3 motivos

37 respostas
S

Pessoal programo a 5 meses sou novato! e gostaria de saber 3 motivos para mim nao usar o eclipse e sim o netbeans!
obs: nao estou criando esse topico para falar mal de netbeans ou eclipse ou criar discusao apenas preciso saber pq uso o netbeans e no servico tem um amigo que usa eclipse e vive falando que netbeans n presta, e como sou novato nao tenho argumentos contra eclipse pq nunca usei! e no momento n posso testa-lo alguem se disponibiliza ?

37 Respostas

G

samuelM, eu não tenho motivos nenhum, uso eclipse e gosto muito. Há algum tempo eu usei netbeans, mas quando brinquei com eclipse gostei e acabei usando até hoje.

Acho que quem tem que dizer se é bom ou não é você. Sugiro que você passe um dia inteiro usando cada um deles, criando um projeto, fazendo uns refactoring, debug… etc… enfim, fazendo algumas tarefas do seu dia a dia em ambos. E após os testes você pode pode dizer qual deles você mais gostou e em qual delas você é mais produtivo e se sente mais a vontade.

Abraços

java_es_a_lei

cara isso vai de cada um, ele fala mau porque usa o eclipse assim como muitos por ai que utiliza o netbeans tbm criticão o eclipse, o melhor jeito de se ver qual as qualidades da IDE é só usando

M

tanto faz desde que vc organize seu codigo independente de plataforma de desenvolvimento, use o maven pra fazer isso

L

velho, não tem essa de ter n motivos para usar isso ou aquilo…

eu PARTICULAMENTE prefiro o Eclipse, nas 3 empresas que já trabalhei sempre utilizamos o Eclipse, e é raro eu ouvir dizer que tal empresa utiliza o netbeans.

cada um usa a IDE que se sinta melhor desenvolvendo.

um dos motivos que uso o eclipse é que já me acostumei com ele e é bem mais leve :smiley:

Felagund

Eu uso tanto eclipse quando netbeans, atualmente uso profissionalmente o netbeans, mas não vejo problema algum em usar o eclipse. e esse bla bla bla de muitas empresas usam o eclipse é pq antigamente o netbeans era lento, muito lento por sinal, as ultimas versões do netbeans estão bem estaveis.

Quer um motivo pq o netbeans é melhor que o eclipse? O gerenciador de plugins do eclipse é uma PIADA, tosco, horrivel, ridiculo, remover um plugin nunca da muito certo, sempre ficam vestigios.

Quer um movito pq o eclipse é melhor que o netbeans? O Editor do eclipse é muito mais limpo, com mais suporte a criação das classes, mas agil quando se está editando.

Use aquele que vc acha melhor e não acredite em trolls.

[]'s

Diabo_Loiro

O netbeans é mais facil para fazer GUI ou seja os formularios ou telas no caso de um programa desktop.

Christian_Borges

Já usei bastante os dois! Particulamente prefiro o Eclipse, Principalmente pelas sacadas bem legais que ele tem, como os “perfis” de desenvolvimento para JavaEE, JavaSE, etc.

Mais esta é uma escolha que muitas vezes não é nossa. Porque muitas empresas “ditam” qual IDE devemos usar. Por isso, sugiro à vc aprender tanto o NetBeans quanto o Eclipse.

Valeu!

M

1 - Você pode usar o Netbeans como teste de desempenho para seu computador(mais pesado que muito jogo por ai).
2 - Você pode usar o Netbeans como criador de códigos para usar em testes de admissão na empresa(se entender os códigos obscuros do Matise o cara é bom)
3 - Você pode usar o Netbeans para falar que nem todos os bons programadores utilizam eclipse(mas pra isso você tem que ser um bom programador).

Diabo_Loiro

mais o melhor é o bloco de notas cara, esquece eclipse e netbeans.

NOTEPAD.EXE wins!

J

Diabo Loiro:
mais o melhor é o bloco de notas cara, esquece eclipse e netbeans.

NOTEPAD.EXE wins!

Em Java, esquece o notepad. Decoreba é a pior coisa que existe em uma interpretação de linguagem. O mais importante é compreender o que faz e não é necessário Notepad. Isso é coisa do passado.

Diabo_Loiro

Então é justamente para evitar decoreba dai ele vai aprender a usar -cp java javac -d etc…
coisa que as ide fazem automaticamente e voce não aprende.

sergiotaborda

samuelM:
Pessoal programo a 5 meses sou novato! e gostaria de saber 3 motivos para mim nao usar o eclipse e sim o netbeans!
obs: nao estou criando esse topico para falar mal de netbeans ou eclipse ou criar discusao apenas preciso saber pq uso o netbeans e no servico tem um amigo que usa eclipse e vive falando que netbeans n presta, e como sou novato nao tenho argumentos contra eclipse pq nunca usei! e no momento n posso testa-lo alguem se disponibiliza ?

Como assim não pode testá-lo ? É grátis. Vc baixa, instala e pronto. Veja por si mesmo a diferença.
(não precisa fazer isso no trabalho, pode fazer em casa)

ViniGodoy

Três motivos (a sério):

1. O Netbeans é melhor para fazer interface gráfica (o Matisse é realmente muito superior ao Visual Editor);
  2. O Netbeans já possui um profiler embutido;
  3. O Netbeans não exige a instalação de milhares de plugins. Ele já vem com suporte ao toplink, bindings, servidores web, etc…

Em casa, só uso Eclipse.

fredferrao

Não precisa de 3 motivos, apenas quando ele falar que é ruim voce fala na cara dele: Me cita algo que o Eclipse faz que o Netbeans nao faz? Em suma os 2 fazem a mesma porcaria, um faz melhorzinho alguma coisa e o outro melhorzinho outra coisa, mas todos fazem. A desculpa universal dos usuarios de Eclipse sempre foi “mas o editor bla bla bla”, até hoje pensam que o Netbeans esta na versao 4.0.

josenaldo

1 - É mais fácil instalar plugins de outras linguagens no Netbeans
2 - Netbeans dá menos problemas de bugs a medida que vamos instalanod plugins
3 - Netbeans é multiplataforma de verdade. EU uso a mesma pasta pra rodar tando no windows qt no linux.
4 - Netbens sempre sai com as ultimas novidades do Java. Foi a primeira IDE a usar Java ee 5 e vai ser a primeira a adotar o 6.
5 - O netbenas vem tendo investimentos significativos, tendo avançado amis rápido que o Eclipse nos últimos anos.
6 - O editor já faz quase tudo o que o eclipse faz (e mais algumas coisas que o Eclipse NÃO faz)
7 - Testar ou depurar uma aplicação web no tomcat é muito mais fácil que no Eclipse
8 - Brincar com UML é bem mais fácil que no eclipse

Isso quer dizer que o Netbeans é melhor que o eclipse? NÃO! Essas são algumas áreas onde ele é melhor, mas tem outras onde perde feio. Na verdade, eu gostaria é de ver uma união com o melhor das duas.

Bem… Sobre essa coisa do cara dizer que Eclipse é uma merda, ou Netbeans é uma merda, quer um conselho? Não perde teu tempo discutindo com ele. Usa esse tempo pra coisas mais úteis, como estudar as duas e aprender a usar as vantagens das duas.

OU vai acabar como ele: falando besteira sobre o que não conhece.

ViniGodoy

Discordo de você quanto ao editor. Eu uso os dois e o editor do Eclipse ainda é bem melhor. Mais rápido e com mais recursos.

Marlon_Meneses

ai ai…
vai começar…

fredferrao

Discordo de você quanto ao editor. Eu uso os dois e o editor do Eclipse ainda é bem melhor. Mais rápido e com mais recursos.

Pessoalmente, eu não consigo de jeito maneira gostar do editor do Eclipse, a ponto de me stressar, eu uso o eclipse apenas em um projeto que esta todo montado pra ele, nao quis perder tempo tentando arrumar tudo no netbeans.

Mas ok, eu sempre quis chegar neste ponto.

Que tal fazermos uma lista destas features do editor do Eclipse em relação ao do Netbeans?

É sério, sem flame, todo tópico de eclipse x netbeans tem umas 30 paginas e ninguem consegue fazer uma lista clara disto.

M

O Editor do Netbeans lhe proporciona uma outra vantagem: Ao digitar o método e dar um Ctrl+Espaço você tem no minimo 1 minuto de espera para aparecer a relação dos métodos. Nesse tempo você pode refletir se o método é ou não adequado naquele ocasião.

Ps.: Desconsidere essa vantagem se tiver um pc de 6 mil reais.

fredferrao

marcio_gs:
O Editor do Netbeans lhe proporciona uma outra vantagem: Ao digitar o método e dar um Ctrl+Espaço você tem no minimo 1 minuto de espera para aparecer a relação dos métodos. Nesse tempo você pode refletir se o método é ou não adequado naquele ocasião.

