Sem duvidas NetBeans ganha na parte coporativa… alem de facilitar a vida é uma IDE que basea-se na produtividade… ele consegue englobar todos os recursos e ainda ser menor…
A unica coisa que o netbeans perde para o eclipse hoje em dia é quanto ao Editor de Código… o do Eclipse é muito melhor…
paulinhohd
Mas em relação de Mercado, o pessoal procura mais que sabe trabalhar com Eclipse ou NetBeans? Ou nem um nem outro, apenas o bom “Javeiro”
Valeu! 8)
chun
Mercado ?
A maioria dos locais ainda voce vai encontrar Eclipse.
a maioria MESMO…
Mas para um bom programador , tanto faz a IDE…o conhecimento deve estar lá… pronto para ser usado, afinal… voce TEM QUE CONHECER o que o assistente está fazendo por baixo dos panos
paulinhohd
Ah acho que vou lutar com o Eclipse mesmo, mas em questão de parte Visual, aqueles códigos que ele gera automatico ao incluir um Jframe com um JButton por exemplo, ele é melhor que parte Visula do NetBeans? Os dois são mesma coisa? Nessa parte Visual do NetBeans eu nunca usei.
Valeu! 8)
chun
paulinhohd:
Ah acho que vou lutar com o Eclipse mesmo, mas em questão de parte Visual, aqueles códigos que ele gera automatico ao incluir um Jframe com um JButton por exemplo, ele é melhor que parte Visula do NetBeans? Os dois são mesma coisa? Nessa parte Visual do NetBeans eu nunca usei.
Valeu! 8)
O Visual Editor do Eclipse fica no xinelo se comparado ao GUI Builder do NetBeans… alem de mais produtivo o NetBeans é BEM mais rapido na reenderizacao da parte visual… faca um formulario complexo nos dois e voce vai perceber isso.
paulinhohd
É mesmo, como já conheço o Eclipse, sempre é bom novos desafios, vamos ver então como é o Senhor NetBeans!
Obrigado Chun! 8)
ateubh
eu trabalho com o netbeans, se precisar de alguma ajuda é só pedir
Blz valeu ateubh, e já aproveitando a deixa, para usar a parte visual, é necessário algum plugin?
Eu to baixando o NetBeans 5.5 neste exato momento!
Valeu! 8)
paulorb.pacheco
Nós aqui na empresa passamos a utilizar o NetBeans, a IDE cada vez mais está melhor com recursos alguns copiados e outros modificados para ele, com o Web Visual Pack, J2ME Pack ele está mto bom o J2ME Pack eu não encontrei igual (MIDP). Somente o Brew da Qualcomm…
Z
zanatto
Aquela que você se sente mais confortavel.
No meu caso, eu gosto do Oracle JDeveloper.
Se tiver tempo, faz um teste com todas!
Daniel_Quirino_Olive
chun:
paulinhohd:
Valeu! 8)
O Visual Editor do Eclipse fica no xinelo se comparado ao GUI Builder do NetBeans… alem de mais produtivo o NetBeans é BEM mais rapido na reenderizacao da parte visual… faca um formulario complexo nos dois e voce vai perceber isso.
Isso se você desconsiderar a maravilha de código que o Netbeans gera para você. Aquilo é ilegível. E, sinceramente, trabalho eventualmente com o VEP do Eclipse e não sei em quais aspectos ele fica atrás do NetBeans. Se você puder apontar 10 aspectos onde o Netbeans é absolutamente melhor do que o Eclipse, eu ficaria muito satisfeito.
chun
Daniel Quirino Oliveira:
chun:
paulinhohd:
Valeu! 8)
Isso se você desconsiderar a maravilha de código que o Netbeans gera para você. Aquilo é ilegível. E, sinceramente, trabalho eventualmente com o VEP do Eclipse e não sei em quais aspectos ele fica atrás do NetBeans. Se você puder apontar 10 aspectos onde o Netbeans é absolutamente melhor do que o Eclipse, eu ficaria muito satisfeito.
Ilegivel ? voce já tentou fazer um codigo com grouplayout ficar legivel ? o layout foi feito para ter seu codigo gerado por uma IDE e não na mão… esse negocio de programar swing na mão é coisa de maluco… não existe “codigo legivel” na programacao de swing na mão… o VEP alem de lento é mau feito… gere uma tela complexa no VEP e pegue a MESMA tela e gere no matisse… depois conversamos.
Os aspectos estão nos videos acima… “Why NetBeans” lá tem 10 motivos
chun
E mantenho a minha palavra , de bom , o eclipse SÓ TEM O EDITOR… o resto é lamentavel.
Daniel_Quirino_Olive
chun:
Daniel Quirino Oliveira:
chun:
paulinhohd:
Valeu! 8)
Ilegivel ? voce já tentou fazer um codigo com grouplayout ficar legivel ? o layout foi feito para ter seu codigo gerado por uma IDE e não na mão… esse negocio de programar swing na mão é coisa de maluco… não existe “codigo legivel” na programacao de swing na mão… o VEP alem de lento é mau feito… gere uma tela complexa no VEP e pegue a MESMA tela e gere no matisse… depois conversamos.
