Muito interessante…
A obsolescência programada reduz a durabilidade de produtos para estimular o consumo
6 Respostas
quem nunca ouviu o ditado: “ja não se fazem mais <coloque qualquer produto aqui> como antigamente” vai saber que é a mais pura verdade…
a geração de nossos pais (ou a de alguns aqui no forum) tinham eletrodomésticos que duravam a vida toda, minha mãe tinha mais de um eletrodoméstico que ela tinha desde antes de eu nascer… hoje em dia as coisas ja não duram mais, e isso é de conhecimento público, o que pouca gente sabe é que isso é proposital…
em tempo, eu acho isso no minimo moralmente questionável, se algum dia ficar provado que eu comprei um segundo de um produto que eu ja tinha um primeiro, e o produto parou de funcionar por este motivo, me sentiria lesado, mas acredito ser uma prática até comum ja e a algum tempo…
quem nunca ouviu o ditado: “ja não se fazem mais <coloque qualquer produto aqui> como antigamente” vai saber que é a mais pura verdade…
a geração de nossos pais (ou a de alguns aqui no forum) tinham eletrodomésticos que duravam a vida toda, minha mãe tinha mais de um eletrodoméstico que ela tinha desde antes de eu nascer… hoje em dia as coisas ja não duram mais, e isso é de conhecimento público, o que pouca gente sabe é que isso é proposital…
Pois é…
Tenho uma máquina fotográfica digital da Kodak que comprei em 2003, e funciona ainda perfeitamente.
Vendo agora a concordata da Kodak, parece que empresas que vendem produtos bons e duráveis não têm vez no mercado…
Se você gosta de assuntos como este, procure no Youtube um vídeo chamado A história das coisas, da Annie Leonard.
Tem versões legendadas.
Não é tão simples assim.
Não se faz produtos para durar porque ninguém quer pagar por eles. O preço que a Siemens pagou por fazer produtos duráveis foi ser considerada uma empresa de celulares caros, menos modernos e, por consequencia, ser retirada do mercado.
Produtos duráveis = componentes mais caros.
Entre dois produtos que fazem exatamente a mesma coisa, mas um custa 30% mais, qual você compra?
Existem marcas que foram em qualidade e durabilidade, como a Sony. Mas poucos estão dispostos a pagar por elas.
Pois é…
Tenho uma máquina fotográfica digital da Kodak que comprei em 2003, e funciona ainda perfeitamente.
Vendo agora a concordata da Kodak, parece que empresas que vendem produtos bons e duráveis não têm vez no mercado…
ja tinha ouvido falar que o problema com a kodak nem foi esse, mas sim a demora para responder a era digital… enquanto ja se tinha um monte de câmera digital eles ainda estavam investindo na antiga camera… ai ficou antiquada nesse sentido que foi o que ficou mais vendido…
Não é tão simples assim.Não se faz produtos para durar porque ninguém quer pagar por eles. O preço que a Siemens pagou por fazer produtos duráveis foi ser considerada uma empresa de celulares caros, menos modernos e, por consequencia, ser retirada do mercado.
Produtos duráveis = componentes mais caros.
Entre dois produtos que fazem exatamente a mesma coisa, mas um custa 30% mais, qual você compra?Existem marcas que foram em qualidade e durabilidade, como a Sony. Mas poucos estão dispostos a pagar por elas.
po mais o caso nem é esse… nem é esse o problema, o problema não é quando produto é feito com componentes menos duráveis para durarem menos, o problema é quando o componente é feito para durar menos propositalmente, indiferente do que é usado, clássico exemplo dado na reportagem, é feito para durar menos, esperando que assim o consumidor compre outro… claro que tem casos que dure menos para reduzir custos e assim preço, mas tem o caso do contrário que citei, que tenta induzir o cliente a comprar outro produto para substituição e eu não acredito que seja raro… (ja vi amigo meu que trabalhou em banco dizer que passando 1 semana do tempo da garantia lotes inteiros de monitor paravam de funcionar misteriosamente todos com exatamente uma semana após o fim da garantia…).
Sim, casos como o do cartel das lâmpadas. Ou o das impressoras.