Como de costume, venho relatar minha aprovação na SCWCD 5.
Fiquei triste com o score apenas 76%, mas pensando como foi até a prova fiquei feliz pela aprovação.
Estudei 1 mês pelo Head First JSP and Servlets e fiquei + 1 mês nos simulados. Ainda ontem pensei em desmarcar porque não me sentia preparado ainda, porém juntamente com alguns fatores pessoais que me preocupam, resolvi fazer logo pra me “livrar” logo e fui fazer a prova com o pensamento do que vier é lucro.
Devido à algum tempo utilizar frameworks e estar mais distante da API, minha experiência não ajudou muito, foi basicamente o que estudei.
A prova no início resolvi marcar que era experiente em tudo, só pra ver o que ia dar, os pontos da prova que eu não me sentia preparado (Standard Action, Custom Tags, EL) marquei que era iniciante, e pra minha infelicidade, esses três objetivos da prova foram o que mais caiu e as mais difíceis, será que minhas escolhas influenciou?
A prova veio EL do início ao fim, fui pra prova não lembrando de muitas coisas e isso pesou na hora da prova. Quem for fazer a prova pode ir bem preparado em Standard Action, que na minha prova teve 13 questões (achei muito) e foram questões bem difíceis, sem muitas opções pra você ir eliminando, era por detalhes.
Custom Tags cairam 9 (achei muito tmb) e caiu muitas questões onde misturava métodos de Tag clássica com SimpleTag, estejam preparados pra todos métodos de cada tipo, tipo de retorno, avaliação do corpo.
Tag files caiu umas 3 e tavam fáceis. Drap and Drop foram três: 1 declarar um listener(de graça), 1 mapear objetos implícitos e uma mais dificil que era colocar na ordem um fluxo de chamada numa Tag clássica.
Segurança caiu umas 7, então é decoreba de tudo, quais elementros ficam dentro de , quais dentro de …
Design patterns cairam 5, achei fácil, mas tinha algumas muito, muito extensas, o cenário bem grande e pedia pra combiná-los pra atender o objetivo, o inglês precisa estar bem afiado, mas usei umas dicas e me saí bem:
nem sempre é assim, mas quase sempre: apareceu JNDI = Service Locator, Object Business = Business Delegate, Melhorar Tráfego de rede = Transfer Object, Fazer log de aplicação = Intercept Filter…etc…
Session management tava tranquilo, precisa estar bem atento aos cookies(teve uma que apareceu qual era correto: cookie.setSecure ou cookieSetHttps, nem lembrava se existia um desses) e todos meios de reescrita de url.
Structure e Deployment tava bem fácil.
O livro da Kathy aborda tudo, utilizei da versão antiga 1.4, mas não senti problema com isso, meu problema foi só não ter sido consistente, as vezes ficava uns dias sem fazer simulado nem estudar (por falta de tempo), e as festas de fim de ano complicou nesse sentido.
Mas quem for se sentindo preparado vai passar tranquilo, eu achei mais difícil que a SCJP porque não me senti preparado pra fazer mas mesmo assim fui, mas olhando por outro lado é mais fácil porque não tem pegadinha, você analisa e pronto, não precisa se preocupar.
Mas no “fritar dos ovos” saí no lucro, quando cliquei em imprimir resultado já fui triste pra recebê-lo. :lol:
Simulados que usei foi whizlabs e [color=red]testkiller(caiu umas 4 questões exatamente iguais)[/color].
vlw Hewerton