1º empresa MPS.BR Nível A

169 respostas
richardpeder

Pessoal,

Dando continuidade ao programa de melhoria continua da empresa, a Fábrica de Software da Politec de Brasília conquistou na tarde de hoje o nível A (mais alto nível) do modelo MPS.BR tornando-se a primeira empresa brasileira a conquistar o modelo. :lol: :slight_smile:

ate mais…

169 Respostas

pcalcado

Tirando o marketing em cima de ter mais um certificado XYZ na prática o que isso agrega na vida dos funcionáios e dos projetos?

richardpeder

São melhorias parecidas com o CMMI…é um modelo brasileiro de qualidade que será interessantissimo se for reconhecido e utilizado…:wink:

ate mais…

louds

richardpeder:
São melhorias parecidas com o CMMI…é um modelo brasileiro de qualidade que será interessantissimo se for reconhecido e utilizado…:wink:

ate mais…

Nunca ouvi falar, se importaria em falar um pouco sobre ele, e comparar pq CMMi não basta.

pcalcado

Eu também não sei os benefíciso do CMMi na prática, logor ealmente a comparação não agrega muito.

Bem, por enquanto eu assumo que este certificado é só marketing.

faq

Para quem se interessa:
http://www.softex.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=6572&sid=201

Na prática é mais uma forma da empresa se aproximar(ainda mais) das gordas licitações.

Fabricio_Cozer_Marti

Pelo que percebi serve pra garantir uma certa ‘qualidade’ no processo de desenvolvimento, porém com um foco para empresas de pequeno e médio porte, podendo também ser aplicada em grandes empresas.

Creio que ajuda a empresa pequena crescer, ganhar mercado, etc…

Mas ainda tenho muitas dúvidas de como ela ajuda e faz com que o software desenvolvido por uma empresa com MPS.br é melhor do que outra sem a mesma. Se alguém puder apresentar os pontos positivos e características que tragam vantagem … pode ficar a disposição …

Rubem_Azenha

pcalcado:
Eu também não sei os benefíciso do CMMi na prática, logor ealmente a comparação não agrega muito.

Então todas as outras certificações de todos os outros tipos de produtos e serviços são só marketing então?

luiz_ross

Tanto o modelo MPS.Br quanto o CMMi tem como base a norma internacional ISO 15504. A diferença é que o modelo MPs.Br é adaptado a realidade brasileira de fabricação de software e, por isso tem sete níveis de maturidade, do G ao A; o modelo internacional, no entanto, possui cinco níveis, do 1 ao 5.

Daniel_Quirino_Olive

microfilo:
pcalcado:

Então todas as outras certificações de todos os outros tipos de produtos e serviços são só marketing então?

Vou lhe responder com outra pergunta: você está satisfeito com os serviços oferecidos por empresas que possuem certicados como ISO-9000 e ISO-9001? (Telefônica, por exemplo)

richardpeder

O Modelo MPS.BR é um modelo para a melhoria do processo do software brasileiro. Ele é baseado nas normas ISO 15504, ISO 12207 e o CMMI. Este modelo é voltado para as empresas de pequeno e médio porte (foco principal) que desejam adotar uma sistemática de qualidade baseado nestas normas e no modelo. Este modelo é dividido em 7 níveis por ter como alvo justamente empresas médias e pequenas pois a maior quantidade de níveis auxilia a empresa a ir implementando o modelo mais lentamente e adaptando-se as mudanças nível a nível. Os níveis vão desde o mais baixo (Nível G) ao mais alto (Nível A). Claro que nada impede de empresas grandes conquistem estes níveis, o que demonstra o crédito e a aposta nestes modelos, ainda mais sendo brasileiro.

Acredito que mais do que marketing empresas adotam modelos como estes para melhorar seus processos e ter um controle justo e preciso de seus projetos.

Não abri o tópico para discussões sobre se estes modelos é marketing, que é pra engordar os bolsos dos donos e etc (já tem o vasto tópico de CMM aqui no fórum e tudo o que eu achava postei lá)…como todos sabem eu acredito nestes modelos e trabalho diretamente com eles justamente por isto…por achar que estes modelos quando bem utilizados podem sim agregar um valor considerável e melhorar o controle das coisas.

Não vou me delongar no tópico já que o intuito do mesmo foi efetuado (informar o fato).

Valeu. :slight_smile:

ate mais…

Rafael_Nunes

As de produtos, muito provavelmente.
As minhas de Java, absolutamente sim, puro marketing.

saoj

microfilo:
pcalcado:

Uma pessoa / empresa deve viver de realizações concretas e não de certificados / títulos que provam muito pouco.

Um certificado não demonstra criatividade, safeza (ser claro = ter clareza, ser safo = ter safeza ???), experiência, etc. Um certificado diz: eu fui certificado por empresa tal, pois realizei isso, isso, isso, num ambiente controlado e decorando/reproduzindo algumas coisas. Agora voltemos para o mundo real…

Daniel_Quirino_Olive
jack_ganzha

O que faz uma empresa crescer são bons produtos e serviços. Eu sempre achei casos de sucesso um cartão de visitas muito mais atraente do que certificações.

Muito lentamente, alias. Estou envolvido no processo de certificação da empresa onde trabalho e o tempo parece no minimo incoerente com os resultados esperados.

Bom, então, com todo o respeito, se o intuito era apenas para informar, era marketing, não?

valeuz…

Grinvon

Apenas serve como status, marketing e conseguir as licitações melhores, para os CEOs da vida vale muito apena, agora para o funcionário pode mudar pouco, ou muitas vezes… nada!

pcalcado

richardpeder:

Não abri o tópico para discussões sobre se estes modelos é marketing, que é pra engordar os bolsos dos donos e etc (já tem o vasto tópico de CMM aqui no fórum e tudo o que eu achava postei lá)…como todos sabem eu acredito nestes modelos e trabalho diretamente com eles justamente por isto…por achar que estes modelos quando bem utilizados podem sim agregar um valor considerável e melhorar o controle das coisas.

Não vou me delongar no tópico já que o intuito do mesmo foi efetuado (informar o fato).

Se era pra informar sem questionar você escolheu a mídia errada. EU e todos fomos informados que a empresa X adquiriu o certificado Y mas não sei até agora pra que ele serve na prática. Na teoria (de scientific management) tem alguma coisa mas na prática nõa tem nada. Se seu objetivo não for discutir não abra uma thread num fórum de discussão.

Fabricio_Cozer_Marti

Você pode ter o melhor produto de todos, você pode ser o melhor profissional, mas isso deve ser acompanhando com um marketing, que não precisa ser agressivo, como alguns aqui do guj e em outros lugares fazem.

Não vejo problema algum em uma empresa buscar uma qualificação que atesta o seguimento de padrões estabelecidos. O que para um cliente pode ser uma opção de escolha, em licitações por exemplo, isso é um critério que pode escolher qual empresa vai construir o software.

Quando me referi que isso ajuda a empresa crescer, estava me referindo que existe uma certa dificuldade em se conseguir ganhar essas licitações com apenas bons produtos. Você sendo um diretor de uma empresa, deseja que sua empresa além de produzir softwares com qualidade, consiga escolher clientes pra quem deseja desenvolver softwares , certo ? Não sei se você conhece esse lado de negócios, mas é bem mais feroz que o de implementação, precisa sim de um certo marketing, mas lógico que deve ser feito de uma forma harmônica.

O que não ocorreu com o nosso colega richard, que simplesmente postou aqui a notícia, que pouco importa pra maioria, e vai saindo fora …
Um bom marketing sempre tem respostas e argumentos para discutir sobre seu tema.

richardpeder

Pessoal,

Vcs levam tudo pro lado pessoal aqui…:slight_smile:

Eu somente postei a noticia afim de divulgar o modelo e o fato de haver a primeira empresa brasileira no nível A…já foi discutido sobre modelos de qualidade naquele tópico de CMMI…eu penso de uma forma, vcs pensam de outra…é simplesmente uma thread inutil de delongarmos o assunto aqui…só isso que eu acho…não postei a noticia e “cai fora” não…como disse, o intuito é divulgar algo que eu acredito e acho que acima de tudo visa a melhoria da forma de trabalho…se é marketing? sempre será…mas eu acredito que é mais do que isso…a discussão vcs podem ter a vontade… :wink:…a minha contribuição nestas discussões eu já dei…http://www.guj.com.br/posts/list/11359.java (Tópico de CMM).

Se a notícia de fato pouco importa como nosso amigo Fabrício disse basta trancar o tópico e tudo bem…achei que como é um evento da area de TI ligado a melhorias em processo de desenvolvimento interessaria a todos…o intuito foi este.

ate mais…

Z

Vantagens? Uma certificação dessa só traz vantagem gerencial, o problema é que afeta diretamente a área operacional. Infelizmente, as empresas estão entupidas desse tipo de coisa.

louds

Parem para pensar um pouco. Se CMMi e agora esse MPS.BR for puro marketing e uma forma de ganhar mais dinheiro, perfeito, adorei, também quero.
Mas se, do lado oposto, for usado como ferramenta e desculpa para enganar e entregar um resultato ruim ao cliente, sou contra.

pcalcado

Eu nao sou contra marketing, apenas quero saber se na opinião de quem participa é só marketing ou não. Se for só marketing tem seus usos, se não for tem mais usos.

Hempx

É uma pena a galera do guj serem tão céticos em modelos de qualidade.É por isso que nós fazemos tudo do “jeitinho brasileiro” e não evoluímos mais nessa área que nós brasileiros já mostramos que somos muito bons e é uma das grandes chances de nós superarmos países de primeiro mundo.
Países lá da Ásia, como a Índia líder em certificados CMMI, lideram o ranking no mercado de software.

:arrow: Foda-se a India. Para que eu quero isso Hempx maluco?
Para você ganhar maturidade e capacitação para produção.

:arrow: Que merda é essa?
Isso serve para você saber o que você é capaz e que não é e quanto esforço será necessário. Você sabe quando seu risco é alto quando ele é baixo, você aprende a estimar, você começa entregar projetos com preço e no prazo estimados , é justamente um processo de melhoria continua.
Só que não é fácil conseguir isso, todo mundo reclama da burocracia.
No CMMI até o nível 3 aumenta muito a burocracia(gerência de projeto, gerência de configuração, gerência de requisitos, definir um processo), justamente que até o nível 3 estamos trabalhando muito num nível gerencial. E também porque poucas pessoas esquecem completamente de parte de adaptação. Na hora que você vai começar seu projeto você pode simplesmente falar que seu projeto não terá tais documentos e tais atividade, justamente porque o cliente, ou o tempo ou porque o projeto não necessita(galera fala mal do RUP aqui pelo mesmo motivo, mas essa é outra história).
Mesmo assim ter um controle gerencial faz toda diferença, porque muitas empresas nem isso tem, você não tem prazo pra nada e vive num caos por não ter controle nenhum e sempre gagueja quando vai conversar com o cliente; O cliente fala q é facil e você acaba aceitanto por falta de argumentos.
Mas o grande ganho está justamente nos nívels 4, 5:

Nível 4:
Você começa definir métricas para medição do seu processo, independente da qual, você fazendo isso com o passar do tempo esses dados lhe trarão benefícios para você passar para o nível 5

Nível 5:
Aqui você foca na otimização do seu processo, começa a ter uma melhoria continua no seu processo almejando a perfeição.

Então com CMMI então eu farei programas melhores?
No ponto de vista do cliente sim, mas para galera do guj eu falaria não que eles sejam melhores, mas você será capaz de falar que tal projeto com tal escopo você garante que faz com tempo x, qualidade y, preço z. Chegando no nível 3 talvez você perca um pouco de produtividade, mas ganha em organização, qualidade e maturidade. Em muitos casos você ganha em produtividade também porque talvez sua empresa era tão avacalhada que uma tarefa que era simples gastava horas justamente por falta de organização.
Com o nivel 4,5 você começa a ganhar em produtividade justamente por entender bem seu processo e melhora-lo. Mais o principal ganho é você poder falar com seu cliente:
“Nisso que você está pedindo vou gastar 7 meses, preço 300 mil, escopo tal, qualidade tal.” E no final do projeto realmente tudo isso acontecer( Coisa que acontece muito bem na área da engenharia por exemplo e que na área de software é um caos.).

Ou se não um cara te pedir um projeto em 2 meses escopo tal você falar:
“Com esse escopo e com esse tempo é impossível realizar esse projeto”
Ae depois de um tempo esse cliente chegar para você e falar:
“Você tinha razão, outra empresa falou que fazia o projeto e até hoje o projeto não está finalizado.”

Não trabalho como certificador da CMMI e não estou falando que todas as empresas têm de tirar esse certificado. CMMI, MPS.BR são modelos de qualidade. Eles são padrões e boas práticas já comprovados no mercado, mas que ainda talvez não sejam perfeitos. Do mesmo jeito que o CMMI copiou varias idéias do CMM e evolui com novas idéias e MSP.BR pegou o CMMI e vez uma adaptação para a realidade brasileira, elas ainda estão evoluindo.
Você tirar uma certificação CMMI concordo com todos vocês que é apenas market! Mas você seguir essas boas práticas é maturidade e capacitação.

Notem que tudo que falei se encaixa muito bem no mercado de trabalho, aonde você tem de gerenciar preço, tempo e escopo. Para chegar na qualidade tão desejada e a satisfação do seu cliente. Isso talvez não se aplique a projetos de pesquisa ou open-source, não sei! Não falei 1% sobre CMMI,mas espero que os loucos que leram essa mensagem toda se interessem mais por esses modelos.

Obs: Eu fiquei falando do CMMI justamente por conhecer ele, mas tenho certeza que MPS.BR tem ótimas práticas também.

grprado

Hempx:

Mesmo assim ter um controle gerencial faz toda diferença, porque muitas empresas nem isso tem, você não tem prazo pra nada e vive num caos por não ter controle nenhum e sempre gagueja quando vai conversar com o cliente; O cliente fala q é facil e você acaba aceitanto por falta de argumentos.

Ter controle gerencial não esta relacionado a certificações e não é exclusividade de CMMI/RUP.

Ou você acha que XP e outras técnicas agéis não permitem controle gerencial e um cliente muito satisfeito?

Resumindo :
Metodo agil não é sinonimo de bagunça e CMMI-5 seguido a risca não é sinonimo de bom resultado.

Que fique bem claro que não estou dizendo que o CMMI-5 não serve para nada. Só estou dizendo que ele não garante satisfação do cliente e resultado, vide a pergunta do Daniel Quirino.

pcalcado

Hempx:
É uma pena a galera do guj serem tão céticos em modelos de qualidade.É por isso que nós fazemos tudo do “jeitinho brasileiro” e não evoluímos mais nessa área que nós brasileiros já mostramos que somos muito bons e é uma das grandes chances de nós superarmos países de primeiro mundo.

Ei, calma lá com a generalização das coisas. Ninguém falou em ‘jeitinho brasileiro’ nem nada do tipo ou você,está querendo dizer “se não tem certificado XYZ é bagunçado”?

Eu sou cético em relação há mil e uma coisas e pedi provas, você as tem? Sabe onde eu posso encontrar?

Sem exceção, todas as vezes que já vi modelos implementados em empresas que conheci (tenha trabalhado ou não) a única coisa que mudou foi que tudo ficou mais engessado. Dizer que CMM(i) garante prazo, qualidade, custo, escopo é utopia pela minha experiência pessoal.

É como contratar um certificado Java \achando que oc ara é cbom programador. É? O certificado diz que ele é capaz de fazer uma prova de múltipla escolha sobre a linguagem Java, nada mais que isso.

Leitura recomendada para você: My Job Went to India, Chad Fowler. Aproveite e leia ‘Software Crafmanship’ que fala bastante sobre este modelo.

fmeyer

Hempx

Como o proprio CEO da ThoughtWorks onde o cv trabalha disse:

Roy:

A India lidera nao por que sao os melhores, mas sim por que tem os melhores preços

e na boa, eu to trabalhando em um projeto que saiu da mao de Indianos … eu em 3 meses ja vi os maiores absurdos em termos de desing e implementacao de sistemas da minha vida.

e por favor, nao venha falar que um indiano é melhor que brasileiro pq eles tem CMMI

Hempx

Talvez tenha generalizado mesmo, não era minha intensão. Mas lógico que não precisa ter o certificado para não ser bagunçado. Como não precisa de certificação java para ser um bom programador. Mas se sua empresa anda meio que perdida é mellhor caminhar para modelos como CMMI para você não perder tempo invetando a roda. Mas se sua empresa tem suas próprias práticas e elas funcionam, ótimo! Talvez muitas delas até se assemelhem com as do CMMI.

Infelizmente não. Mas estudando algum modelo,como o CMMI que você verá gráficos por exemplo números de projetos vs precisão de estimativas. Ou se não alguma empresa lhe forneça dados antes e depois do uso de CMMI. O mais normal seria acreditar no pessoal do CMMI. Estamos seguindo essas práticas na minha empresa e estamos tendo bons resultados.

O problema como falei que todos esquecem é o processo de adaptação. Todo projeto quando você vai inicia-lo tem de fazer essa adaptação. Isso é extremamente importante para que a coisa funcione direito!

Concordo. Com CMMI é pior ainda, porque quando você tira a certificação eles te avaliam apenas naquele momento especifico. Depois que o pessoal do CMMI for embora você quiser deixar o pau quebrar mandar todas as práticas no lixo, você poderá fazer porque não tem um acompanhamento do pessoal da CMMI se você realmente continua seguindo as práticas. O importante é seguir os padrões e as boas práticas.

pcalcado:

Leitura recomendada para você: My Job Went to India, Chad Fowler. Aproveite e leia ‘Software Crafmanship’ que fala bastante sobre este modelo.

legal. :wink:

Hempx

scottys0:
Hempx

Como o proprio CEO da ThoughtWorks onde o cv trabalha disse:

Concordo. Mas lá realmente eles têm levado projetos de softwares a sério. Tentando elevar a um patamar por exemplo como a engenharia civil. Lógico que estamos longe disso porque na engenharia antes de começar o projeto os cara já marcam até dia exato de inauguração e o negócio funciona.

Como dito, não adianta ter certificado algum, tem e de fazer as coisas realmente funcionarem, o que é o difícil da coisa.

Não estou falando de CMMI especificamente, estou falando de práticas de desenvolvimento de software, gerência, planejamento, tentar sair um pouco desse caos aonde “você levanta o dedo e tenta descobrir para que lado está ventando”.

Hempx

Concordo completamente, se disse isso em alguma das mensagens acima eu retiro. Mas uma coisa é certa, se você está no CMMI -3 você tem gerencia de projetos(e várias outras). Como dito o importante não e a certificação são as práticas.

Até concordo, porque você tem de saber adequar as coisas a sua realidade, mas te garanto que a intenção deles é essa e não acho que eles estão no caminho errado.

richardpeder

Hempx:
Concordo. Com CMMI é pior ainda, porque quando você tira a certificação eles te avaliam apenas naquele momento especifico. Depois que o pessoal do CMMI for embora você quiser deixar o pau quebrar mandar todas as práticas no lixo, você poderá fazer porque não tem um acompanhamento do pessoal da CMMI se você realmente continua seguindo as práticas. O importante é seguir os padrões e as boas práticas.

Vi que a coisa esquentou…até que enfim alguém que defenda estas metodologias…:)…interessante que o amigo Hempx cita algo legal: com certeza tudo o que diz os níveis do CMMI/MPS.BR são boas práticas e auxiliam demais na gerencia de projetos e etc independente de vc precisar ter o tal certificado ou não…acho as praticas destes modelos excelentes para a padronização de processos de trabalho e desenvolvimento de projetos…e do fundo do coração…acho muito dificil que as empresas mantessem tais “certificações” só por marketing… :wink: …ou seja, SIM, elas agregam valores e melhoram o desenvolvimento…chega…!..já falei demais! :slight_smile: …deixa o nosso “novo” amigo aí fazer as honras… :lol:

amigo Hempx…sobre a avaliação constante do CMMI hoje em dia já não é mais assim, avalia-se e acabou…entre 2 e 3 anos a empresa certificada passa novamente por uma avaliação para verificar se está sendo seguido as praticas do modelo e nível. Para o MPS.BR aplica-se a mesma regra. :slight_smile:

ate mais…

Rubem_Azenha

Bom pessoal, existem muitas práticas que aumentam as chances do software ser bem desenvolvido.
Organizaram essas práticas em processos mais formais e definiram que determinadas tarefas tem que seguir determinados processos.

Um exemplo simplório: Todo código feito deve ser testado com teste unitários (quando possível) ou de componentes. Cada mudança no projeto deve ser acompanhada de um teste sistêmico nas áreas afetadas. Antes de cada build ser liberada, deve-se executar testes integrados e de sanidade.

Taí um processo. Processo simplório, mas um processo. Isso ajuda muito a produzir um software com qualidade. Admito que foi um exemplo trivial. Um CMM* da vida garante para o seu cliente que a sua empresa segue processos que fazem com que o seu software tenha mais qualidade. Alguns podem até dizer que é tudo apenas teoria e não na prática, mas isso é outra história.

Agora, se você usa XP, quem garante que você vai usar processos\práticas que ajudam a produzir um software decente? Certo, um bom “portfolio” (assim que escreve?) ajuda muito. Some um bom portfolio com uma certificação internacionalmente reconhecida. Isso da muito mais confiança.

Na minha opinião CMM* serve para dar mais segurança para o cliente e também ajuda a empresa a se organizar melhor. Se por acaso tem alguma boa prática\processo que ajuda a melhorar a qualidade de um software que ela não segue, ela vai começar a se esforçar para seguir essa prática\processo para poder tirar a certificação.

Bom, essa é minha opinião, sintam-se a vontade para jogar pedras. Não tenho experiência em outros ambientes, mas não sinto que eu sou menos produtivo se eu seguir o CMM*.

Daniel_Quirino_Olive

Respondo a você com uma pergunta parecida: se você tem CMMi, quem garante que você vai usar os processos/práticas que ajudam a produzir um software decente na vida real? Ou, melhor ainda: quem garante a você que os seus processos vão lhe conduzir a um projeto de sucesso? (dica: não responda “é só seguir os processos corretamente que você vai chegar lá”, pois eu provavelmente vou responder “não adianta percorrer toda a Rodovia dos Bandeirantes corretamente que você nunca vai chegar a Brasília”.)

O ponto é bem simples: como o rodrigoy disse em um outro tópico por aí, não existe um processo out-of-the-box. CMM(i) pode definir uma série deles, mas eles só foram bem sucedidos nos projetos que serviram como base experimental para o desenvolvimento desta certificação. É a mesma coisa se eu propusesse implementar um processo de “parada para tomar uma cerveja durante o meio da tarde” pois em 100% dos projetos em que eu participei e que havia um “processo” como este implantado, estes projetos foram todos muito bem sucedidos (entregues no prazo e dentro do orçamento previsto).

Ou seja, mais genericamente, não acredito que todos os zilhões de processos que o CMM(i) impõe possam agregar em qualidade para seu projeto (alguns são úteis de fato, como gerenciamento de requisitos ou de configuração, outros nem tanto) pois não existe processo “one size fits all” :wink:

cv1

De novo…

Individuals and interactions over processes and tools
Working software over comprehensive documentation
Customer collaboration over contract negotiation
Responding to change over following a plan

Rubem_Azenha

Sua resposta não respondeu a minha perguta. Tampouco irei responder a sua. :slight_smile:

Quem aqui trabalhou com CMM*? Você foi menos produtivo por seguir os processos definidos por ele?

Daniel_Quirino_Olive

microfilo:
Daniel Quirino Oliveira:

Respondo a você com uma pergunta parecida: se você tem CMMi, quem garante que você vai usar os processos/práticas que ajudam a produzir um software decente na vida real? Ou, melhor ainda: quem garante a você que os seus processos vão lhe conduzir a um projeto de sucesso? (dica: não responda “é só seguir os processos corretamente que você vai chegar lá”, pois eu provavelmente vou responder “não adianta percorrer toda a Rodovia dos Bandeirantes corretamente que você nunca vai chegar a Brasília”.)

Sua resposta não respondeu a minha perguta. Tampouco irei responder a sua. :slight_smile:

Quem aqui trabalhou com CMM*? Você foi menos produtivo por seguir os processos definidos por ele?

Ok, respondendo: nada. E aí?

F

microfilo:
Daniel Quirino Oliveira:

Conheço muitas empresas de vários níveis de CMM que costumeiramente fazem reuniões (informais) de corredor para não precisar escrever uma ata da reunião para discutir algumas alterações no projeto.

Quer dizer acho que algumas práticas adotadas no CMM levam a informalidade, e uma falsa impressão de processo e padronização.

Efeito parecido aos altos impostos e taxas cobrados para “proteger” o trabalhador que ao invés de protege-lo acaba levando-o a informalidade.

Hempx

mhuahuahuahuahuauh…
depois dessa comparação vou ter que postar nessa mensagem. Vou tentar absorve-la aqui :roll:

Mas é isso mesmo, pessoal que está contra as práticas do CMMI, fala que CMMI é ruim, mas defende as mesmas práticas…:shock:
Definir um processo justamente para facilitar a organização, a comunicação e a produtividade…

peczenyj

Ter CMM.* mostra que um dia a empresa teve aquele nível de maturidade perante uma equipe que a avaliou conforme os requisitos do SEI e mais um monte de sopa de letrinhas.

Se isso se reflete, na pratica, até pode não se refletir, porém quem tem muito dinheiro está preferindo investir em quem tem + CMM.* então não importa se a empresa é uma maravilha, se é uma masmorra, se só tem terceiros, se cada reunião possui uma formalidade britânica ou se é uma bagunça. Importa que o cliente é que ta pagando.

No fim, ele avalia se tem qualidade ou não. Ou isso ou contrata alguma empresa por ai e pede um sisteminha que só sendo muito tapado pra não conseguir fazer e descobre que vai custar o triplo do preço e vai demorar quatro vezes mais no fim das contas. E vem o gerente mais novo: Mas chefe, a empresa X é CMMI nível 8 + 5i, com certeza ela daria menos incomodação.

E a empresinha só fez M… pq resolveu colocar um monte de estagiarios ganhando salario mínimo 14 horas por dia e não sabe por que tudo saiu do controle, mas com certeza com CMMI ela conseguiria controlar os seus estagiarios/escravos e o projeto sairia 100% mó legal.

Q fabula! Ainda bem que a realidade é diferente.

Z

A coisa é bem simples. Essas certificações só ajudam ao executivo da empresa a fechar melhores contratos e ganhar mais licitações.

Um exemplo em outra área: no estatuto da Coca-cola diz que seus fornecedores não podem prejudicar o ambiente e nem fazer uso de mão-de-obra infantil, e eles levam isso bem a sério.

Pois bem, a Coca-Cola simplesmente não tem como fiscalizar isso em todos os seus fornecedores por questões óbvias, o que ela faz é confiar em empresas que possuem certificados que atestam que essas empresas cuidam do meio-ambiente e não usam mão-de-obra ilegal.

Resumo da ópera: o que faz uma empresa que quer se tornar fornecedora da Coca-cola? Trata de arranjar rapidinho essas certificações! Trabalho em uma indústria e isso faz TODA a diferença na hora de fechar um contrato internacional. Não agrega nada de importante a nós funcionários (como vocês gostam de falar), mas acaba sendo importante pra empresa.

No caso do CMM acaba sendo a mesma coisa. É algo que não agrega nada aos técnicos/funcionários mas vai fazer diferença na hora de fechar um contrato ou pegar uma licitação pq sua empresa tem um papelzinho que diz que seu processo é maduro. E só.

F

ZehOliveira:
A coisa é bem simples. Essas certificações só ajudam ao executivo da empresa a fechar melhores contratos e ganhar mais licitações.

Então essas certificações é marketing…

Talvez não tenha entendido a comparação que fiz… Ter CMM e outras certificações cria tamanha burocracia que leva as equipes buscarem maneiras de burlar os processos e procedimentos para conseguir produtividade. Então o excesso de burocracia que essas certificações geram levam a informalidade. Da mesma forma que o governo ao tentar proteger os empregados criando inumeras taxas e o custo com a folha de pagamentos acaba gerando informalidade.

pcalcado

Ahm? Quer dizer que fazer reunião clandestina é mó legal ou eu não entendi o que você escreveu? Se for pra ter reunião de corredor pra que CMMx?

Hempx

pcalcado:
Hempx:

Mas é isso mesmo, pessoal que está contra as práticas do CMMI, fala que CMMI é ruim, mas defende as mesmas práticas…:shock:
Definir um processo justamente para facilitar a organização, a comunicação e a produtividade…

Ahm? Quer dizer que fazer reunião clandestina é mó legal ou eu não entendi o que você escreveu? Se for pra ter reunião de corredor pra que CMMx?

Eu que achei que tinha entendido o que flaleite tinha dito. Mas eu estava querendo dizer que CMMI não impede reuniões de corredor, CMMI tenta melhorar as coisas como falei, se uma reunição de corredor reolve o problema ótimo, se não você já sabe como organizar a outra, rápido facil e simples. :wink:

richardpeder

Hempx…lembrando que esta “reunião de corredor” deve ter uma ata…:wink:

Eu jurei que não ia mais meter o bedelho…foi só uma observação mesmo! :lol: :lol:

Eu acho que cada um tem um ponto de vista e pensa de uma forma…tem seus conceitos formados…foi por isso que entendi que não posso convencer todos de quem o CMMx ou MPS.BR seja a melhor opção…cada um acredita no que quer!.. :wink: …amigo Hempx…vai por mim, esta thread não vai te levar a lugar nenhum…experiência propria…:slight_smile:

ate mais…

F

Hempx:
pcalcado:
Hempx:

Eu que achei que tinha entendido o que flaleite tinha dito. Mas eu estava querendo dizer que CMMI não impede reuniões de corredor, CMMI tenta melhorar as coisas como falei, se uma reunição de corredor reolve o problema ótimo, se não você já sabe como organizar a outra, rápido facil e simples. :wink:

O problema é que os processos devem ser mais formais se estiver usando CMM por que se a reunião não tiver uma ata (e esse é um dos motivos para não se fazer uma reunião “oficial”) para a gerencia essa reunião não aconteceu. Como CMM se baseia muito em documentos e essa reunião pode ser que afete consideravelmente o projeto e não seja mensurável pela gerencia do projeto.

Thiago_Senna

Deixe-me dar uma de xereta aqui, please!
As vezes que participei de projetos que haviam muitos processos, como análise por exemplo, sempre tive que fazer horas extras de sábado, domingo e depois do horário, além de ter de desembolçar R$ 10 por dia da semana que fiz hora extra.

O que me irrita não é as certificações em si, mas sim o fato de que quem paga o pato é sempre o desenvolvedor.

louds

CMM(i) e agora a versão pt.br MPS.BR são uteis para empresas que não tem a menor idéia do que estão fazendo. Para elas provavelmente vai ajudar sim. Burocracia e rítmo de tartaruga são muito melhores que o caos.

O problema é que todas as comparações e estudos que os advogados desses modelos já fizeram foram entre empresas que estavam mergulhadas no caos e as certificadas. Nunca vi um estudo que compara uma empresa CMMi 5 com uma Sabe Oque Esta Fazendo™.

R

Deixe-me dar uma de xereta aqui, please!
As vezes que participei de projetos que haviam muitos processos, como análise por exemplo, sempre tive que fazer horas extras de sábado, domingo e depois do horário, além de ter de desembolçar R$ 10 por dia da semana que fiz hora extra.

O que me irrita não é as certificações em si, mas sim o fato de que quem paga o pato é sempre o desenvolvedor.

engracado eh q ironia no seu caso…jah q DIZ A LENDA q o CMM* visa melhorar/organizar os processos da fabrica de software…
se for organizar assim, q fikem sem esses “diplomas”…

richardpeder

Estes “diplomas” são apenas atestações de que vc está fazendo algo…sou favorável as boas práticas dos modelos…boas práticas BEM APLICADAS E OTIMIZADAS…papel sempre será só um papel.

ate mais…

richardpeder

louds:
CMM(i) e agora a versão pt.br MPS.BR são uteis para empresas que não tem a menor idéia do que estão fazendo. Para elas provavelmente vai ajudar sim. Burocracia e rítmo de tartaruga são muito melhores que o caos.

O problema é que todas as comparações e estudos que os advogados desses modelos já fizeram foram entre empresas que estavam mergulhadas no caos e as certificadas. Nunca vi um estudo que compara uma empresa CMMi 5 com uma Sabe Oque Esta Fazendo™.

Pelo que percebo aqui a maioria do pessoal trabalha em lugares onde todos sabem o que está sendo feito e modelos de qualidades é apenas uma burocracia e algo que torna tudo mais dificil…fico feliz em saber que todos trabalham em locais onde não existe caos, não existem atrasos e tudo é lucro. :wink:

No meu conceito: Sabe Oque Esta Fazendo™ == locais onde não existe caos, não existem atrasos e tudo é lucro :slight_smile:

Jurei não me intrometer maisss! :smiley: :wink:

ate mais…

F

richardpeder:
Estes “diplomas” são apenas atestações de que vc está fazendo algo…sou favorável as boas práticas dos modelos…boas práticas BEM APLICADAS E OTIMIZADAS…papel sempre será só um papel.

ate mais…

Como já foi dito antes estes “diplomas” são só atestações que vc estava fazendo algo no instante que os auditores verificaram e homologaram a certificação a empresa.

richardpeder

Isso depende da idoneidade da empresa certificada…vc não pode afirmar isto se não vive a realidade da empresa certificada…afirmando isto que disse acima está chamando todas as empresas com CMMx de “pilantras”… :wink: …cuidado com as palavras…elas podem ter N interpretações! :wink:

ate mais…

F

hehehehe, não generalizei em nenhum momento, só disse que o certificado só garante que os processos e padrões são totalmente seguidos durante o processo de auditoria para a homologação. A não ser que a certificação exiga auditoria constante (realmente não sei se o CMM exige isso). Apesar que já vi algumas empresas, burlando a propria auditoria interna.

richardpeder

Empresas sérias e comprometidas com a qualidade como a que eu trabalho não existe isso…isso vai muito além de seguir os processos só em época de auditoria…o certificado garante que a empresa está fazendo X ações e a empresa deve se comprometer a cumpri-las…empresas sérias pelo menos…

E a nova versão do CMMI já tem auditorias de X em X anos…o MPS.BR tem isso tb.

Como lhe disse…antes de falar algumas coisas precisamos atestar que aquela ou esta empresa faz isto…não atestando vc pode estar fazendo falsas acusações. :wink:

ate mais…

F

eu conversando com pessoas que trabalham em empresas com CMM me disseram que as vezes ocorrem esse tipo de reunião de corredor apenas para não precisarem registrar em uma ata a reunião.

Tbm presenciei algumas outros desvios de processos em empresas com CMM.

Por isso não estou fazendo falsas acusações. :wink:

Em nennhum momento eu generalizei meu comentário e nem falei que a sua empresa não segue a risca o CMMI.

richardpeder

OK…se as empresas investem em um modelo de qualidade, gastam grana só pra ter um papel? vou ser bem sincero…visão de futuro ZERO pro cara que fez isso…

Com certeza existem empresas que fazem assim…concordo…mas existem os outros casos tb.

ate mais…

paulohbmetal

richardpeder:
Pessoal,

Dando continuidade ao programa de melhoria continua da empresa, a Fábrica de Software da Politec de Brasília conquistou na tarde de hoje o nível A (mais alto nível) do modelo MPS.BR tornando-se a primeira empresa brasileira a conquistar o modelo. :lol: :slight_smile:

ate mais…

richard, vc tem algum link para fonte oficial? Pois mostrei a um professor meu e ele duvidou devido a fonte ser o fórum.

A Paz!!

R

richardpeder:
yada, yada, yada…CMM eh otimo…yada, yada, yada…CMM eh a salvacao da empresa…yada, yada

:lol: :lol:
nao, serio agora…

trabalhei em uma fab de soft aki em Campinas q NAO tem esses “atestados de qualidade carissimos”, onde trabalhava num proj p/ secretaria estadual de saude…ele estah no ar em quase toda a rede de hospitais, postos de saude e clinicas publicas e eh frequentemente elogiado…

entao, como ela ganhou a licitacao contra outras empresa q poderiam apresentar esses diplomas?? mais uma prova q esses papeis nao comprovam qualidade de software entregue e PONTO-FINAL.

alias, como pessoas q nem sabem o q eh uma IDE podem atestar q vc fabrica software de qualidade? balela pura…

richardpeder

Barioni,

Parabens aos que conduziram o projeto da Secretaria Estadual de Saúde. Ninguém aqui falou que projetos só ficam bons em empresas que tem algum tipo de modelo de qualidade, ou seja, cada um faz como deseja…não generalize, por favor.

Sobre licitações, existem N tipos de licitações…isso depende do cliente, do que ele quer, dos pre-requisitos…outra coisa que não tem como generalizar…:wink:

O MPS.BR é exatamente a solução alternativa a modelos “carissimos” de qualidade…é um modelo bem mais acessível e que ajuda bem a organização.

Ps: Favor não colocar “quotes” meu com coisas que eu não disse…isso costuma ser enquadrado como falsificação…beleza? :wink:

ate mais…

richardpeder

paulohbmetal:

richard, vc tem algum link para fonte oficial? Pois mostrei a um professor meu e ele duvidou devido a fonte ser o fórum.
A Paz!!

Trabalho na empresa amigo e sou membro do grupo que conduziu isso (SEPG)…a fonte oficial sou eu mesmo! :smiley:

ate mais…

lucasdeoliveira

Olá!
Primeiramente gostaria de parabenizar a organização pelo feito!
Um selo de qualidade lógicamente não dá garantias quanto aos produtos gerados por uma organização, mas demonstram o amadurecimento e preocupação por buscar boas metodologias de trabalho que tendem a melhorar a qualidade so produto gerado, sabe-se infelizmente que há alguns que acreditam que isso é “apenas” burocracia e vai apenas atrazer seu trabalho. Logicamente existem cabeças de organização que tendem a correr atrás de selos como este apenas como marketing, mas eu creio que isso vem sendo diminuido substancialmente.
Possuir um selo de qualidade abre portas para novos projetos com toda certeza. Digo isso pois aqui mesmo no Espírto Santo existem organizações que não admitem empresas sem certos selos de qualidade para concorrência de licitações.

Desculpem se re-escrevi muito do que já foi escrito, mas acredito no amadurecimento das organizações desenvolvedoras de software e espero que a mentalidade dos gerentes que pensam apenas em marketing empresarial mude o quanto antes.

abraço!

Hempx

Meu deus do céu, aonde esse tópico irá chegar…

Reuniões em CMMI não devem ser apenas formais, você que define seu processo!!! E a cada projeto você faz uma adaptação desse processo… se no seu processo existe uma reunião toda sexta por exemplo, mas você acha que para esse novo projeto não terá necessidade, você simplesmente fala que não se aplica, isso acontece com qualquer documento, processo ou atividade. Você pode definir no seu meta modelo que existirá reuniões informais que não gerará documentos, pronto! Agora se rolou um pepino feio, já pode existir uma atividade que chame Reunião de urgência, ou sei lá o que caralho(to ficando nervoso disso já)!!! Mas como no caso que você falou, que você faz uma reunião informal mas que modificou todo seu projeto, ae o erro é seu, porque se essa reunião foi tão importante assim ela deveria gerar pelo menos um documento de saída.
argh…!!!

louds:

Eu sei a diferença dessas duas empresas, apesar de achar impossível você estar num nível ótimo, usando CMMI ou não, mas CMMI lhe oferece a oportunidade de evoluir, justamente porque você consegue medir seu processo. Mas a grande diferença é a independencia de profissional já que no seu caso você fica totalmente depende dos especialista, se eles sairem sua empresa vai abaixo.

richardpeder

lucasdeoliveira…mandou bem! :wink:

ate mais…

Thiago_Senna

opa, calma ai. Você não precisa de CMMI ou MPS.BR nivel A para conseguir este tipo de benefício. Pelo menos, no caso do CMM isto é um tipo de privilégio que se consegue à partir do CMM nivel 3, enquanto que uma prática como pair programming teria resultado quase que imediato! :smiley:

richardpeder

Ninguém aqui disse que vc só terá as melhores práticas adotando estes modelos…como disse N vezes aqui cada um é livre em adotar o que desejar…até mesmo o XP que é free!..em muitas vezes o XP encaixa muito melhor onde vc trabalha do que o proprio CMMI ou MPS…(não conheço o XP por isso não posso falar sobre) :slight_smile: :wink:

É básico do básico que vc não dependa de uma pessoa X para que seu projeto tenha sucesso…vc precisa ter perfis balanceados e jamais jogar na mao de um “desenvolvedor ninja”…isso é a morte do seu projeto e de sua organização. :slight_smile:

ate mais…

Rubem_Azenha

Na boa, to achando que quem fala que CMM* atrapalha, ta é com inveja :stuck_out_tongue:

Thiago, você falou que num projeto seu que tinha muitos processsos você tinha q ficar fazendo hora extra, bem, é certeza que isso não é culpa do CMM* e sim de quem esta gerenciando o projeto.

cv1

Sinceramente, com inveja do que?

A

O que, exatamente, são esses perfis balanceados? Quem define isso? Você concordaria com a afirmação “é possível fazer bom software com uma equipe mediana”? Você concorda com a afirmação “bons processos (executados perfeitamente) garantem qualidade”?

IMHO, desenvolver software pertence à classe das atividades que dependem de talento para produzir bons resultados (assim como arquitetura, literatura, e tantas outras).

Mauricio_Linhares

Imagina aí, pega a Bruna Surfistinha, mete ela num PMBOK ou CMMi e jajá ela tá escrevendo uma continuação pra “Senhor dos Anéis” :lol:

Esses processos genéricos são incríveis :twisted:

louds

richardpeder:

É básico do básico que vc não dependa de uma pessoa X para que seu projeto tenha sucesso…vc precisa ter perfis balanceados e jamais jogar na mao de um “desenvolvedor ninja”…isso é a morte do seu projeto e de sua organização. :slight_smile:

ate mais…

Um projeto para ter sucesso depende de todas pessoas envolvidas nele. Nenhum processo vai conseguir eliminar o fato que um profissional mediocre vai produzir um resultado no máximo mediocre.

Uma empresa que sabe o que faz pode muito bem se manter as custas de aprender com os próprios erros e o bom senso dos envolvidos, isso funciona muito bem, mas exige ter gente que saiba pensar envolvida.

Richard, existe algum estudo/case que mostre que em uma empresa, que já possui processos e melhoria continuada como parte da cultura, implantar CMMi tenha ajudado a ponto de justificar o investimento?

Mas enfim, queria saber uma coisa apenas, esquecendo o mérito de CMMi melhorar ou não os resultados de uma empresa. Você conhece alguma empresa CMMi nivel 3-5 que o ambiente de trabalho não seja uma enorme pilha de dejetos putrefatos para o desenvolvedor?

richardpeder

louds,

Onde eu trabalho não é uma pilha de dejetos putrefatos para o desenvolvedor. :slight_smile: …enfim, acredito que se não valesse a pena investir em modelos de qualidade N e N empresas não fariam isto…como disse, existe o lance do marketing mas é impossível manter uma “farsa” deste tamanho…(quando alguem quer só o “diploma”)

Com certeza existem diversos casos de sucesso com CMMI…mas é claro que ninguem vai ficar divulgando números… :wink:

Acho hoje como achei a partir da 8º pagina do post de CMM a algum tempo de que a discussão aqui não vai levar a nada…como já disse tb não acho que só pode funcionar projetos onde tem CMMx…muitas empresas fazem SIM bem feito sem este ou outro modelo…o mundo de TI é grande e tem espaço pra todos…sem brigas, por favor. :wink:

Fala-se muito em investimento e o MPS.BR está aí para ser uma alternativa…como já disse e este ERA o foco do tópico, além do informe.

ate mais…

richardpeder

Imagina aí, pega a Bruna Surfistinha, mete ela num PMBOK ou CMMi e jajá ela tá escrevendo uma continuação pra “Senhor dos Anéis” :lol:

Esses processos genéricos são incríveis :twisted:

Se o negócio fosse tão fácil o Lula seria um bom presidente! :smiley:

ate mais…

richardpeder

Perfis balanceados é uma porcentagem moderada de junior, pleno e senior em um projeto…a quantidade fica a cargo gerencial. Concordo sim com sua primeira afirmação…desde que bem gerenciado já que a equipe é um dos pontos de um projeto…mas ter uma equipe só trainee/junior “ferra” o projeto e só TOP fica caro demais…(minha visão)

A sua segunda afirmação é sim considerável…mas precisamos lembrar que um projeto é composto de N partes…:wink:

ate mais…

Rubem_Azenha

Vocês falam como se 70% do tempo de um programador no regime CMMi fosse jogado fora por causa dos processos.
Os processos servem garantir que o código foi analizado, implementado, revisado, testeado, qualificado, documentado, integrado e homologado. Isso em si ja ajuda muito.

richardpeder

microfilo:
Vocês falam como se 70% do tempo de um programador no regime CMMi fosse jogado fora por causa dos processos.
Os processos servem garantir que o código foi analizado, implementado, revisado, testeado, qualificado, documentado, integrado e homologado. Isso em si ja ajuda muito.

Eu até tinha prometido não falar mais disto mas as vezes falo pra esclarecer alguns pontos (como fiz acima nos ultimos posts)…eu considero todos aqui e respeito a opinião de cada um…cada um segue o processo que quer, se quer…É UMA OPÇÃO e não um tabu que precisa ser seguido. :slight_smile:

me calo agora! :smiley: :wink:

ate mais…

A

Umas considerações:

• Júnior, Sênior, etc. costumam ser definidas em função de experiência, não de “qualidade” do trabalho. Acredito que exista uma correlação entre as duas variáveis, mas duvido que seja uma correlação forte (como não dá para medir qualidade, nunca vamos descobrir isso mesmo…).

• A adoção de bons processos não garante uma boa equipe (e, IMHO, influencia pouco na formação de uma). Mas é impossível que uma equipe formada por bons profissionais não adote boas práticas (note que bons profissionais != hackers geniais, em geral), simplesmente porque a busca de melhoramento é parte importante do que significa ser um “bom profissional”.

• Nenhum processo pode melhorar significativamente o desenvolvimento de software, porque escrever software é essencialmente difícil. Esse um ponto importante do No Silver Bullet do Brooks, que eu comentei aqui (já que marketing pessoal tá correndo solto no GUJ ) :slight_smile:

Thiago_Senna

aff…inveja? :?

Thiago_Senna

Poxa, os projetos de software por ai sempre atrasam. Se é assim, a muitos anos os gerentes vem errando, e hoje eles continuam errando.

Caramba, será mesmo que os gerentes ainda não aprenderam a gerenciar projeto direito, microfilo?

Rubem_Azenha

Só não culpe o CMM por causa disso.

luiz_ross
[EDITADO] Para não causar problemas ao Richard e nem a mim[/EDITADO]
richardpeder

[EDITADO]

:arrow: Em consideração e respeito a edição feita pelo Luiz!

[/EDITADO]

Thiago_Senna

Microfilo, para mim certificações no caso que citei deixaram os processos mais burocráticos e lentos. Eu não falei do CMM, mas das certificações em geral.

Se no seu caso CMM* é bom para vc, tudo bem, mas não me faça engolir que CMM é bom, por que até agora eu não vi este treco funcionar na prática. E outra, quanto mais o CMM* der certo, menos vou gostar dele, pois não gosto de alguns princípios que ele defende.

pcalcado

O post do Rafael me fez pensar: quem é o thought leader (ou ‘os’) por tras deste tipo de modelo?

É uma pergunta mesmo, eu não sei a resposta. Geralmente eu vejo os livros cássicos de décadas atrás (como o MMM do Brooks ou Peopleware do deMarco) e os recentes (Beck, Fowler, McBreen, Dave Thomas…) instruindo para um modelo que é exatamente o oposto do pregado.

Então, quem souber por favor me responda, quero muito conhecer o trabalho destas pessoas porque o que vejo sempre são institutos e consórcios ou empresas.

R

pcalcado:
O post do Rafael me fez pensar: quem é o thought leader (ou ‘os’) por tras deste tipo de modelo?

É uma pergunta mesmo, eu não sei a resposta. Geralmente eu vejo os livros cássicos de décadas atrás (como o MMM do Brooks ou Peopleware do deMarco) e os recentes (Beck, Fowler, McBreen, Dave Thomas…) instruindo para um modelo que é exatamente o oposto do pregado.

Então, quem souber por favor me responda, quero muito conhecer o trabalho destas pessoas porque o que vejo sempre são institutos e consórcios ou empresas.

boa shoes…exatamente onde queria chegar…

Fabricio_Cozer_Marti

Então, já que existem muitas divergências nesta thread, gostaria de ouvir a opnião de vocês para saber como fazer software com qualidade ? Quais são os principais fatores que vocês levam em consideração quando queremos construir um sistema que seja qualificado como ótimo ?

