Boa tarde Gujjers \o/
com muita satisfação que venho dizer que após a primeira tentativa de 70% dos 71% do exame hoje fiz 80%!
vou deixar aqui o meu path para que possa servir de ajuda aos que pretendem prestar o exame
primeiramente o livro:
bom o livro é bom e é um MUST de ponta a ponta porem não cobre TODA a certificação, algumas coisas é preciso pesquisar por fora como por exemplo Message Delivery Guarantee e Distributed Transactions mas ele te da uma sólida base para a prova, também vi alguns outros livros mas não cheguei de fato a estudar por eles, o Fernando Franzini tem alguns no link, aliais obrigado pelo Resumo em PDF disponibilizado.
para a prova vou citar os pontos importantes:
- Saiba diferenciar 1 - 2 - 3 - N Tiers
- Saiba as vantagens e desvantagens de cada um quando comparados ex: vantagens de 3 tier vs 2 tier
- Saiba TODOS os metodos de integração e suas vantagens (Integration Tier) saiba quais podem participar de transações e quando utilizar cada um.
- Saiba quando utilizar JAX-WS e RS e o principal as diferenças entres eles
- Saiba JPA, BMP e CMP. diferenças!
A prova é toda teorica e scenario based!!! estude bem os casos apresentados nos livros e na internet a fora!
sobre os simulados:
Whizlabs - ficou devendo essa hein amigão, nada relevante para a prova aqui! não reocmendo.
EPractize - apesar de uma experiencia ruim com a OCEJPAD ficou bem acima da expectativa muito relevante para a prova!
sobre outras certificações JAVA:
Associate: Relevante nos assuntos de Acoplamento e Coesão! - 10%
Professional: Design Patterns basícos GoF que são abordados na prova! - 20%
WCD: conhecimento sobre JEE mandatório para a certificação é muito bom pois com ela você elimina uma parte dos conteudos. - 40%
JPA: muito relevante cairam umas boas perguntas sobre JPA que ja tinha aprendido para a certificação. - 30%
WSD: não fiz essa mas Web Services caem a rodo na prova! então se tiver a oportunidade FAÇA! - 50%
bom é isso pessoal e que venha parte 2 e 3 \o/