Os aspectos estão nos videos acima… “Why NetBeans” lá tem 10 motivos
Ahhh!! A velha discussão de directing vs. enabling. Desenhar telas “complexas” eu costumo fazer isso com uma certa freqüência com o Eclipse, a questão é que o Eclipse permite e impulsiona você a pensar no desenvolvimento destas GUIs de uma maneira mais componentizada do que no Netbeans, que direciona você a desenvolver as coisas de uma maneira mais objetiva, arrastando as coisas sobre seu container e associando os eventos diretamente a eles (como o video mesmo mostra). A curto prazo, o Netbeans parece produtivo, mas como refatorar o código gerado? Sim, afinal de contas, o GUI Editor é apenas uma ferramenta que ajuda a gerar algum código, mas não todo ele e nem sempre o código gerado é o melhor e mais eficiente. Além disso, quem disse que código Swing não pode ser legível?
chun
Daniel Quirino Oliveira:
Ahhh!! A velha discussão de directing vs. enabling. Desenhar telas “complexas” eu costumo fazer isso com uma certa freqüência com o Eclipse, a questão é que o Eclipse permite e impulsiona você a pensar no desenvolvimento destas GUIs de uma maneira mais componentizada do que no Netbeans, que direciona você a desenvolver as coisas de uma maneira mais objetiva, arrastando as coisas sobre seu container e associando os eventos diretamente a eles (como o video mesmo mostra). A curto prazo, o Netbeans parece produtivo, mas como refatorar o código gerado? Sim, afinal de contas, o GUI Editor é apenas uma ferramenta que ajuda a gerar algum código, mas não todo ele e nem sempre o código gerado é o melhor e mais eficiente. Além disso, quem disse que código Swing não pode ser legível? ;)
Refatorar codigo de layout swing ? voce deve estar brincando… no minimo me zuando… QUANDO que vou refatorar um codigo de tela ? e pra que ? pra tornar mais legivel algo naturalmente ilegivel ? parô né ? deixa de inventar moda… tela é feita para ser assim… Simples e Facil de mecher… naop tem que ser chato e complicado… nao precisa ser um guru do java para fazer telas… e eh assim que deve ser… tela é UMA camada , perder tempo refatorando “codigo gerado pela IDE nos layouts” é simplesmente a coisa mais bizarra que eu já ouvi falar… tá faltando servico ai hein ?
chun
Detalhe… codigo Swing é legivel… mas o codigo da montagem dos layouts é NATURALMENTE ilegivel… um monte de add() , Border.CENTER , dá licenca neh ?
Faca uma telinha com group layout na mão… ae vc vai ver do q estou falando.
Tem frameworks (no caso o grouplayout ) que são feitos justamente para que outros frameworks fiquem mais simples de operar.
Daniel_Quirino_Olive
Ué? Qual a surpresa nisso? Código é código e, se necessário, deve ser refatorado sim. Uma situação em que refatoração de código Swing foi interessante para mim: havia uma aplicação com algumas dezenas de telas com comportamento e layout bem semelhantes. Como o cara que fez a aplicação provavelmente tinha o mesmo tipo de pensamento que você tem hoje (e usava Netbeans), o projeto dele resultou linhas e mais linhas de códigos duplicados. Como eu não estava a fim de dar manutenção em diversos pontos da aplicação sempre que fosse preciso alterar qualquer coisa, apliquei algumas técnicas de refatoração do código dele (extract interface, extract method…) e reduzi a quantidade de código do sistema dele para 40% do código original. O que isso significa? Significa que com menos código, eu obtive o mesmo resultado do programador original do projeto. Significa que eu consegui ter uma base de código mais fácil de gerenciar. Significa que eu posso ter mais tempo livre para jogar Playstation ou dormir ou trabalhar em melhorias do sistema. Sim, eu estou com tempo livre hoje graças a isso. Se você não tem tempo de sobra, quem sabe esta pequena fábula real ajude você a conseguir este tempinho que você precisa.
chun
Daniel Quirino Oliveira:
chun:
Refatorar codigo de layout swing ? voce deve estar brincando… no minimo me zuando… QUANDO que vou refatorar um codigo de tela ? e pra que ? pra tornar mais legivel algo naturalmente ilegivel ? parô né ? deixa de inventar moda… tela é feita para ser assim… Simples e Facil de mecher… naop tem que ser chato e complicado… nao precisa ser um guru do java para fazer telas… e eh assim que deve ser… tela é UMA camada , perder tempo refatorando “codigo gerado pela IDE nos layouts” é simplesmente a coisa mais bizarra que eu já ouvi falar… tá faltando servico ai hein ?
