Olá
Achei interessante a analogia que o autor fez, principalmente dando o exemplo das pirâmides (demonstrando o agile/não agile)
O que vocês acharam disso?!
Eu discordo a respeito. Claro, isso super-influencia um processo, tornando em qualquer ponto de vista mais produtivo e com maior qualidade, mas
After all, the Agilistas contend that it works well and have whole handful of success stories to show for it. As for the cases of failure, the answer is overwhelmingly, ?of course it didn?t work; the project didn?t have enough good people.?
ou seja, pra agilistas, todo processo é perfeito e, se o mesmo falha é por causa de profissionais que não foram competentes a ponto de seguir a risca os artefatos, processos e exigências do “agile” (IMHO isso é uma babaquice)
O que muita gente não gosta de admitir é que não existe um processo único para qualquer software de N complexidades. Tem gente que acha que SCRUM é a solução pras grandes e pequenos sistemas, coisa que, como o autor citou (e concordo) é que métodos ágeis não são pra todo e qualque tipo de projeto.
Eu gosto do RUP, particularmente, acho que o método de configuração pra diferentes tipos de aplicações é o que chega mais próximo de uma adequação padrão. Há casos e casos também, também devemos salientar que os nossos gerentes de projeto muitas vezes sabem que o processo existe, lê um parágrafo de um blog qualquer e acha que é simples assim pra aplicar. Acho que o conhecimento e experiencia de um líder de projeto influencia muito mais do que ter uma equipe de programadores sêniors master fucking gosu professiona final edition++
Gostei muito do texto, tá no favoritos 
Pra concluir: