muita potência.

Minha dúvida é a seguinte: Posso ligar o Roteador no cabo de rede que vem do switch lá de cima, ou eu tenho que ligar a internet direto nele, pra funcionar?

Desculpe pessoal, mas nunca mexi com Wireless e estou querendo aventurar nessa onda… porém me ocorreu este “pequeno” problema.

Obrigado desde já.

[]s

17 Respostas

Vinicius_Sartori

[b]Recomendo a você que compre um roteador com wiriless que já possua saída para rede com fios , não é caro, 120 reais mais ou menos, normalmente vem com 4 saídas com fio e uma sem fio, mais tudo depende da distância que você vai usar ele, mais dificilmente ele vai perder performânce, tem gente que em casa cheia de paredes tem ainda um raio de alcance de 50 a 80 metros, o que vai influênciar é a antena do seu note e não tanto o roteador, se antena receber o sinal, sem problemas, pode por sem medo…se você vai usar apenas no andar de baixo de boa a perda vai ser 0, mais no anda de cima perde bem pouca coisa se a sua antena nao tem aplicifador…

mais a solução mais prática é o roteador com saídas com e sem fio é barato e resolve bem o seu problema

um exemplo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-74904840-roteador-wireless-d-link-di-524-54mbps-24ghz-rede-sem-fio-_JM
(claro esse ta com o preço bem acima da média rsrsrs)[/b]

titanius

Obrigado vinicius, mas quero usar somente na parte de baixo mesmo, o problema é que eu teria que ligar o cabo que vem do andar de cima (que vem a internet) no roteador wireless, e esse rotear a internet pro meu notebook e meu pc… isso é possivel? ou pra ter internet, tenho que ligar o modem velox direto no roteador wireles?

[]s

F

titanius,

Vc tem duas opções :

1. comprar um roteador wireless e criar uma sub-rede ou usa-lo como access point
  2. comprar um access point que apenas vai criar um ponto de acesso wireless para você

Em todos os casos vc pode colocar em qq ponto da rede.

pintofree

Ola. vc pode ligar o roteador wireless depois do switch sem problemas, de preferencia para aqueles com saida para cabo, ai vc ja liga seu pc nele é elimina o segundo switch vai ficar assim

# [] = Ponto de linha (Velox)  
# |  - cabo de Rede  
#   
# 2º Andar.  
#   
# [] - Internet  
# |  
# |- Switch  
#         |  
#         |--- Pc1  
#         |  
# --------------- 1º Andar (Meu Quarto)  
#         |           
#         |  
#         Roteador Wireless 
#             |  
#             |-- Meu PC  
#             |-- Meu Notebook

Se tiver dinheiro tambem da pra comprar mais 2 placas sem rede para os PCS e deixar tudo wireless, e claro q a troca de arquivos entre os pcs vai ficar mais lenta. porem a internet nao vai dar diferença.

titanius

Blz amigos, valeu pelo esclarecmentos… agora vem outro problema, qual comprar?

Um DLink ou Linksys WRT54G-LA 802.11g

O DLink seria no ML e o Linksys no Submarino… qual o melhor?

Ah… e segurança, tem como eu “proteger” minha rede, pra ninguem pegar carona nela? pois moro em prédio!

[]s

T

Quanto ao tipo: se tiver grana, arranje um que suporte o protocolo “N” também - ele permite velocidades maiores se seu notebook wireless tiver suporte ao protocolo N (alguns já estão saindo com esse suporte). Infelizmente esses roteadores são um pouco mais caros (se um roteador a/b/g sai por 100 pilas, um a/b/g/n sai por 300 - por exemplo).
Quanto à segurança:

• Escolha um nome para sua rede meio aleatório e difícil de adivinhar - por exemplo, y41XiJPezf5u , FwK5dDx3ZEHM , xsEV7TuWbT77
  • Escolha uma senha aleatória e difícil de adivinhar, por exemplo, O79XfKVrYaMqE7Q , Vs2JOgJHzALgIK8D
    (Eu uso o programa openssl, que está disponível para o Windows e Linux, e passo o parâmetro:

openssl rand 9 -base64

ou

openssl rand 12 -base64

vá tentando até obter um nome que não tenha sinais de “+” ou “/” para atrapalhar)

• Anote direitinho em um papel e não perca isso. Não fique espalhando isso para todo mundo, nem poste a senha aqui no GUJ. Se perder o papel, você pode resetar o roteador, mas leia direitinho as instruções para saber como é que se faz isso.

