A melhor IDE?

[quote=Paulo Silveira][quote=chun]E mantenho a minha palavra , de bom , o eclipse SÓ TEM O EDITOR… o resto é lamentavel.
[/quote]

concordo… e cada vez mais lamentavel com tentativas como o wtp. mas no fundo, nos momentos que mais preciso, é o editor que vai me ajudar a nao atrapalhar meu raciocinio, e nao um monte de wizards e drag-and-drops.[/quote]

Wait NetBeans 6.0 :wink:

Acho que vai demorar pra ficar tão bom quanto editor do eclipse… mas a coisa vai evoluindo… :wink:

Caramba, será que eu sou a única pessoa do mundo que não sente a menor necessidade em ter suporte p/ J2EE na IDE?

Eu uso Eclipse apenas com os seguintes plugins: PMD, subversion, findbugs, sintax highlight p/ alguns arquivos e o profiler do eclipse.org. E por incrivel que que pareça, não sinto falta do monte de coisas que o WTP e o Netbeans tem p/ o assunto.

Sou muito produtivo apenas com uma IDE que me dá o melhor suporte p/ editar código, que é a tarefa mais dificil que eu faço, o resto é simples e dificilmente toma uma parcela significativa do meu tempo.

Quanto a um editor de GUI bom, eles são bons para prototipação de telas, mas dificilmente se justificam como definitivos para projetos de gente grande.

[quote=louds]Caramba, será que eu sou a única pessoa do mundo que não sente a menor necessidade em ter suporte p/ J2EE na IDE?

Eu uso Eclipse apenas com os seguintes plugins: PMD, subversion, findbugs, sintax highlight p/ alguns arquivos e o profiler do eclipse.org. E por incrivel que que pareça, não sinto falta do monte de coisas que o WTP e o Netbeans tem p/ o assunto.

Sou muito produtivo apenas com uma IDE que me dá o melhor suporte p/ editar código, que é a tarefa mais dificil que eu faço, o resto é simples e dificilmente toma uma parcela significativa do meu tempo.

[/quote]

Quando vc trabalha com tudo integrado é uma beleza , ex: EJB ficar adicionando os metodos as interfaces remotas e locais eh um saco :wink: prq não deixar a IDE adicionar por vc ? muito bom :slight_smile: e até alterar os XML’s ela faz… o NetBeans não é radical no controle… ele permite que voce mude muita coisa…

chun, tome cuidado. Existe um limite entre o debate sadio e a discussão passional e inútil.

Sei não, mas eu já trabalhei com interfaces que não só precisavam ser mantidas como otimizadas e não havia espaço para editor gráfico neste cenário. Aliás, havia sim, para se ter o layout inicial, daí para frente o código precisava ser otimizado e refatorado ao extremo.

Brigas de IDEs existem desde sempre e são inúteis desde sempre mas eu concordo com o louds. Além do mais, 90% do meu tempo é escrevendo código, apra que eu quero um assistente que gera interface?

cara e simples:

Eclipse: Editor graficos, para usuarios avancados na linguagem, e entendidos do que estao fazendo, nao precisando de customizacoes avancadas, e sim de pequenas lembrancas de cooding. tb tem uma vasta colecao de plugins.

NetBeans: Mais automatico, faz muitas funcoes padrao, e é bom para desenvolver em grandes corporacoes porque integra facilmente diversos plugins.

escolha o seu, e seja feliz! :wink:

[quote=pcalcado]chun, tome cuidado. Existe um limite entre o debate sadio e a discussão passional e inútil.

Sei não, mas eu já trabalhei com interfaces que não só precisavam ser mantidas como otimizadas e não havia espaço para editor gráfico neste cenário. Aliás, havia sim, para se ter o layout inicial, daí para frente o código precisava ser otimizado e refatorado ao extremo.

Brigas de IDEs existem desde sempre e são inúteis desde sempre mas eu concordo com o louds. Além do mais, 90% do meu tempo é escrevendo código, apra que eu quero um assistente que gera interface?

[/quote]

bem, descordo… acho que interface swing não se ganha nada refatorando codigo de tratamento de layout… alem de ilegivel para 98% dos profissionais java, que VAO TER QUE PEDER UM TEMPO tentando adivinhar os constraints do gridbag , não se ganha em “velocidade”, e não acho exageradamente que 90% do tempo vc não meche com coisas repetitivas… quando se faz desenvolvimento Java EE de longe não fica 90% codificando…

Seria praticamente loucura criar interfaces na mão para projetos grandes
Voce perderia tempo a toa e para alterar algum campo tem tela teria que fazer milhoes de “esqueminhas” para não furar o layout de celulas de um GridBag…

Continuo achando que refatorar codigo de “layout de tela” é inutil.

A estrutura por dentro dele ( chamdas , metodos ) ainda vai… agora aquele monte de “.getContentPane().add()” acho besteira.

Nos casos que a tecnologia luta contra você, com o EJBs, sim, uma IDE pode ajudar muito. Porém nesse caso específico prefiro usar xdoclet para gerar o lixo que o framework obriga existir.

