3500,00 Clt ou 5750,00 PJ?

O que seria melhor: 3500,00 Clt ou 5750 PJ?

[quote=cha]
O que seria melhor: 3500,00 Clt ou 5750 PJ?[/quote]
:?: :?: :?: :?:

O que é isso!?rsrs
Poderia me dizer!rsrs

vlw

Com certeza PJ, pela flexibilidade e o desprendimento da empresa contratante.

Minha opnião

Cara esse tipo de pergunta é você quem tem que fazer para si!
As vantagens da CLT todos sabem que são os direitos e benfícios
Já PJ é melhor no quesito de administração da grana, pois você pode fazer a sua própria aposentadoria, “FGTS” e porque não férias!
Porém, sem direito nenhum, coloque nó contrato de pj uma cláusula de aviso prévio de rompimento de contrato, pelo menos você tem uma segurança!

Com os impostos, você vai receber uns 2900 liquido como CLT…

Com os impostos, você vai receber uns 5200 liquido como PJ…

Só sou CLT porque a empresa que trabalho não contrata PJ…

Lembre-se que sob o regime da CLT, você teria uma série de benefícios trabalhistas.

[]'s

Prefiro o PJ. Apesar de nunca ter trabalhado assim.

Considere que dos 2.900,00 líquido vc vai pagar imposto de renda depois do fechamento do ano. Eu particularmente prefiro PJ, pois desde que comecei a trabalhar como PJ comecei a me preocupar em poupar dinheiro, adquirir ativos, trabalhar mais e planejar melhor as coisas… Eu como PJ me coloco na condição de que estou sempre precisando trabalhar cada vez mais!

Atualmente trabalho com clt 3500,00 mas me parece que ter o dinheiro livre para vc mesmo fazer os investimentos seria melhor mas… estou em dúvida ainda.

Depende das empresas que estão te oferecendo isso.

Mas ainda acho mais vantajoso os R$3500,00 CLT. Some também o valor de seu décimo terceiro, que não existirá no PJ. (Ou seja, você ganha efetivamente 3800,00 CLT)

Empresa CLT provavelmente te fornecerá outros benefícios como plano de saúde, estacionamento, ou participação nos lucros e resultados.

Você não precisará pagar um contador. Haverá 5 meses de seguro desemprego caso você seja demitido. Haverá pagamento de horas extras caso você as faça. E você tem direito a um mês de férias com remuneração. Existe um valor de FGTS que também é depositado pela empresa.

Minha experiência é que empresas CLT costumam a tratar com mais seriedade os funcionários. Tem políticas mais sólidas de cargos, salários e aumentos. E mais solidez na hora de definir treinamentos, ou remunerar trabalhos extras.

como o dohko disse [quote] Eu como PJ me coloco na condição de que estou sempre precisando trabalhar cada vez mais! [/quote], o q pra mim não é uma coisa boa… concordo com o ViniGodoy, PJ dá margem para bastante exploração, claro q há exceções q os amigos do GUJ podem te apontar, mas nos casos em q eu vivi, PJ era uma exploração dos infernos.

De acordo com a planilha do apinfo, vc tem mais beneficios sendo pj, salário mensal anual de ~5K, já descontado impostos, contador e inss, contra 4195 do clt. baixa a planilha lá, e ve se tem algum beneficio, coloca na planilha e ve o que acha melhor.

Exploração tem em todo lugar, não vai ser a forma de contratação que vai mudar isso, e sim a atitude do “explorado”, que se sujeita.

http://netcarreiras.com/calc.html

Salário de 3500 CLT Bruto = R$ 2.921,84 Liquido.

http://www.apinfo.com/sal.xls

CLT
Salário Bruto 3.500,00 Por Ano 42.000,00
Salário Bruto - Imp/taxas 2.926,86 Por Ano 35.122,32
Salário Liq + Benefícios 3.821,51 Por Ano 45.858,10

PJ
R$ 5750,00 / 168Horas-Mês = R$ 34,22 Por hora.

Salário Bruto 5.748,96 Por Ano 68.987,52
Salário Bruto - Imp/taxas 4.762,50 Por Ano 57.149,98
Salário Liq + Benefícios 4.762,50 Por Ano 57.149,98

Concordo 100% com o Viny,

CLT voce vai ter:

FGTS depositado todo mes, ± uns 280,00 esse salario daria;
Ferias remuneradas;
Decimo terceiro;
Seguro desemprego;
INSS;
ect;

@dohko
Uai e como PJ tu nao tem que pagar o IR nao??

Só acho que o cara tem que ser muito regrado pra conseguir investir esse ganho a mais do PJ, caso ele precise.

