� no lugar de palavras acentuadas, no ubuntu

5 respostas
spranta

Pessoal, migrei recentemente do windows para o ubuntu, no entanto, quando carrego no eclipse minhas classes java, os comentários dos fontes que possuem acentuação ou ç ou outro caracter especial neste sentido, são substituidos por um losango escuro com um ponto de interrogação dentro. Como faço para consertar isso? E o pior, tenho uma aplicação que lê um relatorio enviado por um fornecedor, neste relatório (txt) podem existir palavras acentuadas, dai que quando ele lê tais palavras acentuadas, a variável string que recebe aquele valor vem com o mesmo problema citado acima, ou seja, com um � no lugar de tais letras acentuadas. Alguém sabe como resolver isso?

5 Respostas

kaique

Cara, se não me engado, basta você mudar o encoding setado para os seus arquivos. Isso você consegue alterar dessa forma:

Abra o eclipse &gt vá no meu window &gt preferences &gt exploda a opção general &gt selecione a opção workspace &gt altere a combo text file encoding.

Se não me engano você deve escolher a opção ISO8859-1.

[]'s.

gilmatryx

Ok vou tentar…

Isso acontece por que, se não me engano, no ambiente windows o eclipse usa a codificação padrão como Cp1252. Já no linux o padrão é UTF-8.

Para resolver isso vc pode tentar a seguinte mudança no escopo de projeto ou no escopo de workspace:

Workspace:

Window>Preferences> +General > Workspace —> Text file encoding

Project:

Project>Properties —> Text file encoding

Pronto, vc pode fazer para um projeto ou para todo um Wokspace.

Caso não der certo (Você perdeu a informação do enconding), então faça a mudança para enconding UTF-8 no Windows e depois já deve estar pronto para usar no linux.

Depois disso se puder dar sua opinião nesse tópico eu agradeço.

http://www.guj.com.br/posts/list/66907.java

mchiareli

vc pode mudar o encoding do ubuntu tb, pq vc vai ter problemas com sites tb, jah que a maioria usam iso…

spranta

Sei que é meio off-topic, mas mchiareli vc sabe me indicar como mudo o encoding do ubuntu?

mchiareli

tem um passo a passo aqui kra…

não esqueça de criar um bak dos arquivos que vc editar…

http://razar.wordpress.com/2007/06/23/alterar-idioma-e-character-encoding-no-ubuntu/

Criado 17 de agosto de 2007
Ultima resposta 17 de ago. de 2007
Respostas 5
Participantes 4