A surpresa que espera o PJ

Estou aqui apenas para desabafar e ao mesmo tempo quem sabe ajudar alguém que por ventura esteja pensando em cair nessa armadilha que é o trabalho de PJ ou pessoa juridica.

Tive por quase 6 anos uma empresa ltda onde prestei serviços para várias empresas, parecia bom pois acreditava que pagava pouco imposto e ganhava bem. Mas como as coisas nunca são gratuitas peguei me agora com uma puta divida da empresa, está na divida ativa e ou pago ou será executada.
E porque isso aconteceu? Eu sempre paguei os impostos e darfs que meu contador me enviava porém algo pode ter escapado dele ao longo desses anos ou eu mesmo me perdi. Mudei de endereço diversas vezes, no Brasil é assim quem não tem casa própria tem que viver de aluguel a merce do que o proprietário quer e por isso tive de me mudar praticamente uma vez ao ano. O que pode ter ajudado a perder recibos e essas coisas que voce acha que não precisa guardar pois o sistema é informatizado.

Bom devo dizer-lhes que hoje a minha divida é alta, estou tentando parcela-la ao maximo mas isso irá consumir boa parte do meu rendimento se eu quiser fechar a empresa para sempre. Hoje não trabalho mais como PJ, minha renda caiu mas não há escapatoria é com este dinheiro que irei pagar os atrasados de 2009, isso mesmo estou pagando imposto de 2009 pois 2010 felizmente me livrei dessa onda de ser PJ.

Quando vejo vagas para Pj me da muita revolta pois sei que muita gente irá pegar e no futuro com grande chance se dar mal de um jeito ou de outro.

Bom minhas dicas são: guarde esses malditos recibos de pagamento de tudo quan´to é DARF. guarde junto de seus documentos mais importantes e não os perca. Sei que é uma merda ficar guardando tudo separadinho por ano e recibo e cheio de fru fru, eu sei. Mas se voce fizer isso quem sabe voce possa se livrar de pagar tudo de novo.
Outra é não confiar no seu contador, isso mesmo nao confie. Vez por outra ele irá te enviar alguma coisa pra pagar fora de época e voce que está acostumado a ser CLT irá perder o controle e se verá pagando coisas depois do prazo. Se voce é desses cai fora logo do PJ pois não tem a disciplina necessária pra isso. Infelizmente essa modalidade não serve a todos, tem genet que consegue mas muitos acabam tendo sim muitos problemas. :x

Lembrando também que ser PJ é burlar a Lei logo tudo que burla a Lei não pode ser bom. Pense nisso antes de inventar de abrir empresa LTDA botando o nome da algum parente ou amigo na jogada. VOce não ficará rico saiba disso de ante mão. :wink: se não vai ficar rico então pra que se arriscar? Continue CLT mesmo pois somos funcionarios nao empresários.

Cara… meu pai também ficou com uma dívida na RF por causa de erro do contador… :frowning: fods mesmo…

Porém, eu estou a 1 ano como PJ, só que entrei pagando um valor mensal para um conhecido meu gerar a Nota para mim. Em breve estarei abrindo minha empresa, mas não pra trabalhar como PJ e sim pra entrar no mundo empresarial mesmo.

Enfim, o que você falou é uma verdade, ser PJ não é pra todo mundo… Agora perceba, a ilegalidade de PJ é a contratação de um funcionário como um CLT, trabalhando como PJ…

Eu era um PJ mesmo, prestava consultoria como pessoa jurídica, sem cumprir horário da empresa nem PN…

Abs [] e sucesso na negociação de sua dívida…

Eu já tive problemas com contador também. Tinha que ficar em cima. Eles dão pouca bola para pessoas físicas que trabalham com PJ, são peixes pequenos, são muito descuidados. Ou vc cuida vc mesmo, ou se ferra.

Hoje sou CLT.

Eu sempre tive dúvida sobre quanto tempo valem os recibos de dívidas da união. Recibos de contas normais são 5 anos, mas e as DARFs e afins?

Sou ltda e não tenho do que reclamar, mas tive a sorte de ter um bom contador.

Obrigado por compartilhar experiencia. Sou PJ a um ano, e confesso que não guardo recibo dos DARFS, apenas entro no banco e pago (o que vai mudar a partir de agora). Fico pensando na cacetada que a gente ja pagou anteriormente (10%+ todo mes … mais trimestral … contador …), os impostos literalmente FODEM com nossa vida e não ganhamos nada em troca disso (segurança? Saúde? …). Boa sorte e que você consiga se livrar da sua divida logo.

[quote=wellington.nogueira]Desculpe-me, mas segurança e saúde, quando vc é PJ, é você quem faz. Nesse aspecto, você se tornou empresário. Se está desconfortável, é melhor mudar o quanto antes para Um emprego CLT que é melhor. É realmente meio chato ser PJ, pagar pelos impostos e tudo mais.

Concordo com o ViniGodoy, empresas de contabilidade ligam muito pouco para PJ e cometem muitos erros especialmente se vc não se enquadrar no pacotão que eles oferecem, aí tem que ficar de olho em todos os documentos que eles gerarem.

Sparcx86 boa sorte com a dívida…[/quote]

Com certeza. As vantagens do CLT na minha opinião são:

1. Menos burocracia (você só precisa se preocupar em declarar o IRPF);
  2. Mais benefícios (planos de saúde, odontológico, refeitório, etc);
  3. Mais estabilidade;

As vantagens do PJ são:

1. Você pode escolher se vai fazer sua previdência ou não, e onde;
  2. Você pode aplicar o seguro desemprego onde quiser, se quiser e pelo valor que quiser. Não precisa continuar pagando depois de uma poupança cheia;
  3. Você paga um pouco menos impostos;
  4. É mais fácil conseguir emprego.
  5. Você não precisa esperar 12 meses para ter a grana do seu 13º. Ela vem aos poucos, já somada ao salário.

Mas claro, no PJ tudo é por sua conta: desde o pagamento dos impostos, até adquirir plano de saúde, fazer uma reserva para desemprego, e em alguns casos, até férias.

Isso é basicamente questão de boa gestão financeira, que pra quem nunca teve empresa (PJ é ter empresa, não é pessoa física usando jeitinho pra trabalhar não) muitas coisas são desconhecidas, por isso existem consultorias como as do Sebrae para ajudar os marinheiros de primeira viagem, porque não é fácil mesmo não.

A pior coisa que vejo (e que eu já fiz) é o pessoal escolhendo contador pelo menor valor e só, não que seja o caso ai do nosso amigo, mas é algo comum e que na grande maioria dos casos acaba em complicações em dívidas causadas por má fé ou pira incompetência do contador.

Todo cuidado e organização para quem tem empresa é pouco, mas é a melhor forma para começar tentar deixar tudo em dia.

[]s

Você pode não ter escolhido bem o contador e isso gerou a frustração que está sentindo. Vale a pena pagar um pouco mais para uma empresa de contabilidade mais organizada, eu recebo as DARFs, pago e devolvo o recibo, no final do ano contábil, eles me devolvem um livro tudo organizado com todos os recibos para não ter problema.

Eu tenho um colega que ficou devendo imposto de renda por causa do contador e teve que correr atrás.

Quando se trata de dinheiro, desconfie de tudo e de todos, o que tem de malandro por aí…

[quote=ViniGodoy][quote=wellington.nogueira]Desculpe-me, mas segurança e saúde, quando vc é PJ, é você quem faz. Nesse aspecto, você se tornou empresário. Se está desconfortável, é melhor mudar o quanto antes para Um emprego CLT que é melhor. É realmente meio chato ser PJ, pagar pelos impostos e tudo mais.

Concordo com o ViniGodoy, empresas de contabilidade ligam muito pouco para PJ e cometem muitos erros especialmente se vc não se enquadrar no pacotão que eles oferecem, aí tem que ficar de olho em todos os documentos que eles gerarem.

Sparcx86 boa sorte com a dívida…[/quote]

Com certeza. As vantagens do CLT na minha opinião são:

1. Menos burocracia (você só precisa se preocupar em declarar o IRPF);
  2. Mais benefícios (planos de saúde, odontológico, refeitório, etc);
  3. Mais estabilidade;

As vantagens do PJ são:

1. Você pode escolher se vai fazer sua previdência ou não, e onde;
  2. Você pode aplicar o seguro desemprego onde quiser, se quiser e pelo valor que quiser. Não precisa continuar pagando depois de uma poupança cheia;
  3. Você paga um pouco menos impostos;
  4. É mais fácil conseguir emprego.
  5. Você não precisa esperar 12 meses para ter a grana do seu 13º. Ela vem aos poucos, já somada ao salário.

Mas claro, no PJ tudo é por sua conta: desde o pagamento dos impostos, até adquirir plano de saúde, fazer uma reserva para desemprego, e em alguns casos, até férias.[/quote]

Perfeito. Só para complementar isso bacana na teoria pois você precisa saber exatamente suas metas e ser super organizado, eu já fui PJ por 9 meses e, o dinheiro vinha e eu simplesmente gastava hehehe…

Abraço,

Na teoria não, vc só escolheu o “ou não” das minhas frases.
Mas isso é uma vantagem. É melhor você ter o direito de poder escolher se vai ou não poupar, quanto e onde.
No caso do governo, seu dinheiro fica obrigatoriamente retido, e num péssimo fundo de investimentos.

[quote=ViniGodoy]Eu já tive problemas com contador também. Tinha que ficar em cima. Eles dão pouca bola para pessoas físicas que trabalham com PJ, são peixes pequenos, são muito descuidados. Ou vc cuida vc mesmo, ou se ferra.

Hoje sou CLT.[/quote]

vini, acho voce o Cara.

Bem vamos la, sou contador tambem, e nesse meio, existe bons e não bons profissionais, infelizmente, as pessoas/empresas quando sao prejudicadas por maus profissionais
não procuram os orgãos fiscalizadores, a dica eh procure o conselho regional de contabilidade, denuncie, porque seu contador eh co-responsavel tambem, eh soh provar que
neguinho passou batido com um determinado imposto, e/ou entrega de alguma informação/declaração junto aos orgãos oficiais e pro empresario soh sobrou a multa, que eles vao em cima e o negocio revolve rapidinho, rapidinho

Olha, li seu depoimento, e no final cheguei a conclusão de que o problema não foi em ser PJ foi com seu contador.

Vou iniciar agora minha jornada como PJ, vamos ver se vale a pena :stuck_out_tongue:

Eu nunca entendi pq o contador não é co-responsável pela contabilidade que ele mesmo lança.
É uma situação muito cômoda. Uma empresa pequena é obrigada a contratar um sujeito para fazer lançamentos dela, porém, ele não é obrigado a se responsabilizar por nada. Se tiver problema, a culpa é do dono da empresa.

Ou seja, na prática, a empresa ainda é obrigada a entender de contabilidade e revisar tudo o que o sujeito faz! Nesse caso, para que contratar o profissional??

Até por essas e outras, sou completamente à favor de banir de vez certas proteções de mercado, como essa aí.

[quote=ViniGodoy]Eu nunca entendi pq o contador não é co-responsável pela contabilidade que ele mesmo lança.
É uma situação muito cômoda. Uma empresa pequena é obrigada a contratar um sujeito para fazer lançamentos dela, porém, ele não é obrigado a se responsabilizar por nada. Se tiver problema, a culpa é do dono da empresa.

Ou seja, na prática, a empresa ainda é obrigada a entender de contabilidade e revisar tudo o que o sujeito faz! Nesse caso, para que contratar o profissional??

Até por essas e outras, sou completamente à favor de banir de vez certas proteções de mercado, como essa aí.[/quote]

eu concordo…
eu mesmo gostaria de fazer a contabilidade se fosse PJ…

conheço uma pessoa que confiou no contador que foi indicado pela empresa que trabalhava…
até o dia que ele recebeu um comunicado da receita federal, e descobriu que seu contador nunca pagou os impostos, no final o contador fugiu e essa pessoa teve que pagar uma multa de 80 mil reais…

Valeu pela dica.

Acho que o mercado Java não é muito bom, pois a maioria das vagas é nesse esquema. Não há muita opção.

[quote=Longino]Valeu pela dica.

Acho que o mercado Java não é muito bom, pois a maioria das vagas é nesse esquema. Não há muita opção.[/quote]

Isso não tem sido exclusividade de Java… A maioria é Java, porque a maioria das grandes consultorias tem usado Java.

Abs []

Jovem,

Espero que vc consiga resolver seus problemas, realmente PJ exige um grande cuidado com o recolhimento de impostos.

Abs,

realmente PJ é meio furada… você tem que saber administrar. imagina se aqui fosse igual nos estados unidos? 33% de imposto =S

Boa noite a todos.

Aproveitando a discussão gostaria de opinião dos usuários do grupos que abrindo empresas em seu nome. Estou querendo abrir uma empresa como microempreendedor. Quais são os cuidados que se deve ter para abrir um empresa deste tipo?