Jimmy Wales, fundador da Wikipédia e carrasco das enciclopédias feitas de papel, tem mais um gigante em sua mira: o Google. Seu novo projeto promete mudar o modo como fazemos pesquisas na internet. Será que ele conseguirá vencer o monstro?
nao entendo pq a midia trata o google como algo imbativel… reconheço que eh uma grande empresa de TI hoje no mercado e que mudou muitas coisas… mais a partir do momento que trata como imbativel… acho q midia quer dizer que ninguem eh capaz de ser empreendedor ou pensar de forma melhor que os cara do google… isso eh algo que nao concordo… todo mundo tem seu momento de estrela… porem eh conseguir se manter ehehe
bom… concordo com vc! camilolopes…
mas quem começa a fazer sucesso o google vai e compra… e faz umas ofertas lokas neh cara… quem é q aguenta desse jeito!! rsrs…
o google está manteno a estrelinha brilhando faz tempo neh cara!! rsrs
A
Alexandre_Ferreira1
Exatamente a Microsoft no inicio dos Windows…
Nunca se perguntou, porque hoje so existe essa meia-duzias de SO?
ou
Porque a própria Microsoft é tão odia como empresa( não estou falando seus Softwares nem seu S.O)?
cassio
ou
Porque a própria Microsoft é tão odia como empresa( não estou falando seus Softwares nem seu S.O)?
Talvez uma pequena diferença seja que os serviços prestados pelo Google são em sua grande parte gratuítos, enquanto no caso da Microsoft isso nunca é verdade. Ok, o google não cobra mas invade sua privacidade com trilhões de propagandas. Cabe ao usuário decidir o que usar. Eu uso senso crítico, ignoro as propagandas e uso os produtos
josenaldo
ou
Talvez uma pequena diferença seja que os serviços prestados pelo Google são em sua grande parte gratuítos, enquanto no caso da Microsoft isso nunca é verdade. Ok, o google não cobra mas invade sua privacidade com trilhões de propagandas. Cabe ao usuário decidir o que usar. Eu uso senso crítico, ignoro as propagandas e uso os produtos :)
E o google ainda tem outra vantagem. A propaganda mostrada é interessante para quem vê! Não é como outras empresas que ficam mostrando propaganda de camisa de futebol no email de quem detesta ou querendo me vender o mais novo conjunto de facas Ginsu!
Meu email, depois de mais de 700mb ocupados, parece catálogo de empresa de software,… rsrsrsrsr
eric_jf
cassio:
Talvez uma pequena diferença seja que os serviços prestados pelo Google são em sua grande parte gratuítos, enquanto no caso da Microsoft isso nunca é verdade. Ok, o google não cobra mas invade sua privacidade com trilhões de propagandas. Cabe ao usuário decidir o que usar. Eu uso senso crítico, ignoro as propagandas e uso os produtos :)
e a wikipédia dá um passo a frente … sem propaganda
sem contar sistemas emergentes …
Bani
Gostei muito da iniciativa!
Espero que dê certo, e que o Google não compre :lol:
erickcellani
é isso ai!!.. precisamos ter mta concorrencia no mercado… pois assim nossa area será mais valorizada!
Bani
Pois é, eu não estava querendo ser muito direta, mas o Google já comprou uma das empresas onde eu queria trabalhar (Akwan)…
Agora estou a fim de participar desse projeto aí… já assinei a lista de discussão e tentei me incluir lá na lista de desenvolvedores interessados do wiki, mas por algum motivo a pagina não salvou… mais tarde tento de novo.
Update: parece que é um problema com o Firefox… no Safari ele salvou.
saoj
Texto fenomenal. Muito bom! Arranjei mais um ídolo. Agora tenho dois:
Steve Jobs
Jimmy Wales
Kenobi
Quem já viu o produto autonomy - http://www.autonomy.com/ rodando, sabe que o google ainda tem muito a evoluir.
Ele tem um puta processamento e não vai ser fácil equacionar isso, precisará de muita bala ou de um novo paradigma, como a computação p2p compartilhando processamento, através de um software.
O problema é que ninguém quer baixar nada, somente o browser, talvez um plugin atrelado ao browser para essa questão, e sinceramente, não sei o quão possível isso é de realizar.
Sinceramente acho que o google tem alguns bons produtos, como gmail e earth, mas ele não tem um monopólio . Tudo está a um click de distância do usuário e se aparecer algo melhor, certamente vão trocar rapidinho.