[quote=fredferrao]Concordo 100% com o Viny,

CLT voce vai ter:

FGTS depositado todo mes, ± uns 280,00 esse salario daria;
Ferias remuneradas;
Decimo terceiro;
Seguro desemprego;
INSS;
ect;

@dohko
Uai e como PJ tu nao tem que pagar o IR nao??

Só acho que o cara tem que ser muito regrado pra conseguir investir esse ganho a mais do PJ, caso ele precise.[/quote]

pj paga, mas é de 1,5 a 3% ao mes.

A planilha do apinfo não está contando benefícios típicos de CLT como plano de saúde, vale refeição, estacionamento, vale transporte… nessas horas é bom ver o que sua empresa oferece. Vale refeição e plano de saúde facilmente podem somar mais de R$500,00 / mês.

PJ:
Você na verdade iria ganhar por hora, o que seria em torno de R$33,00 / hora.
Resultaria algo em torno de R$4.650,00 / mes e R$51.150,00 / ano (considerando férias).

CLT:
3500 - 375,82(INSS) - 197,32 (IRRF) = R$ 2.926,86 / mes

R$ 2.926,86 x 13 = R$ 38.048,18
Férias: R$ 38.048,18 + (1/3 * 2.926,86) = R$ 39.023,80

FGTS: 3500 * 12 * 0,08 = 3360

Logo, 39.023,80 + 3.360,00 = R$ 42.383,80 / ano

Lembre-se, nesses cálculo não estou considerando benefícios (VR, VT, seguros…). Imagino que a oferta CLT tenha (pois é obrigatório por lei) e a PJ não deve ter.
Também, na contratação PJ a empresa pode te mandar embora a qualquer momento, sem remorsos. No caso do CLT, se for mandado embora, eles tem que dar aviso previo, ou pagarão multa. Quando uma empresa manda embora um funcionário, eles devem pagar 40% dos 8% que eles colocaram por mês no seu FGTS. Além do fato de que no mês que voce cumpre aviso previo pode optar entre um dos 2:

1. Sair 2 horas mais cedo todo dia ou;
  2. Sair uma semana antes da empresa.

Outra coisa, a forma de contratação PJ é proibida, a não ser que o prestador de serviços (no caso você) preste serviço para outros lugares também.
Na lei, se uma pessoa presta exclusivamente serviços à uma única empresa, ela tem um prazo de 3 meses para contrata-la.

Quanto aos calculos acima, eu usei algumas ferramentas que encontrei na internet e dei uma arredondada em algumas partes pra facilitar. Depois você adiciona no cálculo os benefícios, tanto PJ quanto CLT. Eu aposto que isso dará uma boa diferença dos números atuais.

Acho que coloquei tudo certinho, mas é melhor dar uma revisada, ver como estão funcionando as leis e conferir o que falei. Se falei alguma bobagem, corrijam!

Nessas horas, sempre coloque no papel, e veja o que vale mais a pena pra voce.

Como CLT vc vai acabar pagando uns 500 reais por mês de inss e irrf, fora contribuição sindical e possíveis descontos em folha pra alguns benefícios (vr, transporte, etc).
No final você vai ficar com uns 2700~2800 limpo por mês.
Em contrapartida você tem 13º, seguro desemprego, fgts pra sacar quando ficar desempregado ou ajuda num financiamento, fora a segurança de ser empregado.

Por outro lado PJ você paga bem menos impostos e embora não tenha essas benefícios todos de CLT você pode negociar no contrato algumas clausulas que te de um pouco mais de segurança, embora não tenha visto muito isso. Só não se esqueça NUNCA de por absolutamente TUDO no papel, não fale, escreva.
Pense seriamente em ma previdência privada, embora essa deva ser preocupação de todo mundo, vai saber se a previdência pública não quebra de vez (com esse monte de bolsa esmola é muito provável hehe).

De certo modo você vai acabar custando praticamente o mesmo pra empresa, uma vez que os impostos que ela pagará serão bem menores no regime PJ.
Se eu fosse uma empresa eu pensaria MUITO antes de fechar qualquer contrato PJ, o risco disso caracterizar fraude é absurdo e pra ganhar um processo desses, visto do lado do empregador, é muito difícil.

Abraços.

Considere também custos com contador, além do dinheiro que você vai precisar para abrir e algum dia fechar a empresa (uns R$3000).
Fora isso, algumas consultorias exigem que você tenha um sócio, logo, você tem que pagar seu INSS e do seu sócio.
Além disso existe também a taxa para manter suas contas bancarias, pois você terá que manter uma conta PF e PJ.

Ah! Se você ficar doente, provavelmente não será pago como PJ, e acredite, é muito fácil esquecer de tirar férias como PJ.

Mas caso, eu queira fazer um investimento de 2k por mes por 2 anos? Smente como PJ teria esse dinheiro na mão e não nas mãos do governo para fazer um fgts render nem 7% ao ano, entende?