A Revolta de um aspirante a SCJP

10 respostas
rissato

:x
Alguem por favor me explica pq a maldita da Sun cobra tanto API no SCJP5.0? Se a documentação existe pra ser consultada, qual é o ponto em cobrar tanto API? Eu concordo que, pra se conseguir um SCJP, devemos ter um mínimo de conhecimento sobre o core da linguagem, mas nem tanto… :slight_smile:

10 Respostas

sunshine

concordo totalmente …

o capítulo 6 do livro da Kathy é sinissssstro …

CarlosEduardoDantas

Alguns conhecimentos são desnecessários (para a prova ok?), como toda essa manipulação de strings e arquivos que precisa conhecer… agora acho que serialização e regex são assuntos importantes que qualquer programador java deve ter sempre em mente

rissato

Aeee Caduuu!!! Vc por aki meu caro! É como eu disse, a documentação existe pra ser consultada. Memorizá-la seria útil apenas para agilizar o desenvolvimento ao usar classes e/ou pacotes desconhecidos. Mas isso, é fruto de experiência, fator que não deveria ser requisito para um SCJP. Sobre Serialization e regex, depende do que vc está desenvolvendo. No meu trabalho atual (DB, GUI, e WebServices), ambos são perfeitamente dispensáveis.

E sunshine, se vc achou o capítulo 6 da Kathy siiniiiiiistro, tenta fazer os mocks do Whizlabs! :shock:

Luca

Olá

Eu também acho errada a prova. Eles precisam exigir mais conceitos e menos decoreba de métodos que podem ser achados no Javadoc ou na própria IDE.

E na questão de conceitos não consigo entender porque uma prova de programação Java não cai sockets, servlets e anotações. Repito que falo em conceitos e não em decorar a API.

Mas quem quer brincar deve seguir as regras do jogo. A prova é um jogo. O certificado vale mais para o ego de quem fez a prova do que como prova de que o cara é capaz.

[]s
Luca

CarlosEduardoDantas

Concordo plenamente … assuntos desse naipe deveriam ser cobrados na prova sim ao invés de decorar métodos da classe String e StringBuffer (graças a Deus os métodos de StringBuilder sao os mesmos que os de StringBuffer) …rs

CarlosEduardoDantas

Fala rafael… blzinha?

bao te ver aki tb brodi

qto aos regex e serializacao… a Sun pensa que todo programador JAVA um dia vai precisar usar esses conceitos…rsrs… tai… vc (e as vezes eu) é uma exceção…

abraços

mister_m

Esse ponto eu sou contra. Se não tinha que cair desktop, webservices e afins também. Isso já e conhecimento específico mesmo.

Rafael_Nunes

Na verdade a StringBuilder, é a StringBuffer não synchronized.

CarlosEduardoDantas

Sim… mas eu estava falando de métodos (append, insert, reverse, toString, remove) … nao de thread-safe

sapulha

caduengenheiro:

Na verdade a StringBuilder, é a StringBuffer não synchronized.

Sim… mas eu estava falando de métodos (append, insert, reverse, toString, remove) … nao de thread-safe

Então, se uma é a outra sem ser thread-safe, os métodos só podem ser iguais, senão não seriam a mesma, e sim parecidas.

Mais concordo com o tema em quesão. É por isso que agora, pra ter algum reconhecimento em Java, SCJP não basta mais, pois vc vai lá, baixa o livro da Kate, estuda, faz a prova e passa, mesmo sem ter muita vivência na área.

Tirei a minha a pouco tempo, e sinceramente, só o fiz pq quero tirar a SCBCD e SCWCD, e sem a SCJP não tem como.

Criado 30 de novembro de 2006
Ultima resposta 30 de nov. de 2006
Respostas 10
Participantes 7