Quem dera fosse 7% se nao me engano são 3%. Bom se voce for um cara solteiro e regrado para fazer isto va em frente. Se voce for casado ja diminui em 60% a chance de conseguir isto, se tiver filhos diminui mais 30% :lol: :lol:
Mas FGTS é apenas uma das coisas da CLT, do seu PJ tu tem que tirar Plano de saude caso queira, 150,00 ±, depende tua idade, transporte e alimentacao, previdencia privada.
A questao é que tem que ser bem avaliado, e depende do teu estilo de vida, claro que quando olhamos a cifra ficamos doido pra correr pros 5k.
Acho que se você consegue manter o padrão de vida esperado com o valor clt, então é a melhor escolha. Se precisa pagar algo então vai de pj. Eu penso que pj tem que ser no minimo o dobro do clt bruto, que não é o seu caso.
E se vc tiver uma dor de barriga + atestado medico vc nao perde o(s) dia(s) que ficou em casa doente.
Sei la, cansei um pouco de ser PJ. To curtindo minha retomada ao mundo CLT.
De qualquer forma, nao eh soh a grana, avalie todo o resto - entenda-se: a empresa (e/ou a consultoria), a regiao, o projeto, distancia percorrida, condicoes contratuais, etc, etc, etc.
[quote=dohko]
Considere que dos 2.900,00 líquido vc vai pagar imposto de renda depois do fechamento do ano. Eu particularmente prefiro PJ, pois desde que comecei a trabalhar como PJ comecei a me preocupar em poupar dinheiro, adquirir ativos, trabalhar mais e planejar melhor as coisas… Eu como PJ me coloco na condição de que estou sempre precisando trabalhar cada vez mais![/quote]
O que seria isso de trabalhar cada vez mais? Em questão de horas você diz?
[quote=jorge_mgr][quote=dohko]
Considere que dos 2.900,00 líquido vc vai pagar imposto de renda depois do fechamento do ano. Eu particularmente prefiro PJ, pois desde que comecei a trabalhar como PJ comecei a me preocupar em poupar dinheiro, adquirir ativos, trabalhar mais e planejar melhor as coisas… Eu como PJ me coloco na condição de que estou sempre precisando trabalhar cada vez mais![/quote]
O que seria isso de trabalhar cada vez mais? Em questão de horas você diz?[/quote]
[quote=dohko][quote=jorge_mgr][quote=dohko]
O que seria isso de trabalhar cada vez mais? Em questão de horas você diz?[/quote]
Sim[/quote]
Só fique ligado que ainda somos humanos e o dia só tem 24 horas…
Conseguimos levar vantagem nisso durante alguns meses, mas não sempre.
É essa… só de comida vc gasta uma grana… ainda tem algumas empresas que tem o esquema da previdência privada… eu acho que conta isso tb…
e eu que ja sou casado com filho… sai bem mais barato o plano de saúde…
Eu preferiria PJ… acho que até se fosse o mesmo valor eu preferiria PJ… menos burocracia, menos imposto, aumenta suas chances de trabalhar em mais empresas, maior liberdade e quem pagar mais leva…
Na verdade depois que abriu uma empresa e contratou um contadoro o que vale é que você já tem uma empresa aberta e isso vai abrir vagas para consultorias que contratam PJ… se você não tem empresa aberta, a consultoria não vai te contratar… simples assim…
Depois que entrar trabalhar como PJ é só procurar outra que paga mais… e pela minha experiência, quanto mais a consultoria pagar melhor ela é… pelo menos para o consultor… :lol: :lol: :lol: Eu acho que nunca iria me dar bem em um IBM da vida… odeio burocracia/escravidão e o pior… ser apenas mais um no repositório de peças… :lol: :lol: :lol: :lol:
Na oportunidade CLT você terá benefícios como: Vale Refeição, Ajuda com Transporte, Convênio Médico e Odontológico, Participação nos Lucros, etc?. Se sim e a vaga PJ não tiver nada disso é preciso colocar estas coisas nas suas contas. Além do décimo terceiro e do FGTS, que são no mínimo mais 2 salários por ano.
Ou seja, normalmente um CLT recebe no mínimo 14 salários por ano. Os 12 normais, mais décimo terceiro, mais FGTS(que dá um salário por ano aproximadamente). Se a empresa tem PLR, é mais um salário no mínimo, então dá 15 salários por ano! Fora que as férias que normalmente PJ não é remunerada e CLT é remunerada e ainda tem mais 30% sobre. Ou seja, vc vai ganhar 15 salários + 1/3 de salário por ano.
Pra esses dois salários que você mostrou, CLT tá muito melhor! A menos que seja CLT com 0 benefícios, vale muito mais a pena ser CLT neste seu caso!
Além disso, eu vi muita gente falando que como PJ é mais fácil arrumar um segundo trabalho. Bom, normalmente as vagas são PJ mas a empresa exige que vc faça horário comercial todos os dias da semana, ou seja, essa vantagem não existe. Vale a pena ver isso também!
