10 tecnologias estratégicas para 2008 segundo o Gartner Group

Olá

Esta é bem velha. É de outubro de 2007 e talvez alguém já tenha comentado por aqui. Mas pelo menos para guardar os links então vamos lá:

Gartner’s top 10 strategic technologies for 2008

1. Green IT
    Senso de que as corporações devem se empenhar mais nas causas de responsabilidade social. Lembrar ao gerente de marketing para incluir nos power points.

2. Unified Communications (UC)
    Unificar voicemail, PBXs, e-mail & calendaring, IM e conferencing & collaboration. É claro que a unificação pode representar oportunidade comercial de revender o que era separado agora tudo junto e com vendor lock in

3. Business Process Management
    Aquele famoso saco de gatos que inclui SOA, EDA e tudo que substitui o velho EAI. Criar novos nomes ou juntar tudo com outra sigla faz parte do core business destas consultorias

4. Metadata Management
    O velho papo de service registries e repositórios, Web semantics, configuration management databases (CMDB), business service registries, etc. que já deveria ter sido top desde 2006

5. Virtualization 2.0
    Seria o próximo passo de abstração: machine language, high level language, virtual machines e agora virtual OS containers. Idéia ótima e que todo mundo gostaria de adotar. Com certeza um dia vai pegar. Quem sabe algum de nós se candidata a ser gerente de Virtualização 2.0 e entrega tudo nas mãos daquele estagiário baladeiro que só está na firma porque é sobrinho de um diretor. Não consigo imaginar isto na lista de prioridades das empresas comuns com muitas outras carências. Hoje em dia é feito uma virtualização meia boca com o VM Ware

6. Mashups & Composite Applications
    Taí uma coisa cujo uso pode crescer

7. Web Platform & WOA
    Mais um outro devaneio para vender nova sigla. Mas é claro que a idéia é interessante e um dia alguém vai usar.

8. Computing Fabrics
    Novo nome para um bando de servidores blades. No dia em que o diretor anunciar a compra da idéia é bom alguém entender os princípios de clusters como por exemplo o Beowulf

9. Real World Web
    Acho que isto entrou só porque ficava feio lista de 9 coisas

10. Social Software
    Mais podcasts, videocasts, blogs, wikis, social bookmarks e redes sociais. Trabalhar mesmo que é bom para ganhar dindin quem é que conseguirá?

E as minhas previsões? Minha bola de cristal não tem a mesma capacidade de criar novos termos e frases de impacto como a destas grandes empresas de consultoria que sobrevivem vendendo as mesmas coisas com novos nomes e novas roupagens.

[]s
Luca (que já viu muitas listas assim mas que nunca conferiu se acertaram)

:lol:

É praticamente tudo OLD, velho de doer, os caras não arriscaram em nenhuma nova invenção maravilhosa esse ano.

A única coisa aí que eu acho que vai subir mesmo esse ano é virtualização, VPS tão ficando tão baratos que alugar “shared hosting” vai virar lenda ou coisa de quem gosta de pagar aos servidores de hospedagem do brasil.

E sobre metadata management, cadê o UDDI heim? :smiley: