Bom dia Gujjers,
Estou na etapa do projeto da OCMJEA 6 e gostaria de tirar algumas duvidas com relação a especificação e ao digrama de classe (por hora)
Como li por ai a especificação é bem vaga e com lacunas onde você precisa supor algumas coisas como por exemplo minha especificação diz que tenho um webservice e que ele prove metodos de leitura para as informação deixando bem claro que desenvolver o projeto o desenvolvimento deste web service não será abordado no projeto e não menciona nada sobre escrita neles inclusive afirma que o usuario o utilizara em read-only porém em outro ponto da especificação ele diz que tenho que armazenar algumas coisas nestes web services bem assumo que já exista essa inferface criada e ponto final.
a especificação fornece um Business Data Model que ao meu ver segundo 2 requisitos está faltando algo, minha duvida:
posso complementar o model ? digo adicionar uma classe ali para tornar a implementação mais amigavel? lembrando que a implementacao é possivel sem essa adição mas teria que criar uns 3 metodos a mais no meu facade para tratar a situação.
outra questão é o volume de classes no diagrama de classes está ficando grande mas não está confuso da para identificar os Patterns e suas relações são 30 classes até agora e falta algo em torno de 5-10 para completar o diagrama, é isso mesmo ? andei lendo no Ranch e algumas pessoas relataram mais ou menos essa quantidade outras me disseram algo em torno de 20. o volume de classes pode me prejudicar ?
outra duvida é com relação aos patterns:
Facade para as iterações complexas nos web services.
Business Delegate para simplificar as coisas para o Client.
seria legal utilizar o Business Delegate como um proxy para meu Facade ?
até onde analisei não vi problemas mas queria uma opiniao
ainda sobre os Patterns:
fiz uma implementação DAO generica e não especifiquei nomenclatura como JPA ou JDBC mas deixei um note no diagrama explicando o porque de por exemplo fornecer a nomenclatura Impl e nao JPA/JDBC <> blablaDAO <------- blablaDAOImpl devo deixar esses notes sobre minhas decisões e minhas assuncões ?
é isso por hora
desde já obrigado. devo muito ao Guj com relação a minha carreira acho que grande parte dos desenvolvedores Java deve afinal de contas quando não lembramos ou sabemos algo aqui é onde encontramos ajuda!