Em Maio, dia 22, acontecerá em São Paulo o Tutorial Programação 3D com OpenGL Objetos e cenários em 3D com OpenGL, utilizando cores, iluminação e texturas?
Voltado para Desenvolvedores que possuem o interesse em aprender a programar em OpenGL, a fim de criar aplicações 3D, o treinamento abordará os seguintes tópicos
Introdução ao OpenGL
Gerenciando janelas e tratando eventos com o GLUT
Trabalhando com polígonos
Transformações de projeção, de visualização e de modelo
Trabalhando com cores
Trabalhando com iluminação
Mapeamento de textura
Após o término deste treinamento os participantes estarão aptos a: entender os fundamentos do OpenGL e estarão aptos a construir objetos e cenários em 3D com OpenGL, utilizando cores, iluminação e texturas. Também estarão aptos a implementar o conceito de câmera para navegar pela cena.
Grande Vini, tudo certo?
Acabei de visitar o seu blog e o conteúdo realmente é parecido. Na verdade o conteúdo do curso é bem mais restrito, hehe. A ideia é abordar uma introdução à programação 3D usando OpenGL (não vai dar pra criar jogos nem nada muito complexo porque é um curso de 1 dia só).
Fica aí a dica então, como o Anderson já comentou… Pra quem quiser aprender uma introdução legal de OpenGL, temos um encontro marcado em São Paulo dia 10/04!
[quote=ctosin]Grande Vini, tudo certo?
Acabei de visitar o seu blog e o conteúdo realmente é parecido. Na verdade o conteúdo do curso é bem mais restrito, hehe. A ideia é abordar uma introdução à programação 3D usando OpenGL (não vai dar pra criar jogos nem nada muito complexo porque é um curso de 1 dia só).
Fica aí a dica então, como o Anderson já comentou… Pra quem quiser aprender uma introdução legal de OpenGL, temos um encontro marcado em São Paulo dia 10/04!
[/quote]
Vou republicar os artigos no Ponto V!, com isso corrigir alguns links quebrados e imagens faltando. Será que daí vc poderia atualizar os conteúdos recomendados pelo autor para apontar para o meu portal também?
Não tenho tantos exemplos quando o NeHe, mas todo material por lá é mais didático, detalhado e em português.
[quote=andersonop]Oi Vini, já está apontando, veja lá
Anderson
[/quote]
Ok, mas os artigos de lá serão migrados para o Ponto V! e serão retirados gradualmente do wordpress. O endereço do novo site será: http://www.pontov.com.br/site
É que hoje tenho alguns links e imagens quebradas. E isso pode incomodar um pouco quem lê.
Vi o curso no site e me interesei bastante , porém fiquei com algumas duvidas.
Lá diz q tem que saber programação em C, bom eu tenho noções básicas de C que aprendi na facul, tipo sintaxe, ponteiro, struct, é preciso mais conhecimento?
E quanto a geometria geometria analítica, eu até devo ter tido algo sobre na faculdade, mas não lembro muita coisa, pelo que pesquisei na net que é algebra com modelo cartesiano, não saber disso prejudicará mtu o curso?
Pelo que conheço de OpenGL acho que não. Mas é uma boa você dar uma lida no artigo sobre vetores do meu site: O uso de vetores nos jogos, pois isso vai te facilitar muito a vida.
[quote]Pelo que conheço de OpenGL acho que não. Mas é uma boa você dar uma lida no artigo sobre vetores do meu site:
O uso de vetores nos jogos, pois isso vai te facilitar muito a vida. [/quote]
Obrigado pela resposta ViniGodoy, eu já li o seu artigo a algum tempo, mas vou ler de novo, para fixar melhor.
Pena que não publiquei nada ainda sobre Vetores 3D. Seria uma boa você procurar sobre o produto vetorial, que é muito usado em 3D. Ele é útil para encontrar os vetores de iluminação, por exemplo, baseando-se apenas em dois vértices de um triângulo.
[quote=Naruffy][quote=ViniGodoy]
Pena que não publiquei nada ainda sobre Vetores 3D. Seria uma boa você procurar sobre o produto vetorial, que é muito usado em 3D. Ele é útil para encontrar os vetores de iluminação, por exemplo, baseando-se apenas em dois vértices de um triângulo.
[/quote]
Interessante, vou dar uma estudada em vetores, percebi que isso é bastante usado para programação de games entre outras coisas
[]s[/quote]
vetores são a base da computação gráfica.
[quote=Naruffy]Vi o curso no site e me interesei bastante , porém fiquei com algumas duvidas.
Lá diz q tem que saber programação em C, bom eu tenho noções básicas de C que aprendi na facul, tipo sintaxe, ponteiro, struct, é preciso mais conhecimento?
E quanto a geometria geometria analítica, eu até devo ter tido algo sobre na faculdade, mas não lembro muita coisa, pelo que pesquisei na net que é algebra com modelo cartesiano, não saber disso prejudicará mtu o curso?
Obrigado.
[]s[/quote]
Como serei o instrutor deste curso posso esclarecer sua dúvida.
Ter noções básicas de C é o suficiente. Sobre a parte matemática da coisa, você precisa ter apenas alguma noção também. O curso é curto e é voltado para quem quer começar agora a se aventurar no mundo da programação 3D. Então não tem nem como exigir muita coisa.
O artigo que o ViniGodoy escreveu sobre vetores é bastante interessante, então é uma leitura bastante recomendada. (Vini, vou recomendar o PontoV pro pessoal que for fazer o curso em Abril ;))