Alguém se lembra do altavista ? Cadê ?
comecei a testar o ask.com, e estou gostando muito mais … só pra constar
Bani
Computação Soberana?
clodoaldoaleixo
Não sei o que o Google domina…também os produtos do google não servem de nada para mim e para um monte de gente que conheço, comparar M$ é piada, pois a empresa do tio Bill é dona só do S.O mais usado no planeta, e um S.O convenhamos é algo indispensável hoje em dia, o que o Google faz que é indispensável???
Apenas modinha…já já aparece outra empresa com mais MB de espaço no e-mail e deixa todo mundo feliz…
Não sei o que o Google domina…também os produtos do google não servem de nada para mim e para um monte de gente que conheço, comparar M$ é piada, pois a empresa do tio Bill é dona só do S.O mais usado no planeta, e um S.O convenhamos é algo indispensável hoje em dia, o que o Google faz que é indispensável???
Apenas modinha…já já aparece outra empresa com mais MB de espaço no e-mail e deixa todo mundo feliz…
cara… oq impede o google de lançar um S.O???
oq o google cria vira ‘modinha’ como vc disse!..
e o google… rsrs… ja temos a prova de que faz bem feito…
assim que o google resolver lançar no mercado um S.O eu acredito que a microsoft vai tremer!!!
assim como está tremeno diante do FireFox!
eric_jf
Acho q ele deve usar o mesmo paradigma de sistemas emergentes q ele usou no Wikipédia.
Nossa, eu achei esse texto muito ruim. Não concordo muito com essa postura anárquica. Eu acho que se hoje nós estamos “vinculados” a um monte de regras (como formato do email, nomes de domínio, endereços IP etc) é porque isso foi necessário para organizar a vida da informação! Só isso. Alguém precisava definir uma forma de organizar as coisas e tiveram essa idéia de criar endereço IP, nomes de domínio etc etc. Não concordo que isso tenha sido imposto, que estamos presos na Matrix etc etc… e se não fosse isso ia ser como? Ia ser uma bagunça, não? Ou ele acha que todo mundo vai aceitar numa boa os padrões de funcionamento dessa computação soberana? Será que esse sisteminha de sharing transparente que ele está fazendo, caso se torne o padrão do mercado, não vai despertar o descontentamento de outras pessoas no futuro?
E, ainda que os “padrões” que utilizamos hoje tenham falhas, eu acho que essas falhas são inerentes ao caminho natural da evolução, e não porque fizeram um monte de sistemas porcaria, quando “poderiam” fazer a coisa “bem feito” na primeira vez (ou pelo menos do jeito que está no texto). Pra mim é a mesma coisa que dizer “olha que porcaria de computadores que aqueles caras fizeram na década de 50”.
Da mesma forma, se nós estamos utilizando a infra-estrutura de alguém, se tem alguém trabalhando em manter inúmeros serviços no ar, é óbvio que essas pessoas vão querer cobrar por isso. Isso é até justo. Não vou entrar no mérito de empresas eventualmente colocarem preços abusivos nos seus serviços (está além dessa questão), mas muitas coisas que pagamos hoje tem um mínimo de justo. Se for assim, as empresas não precisariam mais pagar os nossos serviços, se conseguissem algo como “programação soberana”. Pra que pagar 20 analistas programadores se eu posso deixar um cara só o dia inteiro em fóruns pedindo pra outras pessoas irem fazendo pequenas partes do meu sistema? Free sharing!!
Se alguém puder me dar uma interpretação diferente dessa computação soberana seria legal, porque eu fiquei com uma péssima impressão depois de ler esse texto.
Enfim, eu acho essa idéia utópica demais, algo como querer que o mundo ideal se torne o mundo real (pela idéia do texto citado), sem considerar que vai ter um monte de nego aí querendo inventar e fazer merda no meio dessa floresta soberana. Eu, pessoalmente, só acredito vendo. Se funcionar, beleza, palmas, mas eu acho muito difícil que isso vire realidade.
[editado]
Só pra esclarecer aqui: eu entendi o que é a computação soberana, como funcionaria etc etc, o que eu não concordo é com essa visão absolutamente anárquica e radical que o texto do link lá em cima quis passar.
Kenobi
Bani:
Voltando a questão do processamento, está tendo uma discussão interessante na lista sobre Grid Computing:
Bani, sei que existem muitos approaches para o desenvolvimento de grids e computação paralela.
No meio java, há um projeto que anda meio esquecido do povo, o jxta, pois ainda não teve uma utilização em algum projeto de respaldo, com a mídia dando enfoque.
Eu acredito que para poder realmente entrar em combate com o poder do goolge de processamento e $$$, um novo paradigma deverá ser adotado, pois ter 100 mil servidores em cluster custa muito caro …rss