A melhor maneira de cair fora

46 respostas
marciolx

Qual o melhor modo de procurar outro emprego:

1. sair do emprego atual e procurar outro ou
  2. procurar outro enquanto ainda estiver empregado?

e por que?

46 Respostas

Rafael_Nunes

Eu também pretendo sair de meu emprego atual, pois aqui não trabalho com Java. Penso em procurar outro emprego sem sair deste devido a segurança. Pois se não encontro outro, ou demoro para encontrar fica complicado.

marciolx

eu também pensei nisso, mas será que demora muito pra aparecer outro? tipo mais de 1 mês?

cv1

Arrume um tempinho fora do horario de trabalho pra procurar algumas vagas que te interessam, coloque-as num ranking, da mais interessante pra mais besta. Ligue pra algumas das mais interessantes. Va ligando/mandando e-mails/curriculos/o que seja para as mais interessantes, e descarte as que nao derem retorno ou nao forem tao legais qto vc pensou. Com sorte, sobram umas 3 pelas quais valeria pedir demissao e trocar de emprego.

Daih, respire fundo, e ponha fogo em alguma coisa no escritorio, ou esmurre seu chefe. :smiley:

…mas por favor, por favor, por favor MESMO, nao caia na besteira de sair de um emprego pra entrar em outro sem ter certeza absoluta de que o novo vai mesmo dar certo. Conheco gente (por exemplo, eu) que quebrou a cara feio fazendo essa manobra antes de ter certeza absoluta de que o emprego novo era 100% certeza, e ficou desempregado por um bom tempo, tendo que pegar a primeira tranqueira que aparecesse pela frente… :roll:

C

Bom, se eu sair fora e ficar atrás de outro trampo, eu corro o risco de ficar um tempão parado e ter de ir morar debaixo de uma ponte.
Em contrapartida, eu posso ficar no meu emprego chato enquanto procuro outra coisa.

Mas, pesando bem os dois, eu prefiro continuar passando um bocadinho de nervoso no emprego atual. Afinal de contas ele me manterá longe das pontes… Agora se você mora com a família, não paga aluguel, condominio, imposto, nao tem que fazer compra do mês, mandar consertar o carro e anida por cima não ter que ter uma reserva emergencial em caso de desgraça financeira, aconselho-o à ficar em casa só de zorba navegando no APInfo.com com o dedo no nariz e esperando alguma proposta milhonária de emprego!

[]s

marciolx

Como eu nunca troquei de emprego antes minha dúvida é se vai ficar um clima muito “chato” na empresa atual se eu vir trabalhar de terno e gravata pra ter que fazer uma entrevista no meio do expediente, por exemplo. E o meu medo de cair fora pra depois procurar é esse mesmo que vocês citaram de ficar no desespero e aceitar o que vier pela frente…

Outra dúvida:

não chegaria a ponto de esmurrar o chefe ( autocontrole :smiley: ), mas mandá-lo à pqp até que seria razoável… é muito ruim ser mandado embora por justa causa? alguém já passou por isso? :stuck_out_tongue:

Rodrigo_Carvalho_Aul

Eu nunca saí do emprego antes de ter algo certo. O problema é o emprego novo poder esperar você cumprir aviso prévio no emprego antigo. Mas pra isso sempre dá um jeito, já cheguei a trabalhar meio período num, e meio período noutro por um tempo para poder mudar de emprego.

[]'s

Rafael_Nunes

Acredito que a insegurança sempre vai existir, situações hipotéticas de “se” vai dar certo, “se” não vai dar são inevitáveis numa situação destas, porém não lhe resta muita alternativa senão arriscar.

marciolx

outra coisa que eu havia pensado é tentar procurar algo durante as férias mas não é burrice aproveitar as férias pra procurar emprego? afinal de contas você espera 1 ano ou mais (2?) pra que elas cheguem e ao invés de relaxar vai sair por aí distribuindo currículos e fazendo entrevistas? :roll:

luiz_ross

Acho que essa pergunta nem precisa de resposta né Márcio ? :smiley:

É claro que ser mandado embora por justa causa é péssimo, pense em como seu chefe pode te queimar vc no mercado, seu chefe fala pra um que diz pra outro que conta pra num sei quem que vc fez uma coisa dessas e vai que vc da a sorte de fazer entrevista em uma dessas empresas e tchanan :shock: !!! é uma das empresas que sabem o seu passado negro na empresa em que vc estava. Não é uma boa ideia fazer isso, por mais que vc não goste do seu trampo tente fazer com que fique uma portinha aberta quando vc sair, talvez um dia vc precise beber dessa agua novamente! :wink:

marciolx

ok :smiley:

nota mental: aumentar autocontrole até os níveis do insuportável :wink:

luiz_ross

E outra, se aparecer alguma entrevista enquanto estiver no trampo atual é fácil, arruma uma caganeira, uma dor de barriga, coisas do genero, e vai na entrevista :smiley:

Rafael_Nunes

“marciolx”:

eu também pensei nisso, mas será que demora muito pra aparecer outro? tipo mais de 1 mês?

Bem, isto você nunca vai saber, só depois de arriscar.

marciolx

“Rafael Nunes”:
“marciolx”:

Bem, isto você nunca vai saber, só depois de arriscar.

Isso varia em função de muitos fatores (época do ano, posição de marte no céu, humor do presidente Bush), mas acho que o essencial é manter a calma e não entrar em pânico se os dias forem passando e não ir aparecendo nada ou você ir levando alguns foras… :slight_smile:

luiz_ross

Mas melhor arriscar empregado ainda! :slight_smile: Arruma quantas caganeiras, ataques epilépticos, infartos, enterros forem precisos, mas vai fazer entrevista empregado ainda.

Rafael_Nunes

È o que pretendo fazer, nas minhas férias vou procurar outro trampo. Sei que deveria ser um tempo ao meu mereceido descanso, porém é só relevar: “O que é melhor, descansar durante um mês e voltar para o mesmo trampo, ou procurar outro trampo e sair do atual?”

marciolx

outra pergunta sobre o mesmo tema:

O melhor é já ir preparando alguns dos seus chefes (gerente, sub-gerente, supervisor, cto, cio) dando umas indiretas ou quando aparecer algo falar na bucha, de uma vez?

L

Cara uma vez lendo um livro do Tomas Case, o fundador da catho, lá ele dizia que é muito melhor procurar outro emprego enquanto está trabalhando, pq além de não ficar parado vc tem mais argumentos para negociar um cargo e salário já que vc é empregado.

Espera ter algo concreto, pq daí pode rolar uma contra-proposta e se te interessar blz… senão vc sai…

flw

luiz_ross

Eu prefiro não dizer nada, só dizer quando esta certo que arrumei outro emprego, por mais que a gente faça, nós sempre vamos ser considerados mal-agradecidos, sempre vão dizer que não demos valor a oportunidade que tivemos.

marciolx

“lap_junior”:
Cara uma vez lendo um livro do Tomas Case, o fundador da catho, lá ele dizia que é muito melhor procurar outro emprego enquanto está trabalhando, pq além de não ficar parado vc tem mais argumentos para negociar um cargo e salário já que vc é empregado.

Espera ter algo concreto, pq daí pode rolar uma contra-proposta e se te interessar blz… senão vc sai…

flw

Acho que esse é o esquema mesmo, mas como o Rafael Nunes disse, após anos e anos na labuta, bem que eu queria 1 mês sem fazer nada… :shock: :roll:

marciolx

é, todos os casos que eu ví por aí os caras saíram com fama de mal agradecidos e tudo o mais, mas essa fama só ficou na realeza, a plebe sabia que os caras mereciam coisa melhor e estavam muito certos mesmo em cair fora…

Rafael_Nunes

Pois então, é uma questão de escolha. Ou as férias ou um trampo novo.

E quanto a falar aos superiores, eu sou terminantemente contra, pois além de eles não gostarem nada, você pode correr o risco de ser demitido quando houver uma “contenção de gastos”.

louds

Cara, sinceramente depende do teu chefe, qual reação ele vai ter se voce falar “quero trocar de emprego” para ele? Eu fiz isso na empresa que estou, chegamos em um acordo sobre quanto posso simplesmente ligar e dizer tchau. Claro que posso me considerar bem privilegiado por trabalhar com um pessoal que não me crucificou por tormar tal atitude, é como eu falei, cada caso é um caso.