Z

“Qualidade” em software depende da ótica. É uma coisa para o desenvolvedor, é outra para o gerente do projeto e é outra para o cliente. A questão de tudo é obter um equilibrio entre isso - exemplo: refactoring é muito útil e necessário, mas deve ser feito com moderação e de acordo com o prazo.

O mais básico do básico é: para o desenvolvedor, software de qualidade é software fácil de manter; para o gerente do projeto, é software dentro do prazo e sem estourar o orçamento; e, finalmente, para o cliente, software de qualidade é aquele que faz o que o cliente realmente deseja.

Há muito mais coisa envolvida nisso, mas esse é o alicerce pra mim.

Rubem_Azenha

Eu não concordo. Todos querem a mesma coisa: um software que atenda todos os requisitos e seja bem escrito de modo a permitir uma mudança ou manutenção sem grandes impactos.

jc_oz

Eu não concordo. Todos querem a mesma coisa: um software que atenda todos os requisitos e seja bem escrito de modo a permitir uma mudança ou manutenção sem grandes impactos.

E o que dizer de um software que atende a todos os requsitos mas não atenda as necessidades do usuário pro qual foi desenvolvido?

smota

Dizer que quem fez os requisitos errou, fez merda, estragou tudo … essas coisas, mas dai pra dizer que o software não tem qualidade tem chão já que o coitado que fez o software fez o que foi pedido e bem feito.

As metodologias ágeis diminuem as ocorrências desse cenário, mas não eliminam … no máximo agilizam a percepção que se está no caminho errado.

Em tempo … concordo com o ZehOliveira sobre o esquema da ótica. São visões diferentes e o desafio é ter um mesmo projeto que visto de cada uma das perspectivas ainda assim tenha qualidade.

Z

No mundo que eu vivo, o cliente não tá nem preocupado se a solução é bem escrita e fácil de manter, o que ele quer é que o software faça o que ele deseja com disponibilidade e confiabilidade.

Isso é princípio, a maioria dos livros de análise de sistema trata as coisas assim. E também não é muito difícil ver no mundo real que os interesses de qualidade em relação a software muda bastante de acordo com a patente da pessoa (quem paga a conta tá interessado em uma coisa, quem gerencia o projeto em outra e quem desenvolve… ah você sabe!).

smota

To meio atrasado na thread mas pra registrar: Não, não aprenderam!

Pelo menos a grande maioria dos gerentes de projetos de TI que conheço são bastante atrasados em relação a gerentes de projetos de outras áreas.

Para os projetos que precisam e gostam ou preferem sei lá de processos formas há muitas técnicas aplicadas em PM de diversas áreas poderiam ser aplicadas em projetos de TI e não são.
Para projetos que precisam de agilidade, dinâmica e essas coisas há várias metodologias ágeis com técnicas e procedimentos que suportam o projeto … mas tb não são aplicados na maior parte dos lugares.

O problema é que a maioria dos projetos de TI não vai nem por um nem por outro caminho … vai do jeito que dá e ai dá no que dá (prazo, orcamento, etc. etc. tudo estourado)

pcalcado

ZehOliveira:

No mundo que eu vivo, o cliente não tá nem preocupado se a solução é bem escrita e fácil de manter, o que ele quer é que o software faça o que ele deseja com disponibilidade e confiabilidade.

IMHO isso é uma baita duma falácia. O cliente/usuário não está realmente interessado nisso, bem como ele também não está interessado em pagar 3 horas para uma manutenção que deveria ser feita em 15 minutos se o software fosse bem escrito. O cliente mede a qualdiade pelo custo de mudanças.

O problema é que as pessoas não costumam colocar as coisas na ponta do lápis de verdade. Ontem mesmo tava num bar comentando isso com uns amigos: para tirar uma xerox tem que pegar assinatura do chefe, enquanto isso rios de dinheiro são gastos porque a rede não consegue passar arquivos maiores que 10MB sem corromper, tem que mandar um office boy com um pendrive.

Z

Eu não acho “o que ele quer é que o software faça o que ele deseja com disponibilidade e confiabilidade” falácia, é só um modo mais bonito de dizer “o cliente quer que o software faça o que ele quiser, no momento que ele quiser e que sempre faça direito.”.

pcalcado

Eu concordo que ele quer isso mas eu não concordo que ele só quer isso.

O ponto é que não adianta entregar algo que funciona e é uma porcaria se a maioria do tempo de vida do software é de manutenção. O cliente (melhor: o usuário) não quer saber se foi feito em Java ou ASP, OO ou Porcedural, CMM ou XP mas ele quer saber sim se vai ter que gastar o custo de 1 hora ou 10 horas fazendo uma alteração simples porque o sistema é uma porcaria.

Por isso dizer que o usuário só quer algo que funcione é falácia, ele quer um bom investimento num software. Se o que o cara precisa é um portal apra um evento que vai ficar no ar 15 dias ótimo, faz na porcaria mais produtiva que encontrar, mas se ele quer manutenção as coisas precisam ser pesadas.

Fabricio_Cozer_Marti

depende também do tipo de cliente que vc está lidando, tem clientes que exigem um código legível, pois quem vai dar manutenção não será a mesma empresa que desenvolveu, e uma série de outros requisitos…

o problema é durante todo o ciclo de vida do projeto, garantir uma qualidade em todas as etapas e sub-etapas, se isso não é garantido com um processo maturo proposto ou pelo cmmi ou por qualquer outro, o que garantirá então ?

Z

Eu não disse que ele só quer isso, eu disse que isso é o básico que ele quer. Isto é, antes de tudo, o que o cliente quer é que o software faça o que ele deseja, esteja sempre disponível etc. (blá-blá-blá)

Beren

pcalcado:

Nao vou usar Project Management pelo PMBoK pq o Departamento de Defesa nao diz quem sao os thought leaders da metodologia… que coisa nerd e academica, querer dar credito a pensadores…

A maturity model provides:

* a place to start
* the benefit of a community’s prior experiences
* a common language and a shared vision
* a framework for prioritizing actions
* a way to define what improvement means for your organization

Font: Wikipedia:Capability Maturity Model

Nao eh questao de marketing puro… eh questao de PR!
Por definicao atualmente se diz que todas as organizacoes usando Metodologias Ageis tem capacidade de entregar software de qualidade,mas quem certifica pro cliente que isso eh verdade? como separar o joio do trigo? quantos CIOs conhecem a fundo metodogias quando eles tem que se preocupar com alinhamento estrategico de TI?

E +

Agile development’s applicability to the following scenarios is open to question:

* Large scale development efforts (>20 developers) See: Supersize Me for scaling strategies
* Distributed development efforts (non-co-located teams) See: Bridging the Distance for strategies
* Mission- and life-critical efforts
* Command-and-control company cultures

Essa coisa de Metodologia Agil vs. CMM soh complica a situacao quando se discute isso com esse pessoal do Open Source que acredita num mundo melhor e que ninguem faz fraude nenhuma e tal…

pcalcado

Bom, o acadêmico eu dispenso mas nerd eu sou mesmo. De qualquer forma, gostaria que você me mostrasse onde eu falei para não usar A, B ou C por não conhecer pensadores.

Eu quero saber quem criou o modelo que eu devo ou não acreditar, quero saber o que estas pessoas já fizeram de útil na vida. Se você acha isso dispensável foi uma pergunta, é só não responder.

Ah, e se eu não quiser usar metodologia PMBoK tem algum problema?

Wow, ‘alinhamento estratégico de TI’, mais nome bonitos e pomposos para deixar um post mais bonitinho, típico de Info Corporate.

Quem garante que uma empresa CMMx tem qualidade? O SEI? Bom, então é bom avisar que tem algo errado porque a quantidade de empresas CMMx que fazem besteira e eu conheço pessoalmente é bem razoável.

Como falei antes, é como contratar um SCJP. O cara passou na prova, isso faz dele um bom programador? Certificados garantem que alguém foi avaliado e passou na avaliação, não mais que isso.

Um programador que se prepare para a SCJP pode realmente estudar a fundo a plataforma Java, a linguagem, a JVM… ou pode decorar o livro da Kathy Sierra. Ambos vão passar na prova, qual a diferença? Acho que não é uma analogia tão ruim, será?

Lucas Zingano:

Essa coisa de Metodologia Agil vs. CMM soh complica a situacao quando se discute isso com esse pessoal do Open Source que acredita num mundo melhor e que ninguem faz fraude nenhuma e tal…

Do que exatamente você está falando?

louds

Melhor então dar crédito a quem não pensa? O maior problema do CMMi é que ele surgiu meio que do nada e ninguém deu explicações do porque dar coisas.

Beren

pcalcado:
Bom, o acadêmico eu dispenso mas nerd eu sou mesmo. De qualquer forma, gostaria que você me mostrasse onde eu falei para não usar A, B ou C por não conhecer pensadores.

Eu quero saber quem criou o modelo que eu devo ou não acreditar, quero saber o que estas pessoas já fizeram de útil na vida. Se você acha isso dispensável foi uma pergunta, é só não responder.

Tah certo… a primeira parte foi mah interpretacao de texto, mas a questao eh, se vc saber, isso vai te deixar mais feliz? vai aumentar o salario do cara? vc vai confiar no cara? vc vai discutir com o cara? Isso eh uma pergunta, nao sei a resposta mesmo, quero entender a sua desconfianca em companhias e institutos. Acredito que muito da reputacao do SEI e CMM por conseguinte vem de ser uma iniciativa apoiada pela Carnegie-Mellon, uma universidade de renome…
de qq forma… http://www.sei.cmu.edu/staff/ o link do Staff do SEI tah aih se vc quiser, talvez ajude.

Acredito que nao, desde que vc consiga convencer seu cliente que vai dar tudo certo… a questao eh como separar o joio do trigo… eh a mesma questao que eu acabei de postar nesse topico. :wink:

pcalcado:
Lucas Zingano:

Nao eh questao de marketing puro… eh questao de PR!
Por definicao atualmente se diz que todas as organizacoes usando Metodologias Ageis tem capacidade de entregar software de qualidade,mas quem certifica pro cliente que isso eh verdade? como separar o joio do trigo? quantos CIOs conhecem a fundo metodogias quando eles tem que se preocupar com alinhamento estrategico de TI?

Wow, ‘alinhamento estratégico de TI’, mais nome bonitos e pomposos para deixar um post mais bonitinho, típico de Info Corporate.

Vendo pela lado que eu sou um wannabe corporate guy que adora falar de questoes de “precificacao de produtos e modelo de negocios” ao inves de falar de “transacoes de banco de dados distribuidos orientados a objetos, suas aplicacoes e caracteristicas” minhas expressoes sao assim mesmo. Mas, vc entendeu meu ponto ao menos ou soh se fixou no meu vocabulario?

Bom, na verdade, olhando pela missao do SEI, ninguem fala de qualidade, a questao eh que qualidade tambem eh entregar o produto em tempo e no custo correto, sendo assim isso que o CMM tenta melhorar, depende do ponto de vista do cliente quanto a qualidade e que qualidade se tenta atingir, qualidade de produto ou qualidade do prestador de servicos? isso eh um ponto de discussao…

Sei lah… a questao eh, quem confia na idoneidade e experiencia do SEI por exemplo… o cliente tem que confiar em alguem, e se o core business dele nao eh tecnologia, muito mais provavel ele aceditar no CMM que aparece na Info Corporate e nos bate-papos de networking, com uma estrutura rigida de trabalho quase tayloriana do que acreditar em metodologias ageis que ateh podem ser aplicadas em empresas grandes mas que ele nao tem informacao nenhuma e nao eh ligada a uma ideia mais rigida e palpavel de como melhorar a qualidade do software. Questao de postura organizacional tambem…

Bom, pessoal, escrevi esse post durante 1 hora eu acho, talvez esteja bastante confuso… foi mal, talvez se alguem tenha entendido mal ou acha que fui controverso em algum ponto, por favor, aponte o ponto e explicarei ou cconfirmarei a controversia e me desculparei O_O

louds

Então pra CMM o ideal é contratar o SEI para desenvolver o software. Porque certificação para idoneidade parece mais ficha de bons antecedentes. Quanto a experiência, isso pode ser dito tanto de uma consultoria CMM e de um que não é.

Isso quase sempre funciona em empresas com cultura tradicional. Se você for em uma empresa que usa muito six sigma ou lean, uma metodologia como Scrum vai fazer mais sentido.

A

Concordo com você que é um problema difícil para um cliente que não entende muito de software conseguir separar o joio do trigo. Mas uma certificação de processo não resolve nada, apenas joga a sujeira para debaixo do carpete (o CIO incapaz pode dizer se eximir de culpa dos projetos fracassados dizendo que “só contratou consultores certificados CMM nível-z”).
No fundo, o único critério razoável para seleção de contractors para software é o mesmo usado para qq provedor de serviço, reputação obtida como fruto de trabalho consistentemente bom. Não tem mágica.

Beren

louds:
Lucas Zingano:

Sei lah… a questao eh, quem confia na idoneidade e experiencia do SEI por exemplo…

Então pra CMM o ideal é contratar o SEI para desenvolver o software. Porque certificação para idoneidade parece mais ficha de bons antecedentes. Quanto a experiência, isso pode ser dito tanto de uma consultoria CMM e de um que não é.

A idoneidade do SEI diz respeito a nao ter vinculos com as empresas certificandas, garantindo que eles nao vao dar certificado pq o SEI tem interesse que tal empresa atinja o nivel zyx do modelo. A experiencia eh correspondente a experiencia do SEI de medir melhores praticas e cobrar elas em um modelo de maturidade… e nao do SEI de saber, aplicar e desenvolver software com qualidade.

louds:
Lucas Zingano:

o cliente tem que confiar em alguem, e se o core business dele nao eh tecnologia, muito mais provavel ele aceditar no CMM que aparece na Info Corporate e nos bate-papos de networking, com uma estrutura rigida de trabalho quase tayloriana do que acreditar em metodologias ageis que ateh podem ser aplicadas em empresas grandes mas que ele nao tem informacao nenhuma e nao eh ligada a uma ideia mais rigida e palpavel de como melhorar a qualidade do software. Questao de postura organizacional tambem…

Isso quase sempre funciona em empresas com cultura tradicional. Se você for em uma empresa que usa muito six sigma ou lean, uma metodologia como Scrum vai fazer mais sentido.

exatamente… depende do teu publico-alvo… por exemplo as maiores outsourcers indianas sao certificadas CMM (Infosys, Wipro e Tata), pq o objetivo nao eh simplesmente mostrar qualidade superior de produto e sim usar de uma metodologia mais cientifica para mostrar que se tem um maior controle do que se estah fazendo.

ADENDO: Pensando simplesmente num nivel de melhoria de processos, pode-se talvez (nao sei) dizer que CMM eh “concorrente” a Six Sigma aplicado a desenvolvimento de software… agora que me ocorreu esse pensamento. Am I wrong?

Okay. Entao foda-se o ISO9001 para provedores de servico, foda-se o PGQP tambem, pq afinal de contas eh soh marketing… voces estao pensando de uma forma anti-corporativa dentro de uma empresa, pq?
Nao eh simplesmente separar os bons dos maus, e sim tentar identificar o que pode agregar mais valor ao servico de forma mais visivel (auditavel, soh pra ficar bonito)

Pessoal, eu nao sou perito nem CMM Evangelist, soh quero que parem de pensar que eh puro marketing, pq afinal de contas eh uma forma da empresa mostrar (e nao soh mostrar, mas se certificar que estah no caminho certo tambem) que ela pensa e se preocupa em melhorar os seus processos, talvez melhorando o resultado e comparar com outras organizacoes tambem, eh como eu falei no meu primeiro reply, eh uma questao como tirar diploma de faculdade, muitos vao fazer soh pelo curriculo (marketing) e outros vao fazer pq estao realmente interessados em se aprimorar.

