A melhor IDE?

Alguns softwares que estao nessa “Categoria”

• Softwares para farmacias
  • Softwares para panificadoras
  • Softwares para lojas de pecas
  • Softwares para controle de estoque

entre outros :wink:

Qualquer software que voce não queria fazer na web :slight_smile: tela é tela… deve ser o menor de seus problemas…
mas com swing na mão … vira um monstro de 7 cabeças.

Qualquer software que voce não queria fazer na web :slight_smile: tela é tela… deve ser o menor de seus problemas…
[/quote]

Alguém aqui falou de fazer Swing na unha? Acho que não. Acredito que você está entendendo nossa mensagem de maneira errada. A mensagem correta seria: “crie o protótipo com ferramentas WYSIWYG e refatore para componentes”. Agora, se você acha que componentes são inúteis, então ninguém vai tentar convencê-lo do contrário.

[/quote]

Alguém aqui falou de fazer Swing na unha? Acho que não. Acredito que você está entendendo nossa mensagem de maneira errada. A mensagem correta seria: “crie o protótipo com ferramentas WYSIWYG e refatore para componentes”. Agora, se você acha que componentes são inúteis, então ninguém vai tentar convencê-lo do contrário.[/quote]

Refatorar codigo que meche com layout para “componentes” , hã ??? poderia dar um exemplo disso ?

Usando os exemplos que você citou (software para farmácia, loja de peças de carros, padarias, …), todas elas devem ter em comum algum formulário simples para cadastro de clientes. Enfim, com sua ferramentinha WYSIWYG você desenha o protótipo de como seu formulário deve se parecer e mostra isso aos seus clientes. Eles vão dar um feedback a respeito, bla bla bla, até você conseguir ter uma versão consolidada do seu protótipo de formulário de cadastro de clientes.

Você desenvolve o seu software baseado neste protótipo, mas se você precisar reusar este formulário em outro projeto, como você faz? Copia o código e replica em outro projeto? Eu prefiro refatorá-lo a ponto de torná-lo um componente reusável, sem nenhuma dependência explícita com o projeto de onde este formulário se originou.

Mas, enfim, o exemplo foi só de um formulário. Poderia aplicar isso para painéis, menus, o que você quiser. De repente você pode criar uma biblioteca de componentes para atender um certo domínio de aplicação e ficar reusando e reusando.

[quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=chun]
Refatorar codigo que meche com layout para “componentes” , hã ??? poderia dar um exemplo disso ?
[/quote]

Usando os exemplos que você citou (software para farmácia, loja de peças de carros, padarias, …), todas elas devem ter em comum algum formulário simples para cadastro de clientes. Enfim, com sua ferramentinha WYSIWYG você desenha o protótipo de como seu formulário deve se parecer e mostra isso aos seus clientes. Eles vão dar um feedback a respeito, bla bla bla, até você conseguir ter uma versão consolidada do seu protótipo de formulário de cadastro de clientes.

Você desenvolve o seu software baseado neste protótipo, mas se você precisar reusar este formulário em outro projeto, como você faz? Copia o código e replica em outro projeto? Eu prefiro refatorá-lo a ponto de torná-lo um componente reusável, sem nenhuma dependência explícita com o projeto de onde este formulário se originou.

Mas, enfim, o exemplo foi só de um formulário. Poderia aplicar isso para painéis, menus, o que você quiser. De repente você pode criar uma biblioteca de componentes para atender um certo domínio de aplicação e ficar reusando e reusando.[/quote]

Mas o MAtisse permite isso… eu vivo usando isso em minhas telas… reaproveito DIRETO esse tipo de coisa… não preciso ficar refatorando na mao… até agora eu não entendi aonde a refatoracao “na unha” serve pra alguma coisa neste caso… voce vai lá… cria os “componentes” separadamente e de maneira visual e penas adicona aonde vc preferir :slight_smile:

A coisa não precisa ser na mão… esse seu nivel de “refatorar” é mais velho que andar pra tras… em delphi antigamente usavamos “frames” , que ajudao bastante… em java criamos “beans” separados… mas de maneira visual… ae importamos para a paleta visual e é só alegria :slight_smile:

Acho que no Matisse vc consegue salvar um “tela/formulário” como um componente que vc pode arrastar/soltar pra dentro de qualquer projeto, num é?