O mais importante, eu acho, é você tentar sair sem sujar seu nome, tenta se desligar de forma amigavel da empresa, pq enquanto uma boa reputação leva anos para construir, já ficar com fama de moleque e falta profissionalismo é trivial.

marciolx

ok louds :mrgreen:

É claro que eu não vou fazer nenhuma besteira (eu acho :smiley: ), mas como eu não tenho nenhuma experiência no assunto é sempre uma boa ouvir a consciência coletiva do GUJ. :slight_smile:
Pessoal, valeu pelas dicas com certeza todas vão me ajudar muito a tomar uma decisão com bom senso :smiley:

louds

“marciolx”:
ok louds :mrgreen:

É claro que eu não vou fazer nenhuma besteira (eu acho :smiley: ), mas como eu não tenho nenhuma experiência no assunto é sempre uma boa ouvir a consciência coletiva do GUJ. :slight_smile:
Pessoal, valeu pelas dicas com certeza todas vão me ajudar muito a tomar uma decisão com bom senso :D

Um amigo meu trocou de emprego ano passado e quando assumiu digou do novo trabalho para o antigo chefe dele:

-Oi xxxx (chefe), hoje não poder ir trabalhar.
-Porra yyyy(meu amigo)! por que não vai vir?
-Porque arrumei um novo emprego. Me demito, por sinal.

Por sorte dele o antigo chefe dele não seria louco de falar qualquer besteira, já que tinha mais a perder.

jgbt

Cara,

Ja passei pelas duas situacões e nenhuma delas é a ideal.Ja procurei emprego estando empregado e tive que ficar inventando desculpas p/ poder ir a entrevistas e quando sai fiquei com a fama de mal agradecido porque me fizeram uma proposta e eu não aceitei(Se eu valia tanto como disseram porque não falaram antes???).No ultimo trampo andava estressado com algunas coisas, botei p/ fora e não melhorou, então um dia cheguei e disse que tava saindo, ninguem acreditou quando eu falei que não tinha arrumado nada.Dei um pouco de sorte fiquei 37 dias desempregado, mas podia estar ate hoje.Arrisquei porque não conseguia trabalhar direito mais.
Acho que vc deve pensar bem pois varios fatores influenciam na busca de uma vaga, principalmente a epoca do ano.
Acho que so vc sabe mesmo como esta a sua situação e decidir o que é melhor.
Espero ter ajudado.

[]'s

marciolx

valeu jgbt, ajudou muito :smiley:

eu conheço uma estória boa (real), a de um cara que trabalhava numa grande empresa e um dia chegou para o chefe e falou:

• Ou você me manda embora ou eu fico aqui o dia todo sem fazer nada.

O chefe é claro ficou pasmo, mas depois de constatar que o cara tava falando sério não teve outra alternativa senão “atender” ao pedido.

dukejeffrie

Eu acredito que procurar outro emprego enquanto se está empregado é muito útil.

Normalmente, quando as empresas entram em fases críticas, quando elas demitem um monte de gente, vem de sopetão. Na cara. Então eu acho que a gente deve jogar o mesmo jogo.

Mas falar que está insatisfeito logo no começo pode ser uma boa. Pense no que faria vc querer ficar, e pense no que vc podeira dar em troca pra ter isso.

No meu caso, aconteceu que eu terminei a faculdade e queria trabalhar mais tempo (de 30 pra 40 horas por semana) e ganhar mais. Me falaram “beleza, eu acho válido, eu vou te fazer uma proposta”.

A proposta demorou 2 meses, e quando veio era um aumento proporcional. Eu falei que pra mim não interessava só isso, mas que eu aceitava “durante meu aviso prévio”. Claro que nesse momento eu já tinha arrumado outro emprego.

Se os caras sabem que vc está insatisfeito e vc aparece de terno e gravata, negociando uma escapada durante o expediente, vc mostra que tem culhões. Daí, se eles te quiserem mesmo, eles vão correr atrás de vc. Se não, eles vão deixar vc achar outro emprego.

Contanto que vc não deixe seu trabalho pra lá, acho difícil vc queimar o seu filme. Lembre-se sempre que não é nada pessoal. Nem quando eles te demitem, nem quando vc cai fora.

