Olá pessoal,
Tenho pouca experiencia profissional em desenvolvimento, porém sou graduado em análise e desenvolvimento. Minha dúvida:
Oque seria mais indicado utilizar 1 Controller ou N Controllers?
Academicamente desenvolvi uma aplicação web(sistema de gerenciamento de vagas e curriculos) e o mesmo foi desenvolvido somente com 1 Controller, todas requisições eram controladas por esse único.
Agora lendo alguns livros sobre JSF, várias exemplos criam vários Controllers
Na minha opnião, das possiveis abordagens, existem duas mais interessantes:
1.Criar uma controller por serviço, seguindo a mesma lógica do exemplo enviado por você:
UsuarioController, CurriculoController, VagaController
2. Utilizar o command patern, onde você tem um controller por ação:
InserirUsuarioCommand, RemoverUsuarioCommand, DeletarUsuarioCommand, etc…
(o command corresponde ao controller nessa abordagem)
Ambas as abordagens são faceis de entender e de manter.
A primeira é mais simples, pois exige a criação de menos classes e permite reaproveitar os métodos de validação dentro de um mesmo controller.
Criar um controller para toda a aplicação só viavel para aplicações muito simples (academicas, talvez…).
Imagine o numero de linhas e a complexidade dessa classe de controle para uma aplicação de grande porte.
Seria inviável.
[quote=marcianorott]Olá pessoal,
Tenho pouca experiencia profissional em desenvolvimento, porém sou graduado em análise e desenvolvimento. Minha dúvida:
Oque seria mais indicado utilizar 1 Controller ou N Controllers?
Academicamente desenvolvi uma aplicação web(sistema de gerenciamento de vagas e curriculos) e o mesmo foi desenvolvido somente com 1 Controller, todas requisições eram controladas por esse único.
Agora lendo alguns livros sobre JSF, várias exemplos criam vários Controllers