100% Sem Noção

Senhores,

Estou ficando cada dia mais impressionado com a falta de noção do pessoal que está postando dúvidas aqui no GUJ. Eu não sou o maior expert do mundo em Java, estou sempre aprendendo com o pessoal daqui, mas cada vez mais vem dúvidas do tipo… “já desenhei a tela, e agora, o que eu faço?”, perguntas absurdas de lógica, gente que nem sabe o que é OO e quer programar em java, ou mal sabe programar, chega cheio de buzzwords fazendo perguntas absurdas. O pior é que sempre tem uma boa alma que chega com a solução pronta e o sem-noção continua sem noção, e fazendo mais perguntas absurdas.
O que me leva às seguintes perguntas:

• Até quando vai ter gente boa interessada no GUJ?
  • Será que isso é bom para o nosso mercado? (criar um monte de programador Java sem-noção que sai perguntando absurdos e fazendo sistemas remendados)
    Bom, é isso… não queria levantar nenhuma flame war, mas parece que está cada vez pior…

Abraços,

Armando

Programadores ruins o mercado exclui por si só.

O que acontece também é que muita gente pula etapas, eu mesmo só vim a programar com swing depois de um bom tempo vendo códigos mais básicos em Java, nada impede que você logo dê de cara com o Swing, nada disso, mas acontece que as pessoas estão mal acostumadas (pelo menos nesse caso).

Vi a alguns dias atrás uma pessoa requerindo ajudar de como conectar a JTable dele com o banco, já que ele tinha feito no NetBeans (consequentimente creio que foi no Matisse), então acontece, que esse usuário não sabe fazer nada em Swing, e para isso deve ainda procurar entender o básico de construção de tela em Swing para depois partir para a lógica de eventos e listeners que abrange o Swing, mas não, a pessoa prefere pular etapas.

Mas concordo contigo, porém deveremos filtrar aqueles que fazem perguntas aparentimente tolas, porém querendo realmente aprender daqueles que fazem perguntas non-sence por apenas fazer, sem ao menos ter se preocupado antes de como poderia tentar resolver.

Se todos fizessem dessa maneira seria ótimo!

http://www.celiojunior.com.br/comofazerperguntas.htm

Concordo

Trabalho com programação a 4 anos e comecei aprender java a 3 meses.

Primeiro comprei um livro que foi indicado aqui, o do Deitel, já li boa parte.

Já aprendi muitas coisas, e tenho muiiiiiiiiiiiiiitas para aprender, até agora mais de 90% das minhas duvidas foram solucionadas com o uso do google, com o livro, ou com o sistema de busca do GUJ.

Estou fazendo um sistema para o frigorifico do meu sogro, algo para poder realmente aprender, usando JDBC + Firebird ou Postgree.

Surgiu a necessidade de fazer request HTTP, e bingo, um tutorial no GUJ sobre isso. É só pesquisar, isso tá aquem da programação, é o simples ato de pensar.

Acho um absurdo o cara perguntar: “onde baixo o netbeans” :roll:

Outro detalhe, bom senso, me desculpem o termo, algumas perguntas como a exemplificada acima beiram a estupidez. :?

Sempre que tenho um tempinho sobrando, entro no GUJ e ajudo o pessoal com as perguntas que estão ao meu alcance. Quando percebo que a pergunta é “sem noção” eu simplesmente ignoro. Eu sei que isso não vai acabar. O GUJ é muito popular, o cadastro é grátis e o cara que posta não tem nada a perder.

Não vejo isso acontecendo só aqui. Praticamente todos os foruns que participo isso acontece. Mas tenho fé que as coisas vão melhorar :lol:

[quote=christianovale]Se todos fizessem dessa maneira seria ótimo!

http://www.celiojunior.com.br/comofazerperguntas.htm[/quote]

Show!

Veja os fatos:

:arrow: aumenta a quantidade de pessoas que não conhecem bem a tecnologia Java

Consequência:

:arrow: mais gente pra contratar, diminui o valor hora de um profissional Java

:arrow: pouca gente qualificada, aumenta o valor hora desses profissionais qualificados

Resumindo: pra quem tá começando é ruim pois receberá menos, pra quem já tem experiência é bom, pois será valorizado.

Claro que isso é uma generalização. :wink:

se parassem de responder as perguntas sem noção, elas parariam de aparecer.

enquanto não pararem de responder, elas continuam :frowning:

Mas o problema é quem decide se a pergunta é sem noção, para mim o a pergunta sobre JTable pareceu normal.

Veja os fatos:

:arrow: aumenta a quantidade de pessoas que não conhecem bem a tecnologia Java

Consequência:

:arrow: mais gente pra contratar, diminui o valor hora de um profissional Java

:arrow: pouca gente qualificada, aumenta o valor hora desses profissionais qualificados

Resumindo: pra quem tá começando é ruim pois receberá menos, pra quem já tem experiência é bom, pois será valorizado.

Claro que isso é uma generalização. :wink: [/quote]

Cara, alguém aqui é preconceituoso? Eu sou preconceituoso…
Por exemplo, eu não gosto de programador ASP, porque programador ASP é porco e preguiçoso…
Eu não sou o único preconceituoso nesse sentido, certo? a questão é… quanto mais programador ruim nós tivermos, mais os gestores vão dizer… Java não, pelo amor de deus…

discordam??

Na empresa onde trabalho acontece justamente o contrário.
Meu diretor de sistemas não quer nem ouvir falar em ASP etc.

qual o problema das perguntas sem noção?

responde quem quer…

elas nao impedem a existencia de conversas de mais alto nivel com quem tem mais conhecimento/experiencia

sobre o mercado… ele ta cheio de gente ruim… mas sabe como é… o incompetente compensa a “burrice” (ou falta de conhecimento) com outras caracteristicas:
flexibilidade, passividade, “puxassacoavidade”, sociabilidade, baixas remunerações… etc… etc… vcs ja devem ta careca de saber

nao perco mais tempo me preocupando com isso… se tem um idiota ganhando mais doq eu… fazer oq? é a vida hehehe

Concordo contigo. Mas depende de como a pessoa pergunta. Tem gente que tira dúvidas e outras que querem uma aula.

Acho que ter um idiota ganhando mais que você de certa forma até ajuda. Ajuda principalmente a sairmos de nossa zona de conforto e procurarmos quem nos valoriza.

É isso aí “No Pain, No Gain”.

[quote=amilhoranza]Acho que ter um idiota ganhando mais que você de certa forma até ajuda. Ajuda principalmente a sairmos de nossa zona de conforto e procurarmos quem nos valoriza.

É isso aí “No Pain, No Gain”.[/quote]

concordo hehe mas tem idiotas em java, OO mas que nao sao tao idiotas em outras areas como algumas q eu citei ahuehua

chegam em ponto… falam “bonito” enganam um monte de gente… sempre estao a disposição pra faze hora extra, trabalhar sabado… heeh

o mercado ta cheio desse tipo…

esses caras nao tao em forum discutindo… fazem o arroz com feijao e trabalham por dinheiro…

mas as vezes vale muito mais ser valorizado pelo talento doq ganhar bem e nao ter reconhecimento do seu valor tecnico…

O ideal são as duas coisas, tento o reconhecimento profissional, como o reconhecimento monetário.
O Ser Humano necessita ser reconhecido.