A onda agora é .NET?

13 respostas
J

Muitos dizem que o mercado de trabalho esta mais voltado para a tecnologia .NET e que java esta ficando ultrapassado.
Como é que é essa historia?

13 Respostas

P

Ants que a guerra comece, essas “mutias pessoas” têm pelo menos um argumento?

Se não tiverem, procure qualquer dos mil tópicos Java vs. .Net aqui no fórum :wink:

G

“Jamati”:
Muitos dizem que o mercado de trabalho esta mais voltado para a tecnologia .NET e que java esta ficando ultrapassado.
Como é que é essa historia?

Olá…

Pelo menos aqui no Rio de Janeiro… não tá assim, há muito mais vagas para Java do que .NET!

:wink:

S

Outro dia vi uma palestra da Microsoft na faculdade e percebi que o desenvolvimento de uma aplicação(web) .net se comparada a java é bem mais rápida e fácil. Tudo clique e puxe, rápido, programe em qualquer linguagem, parece ser legal.
Mas sei lá, Java é mais doido. :yamo:
E viva a xícara de café!
:lol:

P

O Visual Studio é uma excelente IDE RAD,v erdade. Entretanto, existem diversas dessas para Java, não é uma ferramenta que faz uma plataforma ser melhor ou pior.

Cada uma tem seu espaço, Java é multiplataforma, .Net é excelente para Windows (90 e tantos % dos desktops), elas comeptem nas aplicações apra servidor.

Todas as vezes que eu vi o uso de RAD para aplicações de verdade (não só front-end para banco de dados) foi uma tragédia.

S

A ideia do .net parece ser legal… se bem que é uma imitação da filosofia java… o problema maior do .net é o windows… que por mais que tentem não fica bom nunca

Outra coisa… o java se dá bem com o linux… e esse casamento vai longe

Nas faculdades, bancos coisa e tal… a redução de custo leva todo mundo pra o linux… e ninguem, que queira fazer algo muito sério para servidores, faz com windows.

X

O dotNet ao meu ver veio tarde demais, resta a ele apenas aplicações de médio porte, assim como todos (ou quase) produtos da microsoft. Tem o mono pra Linux, mas tá muito no inico, ainda.

Na minha opnião a onda agora são coisas mais dinamicas, estilo python ou ruby.

Cara dá uma estudada, te garanto que não faz mal.

Acho legal o esquema de webForms do dotNet. O java tem um framework, tapestry, no mesmo estilo.

Pesquisa pelo google um artigo/nota dum sujeito da ibm falando sobre a “nova onda” ,ele cita o python/php/ruby e mostra os seus motivos.

Aqui no Brasil não tem como, é Java na cabeça pelo menos por uns 2 anos ainda.

J

“xenoob”:
O dotNet ao meu ver veio tarde demais, resta a ele apenas aplicações de médio porte, assim como todos (ou quase) produtos da microsoft. Tem o mono pra Linux, mas tá muito no inico, ainda.

Hahahaha é vero… uma definição muito boa me foi dada esse fds para isso. Conversando com um amigo que está mudando de empresa, pedi pra ele: - “Usam .Net lá?”
Amigo: - “Olha se usam não sei, mas se usarem deveser pra fazer site pessoal!”
Hahahhaa achei demais!

Quanto ao mono. Cara não está no início não. O projeto já esta beem maduro, inlcusive o Mono implementa coisas que nem estão no .Net da MS, porém está marcado para lançar no .Net 2005 (lançou já). Essas implementações eles tinham no começo do ano já. O que ainda falta para eles, é a portabilidade para diversos ambientes gráficos (GTK, etc…). Mas a plataforma em si, está muiot boa, inclusive algumas IDE’s muito parecidas com o Visual Studio.

Ahn… são muito boas e interessantes. Mas na minha opinião enquanto não tiver o investimento de “Big Players” na linguagem, não vai muito pra frente não. Ainda mais se Java fosse uma linguagem/Especificação, e ponto, até acreditaria que fosse ultrapassada logo, porém o seu desenvolvimento é constante e cada dia surge uma nova “feature” resolvendo um novo problema. Isso é o essencial para a sobrevivencia, embora não acredite que vá durar para sempre.

Vc já trabalhou com os tal WebForms do .Net? Eu já. Não gostei em nada, a única facilidade é montar a view mais rápido, porém mesmo assim é um saco depois para mudar alguma coisa.

Não tiro o mérito de ruby e python, muito boas mesmo. Perl tbm é bem interessante. Mas php?! Acho que já deu o que tinha pra dar :wink:

É vai sim, só depende do investimento da Sun em cima disso. Porém a Novel está investindo pesado em cima do Mono, que tem o apoio da comunidade “Xiita” (radicais Open Source), que não apoiam o Java pelo simples fato de não ser Software Livre.

Abraços!

X

Ahn… são muito boas e interessantes. Mas na minha opinião enquanto não tiver o investimento de “Big Players” na linguagem, não vai muito pra frente não. Ainda mais se Java fosse uma linguagem/Especificação, e ponto, até acreditaria que fosse ultrapassada logo, porém o seu desenvolvimento é constante e cada dia surge uma nova “feature” resolvendo um novo problema. Isso é o essencial para a sobrevivencia, embora não acredite que vá durar para sempre.

De fato não dura pra sempre, e o inicio do fim tá proximo. A cada nova feature apresentada a complexidade aumenta e a verborragia também. Esses mesmos “big players” que deram uma mãozinha pro java hoje em dia ajudam linguagens dinamicas, em menor quantidade, mas ajudam.

Será mesmo? PHP tem um nicho de mercado gigante, e o PHP5 veio com muitos recursos. Acredito que o PHP cresce a cada dia.

O problema é que o pessoal acha que só presta o que é *enterprise. Delphi é ruim? Pra quem quer colocar em pratica OO e alguns outros conceitos vai ter dificuldae, mas e pra quem quer desenvolver crud em 2 tempos? O mesmo pra outras tantas linguagens e plataformas …

U

olá,

vcs não acham que cada um vai puxar farinha pro própio saco?

flw…

R

“UserJava”:
olá,

vcs não acham que cada um vai puxar farinha pro própio saco?

flw…

isso é BEM óbvio, mas as pessoas devem colocar argumentos bem fundamentados antes de ficar gritando aos quatro ventos coisas infundadas, ditas por “alguém”

J

Tem sim… pra “micreiros” no meu ponto de vista.

Era neste ponto que queria chegar e o qual citei quando contei a historinha do “site pessoal” :wink:

Com certeza cada um tem seu espaço, porém tem coisas que podem ser aprovetadas em todo o lugar. Uma aplicação CRUD, em sua maioria tem uma tendência a crescer, o uqe muitas vezes é desordenadamente, e o crescimento em cima de uma aplicaçao CRUD feito em uma IDE especíica pra isso, é complicado. Mas… cada um tem seu espaço vai de cada profissional saber identificar o espaço de cada.

:wink:

abraços!

X

O pessoal que constroi portais são os seus micreiros? Muitos ministerios tem usado php para portais e intranet. Vale lembrar que este espaço antes era ocupado por Java.

Veja bem, PHP tem muitas limitações, mas nem sempre limitar significa possuir menor qualidade. Pessoalmente utilizamos python, em outrora foi java, e num futuro, quem sabe, php.

No fundo no fundo você tem que ser um hacker, então escolha a lingua que te agrade, só isso.

S

???
???

Falou e não disse nada…

desculpa cara…

Criado 13 de agosto de 2005
Ultima resposta 16 de ago. de 2005
Respostas 13
Participantes 9