Sim… very easy :wink:

[quote=paulinhohd]Mas em relação de Mercado, o pessoal procura mais que sabe trabalhar com Eclipse ou NetBeans? Ou nem um nem outro, apenas o bom “Javeiro”

Valeu! 8)[/quote]

Na verdade varia… vc encontra mto Eclipse ou a forma paga dele q é o WSAD…
NetBeans tbm nao fica atrás nao, aqui no Banco é o NetBeans a IDE principal… :smiley:

[quote=Heero Yuy][quote=paulinhohd]Mas em relação de Mercado, o pessoal procura mais que sabe trabalhar com Eclipse ou NetBeans? Ou nem um nem outro, apenas o bom “Javeiro”

Valeu! 8)[/quote]

NetBeans tbm nao fica atrás nao, aqui no Banco é o NetBeans a IDE principal… :D[/quote]

Qual banco ? :shock:

[/quote]

POR ISSO USO GENESIS :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

[quote=chun][quote=Heero Yuy][quote=paulinhohd]Mas em relação de Mercado, o pessoal procura mais que sabe trabalhar com Eclipse ou NetBeans? Ou nem um nem outro, apenas o bom “Javeiro”

Valeu! 8)[/quote]

NetBeans tbm nao fica atrás nao, aqui no Banco é o NetBeans a IDE principal… :D[/quote]

Qual banco ? :shock:
[/quote]

Banco ABN (dono do Real + Sudameris + Bandepe) :stuck_out_tongue:

Concordo. O Eclipse tem de bom apenas o Editor… Mas o NetBeans 6.0 dizem que está vindo com um editor novo. Já li que vai passar o editor do Eclipse para trás…

:slight_smile:

Duvido muito. Eu gostaria que fosse apenas mais “inteligente” e rapido… testei o M5 , esta instantaneo… mas falta ser mais inteligente…

Pense comigo… NetBeans vem com tudo e tem 42 megas… eclipse só vem com o JDT e tem 120 megas… alguma coisa tem que ter de bom :stuck_out_tongue:

Nem netbeans nem eclipse…
IntelliJ IDEA apavora… embora o mercado acabe não utilizando muito pois é pago.

O netBeans 6 é uma cópia praticamente do editor IntelliJ.
hehehe

[quote=paulorb.pacheco]O netBeans 6 é uma cópia praticamente do editor IntelliJ.
hehehe[/quote]
cópia de no máximo 50% só dos recursos, e olha lá!

[quote=Luiz Aguiar][quote=paulorb.pacheco]O netBeans 6 é uma cópia praticamente do editor IntelliJ.
hehehe[/quote]
cópia de no máximo 50% só dos recursos, e olha lá![/quote]

os outros 50% eles copiao depois hehe

Chun,

primeiramente gostaria d dizer q li todos seus comentários e dos demais participantes desse fórum. Voce em momento algum me convenceu a migrar para IDE Netbeans, e essa história que num vale a pena “perder tempo” programando tudo a mão é a coisa mais bizarra que ja ouvi nesses meus poucos anos de programação e olha que so tenho 3 anos programando em Java, atualmente estou na faculdade, mas isso nao interessa aqui. Deixa eu te falar, NUNCA programar é tempo perdido e sim conhecimento adiquirido. Eu prefiro “perder meu tempo” programando a mão e descobrindo a cada dia novas funcionalidades e novidades da linguagem, do que simplesmente ir fazendo um aplicativo Swing sem ter noção do que acontece por tras do código gerado pelo GUI Builder. O fato de voce mesmo escrever seu código, acaba por fim obtendo identação e organização, consequentemente tornando mais facil a recodificação do mesmo.

Sinceramente, fiquei muito feliz ao ler seus comentários em saber que existem no mercado de trabalho programadores iguais a voce, ou seja, que demonstram nao tem conhecimento básico e nem condicoes de montar um simples aplicativo Swing na mão, ou seja, que necessitam de IDE’s que auxiliem no desenvolvimento de sistemas.

Sei que tenho muito mesmoooooo o que aprender, mas so de chegar em uma empresa concorrendo com voce a uma vaga de emprego e o examinador pedir pros candidatos escreverem um código Swing, :lol: voce irá dancar.

Antes de mais nada, bem-vindo ao GUJ!

Se vc verificar os post de outros tópicos, de outras pessoas também de algo nível como o chun, vai ver que na grande maioria eles tbm tem essa opnião, pq aqui no mercado de trabalho, tempo é dinheiro, e usar os recursos da IDE (seja qual for) não implica nessessariamente em geração de código ruim.

vc usa/usou hibernate ou vc mesmo criou seu driver jdbc?
Quem foi que disse que as IDEs não formatam, identam e deixam os códigos gerados por elas organizados?

Por favor, leia as regras de condutas do no forum, e tente saber um pouco das pessoas que vc sai falando mal não só aqui, mas em qualquer outro lugar virtual ou pessoal, pq pra vc se julgar melhor que alguém, vc no mínimo tem que ter masi de 100% de certeza de que é!

Boa sorte pra quando vc cair no mundo real.

abraço!