2 Problemas sobre arquivos .jar

Olá, criei hoje o meu primeiro arquivo .jar para distribuir um programinha bem simples, no entanto o programa não está abrindo. Ao tentar descobrir porque o programa não funciona, me deparei com dois problemas:

1- Executar (clicar duas vezes) o arquivo jar em uma máquina diferente de onde eu fiz o programa não funciona. Como fazer pra descobrir o erro quando não se pode contar com o System.out.println()?

2 - Executar o arquivo jar na mesma máquina onde eu fiz o programa gera um processo “javaw.exe” que não fecha quando eu fecho o programa (eu tenho que encerrar ele manualmente). O que é esse “javaw.exe”?
Obrigado!

Bom, então vamos por partes:

1 - Para você descobrir o erro basta você executar o JAR via console, a partir do seguinte comando:

java -jar programa.jar

Desta forma o erro irá aparecer na janela do console.

2 - Ao fechar a aplicação você executa o comando System.exit(0)?
Javaw é a mesma coisa que o Java, serve para executar a aplicação, porém sem abrir uma janela do console.

Qualquer coisa é só perguntar.

Descobri agora a pouco esse recurso de executar via console e já descobri o que era.

Sobre o javaw, eu não estou executando o System.exit(0).
Vou tentar e se não der certo eu aviso. Muito obrigado desde já.

System.exit não é a melhor forma de sair de um programa.

Provavelmente o problema esta em usar um JFrame principal com a ação padrão para o fechamento (HIDE_ON_CLOSE). Tente alterar para DISPOSE_ON_CLOSE ou EXIT_ON_CLOSE.

http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/javax/swing/JFrame.html#setDefaultCloseOperation(int)

realmente bzanchet, usei:
setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);