A realidade do desenvolvimento de Software no Brasil

2 respostas
D

Pessoal,saudação a todos,espero que todos estejam bem,mas tenho uma dúvida que me inquieta.
Olhando o site da faculdade que estudo,tem um link no qual fala sobre os cursos oferecidos e areas de atuação para o aluno formado.
Olhando a aba de Sistemas de informação,tinha um link no qual falava sobre o perfil de quem pretendia fazer esse curso,e do profissional que se formaria.Na descrição tinha,além de gostar de matematica,isso,aquilo, tinha algo que realmente me surpreendeu : o profissional tinha que se habituar a lidar com prazos apertados. Isso estava escrito como se fosse natural da profissão este fato.

Pergunta : Quais os melhores caminhos para o desenvolvimento ágil de sistemas?Essa realidade é apenas aqui no Brasil ou em qualquer empresa as coisas acontecem desta forma?Investir mais tempo em planejamento junto ao cliente ou no desenvolvimento?Ser realista com os prazos mesmo correndo risco de não conseguir o projeto ou dar um prazo considerável e entregar algo de qualidade - QUALIDADE - ?
Quais as metodologias mais eficientes no desenvolvimento de um Software?

Agradeço a todos pelas respostas.

2 Respostas

fantomas

E ai DaniloAl

Para aquecer este seu tópico vou lhe dizer o seguinte: O tempo, este que vc se refere, é uma coisa inventada pelo homem.

Esta idéia de prazos apertados não é para todos os casos; em outros paises as pessoas constumam se antecipar e planejar melhor as coisas, logo na maioria das vezes o prazo estipulado é suficiente ou até sobra. Nos casos onde os prazos ficam apertados (ainda nos outros paises) eles possuem uma vantagem em relação a nós brasileiros pra lidar com esta situação; eles são MAIS OBJETIVOS que nós.

Em todos projetos em que participei e já ouvi falar os prazos são afetados pela incompetencia, ganancia, questões políticas e forte concorrencia; a computação possui um lado extremamente cientifico onde a idéia de prazo (tempo) possui um aspecto bem diferente e não combinam muito com os aspectos negativos que citei.

A equação para isto é complexa, mas não impossível; além de ser muito bom no que se faz é preciso ter sorte em encontrar um bom investidor (pode ser vc mesmo), ter uma baita idéia que surpreenda o mercado e ter o poder de controlar o tempo nas mãos etc…

Esta é fácil, é um pouco de cada uma. Se vc tiver sorte vc conseguirá utilizar apenas uma juntamente com a SUA; aquela que surge de dentro da sua cabeça quando tudo parece estranho junto com uma sensação de não saber pra onde ir mas que vc tem que se mover a todo custo.

Porisso que é bom estar atento, gostar do que faz, estudar na medida do possível, ser honesto primeiro com você e por último e mais difícil acreditar.

flws

mvargens

Cara vou te falar o que tenho visto, talvez outras pessoas tiveram mais sorte que eu e podem te relatar situações diferentes, mas nos últimos anos que estou no ramo o que está acontecendo é uma concorrência dos infernos e a solução para se vender os projetos tem sido prazos cada vez menores. Nem preciso dizer que a qualidade cai consideravelmente, mas as empresas que vendem software não estão ligando não. Principalmente consultorias. O cliente assina o contrato sabendo que não vai receber o produto no prazo, mas fecha com o que entrega em menor prazo porque assim ele aperta e o cara atrasa pouco. Infelizmente tem sido isso que tenho visto ultimamente. As únicas empresas que conseguem bons prazos são as que não tem concorrência (Área fiscal é um bom exemplo, eles tem pouca concorrência, abusam nos prazos, cobram caro e ainda por cima entregam porcaria é triste).
Mas não se assuste não, nossa área não é a única que sofre com isso. Tem outras bem piores. Se a faculdade já está prevendo isto no curso ótimo, porque essa realidade veio para ficar.

Criado 3 de março de 2009
Ultima resposta 3 de mar. de 2009
Respostas 2
Participantes 3