5 habilidades de TI que (não) vão aumentar seu salário

Ola pessoal!

Achei interessante esse artigo da Computerworld :

http://computerworld.uol.com.br/carreira/2008/04/25/5-habilidades-de-ti-que-nao-vao-aumentar-seu-salario/

Meio obvio.

hahaha netware, pensei que nem existia mais isso! hahaha

//Daniel

putzz logo agora que eu tava virando o bixo em HTML…

hauhauhauhau

meio obvio o artigo mais interessante

vlws

NetWare e redes nãoIP?? Isso ainda existe?? 8)

Programei em PowerBuilder 3 anos e hoje ainda tem alguma demanda mas é tão pouco que nem vale a pena usar.

Hauaauh, tao enterrando os dinossauros…

:shock: Delphi… tenho que dá manutenção em um legado na versão 5 da ferramenta… deviam era me pagar mais por isso!!!

:lol:

Concordo que existe pouco mercado para Cobol, mais daí a receber pouco por trabalhar com isso depende muito do lugar.
Os profissionais que eu conheço ganham bem para trabalhar com essas linguagens.

Com certeza, o Java um dia também estará nessa lista!

Quanto tempo temos até que isso aconteça? Alguem se arrisca a chutar qual seria a próxima linguagem?

Olá

Ainda há demanda para Cobol e há muito coboleiro que ganha mais do que javeiro.

Saber HTML é fundamental para todos

O resto citado no artiguinho bem mixuruca já era.

[]s
Luca

O do HTML eu acho que ainda vai durar muuuuito tempo… O que não é mais necessário é saber fazer site direto em HTML…

Tecnologias que outrora eram consideradas “TOP de LINHA”, já não tem mais o mesmo apelo e peso que no passado. Hoje, no mercado de TI, há uma demanda por novas tecnologias, novos conhecimentos e conceitos.
Acredito, que nomáximo em 5 anos estaremos vivenciando o fim das tecnologias relacionadas no artigo. A cada momento surge e desaparece uma nova tecnologia, pelo fato de não ter um forte apelo, ou ter se tornado um padrão de mercado.
Um abraço. :wink:

Olá

Cobol e Fortran desaparecerem? Como você imagina que os bancos vão trabalhar? E sem Fortran como ficarão os cálculos de engenharia?

HTML vai desaparecer? Ainda não desapareceu o formato proprietário do Word que é muito pior do que o HTML e que gente não usa (desde 2000 só escrevo documentos em HTML ou PDF)

[]s
Luca

redes não ip???isso existe ainda??

Aos poucos as tecnologias citadas no artigo irão desaparecer, jão vejo motivo para se fazer um curso de HTML para aprender a fazer sites para a web. Da mesma forma não vejo porque em um curso de gradução em Análise de Sistemas, ou Cliência da Computação ensinar C, C++, Assembly ou Pascal. É muito mais proveitoso ensinar diretamente Jva, .Net, Orientação a objetos do que algo que não será utilizado em nosso cotidiano.
Um abraço. :wink:

Olá

Será que alguém precisa fazer curso para aprender HTML? Será que alguém consegue desenvolver um site sem saber HTML e HTTP?

Será que os cursos de graduação em análise sistemas ou ciência da computação ensinam banco de dados, OO, programação funcional, redes e arquitetura de computadores? Já vi vários formados que sabiam pouco sobre isto. Talvez porque sejam do tipo que ficam pressionando a faculdade para ensinar o framework da moda.

Se eu fosse orientar o currículo de algum destes cursos, a ênfase seria muito mais na teoria do que na prática que se aprende melhor sozinho com facilidade ou com ajuda de cursos da Caelum ou Globalcode.

Na minha opinião, a maioria dos cursos superiores de informática ensina pouco e a maioria dos alunos aprende menos ainda porque logo no primeiro ano já buscam emprego em horário integral.
</modo off topic off>

[]s
Luca

Boa noite,

Reforçando um pouco da idéia apresentada pelo Luca:
Este ano será o meu último ano de graduação e tive a experiência de frequentar uma universidade pública (3° e 4° ano) e privada (1° e 2°). Meu curso de banco de dados (3° ano) foi horrível, péssimo, e ficamos mais tempo estudando Hibernate (opção de framework do nosso professor, cuja explicação para tal escolha residia no fato de que, segundo ele, em seu doutorado ele chegou a fazer algo “parecido”) do que estudando conceitos de Álgebra Relacional, normalização, etc.
Eu acredito realmente que cada um se esforça, em suas condições para superar este tipo de dificuldade (afinal é muito complicado trocar de professor em uma Universidade pública, ou tentar convencê-lo de que sem a base teórica é difícil elaborar um projeto em alguns dias), mas a experiência desta disciplina em particular me trouxe alguns valores que eu desconhecia na universidade privada.
Existem sim aqueles que passam o tempo discutindo o framework da moda, provavelmente por acharem que estas soluções ficarão um bom tempo sendo utilizadas para que eles possam ingressar no mercado de trabalho e serem muito bons. Mas outros (diria uma minoria) realmente sentem a falta da parte teórica, pois entendo-a é relativamente simples entender as soluções que surgem ou propor novas soluções.
Hoje eu procuro solucionar, aos poucos, essas grandes falhas da minha grade curricular e do meu conhecimento e há muito a ser preenchido. Mas, particularmente, o melhor ensinamento que eu levo destes longos quatro anos é que depende só do nosso esforço e vontade, porque a cada dia em que conheço outros estudantes de outras universidades, o consenso parece ser de que a qualidade do nosso ensino superior, esta área considerada tão “nobre”, está beirando o medíocre. E como experiência própria, a grande maioria dos meus colegas de universidade privada trabalhavam, talvez por isso os professores achassem melhor pegar um pouco mais leve para que a faculdade não perdesse verba.
[]'s

[quote=Luca]Olá

Será que alguém precisa fazer curso para aprender HTML? Será que alguém consegue desenvolver um site sem saber HTML e HTTP?

Será que os cursos de graduação em análise sistemas ou ciência da computação ensinam banco de dados, OO, programação funcional, redes e arquitetura de computadores? Já vi vários formados que sabiam pouco sobre isto. Talvez porque sejam do tipo que ficam pressionando a faculdade para ensinar o framework da moda.

Se eu fosse orientar o currículo de algum destes cursos, a ênfase seria muito mais na teoria do que na prática que se aprende melhor sozinho com facilidade ou com ajuda de cursos da Caelum ou Globalcode.

Na minha opinião, a maioria dos cursos superiores de informática ensina pouco e a maioria dos alunos aprende menos ainda porque logo no primeiro ano já buscam emprego em horário integral.
</modo off topic off>

[]s
Luca[/quote]

Eu já começo a pensar se que uma graduação de 4 anos é insuficiente!

Eu acredito que TI está se tornando cada vez mais complexa e as faculdades estão ensinando cada vez menos!!

[quote=DaviPiala][quote=Luca]Olá

</modo off topic off>

[]s
Luca[/quote]

Eu já começo a pensar se que uma graduação de 4 anos é insuficiente!

Eu acredito que TI está se tornando cada vez mais complexa e as faculdades estão ensinando cada vez menos!!
[/quote]

Eu acho que aulas só são necessárias para se aprender o básico de alguma coisa, coisas avançadas tem que ser mais “corrido atrás”.
Sim, quando não se tem nem idéia de algo, ter alguém ensinando é muito melhor, mas depois de um tempo, é mais fácil você aprender por conta própria, com livros e teste. VocÊ não corre o risco de ter o professor “atropelando conteúdo” e nem o risco de ficar escutando 15 vezes a mesma coisa porque tem um cara, numa turma de 50, que não entendeu ainda.

HTML não agrega valor, mas é algo que é bom conhecer.

E Cobol no Brasil ainda é uma boa pedida…