Era pra rir? Bom com um 286, nao roda, melhor trocar o PC. Eu uso um lixo de PC, e nao chega nem perto desta asneira que tu falou.

ctdaa

Não tenho três motivos… mas tenho três dicas:
1- Tenha sempre os duas IDE’s instaladas em seu micro.
2 - Nunca instale plugins que você não vai usar, mantenha o essencial.
3 - tenha sempre outro micro com as duas IDE’s instaladas para baixar plugins e avaliar.

(já me aconteceu duas vezes com o eclipse, depois de instalar vários plugins para teste chega uma hora que nao aceita mais nada!)

As duas IDE’s são excelentes quando o programador é organizado e sabe tirar proveito do que cada uma oferece.

ViniGodoy

fredferrao:
marcio_gs:

Era pra rir? Bom com um 286, nao roda, melhor trocar o PC. Eu uso um lixo de PC, e nao chega nem perto desta asneira que tu falou.

É, já foi muito pior. Mas de maneira geral acho o nb mais lento mesmo, mas nada grave.

Marlon_Meneses

ctdaa:
3 - tenha sempre outro micro com as duas IDE’s instaladas para baixar plugins e avaliar.

(já me aconteceu duas vezes com o eclipse, depois de instalar vários plugins para teste chega uma hora que nao aceita mais nada!)

As duas IDE’s são excelentes quando o programador é organizado e sabe tirar proveito do que cada uma oferece.

[+1]

boa…

todo mundo sabe q eh a maior perda d tempo discutir sobre IDE’S
a conclusão sempre é a mesma que é a que o amigo citou “USE AS DUAS E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES”
esse tópico tá batido!!
rsrsrsrs

M

fredferrao:
marcio_gs:

Ser uma asneira é questão de ponto de vista. Pra mim está claro que o comentário nada mais é que uma hipérbole, mas enfim…

Já fui obrigado a utilizar Netbeans no mesmo computador que eu utilizava o Eclipse. Netbeans era muito inferior no quesito desempenho comparado com o Eclipse. Netbeans ajuda a trazer para o Java o “efeito Delphi” onde os programadores ruins usam ele por fazer as telinhas e toda a comunidade de desenvolvedores ganha a fama por isso.

E quem argumenta que vir o Netbeans com 1 milhão de plugins é vantagem, bom, precisa rever seus conceitos… Netbeans que eu usava era lento, mas tinha esse outro Netbeans 1001 utilidades instalado também. Bom, esse era daqueles que você ligava a máquina, abria o Netbeans e ia dar uma volta demorada, que quando voltasse estava acabando de carregar a IDE.

Sinceramente não vejo motivo relevante para usar uma IDE mais pesada que faz as mesmas coisas(ou até menos) que a outra IDE e o que faz de diferente não tem um valor tão grande assim.

S

Usei os 2 e chegai a seguinte conclusao
NETBEANS FOREVER

Andre_Brito

Três motivos pra você não usar o Eclipse e usar o NetBeans:
1 - …

Ih, não tem. Sincroniza um projeto no NetBeans e depois no Eclipse e depois você me diz com qual dos dois você se sentiu mais confortável.

Anime

Marlon Meneses:
ctdaa:

[+1]

boa…

todo mundo sabe q eh a maior perda d tempo discutir sobre IDE’S
a conclusão sempre é a mesma que é a que o amigo citou “USE AS DUAS E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES”
esse tópico tá batido!!
rsrsrsrs

++

Marky.Vasconcelos

Eu acho que o fato do eclipse vir sem plugins não é uma desvantagem, por que voce sempre acaba instalando só o que precisa, eu por exemplo não ia querer o Visual Editor nele por que prefiro fazer telas usando LayoutManagers. E também é uma IDE portatil se quiser levar em um pen-drive por qualquer motivo(Não que eu já tenha feito isso :P)

marcos1EM

Há poucos dias tive que usar o Eclipse na aula por causa do plugin de AspectJ que não existe para o Netbeans , então não tinha escolha. Pessoalmente prefiro o Netbeans ao Eclipse, mas acho que isso se deve principalmente ao fato dele ser usado onde trabalho, então tenho que gostar de usá-lo. Realmente gosto, acho muito prático, não tenho motivos para querer testar outra IDE, mas como foi dito tudo é questão de gosto, se algum eu tiver que trabalhar em um lugar que utilize o Eclipse, por exemplo, não será nenhum impencílio.

adriano_si

Por isso uso os 2, gosto dos 2 e escolho qualquer uma dependendo do Projeto que será desenvolvido… Algumas verdades deste tópico são…

1 - Tomacat + NB…

2 - Portabilidade em Plataformas + NB…

3 - Portabilidade Física da IDE + Eclipse…

4 - Editor + Eclipse…

5 - Plugins + Eclipse, usar só quando realmente for precisar e torcer pra que funcione, porque se bugar, reinstala…

Meu conselho é pra usar o que for melhor para o seu Projeto… Quanto ao amigo Marcio, desculpa, mas essa sua obscessão em queimar o NetBeans está te afetando… Xingar os programadores de RUINS só porque utilizam o Editor Gráfico do NetBeans não rola, eu mesmo, dependendo do Projeto uso, daí a me achar um desenvolvedor RUIM, sei não… conheces meu trabalho ?? Já usaste o Editor do NB… Ou és daqueles também que diz que o PHP é ruim porque “3 galinhas” + “2 porcos” = “5 golfinhos” é verdadeiro ???

Toda e qualqer tecnologia pode ser ruim, dependendo do que é feito e como é feito com a mesma… Espero que reflita mesmo sobre isso… Porque achar que algo não presta porque viu alguém fazer errado na Tecnologia é um mal presságio…

Abs []

Grinvon

3 motivos para trancar o tópico:

• Isso já foi debatido exaustivamente aqui antes, é só procurar;

• IDE é igual a ** cada um tem o seu e sabe dos prós e contras que atendem a a sua necessidade;

• Esse tipo de tópico INFELIZMENTE sempre acabará em flames.

Bom, au revoir!

L

Já usei o eclipse durante um bom tempo… atualmente estou usando o netbeans e não tenho do que reclamar… os dois são bons… no início, poderia até se falar… logo que foram lançados, bugs… pesados… cada um com seus prós e contras…
Hoje em dia, as duas IDEs estão muito evoluídas…aí vai do gosto…

esse negócio de dizer que um é melhor que o outro…kkkk … é a mesma coisa que duas torcidas de futebol discutindo…só dá quebra pau e no final não se chega a conclusão nenhuma…

S

3 motivos para vc ser odiado Grinvon… =x
Acho que se fosse um topico idiota ngm responderia.
Acho que se fosse um topico desrespeitando alguem ai sim poderia ser excluido.
Acho que se vc n gosto do topico problema teu!

O topico foi criado para esclarecer algumas duvidas para os iniciantes saber em qual plataforma entrar mesmo que a conclusao final seja, teste e veja qual melhor para vc! Ja e um ponto de vista e ja eh uma ajuda para quem esta perdido na area
ABRACO! e otra coisa flame e coisinha pra idiota q e fanatico na IDE q usa, realmente acho q cada um tem suas qualidades! basta descobri-las

adriano_si

samuelM:
3 motivos para vc ser odiado Grinvon… =x
Acho que se fosse um topico idiota ngm responderia.
Acho que se fosse um topico desrespeitando alguem ai sim poderia ser excluido.
Acho que se vc n gosto do topico problema teu!

O topico foi criado para esclarecer algumas duvidas para os iniciantes saber em qual plataforma entrar mesmo que a conclusao final seja, teste e veja qual melhor para vc! Ja e um ponto de vista e ja eh uma ajuda para quem esta perdido na area
ABRACO! e otra coisa flame e coisinha pra idiota q e fanatico na IDE q usa, realmente acho q cada um tem suas qualidades! basta descobri-las

Opa Samuel… calma cara… o que o Grivon falou tem sentido…

Claro que a pergunta original foi respondida, só que depois vira Flame porque começa cada um a defender seu Peixe…

O lado bom é que pelas respostas, dá pra ver que cada vez mais as pessoas estão deixando de lado esse bairrismo em relação às IDEs.

O Grivon tem um pouco de razão… o Tópico já deu… Eu só respondi por causa do meu amigo Fã do Eclipse que se exaltou e quis cagar na cabeça dos outros falando merda…

Abs []

arthurminarini

vai de Eclipse!!!

M

vai com a qual você se adaptar melhor, rs

WellingtonRamos

Trabalho a muito tempo com Eclipse. Recentemente instalei o NetBeans para alguns testes do Matisse.

Bem interessante o código gerado pelo Matisse no NetBeans (até “aprendi algumas coisas novas”) mas não me adequei bem ao ambiente.
Não que eu não consiga utilizar mas como estou acostumado com uma série de recursos do Eclipse e não estava com paciência para encontrar os equivalentes, acabei migrando de volta para o Eclipse. Montava o básico no visual editor e o resto fiz na unha no eclipse mesmo.

Não cheguei a testar sistemas WEB no Netbeans então não tenho muitos parâmetros de referência.

Criado 27 de novembro de 2009
Ultima resposta 23 de nov. de 2010
Respostas 37
Participantes 26