em um programa multi-camadas, com uma camada de banco de dados, camada de logica de negocios, e camada de interface com o usuario, como vcs fazem a comunicação entre as 3 camadas?
onde vcs fazem pequenas validações como por exemplo verificar se o usuario digitou um cpf valido em um formulario qualquer? na propria camada de interface?
3 camadas -> como vcs fazem a comunicação?
3 Respostas
Irmao, olha, tdas as entradas vc valida com um dentro de um while, vc usa um tryatch, e faz uma variavel de controle para verificar c o valor e valido!
BLZ ??
Normalmente eu faço assim:
1 - na camada de interface eu faço todas as validações leves, e que tenham regras “fixas”
2 - na de aplicacao ou de negócios as que tenham regras que possam vir a ser alteradas;
3 - e na de banco de dados as que necessitem de dados do banco de dados…
assim eu evito tráfego na rede, e uso desnecessário do servidor, além de permitir um retorno rápido ao usuário, afinal de contas nao tem graça nenhuma preencher um formulario gigante, clicar no submit esperar cinco minutos e descobrir q voce nao deveria ter colocado o “-” no seu CPF 
deixe claro como os dados devem ser digitados e se possível faça a validação na hora( a menos que isso seja inviável) nao deixando por exemplo o usuario digitar coisas que não deveria… 
espero ter ajudado
e essas camadas estão unidas, ou eu devo trata-las como módulos separados?
e como vcs tratam da comunicação entre elas?