4 Camadas

Oi pessoal, to chegando hoje…
Estou com duvidas sobre camadas…

Estou para fazer um sistema (Controle de Estoque) em Java para desktop, usando 4 camadas…
Alguem poderia identificar as camadas, ou me mostrar um link que tenha essa informação. Lá vai:

1ª camada - CIH (Vou usar Swing)
2ª camada - CGT (O que usar?)
3ª camada - CDP (O que usar?)
4ª camada - CGD (JBDC?)

Por favor, me ajuda, estou precisando para montar uma proposta executiva.

O que significa essas siglas?

Faz raiva não! quer ajuda? então facilite pra que possam tentar, ninguem é o mestre dos magos pra tentar adivinhar essas siglas.

Att…

Me diga o que significa essas siglas… senão fica difícil tentar ajudar.

[quote]1ª camada - CIH (Vou usar Swing)
2ª camada - CGT (O que usar?)
3ª camada - CDP (O que usar?)
4ª camada - CGD (JBDC?)
[/quote]Isso é estratégia do jogo de volei…???

Desculpe,
É o seguinte:

1ª camada - CIH (Componente de Interação Humana) ou Camada de Apresentação;
2ª camada - CGT (Componente de Gerencia de Tarefa) ou Camada de Aplicação (o executavel)
3ª camada - CDP (Componente de Dominio do Problema) ou Camada de Negocio
4ª camada - CGD (Componente de Gerencia de Dados) ou Camada de Persistencia

Espero que de para clariar…Podem me ajudar?

Nesta primeira camada terias tuas classes e interfaces referentes a GUI (Graphic User Interface)

Na segunda camada acho que são as classes referentes as regras de validação de tela (Validators). Seriam as verificações de tipo, tamanho e dependêcia.

Camada de negócio são as implementações das regras como validação de privilégios, logins…

Aqui tu teria as tuas classes de persistência como as classes de mapeamento dos objetos (beans) e os Brokers.

Bom iktuz, mais dúvidas…

Por exemplo:
na 1 camada vou usar o Swing para montar as telas;
na 2 e 3 camada eu uso arquivo java ou existe algo diferente? o que usar?;
na 4 camada eu uso o drive JDBC com java, é isso?

Quais os ambientes para desenvolver cada camada com Java/Desktop usando o NetBeans?

Como codificar? Aonde?

[quote=“cordeiroII”]Bom iktuz, mais dúvidas…

Por exemplo:
na 1 camada vou usar o Swing para montar as telas;
na 2 e 3 camada eu uso arquivo java ou existe algo diferente? o que usar?;
na 4 camada eu uso o drive JDBC com java, é isso?

Quais os ambientes para desenvolver cada camada com Java/Desktop usando o NetBeans?

Como codificar? Aonde?[/quote]

Antes de mais nada, aconselho fortemente a seguinte leitura:

http://java.sun.com/blueprints/patterns/MVC.html


http://www.developer.com/java/ent/article.php/3336761

Sim podes usar Swing ou mesmo AWT.

Tu vais ter de implementar estas camadas de acordo com tua lógica. Deverias procurar dar uma lida em DesignPatterns. Isto vai enriquecer MUITO teu conhecimento e o teu CV. Facades, BusinessDelegate…

Sim é a camada do uso do JDBC mas há formas e formas de se fazer isto. Novamente pesquise por DesignPatterns. Se não for um sistema muito grande eu sugiro um modelo Bean, Broker mesmo. Mas irás encontrar DAO, ServiceLocator, VO´s (ou também conhecido como DTO´s) e assim por diante.

Tanto o Eclipse quando o NetBeans tem suporte a construção de GUI´s. Apesar de só usar Eclipse acredito que o NetBeans esteja mais “maduro” neste aspecto (sem entrar em eternas discussões :eek: )

Como o colega Guilherme mencionou anteriormente, dê uma lida nos padrões de construção de aplicações nos links que ele te passou. Isto é um tipo de investimento de tempo que vale muito a pena. T+

Guilherme, vou dar uma lida no material dos links, obrigado.
iktuz, vou tb dar uma olha em toda essa indicação sua.

Desde já agradeço, e tb o pessoal que participou…
:lol: muito bom isso

OK, vou pesquisar e estudar os links e as dicas…

Obrigado a todos…