[1Z0-898] Oracle Certified Expert, Java EE 6 Java Persistence API Developer

7 respostas
Jairo_Junior1

Ae pessoal, fiz a prova hoje e passei com 81%

Referências:

Pro JPA2 - Livro bom, porém chato e com uma fonte terrível para ler no papel, sem falar que o texto não é justificado, conteúdo bom e formatação ruim, não aprendi tanto com ele.
EJB 3.1 - Parte de JPA, Transactions e Locking
JSR317 - Toda ela tem informações úteis que caem na prova, não li na integra, só li alguns pontos.
Enthuware OCE-JPA V6 - Simulado excelente, mais difícil que a prova porém com questões bem parecidas.

O mais importante pra essa prova é praticar, todos os tipos de mapeamento, quando você tá construindo uma aplicação do zero ou está utilizando um banco existente, além de praticar os tópicos abaixo.

Tópicos Essenciais:
Application Managed X Container Managed Persistence
CMT X BMT
Transactions e Locking
PersistenceExceptions
JPQL
CriteriaQuery (tem as questões mais fáceis da prova, uma dica pra você resolver as questões é procurar as erradas e ir eliminando, porque tem alternativas com código muito parecidos)
Todos os tipos de relacionamentos, estratégias de herança e collections mappings (tópico com maior número de questões na minha prova)

Outra dica, façam a prova de EJB primeiro, eu comecei estudando pra de EJB, depois voltei pra JPA, fui pra EJB de novo e acabei fazendo primeiro a de JPA mesmo. Vou estudar mais EJB e tentar fazer a prova em breve.

É isso, qualquer dúvida estamos aí. :lol:

7 Respostas

w1lson

Parabéns Jairo,

Muito boa nota, obrigado por compartilhar a experiência.

Eu fiz a prova de EJB 3.1 em junho, agora estou estudando para a de JPA 2 também.

Hebert_Coelho

Muito bom score. Parabéns. [=

maior_abandonado

parabens… é uma certificação legal, um bom score…

eu tenho uma pergunta meio off, como você faz para inserir arquivo ai para download ai no post do guj?

Hebert_Coelho

maior_abandonado:
parabens… é uma certificação legal, um bom score…

eu tenho uma pergunta meio off, como você faz para inserir arquivo ai para download ai no post do guj?

Haha, antes de postar alguma coisa aparece um botão escrito attachments. Clica nele! :wink:

Jairo_Junior1

Valeu pessoal, eu tava com maior medo de fazer a prova, cheguei a adiar algumas vezes porque os trabalhos do mestrado não me deixavam em paz e resolvi fazer agora depois das férias, revisei tudo e fiz os 4 simulados em 1 semana e fui lá fazer.

É uma prova muito difícil no sentido de ter um conteúdo muito variado e exigir uma concentração absurda, existem alternativas muito parecidas nas questões, pegadinhas e alguns erros na prova. Pra completar, no centro autorizado da minha cidade, a sala de prova fica entre duas salas de aula, então imagina que tá rolando um curso de CCNA do lado e você fazendo prova de JPA, tive que reler algumas questões várias vezes. =/

Foi uma boa sacada da Oracle criar uma certificação separada para o JPA, a especificação cresceu muito, muita gente acha que “domina JPA”, mas no fundo só sabe fazer um mapeamento básico, acho que eu me enquadrava aqui antes da prova. :lol:

Hebert_Coelho

Jairo Junior:
É uma prova muito difícil no sentido de ter um conteúdo muito variado e exigir uma concentração absurda, existem alternativas muito parecidas nas questões, pegadinhas e alguns erros na prova. Pra completar, no centro autorizado da minha cidade, a sala de prova fica entre duas salas de aula, então imagina que tá rolando um curso de CCNA do lado e você fazendo prova de JPA, tive que reler algumas questões várias vezes. =/
Caracas bicho! Processa esse povo. Você tem que ficar em uma sala se barulho. O.o

Toda vez que fiz a prova aqui no RJ fiquei isolado em alguma sala. A única vez q teve alguém ao meu lado, ele estava a fazer uma prova de DBA! O.o

Serio mesmo, falta de respeito isso! :evil:

Jairo_Junior1

jakefrog:
Jairo Junior:
Caracas bicho! Processa esse povo. Você tem que ficar em uma sala se barulho. O.o

Toda vez que fiz a prova aqui no RJ fiquei isolado em alguma sala. A única vez q teve alguém ao meu lado, ele estava a fazer uma prova de DBA! O.o

Serio mesmo, falta de respeito isso! :evil:

Quando eu for lá fazer a prova de EJB eu tento resolver essa situação. Ou então vou em outro horário ou mudo de cidade. :lol:

Criado 8 de agosto de 2012
Ultima resposta 10 de ago. de 2012
Respostas 7
Participantes 4