Cara, eu gosto de IDEs que são extensíveis pq isso permite que eu automatize as tarefas fáceis do meu dia a dia, faço isso aqui onde eu trabalho, mantenho um plugin p/ o Eclipse que diminui em muito as tarefas chatas que tenho de fazer.

Mas longe de mim dizer que a plataforma é ótima para isso, eu odeio programar em SWT, por exemplo; apenas que eu conheço ela melhor e a considero a mais prática de ser extendida.

Jgoodies + IntelliJ/Eclipse.

netbeans passa longe daqui …

um sistema de analise de risco desenvolvido em SaS para as maiores empresas da área na Europa com processos em batch que demoram 12 horas é pequeno ou grande?

Sei não, mas acho que projetos com código de tela tão descartáveis deveriam ser migrados para aplicações em XHTML.

[quote=pcalcado]um sistema de analise de risco desenvolvido em SaS para as maiores empresas da área na Europa com processos em batch que demoram 12 horas é pequeno ou grande?

Sei não, mas acho que projetos com código de tela tão descartáveis deveriam ser migrados para aplicações em XHTML.[/quote]

A parte visual faz processos em batch ?

parte visual não é descartavel… mas um GUI BUilder não GERA o codigo de tela e joga fora… ele ajuda a manter… afinal , desenhar uma tela visualmente é de longe mais pratico e simples de dar manutencao.

Voce jah tentou adicionar um campo num layout feito em gribbag na mão ? vc tem quase um filho… se fosse visual o GUI builder poderia fazer toda realocação das celulas

Não, mas os acompanha. E a interface gráfica é customizável, com bookmarks para tarefas mais frequentes salvos no servidor, análise de gráficos flat e 3d, criação de novos ‘objetos’ com atributos definidos pelo usuário, tudo integrado via JMS com o backbone. Acredite, não é um formulário.

Esse também era o ponto com EJB. Tudo via ferramenta, tudo visual…

Seu exemplo não é regra…
Existem casos que não tem como fugir… no seu caso praticamente tá aberto ao usuario criar recursos…

Estou dizendo DIA A DIA…
70% dos casos

Normalmente são formularios estaticos e que recebem manutencao de acordo com cliente… ou com os recursos

Seu exemplo não é regra…
Existem casos que não tem como fugir… no seu caso praticamente tá aberto ao usuario criar recursos…

Estou dizendo DIA A DIA…
70% dos casos

Normalmente são formularios estaticos e que recebem manutencao de acordo com cliente… ou com os recursos[/quote]

E o seu é? Bom, trabalhando nestas consultorias americanas com 3 letrinhas no nome e onde todo mundo gostaria de pensar em trabalhar um dia, eu vejo que seu cenário também não é regra e, como louds+shoes+meyer disseram anteriormente, editores WYSIWYG são muito úteis para prototipação rápida (ou coisas quick’n dirty), mas muito pobres para projetos reais.

Perguntinha: como fazer para editar aquele código gerado pelo GUI Builder do Netbeans sem fazer com que o Netbeans deixe de exibir o preview da tela que está sendo desenvolvida? :wink:

Por que alguém utilizaria uma interface gráfica feita em Swing para formulários simples?

[quote=chun]E mantenho a minha palavra , de bom , o eclipse SÓ TEM O EDITOR… o resto é lamentavel.
[/quote]
Talvez você tenha pensado nele também quando escreveu essa frase, mas eu acho o compilador incremental do eclipse sensacional também!

perfeito

Seu exemplo não é regra…

Estou dizendo DIA A DIA…
70% dos casos

Normalmente são formularios estaticos e que recebem manutencao de acordo com cliente… ou com os recursos[/quote]

E o seu é? Bom, trabalhando nestas consultorias americanas com 3 letrinhas no nome e onde todo mundo gostaria de pensar em trabalhar um dia, eu vejo que seu cenário também não é regra e, como louds+shoes+meyer disseram anteriormente, editores WYSIWYG são muito úteis para prototipação rápida (ou coisas quick’n dirty), mas muito pobres para projetos reais.
[/quote]

Bom em minha opiniao eu descordo. Repito… otimizar chamada de criacao de layouts é coisa inutil, nao se ganha praticamente nada… no final fica um monte de .add() e BORDER.CENTER que vai ser tão complicado quando o outro para trabalhar

[quote=Daniel Quirino Oliveira]
Perguntinha: como fazer para editar aquele código gerado pelo GUI Builder do Netbeans sem fazer com que o Netbeans deixe de exibir o preview da tela que está sendo desenvolvida? ;)[/quote]

Pra que editar ? PRA QUE ? deixa o IDe controlar esse codigo mala que é ficar montando layout… voce pode mecher em todas propriedades , construtores , criadores , tudo via “propriedades” no painel do lado… PRA QUE alterar o codigo dentro ? caso queria fazer algo personalizado…

Existe uma chamada initComponents() voce cria abaixo iniMyComponents() e manda a ver no seu codigo…

Não entendo… telas complexas são um MAR de codigo confuso nos layouts… não tem motivo nenhum pra arrumar algo “indesfodivel”

é igual no Delphi… imagina se o programador vai perder tempo com o .dfm… pra QUE ? é apenas a tela… tela é a parte mais descartavel de um sistema MVC…