Terça-feira, 15 de maio de 2007 - 10h51
SÃO PAULO ? Pesquisa produzida por entidade ligada à indústria de software diz que mais de um terço das empresas usa software não genuíno.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052007/15052007-7.shl
Terça-feira, 15 de maio de 2007 - 10h51
SÃO PAULO ? Pesquisa produzida por entidade ligada à indústria de software diz que mais de um terço das empresas usa software não genuíno.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052007/15052007-7.shl
Camilo,
Sinceramente achei até pequeno o indice de 35%. Eu acredito que esse percentual seja bem maior, de empresas que utilizam pelo menos algum software não legalizado.
também acredito, um fator é que nao existe uma ajuda por parte do governo … vc abre hoje uma empresa… é uma facada… e ainda ter q adquirir as lincenças puts… ta morto o cara… tem q existir uma parceria entre as empresas de software com o governo…
Eu já discordo nesse ponto. Para se abrir empresas é caro, mas isso não quer dizer que o governo tenha que negociar melhores preços de software, o que se pode fazer é ou diminuir a carga para abrir, manter e fechar uma empresa ou praticamente ausentar o Estado do processo de produção, ou seja, jogando a quase zero o imposto sobre importação tecnológica. Mas como papai noel não existe, Brasil assim também não existe.
Até!
Que tal pensar em software livre? POde ser mais barato adquirir treinamento que licensa!
Eu já discordo nesse ponto. Para se abrir empresas é caro, mas isso não quer dizer que o governo tenha que negociar melhores preços de software, o que se pode fazer é ou diminuir a carga para abrir, manter e fechar uma empresa ou praticamente ausentar o Estado do processo de produção, ou seja, jogando a quase zero o imposto sobre importação tecnológica. Mas como papai noel não existe, Brasil assim também não existe.
Até!
citei no ponto do seguinte vc abre uma empresa de contabilidade… o sistema que vai rodar é em windows… vc pagou pelo sistema… tem um investimento e agora ter que comprar ainda lincença do windows… quem aguenta? fazer esse investimento todo? Os seus colaboradores sao usuarios de windows iai… como faz? entao resta usar a pirataria… um dia posso pensar em adquirir a lincença… Claro o governo nao apoia o software proprietario… mas todo mundo nao é obrigado a usar o software livre… há empresas que querem pagar pelo software proprietario entao… deve existir uma negociação também do governo nesse ponto de tentar uma maneira mais facil de adquirir e combater a pirataria. Mas ele so visa o software livre acho que tá pecando nesse ponto… todo mundo tem q ter oportunidade… puxar so para uma sardinha eh complicado… é dificil mudar de windows para linux… e muito dificil… pode ter certeza disso…
Uma vez eu trabalhei em uma empresa pequena, originalmente de design, mas que resolveu fazer alguns projetinhos de desenvolvimento.
O dono da empresa um dia resolveu fazer um levantamento de quanto gastaria pra “legalizar” todos os seus softwares, que iam desde Photoshop, Corel Draw, Macromedia Studio até Visual Studio, SQL Server, entre vários outros. O total deu mais que o dobro do que ele faturava em um mês. Realmente assim não há condições.
Não posso falar sobre software para designers, mas para desenvolvimento, quais ferramentas vcs comprariam? Com quais vale a pena gastar?
valeuz…
Já tava demorando para alguem meter o pau no Windows, a questão não é só trocar o Windows por um software livre, não é assim que funciona, existem clientes e muitas vezes o cliente exige uma solução Microsoft já que sua própria infra-estrutura é toda M$.
O que tem que ser feito ai, é baixar os gastos de uma empresa em outros pontos, menos impostos,
mais incentivos fiscais, e quem sabe até acordos com grandes empresas de software.
aqui mesmo a empresa trocou o sistema, investiu quase 1 milhao… está usando um desenvolvido em VB… tivemos que comprar o SQL sabe quanto a M$ cobrou? 16 mil… a empresa aqui pagou cada filial fatura no minimo 200 mil quando as vendas ta ruim… mas uma empresa menor como vai pagar isso? caso sua infra-estrutura eh toda M$, entao ele vai optar pela pirataria…
Se juntar pequenas e médias empresas nessa pesquisa, quase 100% usa software pirata, algumas vezes pela falta de controle do que as pessoas instalam nas máquinas.
Que feio.