• Use um protocolo como WPA ou WPA2

• Deixe o nome da sua rede “escondido” (isso é possível fazer pela configuração) - dessa forma ninguém fica sabendo o nome da sua rede

• Para mais segurança ainda, configure seu roteador para aceitar conexões apenas de determinados MAC addresses (isso você pode determinar pela configuração da placa de rede wireless).

pintofree

Bem amigo, qual o mais a diferença de preços entre eles?

se for a mesma pega a do submarino, pela segurança e garantia.

quanto a proteção tem como fazer sim, tem varios metos de criptografia. tipo WEB WAP, basicamente vc vai criar um “Senha” haxadecimal para permitir o acesso a rede, sera necessario esta senha.

T

O protocolo WEP (o tal que requer a senha em hexadecimal) é bem antigo e seu uso não é recomendado. Use o WPA (que aceita senhas com até 24 ou 36 caracteres, não lembro mais).

pintofree

Porem, quanto maior a sua senha e mais encryptada mais lerda fica a rede :frowning: tem se proteger na medida certa

Da uma lida nesse artigo aki do Viva o Linux, o titulo é “Treze razões pelas quais uma rede wireless é lenta”
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=8374&pagina=1

reinaldob

Cara, foge do D-Link, ele é o mais fraco de todos, o linksys é bom !

T

Pela minha experiência, o que deixa uma rede wireless lenta não é a criptografia em sim (sempre recomendo usar WPA2), mas sim a própria conexão - se a conexão for ruim (ou seja, se houver muitas paredes ou material metálico entre seu notebook e o roteador), ela baixa de 55 mbps para 33, 16 ou velocidades menores ainda.

pintofree

Como pode ver no artigo, a causa de baixa velocidades na wireless nunca é somente 1, e sim varias delas associadas, mais se for soh para acesso a internet ta de boa. porque no final vo vai usar no maximo 4 megas da banda wireless mesmo. Isso se vc tiver 4 megas de links a maioria do pessoal tem 600 kb.

T

Uma coisa que percebi é que usar um roteador (ou um notebook) que suporta N, mesmo que um dos lados suporte só até G, ainda é bom, porque para suportar N é preciso ter 2 antenas; e tendo 2 antenas os efeitos de problemas de conexão são bem minimizados. Em casa tenho um roteador b/g, um notebook que suporta b/g e outro que suporta b/g/n; o que suporta b/g/n, mesmo conectando-se a um roteador b/g (ou seja, conecta-se usando o protocolo g), por ter 2 antenas, conecta-se bem melhor que o notebook que só suporta b/g.

titanius

Valeu pessoal, a diferença de preço é algo em torno de no máximo 50,00… to vendo os seguintes:

Roteador Wireless Linksys WRT54G-LA 802.11g 54Mbps 199,00 + 30,00 (frete) = 229,00
http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=10&CatId=23428&ProdId=277888&ST=BV23428&OperId=0&CellType=2

Essa daí que eu tava falando, vale os 230,00 mangos?

[]s

M

Fala galera,

sou muito mané quando o assunto é rede. Fiz um lance parecido com o que o titanius descreveu, conectei meu linksys wrt54g em uma saída de um switch pra fazer uma sub-rede.
Em partes funcionou, o problema é que a rede sem fio cai o tempo todo. Os PC’s conectados por cabo no linksys não apresentam nenhum problema, apenas a rede sem fio cai e volta o tempo todo.

Alguém tem alguma dica pra resolver esse problema?
Origado!

hudson.negao

cara eu tenho o linksys em casa
e nao tive nenhum problema com ele até hoje.

A

Sobre a rede cair constantemente, eu sugiro que você atualize o firmware do seu roteador.

A minha acontecia isso e essa atualização sanou o problema.

Abraços

Criado 20 de junho de 2008
Ultima resposta 28 de jan. de 2009
Respostas 17
Participantes 9