Atualmente, levando de novo pro lado da comparacao, como que vc me garante que uma companhia que eu nunca ouvi falar eh melhor que outra companhia que eu nunca ouvi falar, simplesmente dizendo que ela usa metodologias ageis? hmm, e mentira nao existe? eu vou colocar no curriculo Usuario de Metodologias Ageis, sem experiencia nenhuma, soh pq na empresa que eu trabalhei uma equipe que estava no mesmo escritorio que eu usou? ops… como que vao revelar a fraude se eles nao fazem a minima vaga ideia do que sao metodologias ageis?

pcalcado

Lucas Zingano:

Atualmente, levando de novo pro lado da comparacao, como que vc me garante que uma companhia que eu nunca ouvi falar eh melhor que outra companhia que eu nunca ouvi falar, simplesmente dizendo que ela usa metodologias ageis? hmm, e mentira nao existe? eu vou colocar no curriculo Usuario de Metodologias Ageis, sem experiencia nenhuma, soh pq na empresa que eu trabalhei uma equipe que estava no mesmo escritorio que eu usou? ops… como que vao revelar a fraude se eles nao fazem a minima vaga ideia do que sao metodologias ageis?

Como garantir que a companhia A é melhor que a B só porque usa CMMx e a outra não? Como alguém falou acima isso é querer se eximir de responsabilidade tapando o sol com a peneira.

Assim como o cliente nunca ouviu falar de metodologias ágeis ele não tem idéia do porque CMMx garantiria qualidade, ele ‘sabe’ que garante porque foi numa palestra num congresso e porque todo mundo fala sobre isso.

E olhe que CMMx não é exatamente antagônico a metodologias ágeis, em teoria ao menos. A coisa pendeu como semrpe pro agil vs. resto do mundo (aliás, que estranho, ninguém falou de RUP ainda…) mas se resume em: o que gera valor real para o cliente?

Essa questão da confiança é engraçado. O que eu sempre vi foi empresa (CMMx, y e z por um acaso) fechar um contrato baseado numa métrica questionável como pontos de função. Contrato fechado? Ótimo! O fornecedor começa a fazer tudo que pode para reduzir o escopo sem mexer nos pontos de função contratuais. Qualidade? Bah! Satisfação do usuário? Fala sério!

Enquanto desenvolvemos sistemas de CRM para empresas ficarem mais próximas do seu cliente nós continuamos tratando o nosso como lixo.Não deixa de ser irônico. Tem uma compania de ônibus aqui na minha cidade que tem ISO alguma coisa, tá pintado em todos os ônibus. A compania tem onibus velhos, seus funcionários são conhecidos por sua falta de educação e de prudência no trânsito, a noite só passa ônibus a cada 50 minutos… O cliente, não está nem um pouco satisfeito e queria que eles enfiassem o certificado… na estante e atendessem melhor. As consultorias agem assim, pelo menos as que eu conheço (e com envolvimento em diversos grupos de usuários eu acabei conhecendo muita gente em muito lugar). O processo dele tem qualidade? Ótimo. Agora me agregue algum valor, por favor. Eu pago por isso R$1,75 algumas vezes por dia.

Mesmo assim, hoje CMMx (e esses modelos brasileiros) é muito importante para uma consultoria commodity que quer participar do mercado de licitações e offshoring que não tem qualquer diferencial para apresentar (no caso de licitação brasileira mesmo se tiver, acho).

Voltando pra minha anlogia predileta com SCJP, pense em três curriculums.

Uma é recém-formado. Outro é recém-formado com SCJP. O outro é não graduado mas publicou x artigos e papers em revistas e portais de tecnologia, palestrou nos eventos mais importantes do país, teve uma participação importante no projeto Y que é case de sucesso internacional.

As consultorias normais brasileiras estão entre os dois primeiros CVs. O certificado conta pra caramba. Agora quando o terceiro entra em cena o que define quem vai ser contratado é o objetivo da empresa.

A empresa quer alguém certificado (de repente ela precisa de uma licitação…), com educação formal ou quer alguém que indique agregação de valor baseado em experiência passada?

O problema com esta analogia é que o programador 3 poderia adquirir um certificado e ter mais alguma vantagem sem ter desvantagens mas uma empresa nem sempre (quase nunca, eu diria) vai conseguir adotar um certificado sem mudar sua forma de trabalhar.

Rubem_Azenha

Não há garantia alguma. Mas há mais confiança.

louds

microfilo:
pcalcado:

Como garantir que a companhia A é melhor que a B só porque usa CMMx e a outra não? Como alguém falou acima isso é querer se eximir de responsabilidade tapando o sol com a peneira.

Existe sim, métricas de sucesso são muito mais úteis que certificações.

cv1

microfilo:
pcalcado:

Ok, supondo que essa confianca exista, e que possa ser mapeada pra uma funcao c(). Quanto vale c(A)-(c(B)+CMMI), e o quao significante eh esse valor pra que C, um possivel cliente de A ou B, se decida?

richardpeder

cv,

Com esta tua “teoria matematica da confiança” vc pode estar criando um novo conceito matemático chamado “Equação da Confiança” e ser o Einstein do século XXI…pense nisso! :smiley: :smiley: :wink:

ate mais…

louds

cv:

Ok, supondo que essa confianca exista, e que possa ser mapeada pra uma funcao c(). Quanto vale c(A)-(c(B)+CMMI), e o quao significante eh esse valor pra que C, um possivel cliente de A ou B, se decida?

Isso já existe: WTF (Wide Trust Functions). Que é um blend entre processos estocasticos, pontos de função e decisões arbitrarias de comites. As dúas últimas são mais aceitas e utilizadas que a primeira, logo são as partes mais razoaveis e passiveis de menor risco da equação.

cv1

Po, nunca tinha ouvido falar dessas WTFs… vc tem alguma referencia? A maioria das coisas que eu acho na net procurando por WTF nao tem nada a ver com o assunto. A nao ser esse link, que menciona algo vagamente do tipo, mas ainda assim nada que matasse a curiosidade.

Fabricio_Cozer_Marti

Qual o problema que vocês vem da empresa ser certificada e produzir bons produtos ? Disciplina e profissionalismo são extremamente importantes na hora de desenvolver.

Sei lá, desse jeito que vocês falam parece que o mps br e o cmmi são sinônimos inverso ao de maturidade e sistemática no processo de desenvolvimento.

Rafael_Nunes

Fabrício Cozer Martins:
Sei lá, desse jeito que vocês falam parece que o mps br e o cmmi são sinônimos inverso ao de maturidade e sistemática no processo de desenvolvimento.

Creio que o ponto deles não é a adoção de tais metodologias.
Gramaticalmente falando, não que seja antônimo, mas também nada garante que seja um sinônimo.

Rubem_Azenha

cv:

Bom, isso aí tu mede pelo mercado.

richardpeder

Fabrício Cozer Martins:
Qual o problema que vocês vem da empresa ser certificada e produzir bons produtos ? Disciplina e profissionalismo são extremamente importantes na hora de desenvolver.

Exatamente o que eu penso e o que tem dado a entender este tópico.

ate mais…

pcalcado

Nada. Me cite uma porque eu não conheço. Não estou dizendo que não exista estou dizendo que nunca vi.

E o que isso tem de correlacionado com certificação? Só existem essas duas características num ambientes CMMx, certificado ou não? Existem estas características num ambiente CMMx?

Exatamente como o Rafael falou eles não são antônimos mas de jeito nenhum são sinônimos. Pense na analogia do programador certificado.

Fabricio_Cozer_Marti

Bem, nesse ponto de vista peço-lhes que confiram as empresas que possuem certificação CMMi-5, entre elas, IBM, Tata Consultancy, EDS, etc… será que elas não possuem maturidade , experiência, processos bem definidos, disciplina , etc… ? Não podemos dizer também que isso é sinônimo (como vocês disseram) de qualidade, mas o risco que se tem desenvolvendo um sistema nessas empresas é menor do que em outra software house da vida.

Como a um tempo atrás a maioria dos projetos de TI (80%) tinham algum problema , ou atraso, ou escopo divergido, ou falta de experiência, hoje em dia, o cenário é diferente ? Pode ter mudado , e isso é resultado de um amadurecimento no processo. E é isso que essas certificações tentam garantir.

Até pra vocês terem idéia, o mps br nível G , não é qualquer empresa que consegue. E muitos diretores de software-houses desejariam de obtê-la. Porque sabem que isso é importante pra concorrer com empresas maiores.

Em relação a qualidade, isso é no decorrer do processo. Uma certificação, título, etc… não quer dizer que daqui pro resto da vida a empresa ou pessoa vai gerar bons resultados. Se por um acaso , uma empresa dessas que tem certificações como mps br, e cmmi , desenvolver um sistema crítico tolerante a falhas, e esse sistema não funcionar? Você acha que somente porque ela tem tal certificação ela vai ser perdoada ? Muito pelo contrário, vai ser bem criticada e vai perder muitos clientes.

O que eu não consigo entender de vocês é justamente esse ponto de vista ‘hippie’ que é mostrado aqui. Um programador criativo, é bem análogo a um artesão, ele vai querer fazer mil e uma coisas com uma linguagem, mas será que a indústria (que tem processos definidos, sistemáticos e disciplinados) vai querer ter 5000 profissionais artesãos, ou vai querer nivelá-los para que a empresa pareça ter uma visão homogênea ?

O ramo da pesquisa e do mercado são coisas bem distintas, não vejo o porquê de critícar essas certificações sem que ao menos tenha uma prova concreta de que uma empresa não certificada é melhor que uma certificada. Pra mim isso é inexato, mas se pra vocês não… infelizmente não podemos fazer nada.

F

Realmente, tentam, tentam e tentam… porém conheço muitas que a certificação não resolveu esse problema. No máximo, é mascarado nos documentos do processo.

pcalcado

Fabrício, isso tudo eu já ouvi de ‘vendedores’ e evangelistas de CMMx, por favor me mostre dados ou algo concreto que comprovem isso, do contrário eu fico com minha péssima experiência pessoal (inclusive com algumas das empresas CMMx 5 que você citou).

Dizer que o risco é metade é muito fácil, provar é muito difícil.

O engraçado é que geralmente os hippies que não acreditam em software de maturidade estão bem posicionados no mercado/indústria (alguém aquie stava falando de pesquisa até você falar?) e são beme xperientes,t endo trabalhado (ou até dado consultoria) em várias destas empresas. Ninguém (que eu conheço, ao menos) está de achismo ou de ativismo aqui, Fabrício, a opinião é baseada em observação, experiência profissional, fatos e dados.

Falar em “5000 profissionais artesãos” simplesmente mostra apenas que você não conhece o conceito de Software Craftmanship

Daniel_Quirino_Olive

Fabrício Cozer Martins:

Acho que algo que o povo não consegue entender é que CMM não implica em nada diretamente. E quando eu digo que não implica em nada, quer dizer que CMM não garante que os produtos resultantes do processo certificado vá ter qualidade nem o inverso (e antes que digam que eu sou invejoso, eu trabalho em uma empresa CMMi-certified). O único questionamento aqui é: se CMM não consegue garantir nada, será que vale a pena investir tão alto?

F

Eu tenho um amigo meu que trabalha na EDS, se tu soubesse o caos que era um projeto que ele tava tu nao falaria esse tipo de coisa.

]['s

louds

Que industria é essa que você está falando? Me desculpe, mas eu desconheço empresas que seja tenha dentro dela apenas processos maduros, sistemáticos e bem disciplinados. De fato, quanto maior a empresa, maior a quantidade e tamanho de absurdos nos processos dela você vai encontrar, essa é minha experiência.

Fora isso, uma empresa que nivela sua mão de obra está comprando muito problema, porque os incompetentes vão ser maquiados para parecer que sabem alguma coisa e os que são inteligentes vão ser castrados de sua capacidade de pensar. Esse modelo tayloriano funciona muito bem em uma fábrica de tijolos, mas não em uma que precisa de muita mão de obra pensante.

Daniel_Quirino_Olive

Eu tenho um amigo meu que trabalha na EDS, se tu soubesse o caos que era um projeto que ele tava tu nao falaria esse tipo de coisa.

]['s

Assim como também isso existe na IBM, Tata, Accenture, HP, …

O ponto é bem simples: o processo que é certificado CMM nem sempre é adequado para ser usado em todos os projetos. Então, o que acaba acontecendo é o seguinte:

• Cenário 1: todo mundo fecha os olhos e segue os manuais a risca, independente do resultado do projeto. Afinal, “o nosso super-ultra-mega-max-power-CMMi Certified Process Plus é certificado CMMi-5 e deu certo no projeto para a construção de aplicações para uma montadora de automóveis. Deve dar certo para a construção de aplicações financeiras também”. Daí você tem uma catástrofe.

• Cenário 2: alguém percebe que não existe um processo silver-bullet que resolva a vida de todos os projetos do mundo e desenha junto com a equipe um workflow adequado para a realidade daquele projeto. Este processo não vai ser um super-ultra-mega-max-power-CMMi Certified Process Plus, mas vai AJUDAR no dia-a-dia do projeto, que, se nada der errado (como ataques terroristas, morte de analistas ou TPM contínua do cliente), vai ser entregue dentro do prazo e do orçamento.

:twisted:

F

Perfeito Daniel. E isso tambem ocorre nas empresas sem certificacao. É um problema generalizado e ocorre por n fatores. :twisted:

]['s

richardpeder

Se fecham os olhos é pq falta maturidade para as pessoas e não para o processo! Quem não adapta seu processo não tem maturidade nem pra vender churrasquinho de gato na esquina. :wink:

ate mais…

Daniel_Quirino_Olive

richardpeder:
Daniel Quirino Oliveira:

• Cenário 1: todo mundo fecha os olhos e segue os manuais a risca, independente do resultado do projeto. Afinal, “o nosso super-ultra-mega-max-power-CMMi Certified Process Plus é certificado CMMi-5 e deu certo no projeto para a construção de aplicações para uma montadora de automóveis. Deve dar certo para a construção de aplicações financeiras também”. Daí você tem uma catástrofe.

Se fecham os olhos é pq falta maturidade para as pessoas e não para o processo! Quem não adapta seu processo não tem maturidade nem pra vender churrasquinho de gato na esquina. :wink:

ate mais…

Ok, vamos supor que este cenário 1 seja muito radical e vamos imaginar que o processo seja adaptado para a necessidade de um certo projeto. Como você garante que você está operando dentro dos mesmos níveis de qualidade que garantiram ao processo anterior um certificado?

richardpeder

Daniel,

Se me lembro bem a partir do CMMI3 o modelo prevê adaptações dos processos…vc pode variar eles da forma que quiser…e claro que vale lembrar que os projetos nem sempre divergem tãooo radicalmente um do outro…então os critérios de adaptação cuidam disto numa boa…pelo menos esta é minha experiencia…não vejo problemas neste sentido…e o proprio modelo “ensina” a gerenciar bem estas adaptações a ponto de não haver problemas de afetar a qualidade de nada.

ate mais…

Beren

Exatamente o que eu penso e o que tem dado a entender este tópico.

ate mais…

Wikipedia again…
CMM:It has been used extensively for avionics software and for government projects since it was created in the mid-1980s.

Nao eh simplesmente que eh usado em companhias comerciais, gostaria de saber quantos aqui trabalham com avionics software soh pra termos um termometro da eficiencia do uso de CMM por eles tambem, agora, se IBM, Accenture, HP e outras usam do CMM como ferramenta de Marketing e nao conseguem mostrar bons resultados… a culpa eh do modelo? desculpe mas o modelo eh uma Especificacao que as empresas implementam…

louds:
Fabrício Cozer Martins:

O que eu não consigo entender de vocês é justamente esse ponto de vista ‘hippie’ que é mostrado aqui. Um programador criativo, é bem análogo a um artesão, ele vai querer fazer mil e uma coisas com uma linguagem, mas será que a indústria (que tem processos definidos, sistemáticos e disciplinados) vai querer ter 5000 profissionais artesãos, ou vai querer nivelá-los para que a empresa pareça ter uma visão homogênea ?

Que industria é essa que você está falando? Me desculpe, mas eu desconheço empresas que seja tenha dentro dela apenas processos maduros, sistemáticos e bem disciplinados. De fato, quanto maior a empresa, maior a quantidade e tamanho de absurdos nos processos dela você vai encontrar, essa é minha experiência.

Primeiro resultado do Google com a pesquisa sobre CMM Avionics Por favor, leiam o profile da empresa e tal… ops, nao estamos aqui falando da IBM…
More on Get the facts ah pra quem nao ler nao o texto vejam que nao se refere a nenhuma empresa grande supra-citada como quem implementa mal o modelo…

A Experiencia de quem definiu os primeiros processos ou mesmo a experiencia de quem definiu processos em outras empresas nao conta nem um pouquinho?