Ué? Qual a surpresa nisso? Código é código e, se necessário, deve ser refatorado sim. Uma situação em que refatoração de código Swing foi interessante para mim: havia uma aplicação com algumas dezenas de telas com comportamento e layout bem semelhantes. Como o cara que fez a aplicação provavelmente tinha o mesmo tipo de pensamento que você tem hoje (e usava Netbeans), o projeto dele resultou linhas e mais linhas de códigos duplicados. Como eu não estava a fim de dar manutenção em diversos pontos da aplicação sempre que fosse preciso alterar qualquer coisa, apliquei algumas técnicas de refatoração do código dele (extract interface, extract method…) e reduzi a quantidade de código do sistema dele para 40% do código original. O que isso significa?
Significa que voce gosta de perder tempo se fosse com netbeans vc teria aberto a tela e alterado tudo visualmente e teria acabado tudo em 1/10 do tempo.
Daniel Quirino Oliveira:
Significa que com menos código, eu obtive o mesmo resultado do programador original do projeto. Significa que eu consegui ter uma base de código mais fácil de gerenciar. Significa que eu posso ter mais tempo livre para jogar Playstation ou dormir ou trabalhar em melhorias do sistema.
hahah… eu só posso rir , vc vem tentar me convencer que fazer tela na mão é mais rapido/produtivo que com um GUI builder… hahaha
Daniel Quirino Oliveira:
Sim, eu estou com tempo livre hoje graças a isso. Se você não tem tempo de sobra, quem sabe esta pequena fábula real ajude você a conseguir este tempinho que você precisa.
Fabula mesmo… daquelas que só é encontrado em livrinhos de estorinha para criancas da 2 serie
Paulo_Silveira
chun:
E mantenho a minha palavra , de bom , o eclipse SÓ TEM O EDITOR… o resto é lamentavel.
concordo… e cada vez mais lamentavel com tentativas como o wtp. mas no fundo, nos momentos que mais preciso, é o editor que vai me ajudar a nao atrapalhar meu raciocinio, e nao um monte de wizards e drag-and-drops.
chun
Paulo Silveira:
chun:
concordo… e cada vez mais lamentavel com tentativas como o wtp. mas no fundo, nos momentos que mais preciso, é o editor que vai me ajudar a nao atrapalhar meu raciocinio, e nao um monte de wizards e drag-and-drops.
Wait NetBeans 6.0
Acho que vai demorar pra ficar tão bom quanto editor do eclipse… mas a coisa vai evoluindo…
louds
Caramba, será que eu sou a única pessoa do mundo que não sente a menor necessidade em ter suporte p/ J2EE na IDE?
Eu uso Eclipse apenas com os seguintes plugins: PMD, subversion, findbugs, sintax highlight p/ alguns arquivos e o profiler do eclipse.org. E por incrivel que que pareça, não sinto falta do monte de coisas que o WTP e o Netbeans tem p/ o assunto.
Sou muito produtivo apenas com uma IDE que me dá o melhor suporte p/ editar código, que é a tarefa mais dificil que eu faço, o resto é simples e dificilmente toma uma parcela significativa do meu tempo.
Quanto a um editor de GUI bom, eles são bons para prototipação de telas, mas dificilmente se justificam como definitivos para projetos de gente grande.
chun
louds:
Caramba, será que eu sou a única pessoa do mundo que não sente a menor necessidade em ter suporte p/ J2EE na IDE?
Eu uso Eclipse apenas com os seguintes plugins: PMD, subversion, findbugs, sintax highlight p/ alguns arquivos e o profiler do eclipse.org. E por incrivel que que pareça, não sinto falta do monte de coisas que o WTP e o Netbeans tem p/ o assunto.
Sou muito produtivo apenas com uma IDE que me dá o melhor suporte p/ editar código, que é a tarefa mais dificil que eu faço, o resto é simples e dificilmente toma uma parcela significativa do meu tempo.
Quando vc trabalha com tudo integrado é uma beleza , ex: EJB ficar adicionando os metodos as interfaces remotas e locais eh um saco prq não deixar a IDE adicionar por vc ? muito bom e até alterar os XML’s ela faz… o NetBeans não é radical no controle… ele permite que voce mude muita coisa…
pcalcado
chun, tome cuidado. Existe um limite entre o debate sadio e a discussão passional e inútil.
Sei não, mas eu já trabalhei com interfaces que não só precisavam ser mantidas como otimizadas e não havia espaço para editor gráfico neste cenário. Aliás, havia sim, para se ter o layout inicial, daí para frente o código precisava ser otimizado e refatorado ao extremo.
Brigas de IDEs existem desde sempre e são inúteis desde sempre mas eu concordo com o louds. Além do mais, 90% do meu tempo é escrevendo código, apra que eu quero um assistente que gera interface?
bebad
cara e simples:
Eclipse: Editor graficos, para usuarios avancados na linguagem, e entendidos do que estao fazendo, nao precisando de customizacoes avancadas, e sim de pequenas lembrancas de cooding. tb tem uma vasta colecao de plugins.
NetBeans: Mais automatico, faz muitas funcoes padrao, e é bom para desenvolver em grandes corporacoes porque integra facilmente diversos plugins.
escolha o seu, e seja feliz!
chun
pcalcado:
chun, tome cuidado. Existe um limite entre o debate sadio e a discussão passional e inútil.
Sei não, mas eu já trabalhei com interfaces que não só precisavam ser mantidas como otimizadas e não havia espaço para editor gráfico neste cenário. Aliás, havia sim, para se ter o layout inicial, daí para frente o código precisava ser otimizado e refatorado ao extremo.
Brigas de IDEs existem desde sempre e são inúteis desde sempre mas eu concordo com o louds. Além do mais, 90% do meu tempo é escrevendo código, apra que eu quero um assistente que gera interface?
bem, descordo… acho que interface swing não se ganha nada refatorando codigo de tratamento de layout… alem de ilegivel para 98% dos profissionais java, que VAO TER QUE PEDER UM TEMPO tentando adivinhar os constraints do gridbag , não se ganha em “velocidade”, e não acho exageradamente que 90% do tempo vc não meche com coisas repetitivas… quando se faz desenvolvimento Java EE de longe não fica 90% codificando…
Seria praticamente loucura criar interfaces na mão para projetos grandes
Voce perderia tempo a toa e para alterar algum campo tem tela teria que fazer milhoes de “esqueminhas” para não furar o layout de celulas de um GridBag…
Continuo achando que refatorar codigo de “layout de tela” é inutil.
A estrutura por dentro dele ( chamdas , metodos ) ainda vai… agora aquele monte de “.getContentPane().add()” acho besteira.
louds
Nos casos que a tecnologia luta contra você, com o EJBs, sim, uma IDE pode ajudar muito. Porém nesse caso específico prefiro usar xdoclet para gerar o lixo que o framework obriga existir.
Cara, eu gosto de IDEs que são extensíveis pq isso permite que eu automatize as tarefas fáceis do meu dia a dia, faço isso aqui onde eu trabalho, mantenho um plugin p/ o Eclipse que diminui em muito as tarefas chatas que tenho de fazer.
Mas longe de mim dizer que a plataforma é ótima para isso, eu odeio programar em SWT, por exemplo; apenas que eu conheço ela melhor e a considero a mais prática de ser extendida.
fmeyer
Jgoodies + IntelliJ/Eclipse.
netbeans passa longe daqui …
pcalcado
um sistema de analise de risco desenvolvido em SaS para as maiores empresas da área na Europa com processos em batch que demoram 12 horas é pequeno ou grande?
Sei não, mas acho que projetos com código de tela tão descartáveis deveriam ser migrados para aplicações em XHTML.
chun
pcalcado:
um sistema de analise de risco desenvolvido em SaS para as maiores empresas da área na Europa com processos em batch que demoram 12 horas é pequeno ou grande?
Sei não, mas acho que projetos com código de tela tão descartáveis deveriam ser migrados para aplicações em XHTML.
A parte visual faz processos em batch ?
chun
parte visual não é descartavel… mas um GUI BUilder não GERA o codigo de tela e joga fora… ele ajuda a manter… afinal , desenhar uma tela visualmente é de longe mais pratico e simples de dar manutencao.
Voce jah tentou adicionar um campo num layout feito em gribbag na mão ? vc tem quase um filho… se fosse visual o GUI builder poderia fazer toda realocação das celulas
pcalcado
Não, mas os acompanha. E a interface gráfica é customizável, com bookmarks para tarefas mais frequentes salvos no servidor, análise de gráficos flat e 3d, criação de novos ‘objetos’ com atributos definidos pelo usuário, tudo integrado via JMS com o backbone. Acredite, não é um formulário.
pcalcado
Esse também era o ponto com EJB. Tudo via ferramenta, tudo visual…
chun
Seu exemplo não é regra…
Existem casos que não tem como fugir… no seu caso praticamente tá aberto ao usuario criar recursos…
Estou dizendo DIA A DIA…
70% dos casos
Normalmente são formularios estaticos e que recebem manutencao de acordo com cliente… ou com os recursos
Daniel_Quirino_Olive
Seu exemplo não é regra…
Existem casos que não tem como fugir… no seu caso praticamente tá aberto ao usuario criar recursos…
Estou dizendo DIA A DIA…
70% dos casos
Normalmente são formularios estaticos e que recebem manutencao de acordo com cliente… ou com os recursos
E o seu é? Bom, trabalhando nestas consultorias americanas com 3 letrinhas no nome e onde todo mundo gostaria de pensar em trabalhar um dia, eu vejo que seu cenário também não é regra e, como louds+shoes+meyer disseram anteriormente, editores WYSIWYG são muito úteis para prototipação rápida (ou coisas quick’n dirty), mas muito pobres para projetos reais.
Perguntinha: como fazer para editar aquele código gerado pelo GUI Builder do Netbeans sem fazer com que o Netbeans deixe de exibir o preview da tela que está sendo desenvolvida?
pcalcado
Por que alguém utilizaria uma interface gráfica feita em Swing para formulários simples?
Fabio_Kung
chun:
Talvez você tenha pensado nele também quando escreveu essa frase, mas eu acho o compilador incremental do eclipse sensacional também!
Paulo_Silveira
perfeito
Luiz_Aguiar
chun
Seu exemplo não é regra…
Estou dizendo DIA A DIA…
70% dos casos
E o seu é? Bom, trabalhando nestas consultorias americanas com 3 letrinhas no nome e onde todo mundo gostaria de pensar em trabalhar um dia, eu vejo que seu cenário também não é regra e, como louds+shoes+meyer disseram anteriormente, editores WYSIWYG são muito úteis para prototipação rápida (ou coisas quick’n dirty), mas muito pobres para projetos reais.
Bom em minha opiniao eu descordo. Repito… otimizar chamada de criacao de layouts é coisa inutil, nao se ganha praticamente nada… no final fica um monte de .add() e BORDER.CENTER que vai ser tão complicado quando o outro para trabalhar
Daniel Quirino Oliveira:
Perguntinha: como fazer para editar aquele código gerado pelo GUI Builder do Netbeans sem fazer com que o Netbeans deixe de exibir o preview da tela que está sendo desenvolvida? ;)
Pra que editar ? PRA QUE ? deixa o IDe controlar esse codigo mala que é ficar montando layout… voce pode mecher em todas propriedades , construtores , criadores , tudo via “propriedades” no painel do lado… PRA QUE alterar o codigo dentro ? caso queria fazer algo personalizado…
Existe uma chamada initComponents() voce cria abaixo iniMyComponents() e manda a ver no seu codigo…
Não entendo… telas complexas são um MAR de codigo confuso nos layouts… não tem motivo nenhum pra arrumar algo “indesfodivel”
é igual no Delphi… imagina se o programador vai perder tempo com o .dfm… pra QUE ? é apenas a tela… tela é a parte mais descartavel de um sistema MVC…
chun
Alguns softwares que estao nessa “Categoria”
Softwares para farmacias
Softwares para panificadoras
Softwares para lojas de pecas
Softwares para controle de estoque
entre outros
Qualquer software que voce não queria fazer na web tela é tela… deve ser o menor de seus problemas…
mas com swing na mão … vira um monstro de 7 cabeças.
Daniel_Quirino_Olive
Softwares para farmacias
entre outros
Qualquer software que voce não queria fazer na web tela é tela… deve ser o menor de seus problemas…
Alguém aqui falou de fazer Swing na unha? Acho que não. Acredito que você está entendendo nossa mensagem de maneira errada. A mensagem correta seria: “crie o protótipo com ferramentas WYSIWYG e refatore para componentes”. Agora, se você acha que componentes são inúteis, então ninguém vai tentar convencê-lo do contrário.
chun
Softwares para farmacias
entre outros
Alguém aqui falou de fazer Swing na unha? Acho que não. Acredito que você está entendendo nossa mensagem de maneira errada. A mensagem correta seria: “crie o protótipo com ferramentas WYSIWYG e refatore para componentes”. Agora, se você acha que componentes são inúteis, então ninguém vai tentar convencê-lo do contrário.
Refatorar codigo que meche com layout para “componentes” , hã ??? poderia dar um exemplo disso ?
Daniel_Quirino_Olive
Usando os exemplos que você citou (software para farmácia, loja de peças de carros, padarias, …), todas elas devem ter em comum algum formulário simples para cadastro de clientes. Enfim, com sua ferramentinha WYSIWYG você desenha o protótipo de como seu formulário deve se parecer e mostra isso aos seus clientes. Eles vão dar um feedback a respeito, bla bla bla, até você conseguir ter uma versão consolidada do seu protótipo de formulário de cadastro de clientes.
Você desenvolve o seu software baseado neste protótipo, mas se você precisar reusar este formulário em outro projeto, como você faz? Copia o código e replica em outro projeto? Eu prefiro refatorá-lo a ponto de torná-lo um componente reusável, sem nenhuma dependência explícita com o projeto de onde este formulário se originou.
Mas, enfim, o exemplo foi só de um formulário. Poderia aplicar isso para painéis, menus, o que você quiser. De repente você pode criar uma biblioteca de componentes para atender um certo domínio de aplicação e ficar reusando e reusando.
chun
Daniel Quirino Oliveira:
chun:
Refatorar codigo que meche com layout para “componentes” , hã ??? poderia dar um exemplo disso ?
Usando os exemplos que você citou (software para farmácia, loja de peças de carros, padarias, …), todas elas devem ter em comum algum formulário simples para cadastro de clientes. Enfim, com sua ferramentinha WYSIWYG você desenha o protótipo de como seu formulário deve se parecer e mostra isso aos seus clientes. Eles vão dar um feedback a respeito, bla bla bla, até você conseguir ter uma versão consolidada do seu protótipo de formulário de cadastro de clientes.
Você desenvolve o seu software baseado neste protótipo, mas se você precisar reusar este formulário em outro projeto, como você faz? Copia o código e replica em outro projeto? Eu prefiro refatorá-lo a ponto de torná-lo um componente reusável, sem nenhuma dependência explícita com o projeto de onde este formulário se originou.
Mas, enfim, o exemplo foi só de um formulário. Poderia aplicar isso para painéis, menus, o que você quiser. De repente você pode criar uma biblioteca de componentes para atender um certo domínio de aplicação e ficar reusando e reusando.
Mas o MAtisse permite isso… eu vivo usando isso em minhas telas… reaproveito DIRETO esse tipo de coisa… não preciso ficar refatorando na mao… até agora eu não entendi aonde a refatoracao “na unha” serve pra alguma coisa neste caso… voce vai lá… cria os “componentes” separadamente e de maneira visual e penas adicona aonde vc preferir
A coisa não precisa ser na mão… esse seu nivel de “refatorar” é mais velho que andar pra tras… em delphi antigamente usavamos “frames” , que ajudao bastante… em java criamos “beans” separados… mas de maneira visual… ae importamos para a paleta visual e é só alegria
Luiz_Aguiar
Acho que no Matisse vc consegue salvar um “tela/formulário” como um componente que vc pode arrastar/soltar pra dentro de qualquer projeto, num é?
chun
Sim… very easy
Eduardo_Bregaida
paulinhohd:
Mas em relação de Mercado, o pessoal procura mais que sabe trabalhar com Eclipse ou NetBeans? Ou nem um nem outro, apenas o bom “Javeiro”
Valeu! 8)
Na verdade varia… vc encontra mto Eclipse ou a forma paga dele q é o WSAD…
NetBeans tbm nao fica atrás nao, aqui no Banco é o NetBeans a IDE principal…
chun
Heero Yuy:
paulinhohd:
Valeu! 8)
NetBeans tbm nao fica atrás nao, aqui no Banco é o NetBeans a IDE principal… :D
Qual banco ? :shock:
Eduardo_Bregaida
Softwares para farmacias
entre outros
POR ISSO USO GENESIS
Eduardo_Bregaida
chun:
Heero Yuy:
paulinhohd:
Valeu! 8)
NetBeans tbm nao fica atrás nao, aqui no Banco é o NetBeans a IDE principal… :D
Qual banco ? :shock:
Banco ABN (dono do Real + Sudameris + Bandepe)
paulorb.pacheco
Concordo. O Eclipse tem de bom apenas o Editor… Mas o NetBeans 6.0 dizem que está vindo com um editor novo. Já li que vai passar o editor do Eclipse para trás…
chun
Duvido muito. Eu gostaria que fosse apenas mais “inteligente” e rapido… testei o M5 , esta instantaneo… mas falta ser mais inteligente…
chun
Pense comigo… NetBeans vem com tudo e tem 42 megas… eclipse só vem com o JDT e tem 120 megas… alguma coisa tem que ter de bom
H
Hawk
Nem netbeans nem eclipse…
IntelliJ IDEA apavora… embora o mercado acabe não utilizando muito pois é pago.
paulorb.pacheco
O netBeans 6 é uma cópia praticamente do editor IntelliJ.
hehehe
Luiz_Aguiar
paulorb.pacheco:
hehehe
cópia de no máximo 50% só dos recursos, e olha lá!
chun
Luiz Aguiar:
paulorb.pacheco:
hehehe
cópia de no máximo 50% só dos recursos, e olha lá!
os outros 50% eles copiao depois hehe
thiaguimcavalcanti
Chun,
primeiramente gostaria d dizer q li todos seus comentários e dos demais participantes desse fórum. Voce em momento algum me convenceu a migrar para IDE Netbeans, e essa história que num vale a pena “perder tempo” programando tudo a mão é a coisa mais bizarra que ja ouvi nesses meus poucos anos de programação e olha que so tenho 3 anos programando em Java, atualmente estou na faculdade, mas isso nao interessa aqui. Deixa eu te falar, NUNCA programar é tempo perdido e sim conhecimento adiquirido. Eu prefiro “perder meu tempo” programando a mão e descobrindo a cada dia novas funcionalidades e novidades da linguagem, do que simplesmente ir fazendo um aplicativo Swing sem ter noção do que acontece por tras do código gerado pelo GUI Builder. O fato de voce mesmo escrever seu código, acaba por fim obtendo identação e organização, consequentemente tornando mais facil a recodificação do mesmo.
Sinceramente, fiquei muito feliz ao ler seus comentários em saber que existem no mercado de trabalho programadores iguais a voce, ou seja, que demonstram nao tem conhecimento básico e nem condicoes de montar um simples aplicativo Swing na mão, ou seja, que necessitam de IDE’s que auxiliem no desenvolvimento de sistemas.
Sei que tenho muito mesmoooooo o que aprender, mas so de chegar em uma empresa concorrendo com voce a uma vaga de emprego e o examinador pedir pros candidatos escreverem um código Swing, :lol: voce irá dancar.
Luiz_Aguiar
Antes de mais nada, bem-vindo ao GUJ!
Se vc verificar os post de outros tópicos, de outras pessoas também de algo nível como o chun, vai ver que na grande maioria eles tbm tem essa opnião, pq aqui no mercado de trabalho, tempo é dinheiro, e usar os recursos da IDE (seja qual for) não implica nessessariamente em geração de código ruim.
vc usa/usou hibernate ou vc mesmo criou seu driver jdbc?
Quem foi que disse que as IDEs não formatam, identam e deixam os códigos gerados por elas organizados?
Por favor, leia as regras de condutas do no forum, e tente saber um pouco das pessoas que vc sai falando mal não só aqui, mas em qualquer outro lugar virtual ou pessoal, pq pra vc se julgar melhor que alguém, vc no mínimo tem que ter masi de 100% de certeza de que é!
Boa sorte pra quando vc cair no mundo real.
abraço!
chun
preciso tecer mais algum comentario ? acho q nao.
chun
thiaguimcavalcanti:
Chun,
primeiramente gostaria d dizer q li todos seus comentários e dos demais participantes desse fórum. Voce em momento algum me convenceu a migrar para IDE Netbeans, e essa história que num vale a pena “perder tempo” programando tudo a mão é a coisa mais bizarra que ja ouvi nesses meus poucos anos de programação e olha que so tenho 3 anos programando em Java,
3 anos e vc ainda não aprendeu que uma IDE é mais do que um complementador de codigo ? Pelo visto vc eh adepto do Notepad
Concordo… programar é sempre acumulo de conhecimento… mas fazer sempre o mesmo trabalhinho moroso… para mim é perda de tempo… prefiro perder meus neuronios com algoritimos e com a regra de negocio do que preenchendo 251 XML’s instalando 458957 plugins inuteis e ficar nos foruns deferendendo essa filosofia de vida
O codigo gerado pelo NetBeans não é “terrivel” , é codigo de tela… é a mesma coisa que dizer que quem “faz tela usando o Builder do Delphi é um bobão e quem edita o DFM na mão merece ser REI” , é ridiculo… eu conheco muito bem o que a ferramenta gera… cada detalhe que ela executa… nao existe nada obscuro neste sentido para mim… eu conheco da pedacionho dos xml’s de Java EE 5 e j2ee 1.4 , sei o suficiente para simplesmente IDOLATRAR uma IDE que mantem esse monte de XML atualizado para mim. Escute… eu concordo que a pessoa DEVA entender o que tem por tras… mas convenhamos… digitar 315 vezes mais só pra dizer que seu codigo em swing “é mais legivel”… é o fim da picada… código de tela em suma MAIORIA DAS VEZES é o que MENOS IMPORTA… a tela é uma casca do seu software… 90% das vezes NAO VALE A PENA PERDER TEMPO… Visual Studio está ae para provar isso (pena que ele bagunce o codigo todo :P).
Engine de identação é algo que vc realmente nunca ouviu falar né ? please… nao força a barra.
Voce esta insinuando que uma IDE é dispensavel ? eu nao vou nem comentar nada ok ? acho que vc nunca desenvolveu algo que realmente tivesse uma complexidade maior que 2 telinhas em swing… OU devo estar falando com o Chuck Noris…
thiaguimcavalcanti:
Sei que tenho muito mesmoooooo o que aprender, mas so de chegar em uma empresa concorrendo com voce a uma vaga de emprego e o examinador pedir pros candidatos escreverem um código Swing, :lol: voce irá dancar.
Olha… o dia que eu for dispensado em uma empresa que o cara olhe pra mim e diga “O candidado X faz tudo na mao… e odeia IDE , ficamos com ele”
OU eu vou sair feliz por saber que não cai em uma roubada
OU eu pego a minha nave , vou para o seu mundinho aprender a gostar de sofrer ok ?
Kenobi
Só uma coisa, e ae Chun ,curtiu o visual do NetBeans no MacOS X aquele dia e nunca mais parou ou vc era fã antes ?! 8)
chun
Eu nunca fui fã do NetBeans , até a versao 5.0 , depois que comecei a usar a versao 5.0 e vi que ele tinha mudado da agua para o vinho ae virei fã
Sempre gostei de ferramentas praticas… gostava do antigo JBuilder (nao a versao 2007 que esta uma vergonha ) , usei eclipse por um tempo… admito… o editor dele é MUITO legal… porem só isso…
thiaguimcavalcanti
Luiz Aguiar, primeiramente, muito obrigado pelas boas vindas!!
Sei que seu papel aqui é amenizar conflitos nos debates, mas isso não implica em defender um lado ou outro.
E com relação a julgar, infelismente voce esta equivocado, pois nao julguei chun e nem sou melhor que ninguem, simplesmente disse isto ("demonstram nao tem conhecimento básico e nem condicoes de montar um simples aplicativo Swing na mão, ou seja, que necessitam de IDE’s que auxiliem no desenvolvimento de sistemas. ") com relação ao que li nos 23 comentários deste no fórum e convenhamos, com 23 comentários da pra saber um pouco sobre a pessoa SIM.
Não estou aqui pra defender uma ou outra IDE, percebe-se que em momento algum eu citei usar Eclipse ou Netbeans, estou simplesmente pra levantar a questão dos programadores estarem perdendo sua função que é PROGRAMAR e nao ter auxilio de uma ou outra ferramenta para esta finalidade.
Chun, nao uso Notepad nao, mas c eu só tivesse notepad no meu computador, concerteza construiria meus programas sem dificuldades e com relação a identação, ainda discordo da sua opniao. Prefiro manipular um código feito por mim e com minhas caracteristicas, do que um codigo feito por uma IDE Grafica. Não acho IDE dispensavel nao, pois eu uso uma, o Eclipse e não falo q ela é melhor ou pior q nenhuma outra, uso Eclipse porque me adaptei a ela. Pra mim é dispensavel IDE’s gráficas como o GUI Builder do Netbeans e os plugins para o eclipse é isso que quis dizer, dsculpa se me expressei errado.
Lembrando que nao odeio IDE, pois uso uma para programar. Só questiono a usabilidade do GUI Builder.
Abraco
sunshine
não vai ser fácil copiar o Intellij
Rodrigo.Lima
thiaguimcavalcanti:
Luiz Aguiar, primeiramente, muito obrigado pelas boas vindas!!
Sei que seu papel aqui é amenizar conflitos nos debates, mas isso não implica em defender um lado ou outro.
E com relação a julgar, infelismente voce esta equivocado, pois nao julguei chun e nem sou melhor que ninguem, simplesmente disse isto ("demonstram nao tem conhecimento básico e nem condicoes de montar um simples aplicativo Swing na mão, ou seja, que necessitam de IDE’s que auxiliem no desenvolvimento de sistemas. ") com relação ao que li nos 23 comentários deste no fórum e convenhamos, com 23 comentários da pra saber um pouco sobre a pessoa SIM.
Não estou aqui pra defender uma ou outra IDE, percebe-se que em momento algum eu citei usar Eclipse ou Netbeans, estou simplesmente pra levantar a questão dos programadores estarem perdendo sua função que é PROGRAMAR e nao ter auxilio de uma ou outra ferramenta para esta finalidade.
Chun, nao uso Notepad nao, mas c eu só tivesse notepad no meu computador, concerteza construiria meus programas sem dificuldades e com relação a identação, ainda discordo da sua opniao. Prefiro manipular um código feito por mim e com minhas caracteristicas, do que um codigo feito por uma IDE Grafica. Não acho IDE dispensavel nao, pois eu uso uma, o Eclipse e não falo q ela é melhor ou pior q nenhuma outra, uso Eclipse porque me adaptei a ela. Pra mim é dispensavel IDE’s gráficas como o GUI Builder do Netbeans e os plugins para o eclipse é isso que quis dizer, dsculpa se me expressei errado.
Lembrando que nao odeio IDE, pois uso uma para programar. Só questiono a usabilidade do GUI Builder.
Abraco
Cara, eu achei que seu post foi infeliz apenas por você não ter experiência. Acredito que nenhum profissional aqui faz swing na mão tendo editores para isso. É uma perca de tempo tremenda e desnecessária.
Luiz_Aguiar
sunshine:
não vai ser fácil copiar o Intellij
Com certeza, e não vai ser ainda no 6.0, talves no 7.
sunshine
Depende o seu objetivo:
se você desejar fazer uma tela estilo cadastro, com certeza um editor será muito bem vindo
porém se desejar uma tela não tradicional (estilo cadastro), como por exemplo: montar plantas baixas com arquivos baseados em autoCad, adicionando hints sobre cada polígono, além de outros componentes personalizados que não estão disponíveis em uma ferramenta RAD. Fica muito difícil não fazer isso “na mão”.
chun
Depende o seu objetivo:
se você desejar fazer uma tela estilo cadastro, com certeza um editor será muito bem vindo
porém se desejar uma tela não tradicional (estilo cadastro), como por exemplo: montar plantas baixas com arquivos baseados em autoCad, adicionando hints sobre cada polígono, além de outros componentes personalizados que não estão disponíveis em uma ferramenta RAD. Fica muito difícil não fazer isso “na mão”.
mas dae vc esta falando de 2% dos softwares… 98% das pessoas nao fazem nada nem parecido com isso…
Com certeza sempre depende da complexidade.
G
Godric
Pois após ler tudo isso ainda tenho, uma duvida. :?:
Qual IDE usar apenas para criar um sistema de vendas, ou um sistema de gerenciamento de Livros de uma biblioteca???
OBS.: Um simples trabalho do 2º periodo de Faculdade.
Hellmanss
Acostume a utilizar o Eclipse.
Além de ser mais leve, ele é muito mais produtivo e o principal: a MAIORIA das empresas utilizam ele.