Hoje eu prefiro CLT. Por exemplo, por causa do FGTS, 13* salário, geralmente tem vantagens que só rola se for CLT como auxilio-faculdade, plano de saúde, etc.
Isso PJ ou CLT vai de cada um… por exemplo aqui onde trabalho eles só fecham valor fechado com PJ e os caras trabalham de sabado, domingo e feriado e não ganham nada a mais por isso e em contrapartida os CLT ganham hora extra… vai de cada um…
sempre trabalhei como clt, acabei de ser contratado pj e vou desmistificar alguns comentários:
1)disseram que se vc não tem empresa aberta, nenhuma consultoria te contrata como pj.
acabei de ser contratado pj e estão me dando toda o auxílio pra montar minha empresa. na última empresa em que trabalhei tb vi igual. hj em dias as consultorias estão fazendo de tudo pra contratar pj, pra diminuir os encargos.
2)disseram que pj não ganha hora extra.
isso depende do que for acordado, é claro
3)disseram que pj não tem férias ou 13º.
se vc fizer hora extra, mesmo que eventual, vc acaba tirando mais ou a mesma coisa que esses dois benefícios, pois o valor/hora extra do pj é muito mais valioso do que clt.
pega a hora extra e investe. vê quanto vc ganhou no fim do ano.
e quanto a férias, é só se planejar, entre um projeto e outro.
é bom evitar os extremismos e os achismos.
falem de suas experiências e evitem de estereotipar a coisa.
se eu fosse generalizar essa resposta, diria:
clt se baseia em benefícios.
pj se baseia em dinheiro na mão.
hehehe
então te diria para pegar 5750 como pj, se bem que essa comparação não tá muito justa. o valor de pj referente a 3500 clt deveria ser um pouco maior.
no fim, vai depender do momento que você tá passando e dos planos que você tem para o seu futuro.
passando mais da minha experiência,
pagava um plano de saúde top pra toda minha família que é gigante. só de taxas e impostos ia praticamente uns 40% do meu salário.
como pj, posso administrar melhor essa questão e ainda consigo manter uns benefícios legais se não os mesmos, pra toda a família.
uma coisa importante como pj, é ter um bom planejamento e negociar bem o contrato.
duas perguntas:
1)alguem conhece uma aplicação online de clt x pj? encontrei um dia desses em um site, mas não favoritei.
2)quanto tá ganhando um analista/programador java senior como pj? nunca vi uma planilha de cargos e salarios pj
pra enriquecer o tópico:
pesquisa de cargos e salarios da info, acho que está atualizada, pq recebi através de alerta de msg no google.
Cara pense em outros detalhes além do dinheiro. Como disseram normalmente como clt vc é “melhor tratado” pela empresa. É normal em muitas empresas pj terem menos acessos e, portanto, oportunidades. Inclusive relacionado à acesso a internet e ferramentas que precisam de login (pessoal da segurança não libera login para quem não é funcionário). Outra coisa é que pagar plano de saude por conta própria costuma sair bem caro. Pense tb se vc ficar doente, a menos que tenha dinheiro para esses casos, vc vai se foder muito, um mês em casa é um mês sem salário, ou seja qdo vc se foder por algo (alguma doença, acidente) vc se fode de novo no salário e nem tem garantias de qdo melhorar continuará tendo o emprego. Além disso se sofrer algum acidente de trabalho? A empresa teria alguma responsabilidade? Também pj é mais barato mandar embora, então se vier outra crise os pjs estão mais sujeitos a irem para a rua. Ah e também (claro depende da empresa) a hora extra do pj é o valor hora normal, já o do clt é entre 150 a 200%. Fora que essa história de ficar full time no serviço quando o projeto pega fogo, pelo que sei é ilegal para clt, você não pode passar 3, 4 semanas trabalhando 10, 11 hrs sete dias por semana.
Acho que em 3500 clt vc deveria pedir 7000 pj com empresa super simples (6%). A partir daí vale a pena pensar no caso, ainda mais se for solteiro e sem dependentes, senão vai de clt mesmo.
OBs.: Mas jogo mesmo sendo pj para mim é quem trabalha de consultor, ai sim.
A maioria das pessoas que conheço trabalhar com PJ, ou mudaram pra CLT ou querem mudar. No começo acham bom, ganham mais, etc etc, como já foi dito aqui. Mas depois começam a ver o outro lado, que já foi citado aqui também.
A maioria das planilhas de cálculo não levam em conta que você vai ter de pagar uma previdência privada, um seguro desemprego, os ganhos indiretos, a maior estabilidade (que não se mede em números) e principalmente os benefícios do INSS: se amanhã você se acidentar e precisar ficar 1 ano afastado por licença médica, o INSS cobre seu salário até um determinado teto. Se você for PJ, essa cobertura já está vindo do seu salário, espero que você tenha guardado :lol: O seguro do INSS cobre várias ajudas e situações que a pessoa possa precisar.