Vcs anti-CMM, ou hippies se preferirem ser chamados assim, como vcs mostrariam que estao preocupados com o aumento da qualidade, nao a um nivel molecular mas de um portfolio de projetos?

PS: Tentei arrumar cronologicamente o reply mas mesmo assim pode ter ficado confuso… sorry
PS2: Eu perdi o fio da miada em relacao a explicacoes anteriores que alguem queria especificamente das minhas opinioes, se alguem estiver interessado me questione que respondo.

pcalcado

Lucas, você sabe onde todas as pessoas desta thread trabalharam ou trabalham e em quais posições? Não? Então acho que é melhor parar por aqui.

Lucas, pode me chamar de Phillip (é meu nome), você está falando de software craftmanship (1) sem ler mais que um parágrafo sobre o tema? Onde você achou este certamente tem um link pro livro, aproveita e se não leu leia. Software Engineering é algo bem mais amplo que CMM e não precisa dele, de qualquer forma SE é bem útil em cenários como aviação e pesquisa espacial.

Lucas, quando foi a última vez que você trabalhou num projeto de software embarcado para aviões? Eu nunca trabalhei, e atualmente produzo sistemas de logística para linhas férreas, que são bem mais simples e utilizam hardware disponível e commodity. Se você leu o livro do qual tirou este parágrafo sabe que o que caracteriza um projeto de Sofwtare Engineering para o Software Craftmanship é muito mais que o tamanho do escopo. Além disso, segundo os princípios do livro que você citou CMM, RUP e demais podem ser muito bons neste tipo de projeto. Se não leu é mais um motivo.

Mas, Lucas, além de falar que o comentário sobre artesãos foi infeliz e puro chute, você me viu ou alguma outra pessoa falar algo sobre craftmanship aqui?

É legal isso de rotular e criar estereótipos não é? Faz parte da estratégia de flamewar que você vem usando? Infelizmente eu não sou contra CMM, assim como não sou contra RUP. Eu sou contra (1) Silver Bullets (2) Aumento de burocracia desnecessária (3) custo exorbitante sem agregar valor (4) “me engana que eu gosto”: Tabajara Consulting tem CMM 10, é uma empresa de qualidade.

Que tal casos de sucesso e satisfação de clientes? Como falei em posts anteriores (você leu os psots anteriores antes de psotar aqui, não leu?) CMM pode ser muito legal, por exemplo, em licitações ou em qualquer concorrência em que seja difícil separa joio do trigo num mar de concorrentes, assim como separar mil curriculums de programadores por certificados e não certificados. O problema é que esta estratégia você provavelmente está perdendo bons concorrentes.

De qualquer forma, a partir do momento que uma empresa se mantêm no páreo não basta ver quem é mais barata.

Boa parte das empresas citadas nesta thread (que eu, obviamente, não vou nomear) como CMMx são conhecidas pela péssima qualidade dos seus produtos, geralmente por empregarem mão de obra desqualificada, pagar salários ridículos e ‘confiarem no processo’. As outras eu não conheço e não posso falar nada.

louds

Lucas,

Fico feliz de saber que existe uma indústria na qual CMM funciona. Agora só me resta uma dúvida, por que raios as pessoas acham que só porque funciona com aviões tem que funcionar com um site web?

É a mesma coisa que afirmar que metodologia XYZ funcionou para construir o Eurotunel então vai servir para construir 2 duzias de milhares de casas populares.

Gestão de qualidade não é exclusividade de CMM, caso você não saiba. Existem técnicas que visam melhorar processos que tem récorde de funcionar em muito mais ambientes que CMM.

richardpeder

Acredito que este tópico está e muito agregando valor ao conhecimento de todos…aos hippies (anti CMMx) :wink: e aos defensores destes modelos (já vi que não estou só…:D)

Uma dúvida: O modelo CMMx e afins que não “prestam” ou as empresas implementam ele de forma a causar problemas? Lembrem-se: o CMM diz o que fazer e não como fazer…isso é importantíssimo quando vamos julgar algo. :slight_smile:

Ps: SW-CMMx foi concebido para desenvolver qq tipo de software e não máquinas. :roll:

ate mais…

Rubem_Azenha

Ora, eu estive pensando, vocês tanto reclamam que os processos do CMMx podem não funcionar no seu cenário e que não há garantia de que os processos do CMMx produzem software de qualidade.

E os métodos ágeis? Que garantia temos que eles vão funcionar? Que garantia temos que eles se adequam ao meu cenário?

F

Chegando em casa com bastante cerveja na cabeca, paro pra ler o guj e venho neste post.
Mesmo bebado nao consigo entender o que metodos ageis tem a ver com CMMx.
Tem como explicar Rubem?
Que eu saiba metodos ageis sao uma coisa e CMMx é outra e nenhum dos dois é concorrente.

Sera que bebi demais?

]['s

Beren

pcalcado:
Lucas Zingano:

Bem posicionado eh Consultor SAP ganhando £80.000 por ano… de qq forma essa questao de posicionamento eh relativa ao que vc acha que eh bem posicionado. Alguem aqui eh gerente de desenvolvimento para poder falar mal do CMM de um ponto de vista corporativo ou eh tudo empirismo pessimista essa ideia de que dah merda o tempo inteiro?

Lucas, você sabe onde todas as pessoas desta thread trabalharam ou trabalham e em quais posições? Não? Então acho que é melhor parar por aqui.

Não sei onde cada um que respondeu trabalha não, mas, meus comentários estão agrupados num só parágrafo só para não ficarem perdidos. Por exemplo, logo após falar de consultor SAP eu falei que a questão de posicionamento é uma questão pessoal. Depois perguntei se alguém já foi gerente de desenvolvimento com experiência em CMM pode falar, eu pedi para responder, não foi retórica! de qq forma eu paro por aqui, não foi ataque a ninguém…

“pcalcado”:
Lucas, pode me chamar de Phillip (é meu nome), você está falando de software craftmanship (1) sem ler mais que um parágrafo sobre o tema? Onde você achou este certamente tem um link pro livro, aproveita e se não leu leia. Software Engineering é algo bem mais amplo que CMM e não precisa dele, de qualquer forma SE é bem útil em cenários como aviação e pesquisa espacial.

Lucas, quando foi a última vez que você trabalhou num projeto de software embarcado para aviões? Eu nunca trabalhei, e atualmente produzo sistemas de logística para linhas férreas, que são bem mais simples e utilizam hardware disponível e commodity. Se você leu o livro do qual tirou este parágrafo sabe que o que caracteriza um projeto de Sofwtare Engineering para o Software Craftmanship é muito mais que o tamanho do escopo. Além disso, segundo os princípios do livro que você citou CMM, RUP e demais podem ser muito bons neste tipo de projeto. Se não leu é mais um motivo.

Mas, Lucas, além de falar que o comentário sobre artesãos foi infeliz e puro chute, você me viu ou alguma outra pessoa falar algo sobre craftmanship aqui?

Meu tom de escrita irônico complica um pouco, mas se vc relevar as minhas ironias vai ver que eu fiz simplesmente um questionamento direcionado, não era de forma alguma retórica, eu queria saber mesmo, ateh pq eu nao sei do teu passado profissional! Outra coisa, eu sei que SE não se restringe de forma alguma a CMM, mas CMM é um ferramenta usada, e que eu estou tentando mostrar o por quê, como eu não tenho experiência, busco fontes que tenham. Minha principal fonte é a Wikipedia (de onde tirei o parágrafo) mas se tu me recomenda um livro sobre Craftsmanship please, avise-me! Só defendi o ponto de que depende da situação para se pensar no uso de CMM enquanto vcs estavam dizendo que não depende, que não funciona e ponto.

Eu somente tentei diferenciar os dois (SE e Craftsmanship) rapidamente, o foco da discussao eh CMM, pros e contras…

Mas eh o que parece, que vcs são anti-CMM, nem sei de estratégias de flamewar… ok, então sem estereotipos, nao considere CMM como os seus pontos 1-4 tambem, isso eh estereotipo.

Ok, mesmo assim, respondendo… você eh contra (1) silver bullets, eu nunca disse que CMM eh algo que vai curar o mal do mundo e que somente através do uso de CMM podemos alcançar a cura da AIDS ou garantir qualidade. (2) burocracia desnecessária? depende de como você implanta o CMM e como eh organizada a sua empresa, não? (3) A questão de agregar valor eh relativa a como se agrega valor com CMM se não vai sempre parecer “marketing puro”, right? cada implementação agrega diferentemente na minha opinião… (4) Ninguém disse que se tem CMM tem qualidade, ao menos eu disse que se tem CMM a empresa tem mais possibilidade de ter qualidade, não existe silver bullet (usando sua própria terminologia) para garantia de qualidade, don’t you agree?

A partir do momento que uma empresa se mantêm no páreo, não basta ver quem é mais barata, tenta se ver quem é mais passível de entregar qualidade (e usando o CMM, essa é a idéia, torna-se mais passível) não tem mágica, quantos casos de sucesso essas empresas certificadas CMMx têm? vários, pode até procurar por segmentos de mercado, mais uma vez, não estou defendendo elas, estou só usando os dados que tenho. Empresas específicas te fazem não usar o modelo? não trabalhe pra elas, pronto, mas não culpe o CMM!

louds:
Lucas,

Fico feliz de saber que existe uma indústria na qual CMM funciona. Agora só me resta uma dúvida, por que raios as pessoas acham que só porque funciona com aviões tem que funcionar com um site web?

É a mesma coisa que afirmar que metodologia XYZ funcionou para construir o Eurotunel então vai servir para construir 2 duzias de milhares de casas populares.

Nao, nao, processos que gerenciam qualidade em desenvolvimento de avioes podem nao funcionar com sites web, vc tem que adaptar a sua necessidade! implementar para cada necessidade… ninguem falou para usar os mesmos processos, isso cada empresa que define! vc sabe muito bem disso, eh como dizer pra usar COBOL para fazer sites pq funciona bem pra instituicoes financeiras… nao misture alhos com bugalhos! (tah, esse trocadilho foi fraco, eu admito.)

“louds”:

Gestão de qualidade não é exclusividade de CMM, caso você não saiba. Existem técnicas que visam melhorar processos que tem récorde de funcionar em muito mais ambientes que CMM.

Passamos da fase dos "inimigos ocultos, ‘eles’ ", dados e nomes, please? Gestao de qualidade nao eh exclusividade de CMM, estah aih o MPS.Br por exemplo, hehe

Rubem_Azenha

fabgp2001:

Chegando em casa com bastante cerveja na cabeca, paro pra ler o guj e venho neste post.
Mesmo bebado nao consigo entender o que metodos ageis tem a ver com CMMx.
Tem como explicar Rubem?
Que eu saiba metodos ageis sao uma coisa e CMMx é outra e nenhum dos dois é concorrente.

Sera que bebi demais?

]['s

Fique sóbrio, depois leia e perceba que eu não quis dizer isso.

Fabricio_Cozer_Marti

pcalcado:
Fabrício, isso tudo eu já ouvi de ‘vendedores’ e evangelistas de CMMx, por favor me mostre dados ou algo concreto que comprovem isso, do contrário eu fico com minha péssima experiência pessoal (inclusive com algumas das empresas CMMx 5 que você citou).

Dizer que o risco é metade é muito fácil, provar é muito difícil.

vamos pesquisar:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=cmmi++success+stories&btnG=Pesquisar&meta=

Fabricio_Cozer_Marti

Se você espera que somente o CMMi vai resolver todos seus problemas está enganado. E se vale a pena, sim vale … mas os profissionais devem se entender bem o processo e não apenas reclamar.

Fabricio_Cozer_Marti

fabgp2001:

]['s

Sim, conheço empresas também que são CMMi e também cobrem a sujeira, contratam muita mão de obra barata, mas aí é questão de administração , o que o CMMi não pode é resolver os n-problemas, não podem considerar que ela é uma fórmula mágica que vai gerir tudo pras pessoas. Ela diz apenas o que deve ter.

pcalcado

Procure 'Software Craftmanship".

Por favor indique onde alguém foi falado que CMM em qualquer cenário é ruim. É como SE, tem cenários que pdoeria ser interessante, inclusive uma cosia que sempre citei é que hoje, em cenários específicos CMM é comercialmente interessante. Tecnicamente? Não sei, não me responderam quase nada nesta thread que não fosse abstrato cheio de buzzwords para falar bem de modelos CMM.

E continuando com minhas perguntas: se eu não trabalho num cenário onde SE e CMM são eficientes, por que os usaria?

Ok, me prove então com dados ou alguma coisa confiável. Esse é meu ponto desde minha primeira mensagem nesta thread.

Eu falei que você falou sobre Silver Bullets? Só porque esou contra algo não quer dizer que você tenha dito isso.

Não sei, é? Como CMM pode ser implantado sem burocracia?

E como se agrega valor com CMM?

Novamente, eu não disse que você disse isso, releia o que escrevi com um pouco de atenção.

Se CMM não garante qualidade porque levar tanto em conta numa seleção? Acho que é por aí a linha de questionamento do Daniel Quirino.

Lucas Zingano:
quantos casos de sucesso essas empresas certificadas CMMx têm? vários, pode até procurar por segmentos de mercado, mais uma vez, não estou defendendo elas, estou só usando os dados que tenho. Empresas específicas te fazem não usar o modelo? não trabalhe pra elas, pronto, mas não culpe o CMM!

Ah, você está usando dados que você tem? E cadê estes dados que estou pedindo há tanto tempo?

Ah, e por favor, dados de ‘vendedores’ de CMM ou das próprias empresas são tão confiáveis quanto a Microsoft te ajudando a escolher uma distribuição Linux.

Então qual seu ponto com aviões na thread?

pcalcado

Qual parte do “isso tudo eu já ouvi de ‘vendedores’ e evangelistas de CMMx” você não entendeu?

Fabricio_Cozer_Marti

louds:

Então você sugere existir apenas software-houses ? Confesso que ainda hoje em dia as maiores empresas estão procurando seguir uma metodologia mais administrável, mas ainda não estão 100% definidos e organizadas, no entanto grandes avanços foram alcançados.

Não me referi a nivelar, lógico que as pessoas não são iguais, e é por isso que existem células, setores, etc… dentro da empresa, por exemplo, uma pessoa que possue um conhecimento maior da tecnologia empregada na construção de um banco de dados, não pode se comparar com outra que aperta somente parafuso e monta páginas, isso é identificável dentro da empresa, e é por isso que devem existir níveis, o que hoje em dia ainda é meio complicado aplicar nas empresas. Mas dentro dessa instituição, todos os setores devem seguir ao menos uma forma disciplinada e madura de se desenvolver softwares.

Fabricio_Cozer_Marti

pcalcado:
Fabrício Cozer Martins:

vamos pesquisar:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=cmmi++success+stories&btnG=Pesquisar&meta=

Qual parte do “isso tudo eu já ouvi de ‘vendedores’ e evangelistas de CMMx” você não entendeu?

Cara, seja um pouco mais compreensível e entenda o que pode ser útil no CMMi, esse modelo não foi criado por acaso, foram pessoas que partiram de muitos anos de experiência e muito estudo. Verifique o que por exemplo o nível 2 que atesta a existência de uma Gerência de Configuração de Software pode ser útil pra você, ou vai me dizer que no seu pensamento não se deve ter GCS ? São coisas que você tem que entender e adaptar se necessário.

Não venha pressionar a mesma tecla, pra dizer que isso é papo de vendedor, que não é!

pcalcado

EJB 2.1 e CORBA também. Aliás, acho que é uma ótima comparação que vai ficar pra outra hora.

Mesmo assim, ótimo. Voltamos ao ponto: quem são estas pessoas? Por que eu as devo ouvir?

Fred Brooks, Martin Fowler, Kent Beck, Scott Ambler, Dave Thomas, Bob Martin, Tom deMarco e tantos outros que realmente já produziram muita coisa de valor dizem há décadas que o foco do CMM está errado, antes mesmo de existir CMM!

Eu não sei porque você dá tanto crédito ao SEI mas ignorar a posição destes nomes é bem… exótico.

Isso me fez lembrar a linha de pesquisa de mestrado do Vinícius Teles, daqui do rio. Nesse post ele comenta sobre Peopleware e CMM.

E porque diabos eu tenho que usar CMMx para ter isso? CMM diz que o cara tem, ótimo. Mais uma analogia com um SCJP, eu sei que o cara passou numa prova que diz que ele sabe alguma coisa sobre, digamos, threads em Java.

Isso garante que ele sabe usar de forma eficiente e com qualidade? Garante que ele usa para agregar valor ao que está sendo desenvolvido ou será que ele apenas “decorou o livro da Kathy Sierra”?

Vou bater na mesma tecla, mas em outra tecla: Se uma certificação não garante qualdiade, pra que dar tanta importância a ela?

louds

Eu acho no mínimo curioso a argumentação do pessoal que defende CMMi com unhas e dentes. Lendo essa thread toda você pode verificar os seguintes argumentos:

:arrow: CMMi garante qualidade, boa gestão e cliente satisfeito
:arrow: Tudo isso depende da forma como foi implementado na empresa
:arrow: Tudo isso depende se a empresa leva o CMMi a sério e não é puro marketing
:arrow: CMMi funciona, o problema está na forma como é implementado

Disso da para entender que CMMi é muito lindo e maraviloso - na teoria. Na prática um certificado de CMMi diz apenas que uma empresa tem um monte de processos que podem talves, se implementados direito e levados a sério, levar a algum lugar.

Moral da história, certificado de CMMi não quer dizer nada, uma empresa CMMi nível 5 pode ser um desastre enquanto outra na qual as pessoal colocaram em prática aquilo que elas acham de melhor e mal conseguiria CMMi nivel 2. Isso significa que no final das contas o certificado vale porcaria nenhuma.

Um problema que eu já ouvi de gente trabalhando em empresas CMM pelo menos nivel 3, é que muitas vezes eles são proibidos de ajustar o processo fora daquilo que foi certificado, mesmo que seja para o bem do projeto.

Beren

E lá vamos nós…

Ah, agora tem diferença de cenário… não vi nenhum “depende” ou condicional quando vocês dizem que querem ver resultado. ou condicional dizendo que num contexto de software comercial vocês não vêem vantagem nenhuma.

pcalcado:

É como SE, tem cenários que poderia ser interessante, inclusive uma coisa que sempre citei é que hoje, em cenários específicos CMM é comercialmente interessante. Tecnicamente? Não sei, não me responderam quase nada nesta thread que não fosse abstrato cheio de buzzwords para falar bem de modelos CMM.

Comercialmente nós já tínhamos até parado de discutir, não? Tecnicamente eu não tenho experiência para falar, o que posso fazer é ir no Google e ver o que consigo achar (se isso não for válido paro por aqui, nem mais um piu sobre o assunto). Vale lembrar que ninguém na thread trabalha num caso de sucesso de CMM então não pode falar da experiência que teve. Vc está pressupondo que como ninguém disse nada de vantajoso então não tem vantagem nenhuma, mesmo que eu mostre alguma fonte.

Não faço a mínima idéia pq vc usaria se tu não trabalha num cenário de SE, o foco do modelo eh ajudar cenários de SE.

Vc deu a entender que quando fala dos seus 1-4 pontos está se referindo
a temas comuns do modelo CMM, o que eu disse é que eu não tinha falado nada sobre isso, estava somente tentando me isentar pq concordo contigo, mas que isso não tem a ver com CMM.

Eu não tenho experiência com CMM… Mas acredito que simplesmente “sem burocracia” não vai ser, mas não com burocracia desnecessária, o que você considera desnecessário pode ser necessário para outros, o modelo tem que ser flexível e ao mesmo tempo abrnagente.

Seguindo a filosofia do modelo e afiando os processos com o tempo? identificando onde se acertou e se errou e corringindo onde se errou e focando onde acertou? essa é a idéia de como se agrega valor, aprimorando os processos…

Novamente, eu não disse que você disse isso, releia o que escrevi com um pouco de atenção.[/quote]
Me Isentando again, se eu não vejo esse ponto como válido melhor eu mostrar pra que ninguém aponte o dedo pra mim dizendo “Mas tu defende aquilo, ou ao menos não disse que não defendia”. Por isso que falei…

“pcalcado”:

Se CMM não garante qualidade porque levar tanto em conta numa seleção? Acho que é por aí a linha de questionamento do Daniel Quirino.

Se universidade não garante qualidade porque levar tanto em conta?
Agora sim, finalmente posso falar alguma coisa por experiência…
Meu chefe esperou até eu entrar na faculdade pra me contratar, pq? pq ele queria saber se eu realmente ia seguir carreira na área. a mesma coisa acontece com CMM, não garante qualidade, mas garante que a empresa está na busca da qualidade! por isso que conta tanto!

“pcalcado”:
Ah, você está usando dados que você tem? E cadê estes dados que estou pedindo há tanto tempo?

Ah, e por favor, dados de ‘vendedores’ de CMM ou das próprias empresas são tão confiáveis quanto a Microsoft te ajudando a escolher uma distribuição Linux.

Sorry. Confidential Info, não tem atualmente nenhum estudo para revelar o estado atual das empresas certificadas e seus valores, nenhum estudo “non-biased” com dados puros, reais e palpáveis, o que posso mostrar eh isso.
Mas se não vale Google pra você eu estou zarpando fora…

“pcalcado”:
Lucas Zingano:

Nao, nao, processos que gerenciam qualidade em desenvolvimento de avioes podem nao funcionar com sites web, vc tem que adaptar a sua necessidade! implementar para cada necessidade… ninguem falou para usar os mesmos processos, isso cada empresa que define! vc sabe muito bem disso, eh como dizer pra usar COBOL para fazer sites pq funciona bem pra instituicoes financeiras… nao misture alhos com bugalhos! (tah, esse trocadilho foi fraco, eu admito.)

Então qual seu ponto com aviões na thread?

Mostrar que tem algum motivo para se acreditar que CMM funciona. Num contexto de generalização ele conta, agora, se especificarmos para aplicações comerciais apenas, daí é como eu disse, os dados são confidenciais e não temos ninguém que esteja num caso de sucesso de CMM para falar alguma coisa.

louds e pcalcado, imagina vc vai no medico pq estah com algum problema no coracao, vai primeiro num clinico geral, olha pra parede e ve o certificado de graduacao e algumas fotos, ele aponta e diz, esses foram uns pacientes que eu curei, daih por qq razao vc pensa em ter uma segunda opiniao vai em outro medico e ve o certificado de graduacao e tambem ve o certificado de doutorado em cardiologia, vc vai em qual medico?

Anyway, desisto, não tenho experiência pra falar…

PS: pcalcado, pra mim Stephen R. Covey e Kent Beck tem o mesmo efeito (auto-ajuda)… vc sabe do valor presumido que esses autores de auto-ajuda em programação entregaram, eu pessoalmente não sei, por isso confio tanto neles quanto no SEI. E antes que vc diga que eu nao dou credito pra eles, eu ateh dou, mas nao estudo muito, se eu soubesse um pouco mais de deenvolvimento agil eu defenderia ele, dentro do contexto que eu acho apropriado e tentaria entender pq nao em outros contextos.

Alguns links que talvez sejam uteis, talvez nao
http://www.sei.cmu.edu/cmmi/results.html - mais resultados do SEI sobre a implementacao do modelo, sem dados concretos que sao confidenciais.
http://www.sei.cmu.edu/staff/ - de novo o link do staff do SEI.

pcalcado

É, você não respondeu.

Ótimo, estou pergutando isso há séculos e não achei anda concreto de algo que CMM garanta.

Não estou pressupondo, não conclua cosia que não disse, estou perguntando.

E SE pra você serve para quais cenários?

Se ele é flexível eu posso usar sem burocracia que eu e minha empresa consideremos desnecessárias?

Se CMM me impõe coisas como vou conseguir adaptar meus processos? Adapto dentro destes limites? Isso não é meio tamanho único demais?

Boa pergunta.

E quem garante que você iria seguir numa área por fazer facudlade? Eu já trabalhei com matemático, bacharel em história, engenheiros de todos os tipos e pessoas semf acudalde em informática. Qual o ponto?

Lucas Zingano:
Sorry. Confidential Info, não tem atualmente nenhum estudo para revelar o estado atual das empresas certificadas e seus valores, nenhum estudo “non-biased” com dados puros, reais e palpáveis, o que posso mostrar eh isso.
Mas se não vale Google pra você eu estou zarpando fora…

Bem conveniente isso. Não tem dados, eu tenho que acreditar em depoimentos, parece propaganda da POLISHOP na TV. Ou da Universal. Fala que eu te escuto.

richardpeder

Este post não vai ter fim…pq? Pq existem 2 visões diferentes aqui…quem acredita em CMMx e quem não acredita…eu não entendo pq continuar a discutir…sei que quem defende CMMx é pq tem números, relatos e experiencia propria…só que ninguem pode jogar dados de empresas aqui…isso seria ridiculo e antiético. Quem é “anti-CMMx” é ou pq não conhece o modelo ou conhece (e até bem) mas viu ele ser implementado sem sucesso (o que é perfeitamente normal já que o proprio modelo é baseado em maturidade e mudança de cultura, o que é dificilimo de implantar em uma empresa).

Resumo: o tópico se tornou inutil…não vai se chegar a lugar algum…vou continuar defendendo CMMx…é muito fácil culpar processo…vejo muito isso…falar que ele é burocrático, que ele não presta…que não serve pra nada…mas o CMMx e outros diz o que fazer e o modelo mesmo faz com que vc busque uma forma “madura” de fazer aquilo…marketing, bla, bla, bla…OK…é marketing também mas empresa séria quer mais do que isso e aqui julgam como se todas as empresas varessem a sujeira pra baixo do tapete e deixasse o diploma na parede…acreditem, não são todas assim…muitas usam o modelo para agregar e melhorar resultados.

Pronto…continuem a discussão…vão ser mil paginas e não vamos sair do lugar…como disse…um defende de um lado e outro vai contra de outro…não vai ter fim pq ninguem vai conseguir convencer ninguem aqui…e pra que convencer? eu não quero convencer ninguem…apenas colocar meu ponto de vista…aceite e acredite quem quiser.

ate mais…

plentz

Richard, qual o problema de divulgar dados de sucesso da sua empresa? Se eu fosse o dono eu ficaria FELIZ de saber que um funcionário meu ta fazendo propaganda positiva da minha empresa em um fórum. A não ser, é claro, que esses números sejam negativos :wink:

richardpeder

Não importa se é positivo ou negativo…são dados confidenciais…jamais revelaria qualquer dado…isso é completamente anti ético…e pelo seu post entendi que vc quis dizer “vc não revela pq são negativos”…como eu disse um tópico antes não estou aqui para convencer ninguém disto ou daquilo…estou aqui para defender meu ponto de vista…se vc acha certo e normal ficar divulgando dados da empresa onde trabalha pode soltar eles aqui então… :slight_smile: :wink:

ate mais…

Daniel_Quirino_Olive

richardpeder:
Este post não vai ter fim…pq? Pq existem 2 visões diferentes aqui…quem acredita em CMMx e quem não acredita…eu não entendo pq continuar a discutir…sei que quem defende CMMx é pq tem números, relatos e experiencia propria…só que ninguem pode jogar dados de empresas aqui…isso seria ridiculo e antiético. Quem é “anti-CMMx” é ou pq não conhece o modelo ou conhece (e até bem) mas viu ele ser implementado sem sucesso (o que é perfeitamente normal já que o proprio modelo é baseado em maturidade e mudança de cultura, o que é dificilimo de implantar em uma empresa).

Eu devo ser o cara mais azarado do mundo, pois em 100% (3) das minhas experiências com CMMx foram um desastre. O ponto é questão de visão, Richard. Para quem é da área de QA, CMM deve ser maravilhoso, pois CMM ajuda a produzir uma quantidade de documentos suficiente para ajudar no seu trabalho; já para quem é desenvolvedor/arquiteto/programador/seja-lá-o-que-for, CMM não agrega valor ao trabalho e, em certos pontos, até atrapalha (pelo mesmo motivo que ajuda o pessoal da QA).
O que os CMM-drones precisam entender é que nós, que duvidamos do CMM, não somos hippie e não questionamos a necessidade por controle de projeto. Aliás, outra coisa que os CMM-drones precisam entender é que CMM não garante qualidade, mas ajuda a obter dados sobre o andamento de um projeto, que pode ajudar no seu controle. O que questionamos é a necessidade de algo tão heavy-weight e tão pouco flexível para obter este controle.
Como o Shoes disse anteriormente, há muitas vozes por aí com larga experiência em produzir muita coisa de valor que indicam caminhos divergentes do CMM para se conseguir ter controle sobre projetos usando processos mais leves, flexíveis e, principalmente, que levam em consideração algo que CMM diz diminuir - o risco. Sim, risco é algo que sempre vai existir e você sempre vai precisar levá-lo em consideração, pois risco é um evento incerto, muitas vezes imprevisível, mas que quando acontece vai causar algum impacto (bom ou ruim) sobre o projeto. E todos os caminhos apontados possuem exemplos reais de casos de sucesso. O ponto ainda é: CMM é realmente necessário?

richardpeder

Chegamos num consenso então…Adote CMM quem quiser! Concordo com vc que nem sempre os desenvolvedores curtem o CMMx mas isto um pouco é cultura…o CMMx visa mais a parte gerencial e nem sempre favorece o desenvolvedor…daí achamos um problema do modelo…até pq ninguem aqui disse que o modelo é perfeito ou que é necessário usa-lo senão vc vai ter uma empresa falida…o CMMx é necessário pra quem acredita no modelo e acha que ele agrega…pra quem não acredita ou quer somente marketing não invista dinheiro nisto pq vai por agua mesmo.

Enquanto ficamos discutindo aqui muitas empresas estão lucrando com o CMMx (de uma forma ou outra mas vale lembrar que pelo lado do marketing o lucro é a curtissimo prazo), outros estão evoluindo o modelo já que ele não é perfeito outros estão perdendo dinheiro por um motivo ou outro (um bem provavel é a má implementação dele) e outros estão escrevendo artigos verdadeiros sobre casos de sucesso e casos de desastre…e aí? Aí que uma coisa só dá certo de fato quando acreditamos…se o modelo é ruim? não sei se é ruim, acho ele bom mas tem falhas com certeza…os casos de sucesso depende de como ele é implementado e não se ele é só mais um diploma.

ate mais…

Fabricio_Cozer_Marti

Eu acho que esse tópico tem muito a dar ainda, quero ler muitas opniões de pessoas que realmente tem conhecimento, e sabem que o CMM(i) tem sua utilidade, quero ver as pessoas que são anti-cmmi tentarem explicar essa rebeldia e falta de interesse numa questão que visa enriquecer e desmitificar o conceito de qualidade de software!

Nossa área é muito desunida, cada um por si e si contra todos, infelizmente eu nunca vi pessoas da área de medicina, engenharia, etc… discutirem tanto quanto as pessoas na área de computação. Por isso que a profissão não é regulamentada, é por isso que a área está se prostituindo. Encarecidamente, eu queria uma resposta bem justificável de vocês hippies e singularistas, porquê vocês são sempre do contra ? Porquê vocês brigam , discutem tanto com as pessoas de sua área ? O que é isso… ? Quanta divergência em diversos assuntos…

O CMMi está aí pra quem quiser adotar. Se vocês que não acham importante, proponham outra solução, ou algo que de fato faça garantir confiança nas empresas que vão desenvolver softwares.

O XPRio eu acompanho também, é legal a iniciativa dos caras, o trabalho deles é legal, mas porque uma empresa dessas não pode ter uma certificação CMMi, e ir estudando outras propostas ? Inovação é importante, quanto maiores forem as propostas de melhorar e inovar, mais provável que se alcançe sucesso na qualidade.

Eu espero que essas pessoas que apenas fazem críticas, que um dia concebam propostas de melhorias pra que todos, de forma compreensível entendam. Ficar rebelando-se contra a um determinado processo vai fazer com que vocês tenham menos opções de escolha.

Não sei, mas sinto que estamos entrando num caos degenaralizado, pois segundo suas teorias:
‘certificação não serve pra nada’
‘rup não serve pra nada’
‘faculdade não serve pra nada’
‘pmbok não serve pra nada’
… e assim por diante, vamos regredir então e voltar a programar de maneira imatura ?

Eu quero ver de vocês, o que vocês tem a dizer sobre a industrialização do setor de tecnologia da informação .

Daniel_Quirino_Olive

Fabrício Cozer Martins:
Eu acho que esse tópico tem muito a dar ainda, quero ler muitas opniões de pessoas que realmente tem conhecimento, e sabem que o CMM(i) tem sua utilidade, quero ver as pessoas que são anti-cmmi tentarem explicar essa rebeldia e falta de interesse numa questão que visa enriquecer e desmitificar o conceito de qualidade de software!