[]s!

cv1

“marciolx”:
eu conheço uma estória boa (real), a de um cara que trabalhava numa grande empresa e um dia chegou para o chefe e falou:

O chefe é claro ficou pasmo, mas depois de constatar que o cara tava falando sério não teve outra alternativa senão “atender” ao pedido.

Hmmm… :twisted: :twisted: :twisted:

N

“marciolx”:

Ou fica 2 horas no telefone, ou fica de prosa com a gostosa do outro setor que vc nunca tinha dito um A, ou vai jogar a nova versão do FIFA, ou escutar aquele CD do Limp Bizkit no último volume; peraí, porque eu não fiz ainda ???

marciolx

e que tal a tática “será que ele está ficando maluco?” de ficar olhando para o vazio… ou quando você estiver nuva conversa séria com o chefe, distrair-se com uma borboleta pousando na janela… ou o cara vem desesperado com

• então, precisamos subir tal coisa na produção urgente, fulano já ligou aqui e me passou um esporro e disse que blá blá blá … 5 minutos depois… e então o que você me diz?

e o cara espera que você também dê uma resposta de 10 minutos aí você responde:

• hmm, ok!

ou uma um pouco mais longa:

• hmm, tá bom!
cv1

Bom, se vc quiser chutar o balde mesmo, nada como fazer a coisa com pelo menos um pouco de bom humor. Leve uma metralhágua pro servico. :smiley:

thiagorani

Galera eu vou de opçaõ 2.
Por que?
Trocar o certo pelo duvidoso é fod…, e as contas no fim de mês?
O esquema e ir dando os pulos por fora, assim que pintar alguma coisa legal abre a real com seu feche, se ele fizer uma contra-proposta legal, blz, senao, area!!!

luiz_ross

Eu mesmo só estou esperando uma ligação pra fazer uma entrevista de um curriculo que mandei por ai, e é claro que nesse dia vai me dar caganeira, epilepsia ou qualquer coisa do genero :mrgreen:

marciolx

boa sorte :mrgreen:

outra idéia que eu tive pra dar uma de :silly: é se o chefe ligar para o seu ramal você atende com:

• what’s uuuuuuuuuuuuuup!? :rainbowafro:
Dark_Optimus_Prime

Eu tb troquei de emprego estando empregado.

A minha vantagem na época era q nessa empresa eu trabalhava com banco de horas e como tinha quase um mês de saldo no meu banco eu litaralmente fritei ele, indo em entrevistas e afins…

Qd rolou a proposta da empresa onde trabalho atualmente cheguei pro meu chefe e abri o jogo.

Foi mais ou menos assim:

• Opa, XXXX(meu chefe), posso falar com vc um minuto?
  • Claro.
  • Olha recebi uma proposta e to zarpando.
  • Como?(com kra de idiota)
  • Isso mesmo to pedindo a minha demissão, a minha carta ta no seu e-mail.

Falei com quase toda a linha de comando da empresa, mas como ñ rolou um contra oferta sai fora

E olhando as “dicas” q o pessoal deu eu usei quase todas desde ouvir cd novo a coçar o dia todo.

cv1

“marciolx”:
outra idéia que eu tive pra dar uma de :silly: é se o chefe ligar para o seu ramal você atende com:

• what’s uuuuuuuuuuuuuup!? :rainbowafro:

Droga, isso eu jah faco. E nem funciona. Huehuehueu :smiley:

marciolx

“cv”:

Droga, isso eu jah faco. E nem funciona. Huehuehueu :D

bom então resta também aquela de fungar, falar sozinho e coçar a cabeça (olhando pro monitor ou não) quando o chefe estiver passando…

F

"marciolx:

bom então resta também aquela de fungar, falar sozinho e coçar a cabeça (olhando pro monitor ou não) quando o chefe estiver passando…

Falar sozinhu eu falo, sera que to correndo risco??

:shock:

louds

A melhor coisa a fazer é ir contra o gosto do seu chefe.

Ele gosta de jazz e mpb? Compre o último cd do krysion e faça os speakers sangrarem.

Não esqueça de rir feito uma hiena assistindo happy tree friends.

Discuta com todo mundo pelas coisas mais simples e insignificantes, principalmente nas reuniões.

