A escolha certa

Bem pessoal, a minha dúvida é a mesma que assombra muitos dos que estão partindo do ensino médio e pretendem atuar na área da informática, aquela velha questão : Qual faculdade devo fazer…é, está é a minha indagação. Sei que é chato ficar perguntando isso e pode até parecer desprezível, porém para mim é algo importante, porque não quero me arrepender lá na frente, se eu falar que não procurei na internet estarei mentindo, passei o dia pesquisando isso, mas no que li, não achei algo realmente relevante, para que eu possa dizer : ó essa é a resposta que eu queria.Por isso estou aqui, pedindo a ajuda de vocês, pois acredito que aqui tenha grandes profissionais que possam me auxiliar nessa carreira. Claro que pedir uma opinião, neste caso, sem expor meu perfil, é algo que não irá me ajudar muito, por isso vou falar um pouco de mim (calma, não falarei do que gosto de comer kk).
Amo programar e pretendo trabalhar mais com isso, tenho estudado java e atualmente estou fazendo curso de informática que também está ensinando java, porém há coisas que me incomodam : embora esteja aprendendo java, sou fascinado por assembly e c, acho duas grandes linguagens, sei que atualmente as linguagens de alto nivel dominam o mercado, porém, gostaria de aprender assembly, o que no meu caso (que não sei ingles) se torna um pouco difícil pela escassez de material em portugues :, então gostaria de estudar em uma área que me ensinasse isso, pois penso que se eu implementar um trecho de códigos em assembly com uma outra linguagem de alto nível, acho que o programa se torna mais leve, rápido e enxuto. Gosto de redes também, banco de dados e talz, mas pretendo mesmo seguir em uma área que tenha programação.
Então estou na dúvida entre : Ciencia da computação, engenharia da computação e engenharia de software (a engenharia de software eu não sei bem como funciona, tipo, se eu faço ciencia ou engenharia da computação e depois me especializo em engenharia de software ou a engenharia de software é um curso como ciencia…).
Agora, não quero ser SÓ programador, pois meu profesor fala que só programar não rende muito, tipo, ele fala em ser um analista ou outra área, mas não só programador.
Bom, acho que já falei até demais e se eu continuar vcs irão se cansar mais kk mas é isso, aguardo respostas e espero que minha ignorância não tenha chateado vcs, agradeço desde já :slight_smile:

As linguagens de programação utilizadas num curso de graduação, em geral, são apenas decorrência do foco do curso. Você não entra num curso especificamente para aprender linguagem X ou Y. Em geral, o curso de Engenharia de Computação tem um foco maior em hardware, circuitos elétricos, arquitetura de computadores, etc. Trabalhar com isso, normalmente envolve utilizar linguagens de nível mais baixo, como Assembly.

O ponto então é se você quer aprender de maneira mais aprofundada estes aspectos de hardware que, no geral, são abordados bem superficialmente em Ciência da Computação. Dê uma olhada na ementa dos 2 cursos, veja quais disciplinas você acha que vai se identificar mais.

Engenharia de software como graduação eu nunca vi. Em geral são cursos de especialização (eu, por exemplo, estou fazendo algumas disciplinas de mestrado nesta área).

E sério, aqui no fórum tem uma quantidade imensa de tópicos sobre isto, dê uma olhada por aqui tb.

Compare as grades de cada curso, veja o que te agrada mais para seu objetivo, escolher algo por se mais completo pode ser inútil dependendo do caso. Sobre programador, hoje em dia é mais Analista de Sistemas que participa das duas partes. Tem professores que se mantem com idéias antigas, a não ser que ele queira dizer para você se tornar um líder de equipe, gerente, etc, mas aí não é só querer, deverá gostar e ter perfil para isso, e uma pós ou mestrado será mais importante que a graduação neste caso.

Primeiramente agradeço a todos pela ajuda. Irei seguir as instruções sugeridas pelos companheiros, vlw