Ser anti-CMM não é ser rebelde. Eu trabalho em ambiente CMM e acho péssimo porque eu perco até 25% do meu precioso tempo com tarefas (que fazem parte do processo) que não ajudam em nada no meu dia-a-dia e realmente não adicionam valor ao produto que eu desenvolvo. Agora, imagine: se 25% do tempo gasto para criar um software é gasto em tarefas que não agreguem valor a este, logo este produto poderia ser feito por um valor menor (talvez não exatamente 25%, mas pelo menos isso) :wink: E custo é um ponto importante a se considerar e se você acha que isso é rebeldia, já é um problema seu, pois eu tenho consciência real do meu trabalho e sei do impacto dele sobre o custo total de um produto.
Então, a pergunta ainda fica sem resposta: CMM é realmente necessário?

louds

Onde? Quem? Links? Revista? Richard, coloca aqui uma referencia a um artigo que fale de CMMi onde o interlocutor não tem o cabo preso (a favor ou contra).

pcalcado

Será que é porque pessoas são diferentes e não concordam com tudo? Será que é porque não vivemos no mundo de contos de fada da faculdade? Será que é porque lemos bastante, muito além da literatura recomendada na mesma faculdade? Será que é porque questionamos antes de aceitar coisas como verdade universal? Não sei.

Qual parte da solução www.agilemanifesto.org você não entendeu? E essa é apenas uma entre diversas. Dê uma olhada na bibliografia citada nesta thread antes de falar que ninguém propõe nada, só critica. Aliás, este é um problema. Alguém aí se preocupou em ler a bibliografia recomendada por quem acha CMMx ruim? O que tem a dizer dela?

Porque segundo os praticantes CMMx não é viável num ambiente ágil. Leia o histórico da XPRio.

Desculpa, Fabrício, mas você dizer que as sei lá, 5 pessoas que estão aqui falando mal de CMMx só criticam e não fazem propostas, não colaboram e trazem soluções apra a comunidade de desenvolvedores é no mínimo ridículo (pra não dizer pessoalmente decepcionante). Você está no GUJ há tempo suficiente para saber disso e fazer este tipo de acusação sem fundamento.

Como falei, estas pessoas não estão aqui brincando. Acho que você principalmente conhece um pouquinho deles para valorizar ou não a opinião.

Se não considerar a opinião, acho que, comof alie acima, Martin Fowler, Amber, Beck, Martin e tantos outros têm algum peso, ou eles também são hippies que não produzem anda e só criticam?

O que é produzir pra você, aliás, já que nós só criticamos?

Defina maturidade, imaturidade e por que as ferramentas acima provam maturidade ou colaboram com ela. Essa pergunta ao menos você pode responder?

Fabrício Cozer Martins:

Eu quero ver de vocês, o que vocês tem a dizer sobre a industrialização do setor de tecnologia da informação .

Industrialização é para tarefas automatizáveis. Partes de desenvolvimento são automatizáveis, outras não.

Fabricio_Cozer_Marti

Daniel Quirino Oliveira:
Ser anti-CMM não é ser rebelde. Eu trabalho em ambiente CMM e acho péssimo porque eu perco até 25% do meu precioso tempo com tarefas (que fazem parte do processo) que não ajudam em nada no meu dia-a-dia e realmente não adicionam valor ao produto que eu desenvolvo. Agora, imagine: se 25% do tempo gasto para criar um software é gasto em tarefas que não agreguem valor a este, logo este produto poderia ser feito por um valor menor (talvez não exatamente 25%, mas pelo menos isso) :wink: E custo é um ponto importante a se considerar e se você acha que isso é rebeldia, já é um problema seu, pois eu tenho consciência real do meu trabalho e sei do impacto dele sobre o custo total de um produto.
Então, a pergunta ainda fica sem resposta: CMM é realmente necessário?

Foi o que estava discutindo a uns dias atrás.
Vou dar o exemplo da Gerência de Configuração, que quase todo mundo deve usar.

Quando se define uma política pra SCM, espera-se que ela seja bem aceita e que determine etapas que realmente serão necessárias e não dificultem e demorem o desenvolvimento, então algumas empresas determinam políticas rígidas que pra um desenvolvedor ficar atualizado com tudo o que está sendo desenvolvido por outros membros, é um processo bem trabalhoso, mas segundo os especialistas, é necessário pois ao invés de por exemplo existirem trocas de códigos por email, ou por gaim, que é o mais rápido, você tem que solicitar um pedido de atualização, aí entra figura de integrador, solicitador, requisitor, etc…

Você percebeu que esse processo torna mais disciplinado, organizado, e administrável ? Realmente torna, mas também é mais demorado, e todos os gerentes, clientes, sabem disso, mas isso passa a ter mais controle do que está sendo feito, pelas pessoas que regem o andamento do sistema.

A real importância do CMM, é dado pela aceitação do mercado, dos funcionários da empresa, orgão, instituição ou corporação. Pela crença de que os softwares produzidos serão realmente feitos com qualidade, pois caso contrário, o CMM não tem importância, o certo seria adaptar um modelo mais real a necessidade, para não causar constrangimento.

Fabricio_Cozer_Marti

Phillip,

você poderia me dizer se atualmente você está usando XP ? Ou alguma metodologia ágil ? Eu estou percebendo que o XP não é bem aceito pelos empreendedores da maioria das empresas, não quero dizer todos, mas a maioria, ao contrário da forte comunidade de desenvolvedores que acreditam no seu trabalho , que desejam muito trabalhar usando um XP, eu mesmo estou já propondo o uso do XP em um projeto que vai ser desenvolvido, mas com poucas pessoas. Projetos na empresa, onde o espírito corporativista reina sob as pessoas, prefiro seguir da melhor forma possível e tentar evoluir com os objetivos da empresa.

F

O grande problema de certificações e o metodo em que são implantadas é criam regras e leis para se mudar a cultura. E os processo ágeis abordam questões culturais para mudar a cultura até que essa se torne a lei.

pcalcado

Fabrício Cozer Martins:
Phillip,

você poderia me dizer se atualmente você está usando XP ? Ou alguma metodologia ágil ?

Sim, estou, e não sou o único numa das maiores empresas do Brasil,ex-estatal, uma empresa que procura uma coisa: valor. É tudo uma questão de adaptação. Não tem sido fácil (mais pelas pessoa da equipe) mas está crescendo conforme o valor vai sendo mostrado.

Dia desses alguém falou: “Po, legal isso que vocês estão fazendo… mas tem um problema. O povo de CMM e metodologia (da consultoiria) vai ter que atuar nesta fábrica também e daí tudo muda…” e o pior: ele está certo. Quando o povo de CMM chegar tudo vai mudar. Vai agregar valor? Minha experiência diz claramente: não.

Agora, por favor, responda os questionamentos levantados nos meus posts anteriores, ou acho que vou passar a ignorar estas repostas vagas.

Falando em respostas vagas, novas perguntas pra se somar às milhares que ninguém respode: você já trabalhou neste ambiente? Já trabalhou num projeto com mais de dez programadores/anallsitas/whatever commodidty? O que achou dele? Já viu CMM funcionar? Já sei que viu dar errado, o que muda em um caso e outro?

O padrão que quem defende CMM nesta thread é defender sem (1) consultar a bibliografia (2) respoder perguntas. Desculpem-me, mas isso mostra apenas que a ação de CMM é movida por fé, o que torna CMM uma crença. Nada contra crenças, cada um crê no que quer (eu mesmo sou teístata católico), mas a fé se baseia no que não pode ser provado (Não foi Douglas Adams que brincou com isso? - Willerson, por favor ajude aqui) e por isso tantos e tantos questionamentos se mostram vagos e/ou igorados nesta thread e em todo lugar. É uma questãod e fé: ou acredita ou não.

Se quiserem me mostrar o contrário respondam as perguntas feitas na thread, não deve demorar muito. Daí nós podemos discutir de verdade cada ponto.

pcalcado

Fabrício Cozer Martins:
Phillip,

você poderia me dizer se atualmente você está usando XP ? Ou alguma metodologia ágil ?

Sim, estou, e não sou o único numa das maiores empresas do Brasil,ex-estatal, uma empresa que procura uma coisa: valor. É tudo uma questão de adaptação. Não tem sido fácil (mais pelas pessoa da equipe) mas está crescendo conforme o valor vai sendo mostrado.

Dia desses alguém falou: “Po, legal isso que vocês estão fazendo… mas tem um problema. O povo de CMM e metodologia (da consultoiria) vai ter que atuar nesta fábrica também e daí tudo muda…” e o pior: ele está certo. Quando o povo de CMM chegar tudo vai mudar. Vai agregar valor? Minha experiência diz claramente: não.

Agora, por favor, responda os questionamentos levantados nos meus posts anteriores, ou acho que vou passar a ignorar estas repostas vagas.

Falando em respostas vagas, novas perguntas pra se somar às milhares que ninguém respode: você já trabalhou neste ambiente? Já trabalhou num projeto com mais de dez programadores/anallsitas/whatever commodidty? O que achou dele? Já viu CMM funcionar? Já sei que viu dar errado, o que muda em um caso e outro?

O padrão que quem defende CMM nesta thread é defender sem (1) consultar a bibliografia (2) respoder perguntas. Desculpem-me, mas isso mostra apenas que a ação de CMM é movida por fé, o que torna CMM uma crença. Nada contra crenças, cada um crê no que quer (eu mesmo sou teístata católico), mas a fé se baseia no que não pode ser provado (Não foi Douglas Adams que brincou com isso? - Willerson, por favor ajude aqui) e por isso tantos e tantos questionamentos se mostram vagos e/ou igorados nesta thread e em todo lugar. É uma questãod e fé: ou acredita ou não.

Se quiserem me mostrar o contrário respondam as perguntas feitas na thread, não deve demorar muito. Daí nós podemos discutir de verdade cada ponto.

Você ao menos me responda o que perguntei antes: por que CMM ajuda na SCM, ou se ajuda. Eu vou usar SCM de maneira efica com CMM? Eu uso SCM sem CMM, quer dizer que ajo mal? Com certeza (vide acima) se aplicar CMM meu processo de SCM vai ser muito alterado, é garantido que isso irá melhorar meu processo autal?

Já te perguntei sobre esse tema e fica sempre o eco da falta de resposta… como todo o resto desta thread.

richardpeder

Só pra quebrar um pouco este clima de guerra e de “me prova isso ou aquilo” segue o link para a noticia da primeira empresa MPS.BR nível A pedida a algumas páginas deste tópico por um usuário:

http://www.softex.org/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=7696&sid=24

prontoo…podem continuar a briga inutil de vcs! :smiley: :slight_smile: :wink:

ate mais…

Fabricio_Cozer_Marti

Esse lançe de agregar valor é muito relativo, pode não agregar valor a um indivíduo apenas, mas para a empresa, digo que sim. Pode perguntar para diretores e gerentes que tem grande influência no direcionamento da empresa e verifique se eles não querem conquistar um CMMi. Claro que querem, pois eles sabem que isso vai trazer valores e vai colocar a empresa na mídia e vai ser capaz de concorrer com outras grandes do mercado.

E as respostas para suas perguntas você pode encontrar no site da sei : http://www.sei.cmu.edu/cmmi/

E em relação a GCS, o que o CMMi propõe é:

:arrow: Identificar os produtos de configuração que formarão a baseline
:arrow: Controlar alterações nesses produtos
:arrow: Definição de uma especificação ou política para construir os produtos definidos pela GCS.
:arrow: Mostragem de dados que representam o status dos produtos naquele determinado momento,através de relatórios ,etc…
:arrow: Manutenção das baselines

Agora me responda , você acha que isso não agrega valor ?
Se você usa dessa forma, parabéns, você já está se adequando a um modelo de qualidade :wink:

pcalcado

Colocar na mídia? C.Q.D.

Você não leu as perguntas ou está apenas querendo sair pela tangente?

Listinha:

E aí tem apenas as que eu achei relevante e apenas nas duas últimas páginas.

Perguntas repetidas:

• Ter e usar eficientemente são coisas distintas. Pessoas têm SCJP e não sabem programar. Como eu provo que faz uso eficiente?
  • Por que eu preciso de CMM se não prova uso eficiente (e valor agregado) de nada?

De boas intenções o inferno está cheio.

Olha que legal, já estou adequado e nem preciso provar de alguma forma que sei usar. Basta eu ter meia dúzia de roles e formulários pra preencher, se eu não tenho nem idéia do que é um branch ou de como usar não tem problemas, eu tenho meu certificado.

Daniel_Quirino_Olive

BTW, http://www.infoq.com/articles/What-is-Agility-Why-Shd-U-Care

F

Bem, normalmente a qualidade do produto é uma reflexão da qualidade do processo de desenvolvimento. Se você desenvolve mal, seus produtos são ruins. O que o CMMI e o MPS.Br fazem é obrigar a empresa a ter processos de desenvolvimento de acordo com o que eles consideram mais importante para o desenvolvimento de software. Normalmente o resultado é positivo.

Mesmo assim, tem uma grande ressalva de marketing. As empresas certificam uma pequena unidade dentro dela e falam que a empresa inteira é certificada. Se você contrata uma empresa com certificação, você deve pedir para ver o escopo da certificação e colocar em contrato que a equipe que te atenderá é uma equipe certificada.

Segue dois links que podem ser uteis:

Guilherme_Silveira

pcalcado:

É que nem certificação. Qualquer um que estude muito (alguns pouco) passa. Portanto não diz muito. Mas vale como… propaganda, dizer que tem é um ponto a mais em alguns casos…

Não foi assim, por exemplo, quando diziam que o Lula não tinha diploma algum? (ou era técnico?)

F

Quando você fala de certificação de uma empresa, fica um pouco mais complicado, pois os investimentos são bem mais altos. E quando é uma certificação de Processos da Empresa, em algum momento ela teve que definí-los e estes foram aprovados. Ela pode até esquecer eles depois ou não conseguir replicar para outros projetos…

O importante é sempre ver qual foi o escopo da certificação. Que equipe? Que unidade? E se vai ser esse grupo que vai te atender. Se não for, é furada.

D

[color=black]O projeto visa o aperfeiçoamento dos processos de software
Com uma excelente participação de união de universidades,
empresas privadas e organismos governamentais.

O projeto busca uma solução que atenda a realidade Brasileira
Envolvendo Grandes debates e esforços conjuntos por equipe de desenvolvimento
Com representantes de varias regiões do país
Visando um custo mas acessível principalmente paras as micros medias e pequenas empresas

O projeto tem sete diferencias que caracterizam sete níveis
Que permite que as implementações de forma graduais e adequadas as micro medias e pequenas empresas
Seguindo as normas ISO12207 emendas 1 e 2 e ISO15504 com compatibilidade com
O CMMI

As empresas que desenvolverem software no pais estarão em condições de competir internacionalmente
e de melhorar o seu software para o mercado interno também.

O mpsbr ainda não é reconhecido internacionalmente mas também estará
expandindo para empresas latinas americanas: Chile, Paraguai e outras.[/color]

esb

^^ Grande coveiro!

richardpeder

Coveiro e doido…o que tem haver este post com o resto?

Nada haver…fumou um e postou aqui! :smiley:

ate mais…

matthaeusrc

Existem os guias oficiais no site da softex, mas esses artigos do Samuel Diniz explicam muito bem e de forma didática, além de quebrar mitos sobre modelos de desenvolvimento de software.

http://blogdosamueldiniz.blogspot.com.br/2009/02/desmistificando-o-mpsbr-introducao.html
http://blogdosamueldiniz.blogspot.com.br/2009/02/desmistificando-o-mpsbr-adendo.html

adriano_si

matthaeusrc:
Existem os guias oficiais no site da softex, mas esses artigos do Samuel Diniz explicam muito bem e de forma didática, além de quebrar mitos sobre modelos de desenvolvimento de software.

http://blogdosamueldiniz.blogspot.com.br/2009/02/desmistificando-o-mpsbr-introducao.html
http://blogdosamueldiniz.blogspot.com.br/2009/02/desmistificando-o-mpsbr-adendo.html

Amigo, cuidado ao ressucitar um tópico de 2006 com um link de 2009 em pleno 2013.

favor, algum modera fechar o tópico.

Abs []

Criado 26 de maio de 2006
Ultima resposta 19 de fev. de 2013
Respostas 169
Participantes 36