Ae pessoal, fiz a prova hoje e passei com 81%
Referências:
Pro JPA2 - Livro bom, porém chato e com uma fonte terrível para ler no papel, sem falar que o texto não é justificado, conteúdo bom e formatação ruim, não aprendi tanto com ele.
EJB 3.1 - Parte de JPA, Transactions e Locking
JSR317 - Toda ela tem informações úteis que caem na prova, não li na integra, só li alguns pontos.
Enthuware OCE-JPA V6 - Simulado excelente, mais difícil que a prova porém com questões bem parecidas.
O mais importante pra essa prova é praticar, todos os tipos de mapeamento, quando você tá construindo uma aplicação do zero ou está utilizando um banco existente, além de praticar os tópicos abaixo.
Tópicos Essenciais:
Application Managed X Container Managed Persistence
CMT X BMT
Transactions e Locking
PersistenceExceptions
JPQL
CriteriaQuery (tem as questões mais fáceis da prova, uma dica pra você resolver as questões é procurar as erradas e ir eliminando, porque tem alternativas com código muito parecidos)
Todos os tipos de relacionamentos, estratégias de herança e collections mappings (tópico com maior número de questões na minha prova)
Outra dica, façam a prova de EJB primeiro, eu comecei estudando pra de EJB, depois voltei pra JPA, fui pra EJB de novo e acabei fazendo primeiro a de JPA mesmo. Vou estudar mais EJB e tentar fazer a prova em breve.
É isso, qualquer dúvida estamos aí. :lol: