A SUN cobra?

9 respostas
wswillianss

Olá, eu gostaria de saber se SUN cobra, quando desenvolvemos softwares, para vender?

9 Respostas

L

não!!!

wswillianss

obrigado!

wswillianss

… e a microsoft?

L

Olá Willian,

tbm não. Na verdade não conheço nenhuma empresa que possua alguma linguagem ou ferramenta de desenvolvimento e que cobre royalties em cima dos sistemas desenvolvidos utilizando essa. Normalmente se cobra pela ferramenta, como é o caso do .NET, onde a Microsoft cobra pelo Visual Studio.NET.

PS: É possível desenvolver em .NET sem o Visual Studio.NET

wswillianss

LAVH… valeu! Fiquei muito esclarecido.

Tchello

A Oracle tinha uns esquemas de cobrança bizarros de acordo com a máquina em que vc instala o SGBD deles (quantidade de processadores e chegou até mesmo ao número de conexões O_o).

Valder_Olmo_Correa

Se a Sun não cobra nada pelo uso da linguagem Java, como ela ganha dinheiro com isso ? Poxa, nenhuma empresa no mundo desenvolve uma ferramenta dessas para não ganhar dinheiro.

A Borland, por exemplo, cobrava o olho da cara por uma licença do Delphi ou do C++ Builder. Você tinha que adquirir uma licença, daí desenvolvia e não precisava pagar nada, pois já havia pago pela ferramenta.

Agora essa da Sun eu gostaria de saber qual a estratégia deles.

renzonuccitelli

Valder Olmo Corrêa:
Se a Sun não cobra nada pelo uso da linguagem Java, como ela ganha dinheiro com isso ? Poxa, nenhuma empresa no mundo desenvolve uma ferramenta dessas para não ganhar dinheiro.

A Borland, por exemplo, cobrava o olho da cara por uma licença do Delphi ou do C++ Builder. Você tinha que adquirir uma licença, daí desenvolvia e não precisava pagar nada, pois já havia pago pela ferramenta.

Agora essa da Sun eu gostaria de saber qual a estratégia deles.

Até onde sei, a Sun está faturando muito vendendo mainframes por aí. Basicamente usa o JAVA como propaganda, dizendo que em seus servidores a JVM vai rodar melhor e tals. Isso segundo um amigo meu.
Ele disse até ser esse lucro nesse nicho de mercado que fez ela abrir o código, assim vai se “livrar” de boa parte da manutenção gasta. Como não existe empresa boazinha, não dúvido ser essa a razão de ela ter aberto o código mesmo…
Ainda tem a parte da certificação que ela deve levar um boa graninha tb…

Rafael_Marques1

ela ganha vendendo servidores, storages, e afins :wink:

http://br.sun.com/specials/

Criado 18 de outubro de 2008
Ultima resposta 20 de out. de 2008
Respostas 9
Participantes 6