A importância de fazer uma segunda Graduação

3 respostas
wladyband

Sou formado em Analista de Suporte Técnico, mas desgostei dessa atividade e decidir fazer o curso de Analise Desenvolvimento de Sistemas, porém não conseguir emprego devido a crise financeira, pelo menos eu acho que foi por causa disso.

Na verdade iniciei o curso de Analise Desenvolvimento de Sistemas sem saber programar, e acho que isso foi meu erro, porque deveria ter pelo menos noção de alguma coisa.

Hoje me encontro com o conhecimento que é fornecido pelo Alura, conseguir desenrolar bem algumas tecnologias como Spring Security, CDI, Maven, Relatórios com IReport, geração de boleto bancário e JSF2, e atualmente estou estudando Android, mas ainda não conseguir emprego.

Na verdade tenho já domínio dessas ferramentas, mas eu acho que as empresas não querem arriscar com uma pessoa que não demonstrar experiência quando olham para meu currículo, porque apesar de tudo eu não vou menti no currículo.
Então resolvi fazer uma segunda graduação.

A minha duvida é o seguinte;

Como as empresas olharam meu currículo se nele consta somente experiência com Suporte Técnico?

Porque não consta no meu currículo experiência com desenvolvimento, e agora imagina pegar um currículo que tem duas formações e um agora de Ciência da Computação.

Para o mercado de trabalho pode ser positivo o fato de está fazendo uma segunda graduação?

Pode ser negativo o fato de está fazendo uma segunda graduação e não tendo experiência com desenvolvimento?

Comecei a pegar uns projetos Web Java, ainda não tive oportunidade de concluí-los, mas estou achando interessante fazê-los, espero que isso possa abrir portas para o mercado de trabalho.

3 Respostas

pedrinho20

Cuidado com o português, quase fiz um foreach pra varrer as conjunções erradas de verbos. rsrsrs
Isso conta muito no que diz respeito a escrita no curriculum ou numa prova dissertativa.

Algumas dicas:

• Veja o que o mercado pede na região que você mora. Talvez o que você está colocando no curriculum ou focando não seja o que estão pedindo.

• Participe de algum projeto Open-Source. Faça uma aplicação completa pra mostrar aos entrevistadores.

• Tentar estágio.

C

wladyband, caso você não tenha feito estágio durante o curso de Análise e desenvolvimento e se começou outra graduação na área o indicado é procurar estágio.

Mas já deixo um relato, pode ser que não consiga tão fácil estágio em desenvolvimento dependendo a região e seus conhecimentos, mas se não estiver conseguindo pense em tentar entrar na área nem que seja como Testador em alguma empresa de desenvolvimento, eu por exemplo não consegui no início nada com desenvolvimento, peguei uma vaga para testador em uma empresa de desenvolvimento, fiz networking lá dentro e tempo depois fui indicado para a equipe de desenvolvimento.

igor_ks

Sinceramente não vejo muita vantagem de fazer uma segunda graduação, a não ser o fato de entrar no mercado de trabalho com um estágio ou que seja uma universidade bem melhor.

Ao invés de uma segunda graduação, gastaria todo esse tempo e dinheiro com pós-graduação, certificações, cursos e projetos, acho bem mais válido. Te dará muito mais conhecimento, reconhecimento, gastará menos (caso for faculdade particular) e gastará menos tempo também.

Coisas importantes para quem nunca trabalhou na área:

• Aceite alguma vaga qualquer de programação, mesmo que seja em outra linguagem de programação (se for possível)
  • Encare a criação de um projeto para alguma empresa, porém seja profissional, cobre o valor equivalente ao seu conhecimento e tempo para desenvolvimento, veja se o retorno financeiro compensa o desenvolvimento do projeto (coisas comum de mercado)
  • Participe de projetos open-source, tem vários por aí
  • Tire certificações Java (Programmer, web, business component, jpa, web services)
  • Na entrevista, seja sincero, mostre interesse e esforço de sua parte, diga sua dificuldade em conseguir uma primeira colocação na área, se venda para o entrevistador focando no seu interesse em entrar na area de desenvolvimento e esforço para esse objetivo (tudo com muita moderação também), se propoe em mostrar seus projetos desenvolvidos (revise eles antes de mostrar pra alguem e foque em codigo limpo e organizado, uma classe bem escrita vale muito mais que um software inteiro mal escrito)

Reforçando o que o pedrinho20 disse, cuidado com o português

Criado 28 de julho de 2015
Ultima resposta 28 de jul. de 2015
Respostas 3
Participantes 4