Peça ajuda aos colegas de trabalho para fazer a cena ficar mais real.

J

Pois eh pessoal, to com um problema monstro aqui…rs

assim…, a 2 meses, fui demitido de uma empresa, de maneira totalmente repentina…

não estava contente com a empresa, e até estava procurando outra coisa, mas não esperava ser demitido…

achei que fosse uma boa chance de melhorar, e por sorte, ou não, estava empregado 3 dias depois…, pedi pra começar só na outra segunda e tirei uma semana de “férias”…

pois bem, o fato é que agora estou fazendo um processo seletivo, para uma outra empresa onde vou ganhar o DOBRO do que eu ganho aqui…, já estou na ultima etapa, e acredito que vou conseguir…

o problema eh o seguinte…, a empresa vai dar férias coletivas depois do natal até dia 14 de janeiro, com 10 dias de abono e tal…, eu acabei de entrar, mas como eh coletiva eu entro nessa…

só que se eu passar na outra empresa, eu preciso começar dia 8…rs, será que consigo receber as férias aqui e começar na outra? posso ser processado por isso? hahahaha

daí eu tava pensando em vir aqui no dia da volta das férias so pra pedir a demissão… hahah

alguém já passou por isso?

jjose

normal
muitas empresas fazem isso com os funcionarios
chuta o pau da barraca

F

jeffrex:

assim…, a 2 meses, fui demitido de uma empresa, de maneira totalmente repentina…

não estava contente com a empresa, e até estava procurando outra coisa, mas não esperava ser demitido…

achei que fosse uma boa chance de melhorar, e por sorte, ou não, estava empregado 3 dias depois…, pedi pra começar só na outra segunda e tirei uma semana de “férias”…

pois bem, o fato é que agora estou fazendo um processo seletivo, para uma outra empresa onde vou ganhar o DOBRO do que eu ganho aqui…, já estou na ultima etapa, e acredito que vou conseguir…

o problema eh o seguinte…, a empresa vai dar férias coletivas depois do natal até dia 14 de janeiro, com 10 dias de abono e tal…, eu acabei de entrar, mas como eh coletiva eu entro nessa…

só que se eu passar na outra empresa, eu preciso começar dia 8…rs, será que consigo receber as férias aqui e começar na outra? posso ser processado por isso? hahahaha

daí eu tava pensando em vir aqui no dia da volta das férias so pra pedir a demissão… hahah

Tome cuidado com suas decisões e atitudes, vc pode até ter algum lucro pontual com isso mas vc pode fechar muitas portas.

jjose

flaleite:
jeffrex:

Tome cuidado com suas decisões e atitudes, vc pode até ter algum lucro pontual com isso mas vc pode fechar muitas portas.

eh verdade
seja explorado e fique feliz por ter um emprego
aff

F

jjose:
flaleite:
jeffrex:

eh verdade
seja explorado e fique feliz por ter um emprego
aff

Não digo para deixar ser explorado, acho que vc não entendeu a situação atual dele…

Ele disse que acabou de entrar em uma outra empresa, que vai sair de férias coletivas. Ele esta em paralelo com outro processo seletivo que esta acabando e ele acha que vai ser contratado. Com isso ele quer sair de férias e receber por elas e por alguns dias receber a férias e o salário na outra empresa.

Bem, ele não disse que a empresa nova explora ele.

Na minha opinião é que se ele começou a trabalhar e já estava participando desse outro processo seletivo, ele deve contar isso para seu chefe dizendo que infelizmente a proposta da outra empresa é mais coerente com as expectativas dele que ele já estava participando do processo, e deixar a porta aberta.

Pois conforme as atitudes dele pode parecer que ele é um alpinista que entrou pelo salário achou um melhor e mudou, vai achar outro e vai mudar…

E ele pode se queimar por 4 dias de salário, será que vale a pena?

jjose

Se for clt vai ter ue jogar a carteira no lixo e tirar outra p nao se queimar
pj num sei

Marcio_Nogueira

Finja que tem aminézia, “o que?”, “onde estou?”,“quem é você?”.

Criado 19 de janeiro de 2004
Ultima resposta 4 de dez. de 2007
Respostas 46
Participantes 18