A certificação é um diferencial no mercado?

[size=18]To pensado em tentar uma certificação java 5.0 mas como o mercado enxerga essa certificação ,alguem ai ja conseguiu um otimo emprego por ser um profissional certificado ou os cursos oferidos pela caelum e a globalcode são um difencial maiores?[/size]
Existe outro livro bom livro em portugues sem o Kathy Sierra para a certificação pq eu li que a tradução dele ta pessima?

O que vai te dar um emprego é a sua experiencia e os projetos desenvolvidos que vc tem pra mostrar…

alias… estude para certificação quando vc ja for um programador que desenvolve em java, mas pretende se adequar melhor aos moldes da SUN. Estude pra ela a nivel de adquirir conhecimento, nao pense que isso vai ajudar a pegar emprego e talz…

E é claro, numa peneira entre 10 caras sem experiencia, esse certificado vai valer…

Pq o que tem de nego certificado que programa estruturado, nao tá no
gibi :wink:

O que é Difenrecial :shock: :shock: eu conheço como Diferencial :!: :twisted:

Pois mas no meu caso onde eu moro não tem nenhuma empresa que trabalha com java eu achei que seria uma vantagem quando eu fosse
pra oura região ter a certificação vc não acha?

Sim daniel, mas você vai ter que ir pra outra região e começar como estagiário ou trainee, afinal de contas você nao tem experiência com java, apenas estudou feito um louco em cima de um livro pra tirar a certificação. O certificado não garante ao contratante que você é um bom profissional, só garante que você sabe a sintaxe java e conhece a linguagem, mas não quer dizer que saiba aplica-la efetivamente.

Não

Pelo menos aqui em São Paulo, certificação só serve quando:

  1. Você já tem experiência e quer fazer um desempate;
  2. Quem vai te contratar é um Analista de RH que adora ver sopa de letrinhas no seu currículo, que é o mesmo tipo de pessoa que pede 6 anos de experiência em Java5 (lançamento oficial em 2004) e 4 em EJB3 (lançamento oficial em 2006).

De resto, ela vale mais como crescimento pessoal.

Até!

Eu sou a favor da certificação. Ao menos prova que o cara tem força de vontade para estudar para passar no exame… Nada mais… rsrs

Daniel.F,

Eu concordo com o maquiavel, a certificação server a nível de desempate. Só a certificação em si, não dá emprego pra ninguém.

Eai pessoal…
Eu trabalho com Oracle Developer a dois anos … mas na minha empresa não existe a menor perspectiva de começar a desenvolver em Java. E sair da empresa para começar como estagiário é inviavel economicamente para mim. Estava pensando em fazer a certificação e já com experiencia em desenvolvimento de software + a certificação tentar me colocar em alguma empresa aqui em Porto Alegre.
Qual a opinião dos colegas, será que é muito dificil ?

Nunca trabalhou com java?
Vai começar como Programador Jr. como todo peão de obra! ehehhe

Talvez a certificação SCJD possa te colocar em um cargo maior que esse, já que nesta certificação você põe a mão na massa e desenvolve um sistema por completo… ou a de Arquiteto que é bastante legal tb…

MAS AI TA MEU PROBLEMA NÃO TEM UMA EMPRESA NO RAIO DE 200kM
ONDE MORO QUE TRABALHA COM JAVA SO IMAGINEI QUE A CERTIFICAÇÃO ME AJUDARIA QUANDO FOSSE COMPETIR COM OUTRO
PROFISSIONAL RECÉM FORMADO VCS NÃO ACHAM?DETALHE MINHA FACULDADE E PARATICULAR NÃO MUITO RECONHECIMENTO EM AREAS TECNOLIGICAS POR ASSIM DIZER?

É um diferencial com toda certeza…
Mas em um processo de seleção, um cara com 2 anos de experiência desbanca esse diferencial (isso se ele já não tiver a certificação já)

Mas ha uma esperança pra mim fomos começar a criar um site aqui e pouco , mas pelos menos poder colocar no meu curriculo ,e quem se me matar durante as ferias consiga colocar SCJP 5.0 ou a que for mais facil.E sinceramente programador tem que pensamento logico
e me aparece que a sun so avalia se a pessoa conhece
a fundo a linguagem.

eu vejo como um diferencial sim, mas como todos já disseram, é mais importante ter um experiencia do que a certificaçao, agora se tiver ambos é melhor ainda :wink:

Só uma coisa para ressaltar, é sim muito importante ter a certificação, porque existem várias empresas que exigem o profissional certificado, para mostrar para os clientes que tem “mao de obra” qualificada. Se isso é certo ou não, eu não sei, mas é importante sim ser certificado.

Acho que um diferencial no mercado é saber um mínimo de ortografia :stuck_out_tongue:

Olha to meio por fora do mercado vc poderia por favor citar essas empresas .Obrigado

O thingol me desculpa mas minha ortografia é ate legal, minha digitação que tá dificil mas começar a ler as mensagens antes de postar.

Hoje muita gente tem certificação, então o fato de você ter uma já não te traz uma diferença tão grande na hora de concorrer a uma vaga. O fato de você não ter é que acaba sendo um fator para te excluir do processo de seleção.

A certificação foi um diferencial no inicio! Isso ja foi pulverizado a muito tempo.
o diferencial agora é vc e seu potencial como profissional!

:slight_smile: