Sem duvidas NetBeans ganha na parte coporativa… alem de facilitar a vida é uma IDE que basea-se na produtividade… ele consegue englobar todos os recursos e ainda ser menor…
A maioria dos locais ainda voce vai encontrar Eclipse.
a maioria MESMO…
Mas para um bom programador , tanto faz a IDE…o conhecimento deve estar lá… pronto para ser usado, afinal… voce TEM QUE CONHECER o que o assistente está fazendo por baixo dos panos
Ah acho que vou lutar com o Eclipse mesmo, mas em questão de parte Visual, aqueles códigos que ele gera automatico ao incluir um Jframe com um JButton por exemplo, ele é melhor que parte Visula do NetBeans? Os dois são mesma coisa? Nessa parte Visual do NetBeans eu nunca usei.
[quote=paulinhohd]Ah acho que vou lutar com o Eclipse mesmo, mas em questão de parte Visual, aqueles códigos que ele gera automatico ao incluir um Jframe com um JButton por exemplo, ele é melhor que parte Visula do NetBeans? Os dois são mesma coisa? Nessa parte Visual do NetBeans eu nunca usei.
Valeu! 8)[/quote]
O Visual Editor do Eclipse fica no xinelo se comparado ao GUI Builder do NetBeans… alem de mais produtivo o NetBeans é BEM mais rapido na reenderizacao da parte visual… faca um formulario complexo nos dois e voce vai perceber isso.
Nós aqui na empresa passamos a utilizar o NetBeans, a IDE cada vez mais está melhor com recursos alguns copiados e outros modificados para ele, com o Web Visual Pack, J2ME Pack ele está mto bom o J2ME Pack eu não encontrei igual (MIDP). Somente o Brew da Qualcomm…
[quote=chun][quote=paulinhohd]Ah acho que vou lutar com o Eclipse mesmo, mas em questão de parte Visual, aqueles códigos que ele gera automatico ao incluir um Jframe com um JButton por exemplo, ele é melhor que parte Visula do NetBeans? Os dois são mesma coisa? Nessa parte Visual do NetBeans eu nunca usei.
Valeu! 8)[/quote]
O Visual Editor do Eclipse fica no xinelo se comparado ao GUI Builder do NetBeans… alem de mais produtivo o NetBeans é BEM mais rapido na reenderizacao da parte visual… faca um formulario complexo nos dois e voce vai perceber isso.
[/quote]
Isso se você desconsiderar a maravilha de código que o Netbeans gera para você. Aquilo é ilegível. E, sinceramente, trabalho eventualmente com o VEP do Eclipse e não sei em quais aspectos ele fica atrás do NetBeans. Se você puder apontar 10 aspectos onde o Netbeans é absolutamente melhor do que o Eclipse, eu ficaria muito satisfeito.
[quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=chun][quote=paulinhohd]Ah acho que vou lutar com o Eclipse mesmo, mas em questão de parte Visual, aqueles códigos que ele gera automatico ao incluir um Jframe com um JButton por exemplo, ele é melhor que parte Visula do NetBeans? Os dois são mesma coisa? Nessa parte Visual do NetBeans eu nunca usei.
Valeu! 8)[/quote]
[/quote]
Isso se você desconsiderar a maravilha de código que o Netbeans gera para você. Aquilo é ilegível. E, sinceramente, trabalho eventualmente com o VEP do Eclipse e não sei em quais aspectos ele fica atrás do NetBeans. Se você puder apontar 10 aspectos onde o Netbeans é absolutamente melhor do que o Eclipse, eu ficaria muito satisfeito.[/quote]
Ilegivel ? voce já tentou fazer um codigo com grouplayout ficar legivel ? o layout foi feito para ter seu codigo gerado por uma IDE e não na mão… esse negocio de programar swing na mão é coisa de maluco… não existe “codigo legivel” na programacao de swing na mão… o VEP alem de lento é mau feito… gere uma tela complexa no VEP e pegue a MESMA tela e gere no matisse… depois conversamos.
Os aspectos estão nos videos acima… “Why NetBeans” lá tem 10 motivos
[quote=chun][quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=chun][quote=paulinhohd]Ah acho que vou lutar com o Eclipse mesmo, mas em questão de parte Visual, aqueles códigos que ele gera automatico ao incluir um Jframe com um JButton por exemplo, ele é melhor que parte Visula do NetBeans? Os dois são mesma coisa? Nessa parte Visual do NetBeans eu nunca usei.
Valeu! 8)[/quote]
[/quote]
Isso se você desconsiderar a maravilha de código que o Netbeans gera para você. Aquilo é ilegível. E, sinceramente, trabalho eventualmente com o VEP do Eclipse e não sei em quais aspectos ele fica atrás do NetBeans. Se você puder apontar 10 aspectos onde o Netbeans é absolutamente melhor do que o Eclipse, eu ficaria muito satisfeito.[/quote]
Ilegivel ? voce já tentou fazer um codigo com grouplayout ficar legivel ? o layout foi feito para ter seu codigo gerado por uma IDE e não na mão… esse negocio de programar swing na mão é coisa de maluco… não existe “codigo legivel” na programacao de swing na mão… o VEP alem de lento é mau feito… gere uma tela complexa no VEP e pegue a MESMA tela e gere no matisse… depois conversamos.
Os aspectos estão nos videos acima… “Why NetBeans” lá tem 10 motivos
[/quote]
Ahhh!! A velha discussão de directing vs. enabling. Desenhar telas “complexas” eu costumo fazer isso com uma certa freqüência com o Eclipse, a questão é que o Eclipse permite e impulsiona você a pensar no desenvolvimento destas GUIs de uma maneira mais componentizada do que no Netbeans, que direciona você a desenvolver as coisas de uma maneira mais objetiva, arrastando as coisas sobre seu container e associando os eventos diretamente a eles (como o video mesmo mostra). A curto prazo, o Netbeans parece produtivo, mas como refatorar o código gerado? Sim, afinal de contas, o GUI Editor é apenas uma ferramenta que ajuda a gerar algum código, mas não todo ele e nem sempre o código gerado é o melhor e mais eficiente. Além disso, quem disse que código Swing não pode ser legível?
Ahhh!! A velha discussão de directing vs. enabling. Desenhar telas “complexas” eu costumo fazer isso com uma certa freqüência com o Eclipse, a questão é que o Eclipse permite e impulsiona você a pensar no desenvolvimento destas GUIs de uma maneira mais componentizada do que no Netbeans, que direciona você a desenvolver as coisas de uma maneira mais objetiva, arrastando as coisas sobre seu container e associando os eventos diretamente a eles (como o video mesmo mostra). A curto prazo, o Netbeans parece produtivo, mas como refatorar o código gerado? Sim, afinal de contas, o GUI Editor é apenas uma ferramenta que ajuda a gerar algum código, mas não todo ele e nem sempre o código gerado é o melhor e mais eficiente. Além disso, quem disse que código Swing não pode ser legível? ;)[/quote]
Refatorar codigo de layout swing ? voce deve estar brincando… no minimo me zuando… QUANDO que vou refatorar um codigo de tela ? e pra que ? pra tornar mais legivel algo naturalmente ilegivel ? parô né ? deixa de inventar moda… tela é feita para ser assim… Simples e Facil de mecher… naop tem que ser chato e complicado… nao precisa ser um guru do java para fazer telas… e eh assim que deve ser… tela é UMA camada , perder tempo refatorando “codigo gerado pela IDE nos layouts” é simplesmente a coisa mais bizarra que eu já ouvi falar… tá faltando servico ai hein ?
Detalhe… codigo Swing é legivel… mas o codigo da montagem dos layouts é NATURALMENTE ilegivel… um monte de add() , Border.CENTER , dá licenca neh ?
Faca uma telinha com group layout na mão… ae vc vai ver do q estou falando.
Tem frameworks (no caso o grouplayout ) que são feitos justamente para que outros frameworks fiquem mais simples de operar.
Ué? Qual a surpresa nisso? Código é código e, se necessário, deve ser refatorado sim. Uma situação em que refatoração de código Swing foi interessante para mim: havia uma aplicação com algumas dezenas de telas com comportamento e layout bem semelhantes. Como o cara que fez a aplicação provavelmente tinha o mesmo tipo de pensamento que você tem hoje (e usava Netbeans), o projeto dele resultou linhas e mais linhas de códigos duplicados. Como eu não estava a fim de dar manutenção em diversos pontos da aplicação sempre que fosse preciso alterar qualquer coisa, apliquei algumas técnicas de refatoração do código dele (extract interface, extract method…) e reduzi a quantidade de código do sistema dele para 40% do código original. O que isso significa? Significa que com menos código, eu obtive o mesmo resultado do programador original do projeto. Significa que eu consegui ter uma base de código mais fácil de gerenciar. Significa que eu posso ter mais tempo livre para jogar Playstation ou dormir ou trabalhar em melhorias do sistema. Sim, eu estou com tempo livre hoje graças a isso. Se você não tem tempo de sobra, quem sabe esta pequena fábula real ajude você a conseguir este tempinho que você precisa.
Refatorar codigo de layout swing ? voce deve estar brincando… no minimo me zuando… QUANDO que vou refatorar um codigo de tela ? e pra que ? pra tornar mais legivel algo naturalmente ilegivel ? parô né ? deixa de inventar moda… tela é feita para ser assim… Simples e Facil de mecher… naop tem que ser chato e complicado… nao precisa ser um guru do java para fazer telas… e eh assim que deve ser… tela é UMA camada , perder tempo refatorando “codigo gerado pela IDE nos layouts” é simplesmente a coisa mais bizarra que eu já ouvi falar… tá faltando servico ai hein ?
[/quote]
Ué? Qual a surpresa nisso? Código é código e, se necessário, deve ser refatorado sim. Uma situação em que refatoração de código Swing foi interessante para mim: havia uma aplicação com algumas dezenas de telas com comportamento e layout bem semelhantes. Como o cara que fez a aplicação provavelmente tinha o mesmo tipo de pensamento que você tem hoje (e usava Netbeans), o projeto dele resultou linhas e mais linhas de códigos duplicados. Como eu não estava a fim de dar manutenção em diversos pontos da aplicação sempre que fosse preciso alterar qualquer coisa, apliquei algumas técnicas de refatoração do código dele (extract interface, extract method…) e reduzi a quantidade de código do sistema dele para 40% do código original. O que isso significa? [/quote]
Significa que voce gosta de perder tempo se fosse com netbeans vc teria aberto a tela e alterado tudo visualmente e teria acabado tudo em 1/10 do tempo.
[quote=Daniel Quirino Oliveira]
Significa que com menos código, eu obtive o mesmo resultado do programador original do projeto. Significa que eu consegui ter uma base de código mais fácil de gerenciar. Significa que eu posso ter mais tempo livre para jogar Playstation ou dormir ou trabalhar em melhorias do sistema. [/quote]
hahah… eu só posso rir , vc vem tentar me convencer que fazer tela na mão é mais rapido/produtivo que com um GUI builder… hahaha
[quote=Daniel Quirino Oliveira]
Sim, eu estou com tempo livre hoje graças a isso. Se você não tem tempo de sobra, quem sabe esta pequena fábula real ajude você a conseguir este tempinho que você precisa.[/quote]
Fabula mesmo… daquelas que só é encontrado em livrinhos de estorinha para criancas da 2 serie
[quote=chun]E mantenho a minha palavra , de bom , o eclipse SÓ TEM O EDITOR… o resto é lamentavel.
[/quote]
concordo… e cada vez mais lamentavel com tentativas como o wtp. mas no fundo, nos momentos que mais preciso, é o editor que vai me ajudar a nao atrapalhar meu raciocinio, e nao um monte de wizards e drag-and-drops.