2 dúvidas em IReport

tenho 2 dúvidas em IReport vamos as elas:

  1. como faço para que o campo tenha quebra de linha, já vi que consigo isso aumentando ele em altura e ele gera já as quebras de linha autmaticamente, porém com valores que não necessitam de quebra de linha tenho aquele espaço em branco gerado pelo textfield, quero saber se não tem como fazer essa quebra de linha somente quando for necessário para economizar espaço no relatório.

  2. essa não é uma dúvida muito de IReport mas tem ele no meio, no banco os textos que tenho para serem exibidos alguns tem caracteres especiais como ^~ç estão de forma diferente como ço pelo que vi o IReport exibe os caracteres ANSI e no banco estão cadastrados no formato Unicode. Como faço pra exibir de boa sem essas falhas dos caracteres.

Espero ter sido bem claro na minhas dúvidas.

Para a 1° dúvida não tenho resposta, mas verificarei pra vc, qto a 2° faça da seguinte maneira:

Na hora que vc for criar o relatório clique na aba “i18n” e mude o XML encoding para “ISO-8859-1”.
Caso você já tenha criado o relatório vá em edit/ report properties, que você verá a mesma aba.
[]s

tem a opção “stretch when overflow”… acho que funciona desse jeito aí…