Acho que o mercado Java não é muito bom, pois a maioria das vagas é nesse esquema. Não há muita opção.[/quote]
Isso não tem sido exclusividade de Java… A maioria é Java, porque a maioria das grandes consultorias tem usado Java.
Abs [][/quote]
Ele esta certo, pj virou praga no mundinho java, está em todo lugar. O curioso é o que outras tecnologias continua sendo CLT ou por-projeto mas java é diferente. Deve ser porque tem mais programador java no mercado, maior oferta, o valor do profissional cai?
[quote=marcosvinicius.rj]
Ele esta certo, pj virou praga no mundinho java, está em todo lugar. O curioso é o que outras tecnologias continua sendo CLT ou por-projeto mas java é diferente. Deve ser porque tem mais programador java no mercado, maior oferta, o valor do profissional cai?[/quote]
Acho que é porque programador Java abre mais as pernas.
[quote=Longino][quote=marcosvinicius.rj]
Ele esta certo, pj virou praga no mundinho java, está em todo lugar. O curioso é o que outras tecnologias continua sendo CLT ou por-projeto mas java é diferente. Deve ser porque tem mais programador java no mercado, maior oferta, o valor do profissional cai?[/quote]
Acho que é porque programador Java abre mais as pernas.[/quote]
Trabalho como PJ e não trabalho somente com Java…
Quanto ao fato de “Abrir as pernas” achei desnecessário no sentido de que não é uma má idéia começar a pensar em ser PJ, isso lembrando que se for realmente uma PJ e não uma PJ trabalhando como CLT. Ser PJ é uma opção como CLT, porém precisa ser negociado e colocado em contrato todos os detalhes, não há nada de errado nisso…
Quanto ao “Abrir as pernas”, tem até CLT que faz isso e em qualquer linguagem, a diferença é que quem “abre as pernas” em Java ou .NET, ganha mais.
O problema é que essas empresas não contratam outras empresas, mas sim empregados. Tanto que os desenvolvedores tem chefe, ramal, e-mail, tem que cumprir horário e precisam estar lá pessoalmente todos os dias para fazer o trabalho. Uma empresa contratada para desempenhar algum serviço não teria nada disso.
Se alguém tem uma vocação para empresário, beleza. Mas isso no mercado Java não é empresa de verdade, é apenas para burlar a lei.
Uma vez em uma dessas multinacionais eu fui bem claro em tomar a iniciativa e deixar claro que não era “empregadinho”, o fulano que me entrevistava quase caiu da cadeira quando comecei a fazer perguntas específicas sobre o projeto.
Eles esperam um empregadinho, não uma empresa. Tanto que toda a procura é feito em sites de emprego e o processo seletivo é algo tradicional como de RH.
[quote=Longino]Não disse que era errado, apenas o que é verdade.
O problema é que essas empresas não contratam outras empresas, mas sim empregados. Tanto que os desenvolvedores tem chefe, ramal, e-mail, tem que cumprir horário e precisam estar lá pessoalmente todos os dias para fazer o trabalho. Uma empresa contratada para desempenhar algum serviço não teria nada disso.[/quote]
Isso é verdade… Infelizmente essa realidade ainda impera… Mas perceba, mesmo estando como PJ pra dar consultoria em um Projeto, você precisa de um Ramal para o Projeto, precisa se reportar a alguém e etc…
Agora sua colocação foi corretíssima, tem muita gente contratando funcionário como PJ.
[quote=adriano_si][quote=Longino][quote=marcosvinicius.rj]
Acho que é porque programador Java abre mais as pernas.[/quote]
Quanto ao “Abrir as pernas”, tem até CLT que faz isso e em qualquer linguagem, a diferença é que quem “abre as pernas” em Java ou .NET, ganha mais.
Abs [][/quote]
Pode ganhar mais em relação a mesma vaga se fosse CLT, mas não em termos de carreira. Eu até diria que o teto para “empresários java” é muito baixo para compensar a ausência da CLT.
[quote=marcosvinicius.rj]
Pode ganhar mais em relação a mesma vaga se fosse CLT, mas não em termos de carreira. Eu até diria que o teto para “empresários java” é muito baixo para compensar a ausência da CLT.[/quote]
Não se pode generalizar. Principalmente pq em termos de carreira depende muito mais do profissional do que o tipo de vaga.
Ganho muito mais do que se eu fosse CLT e em termos de carreira acho que é algo realmente irrelevante a menos que a empresa contratante só aceite experiência em carteira (mas acho que uma vaga assim eu nem iria querer) ou não entendí o que você quis dizer.
[quote=Edufa][quote=marcosvinicius.rj]
Pode ganhar mais em relação a mesma vaga se fosse CLT, mas não em termos de carreira. Eu até diria que o teto para “empresários java” é muito baixo para compensar a ausência da CLT.[/quote]
Não se pode generalizar. Principalmente pq em termos de carreira depende muito mais do profissional do que o tipo de vaga.[/quote]
Profissional este que se posiciona como recurso facilmente substituível.
[quote=marcosvinicius.rj][quote=Edufa][quote=marcosvinicius.rj]
Não se pode generalizar. Principalmente pq em termos de carreira depende muito mais do profissional do que o tipo de vaga.[/quote]
Profissional este que se posiciona como recurso facilmente substituível. [/quote]
Bom, pra mim ser substituível ou não é muito mais do trabalho realizado do que do contrato. Se a empresa quiser te subsituir, não vai ser um contrato CLT de 20 anos que vai te segurar, sejamos francos.
[quote=marcosvinicius.rj][quote=Edufa][quote=marcosvinicius.rj]
Profissional este que se posiciona como recurso facilmente substituível. [/quote]
Marcos, eu já pensei assim cara… Ter a CLT + Tempo de serviço como falsa segurança de estabilidade… Na boa, hoje busco ser o profissional que a empresa quer e não o que ela tem que aturar pra não gastar…
[quote=Edufa][quote=marcosvinicius.rj]
Um PJ não tem carreira, a menos que seja na sua própria empresa.
[quote=marcosalex][quote=marcosvinicius.rj][quote=Edufa][quote=marcosvinicius.rj]
Bom, pra mim ser substituível ou não é muito mais do trabalho realizado do que do contrato. Se a empresa quiser te subsituir, não vai ser um contrato CLT de 20 anos que vai te segurar, sejamos francos.[/quote]
Na dúvida entre alguém com alguns anos de casa e um “empresário java” eu fico com o primeiro sem pestanejar.
fui PJ por 7 anos, quando sai do brasil fechei a empresa e nao tive problema algum … ae vem a pergunta, o problema eh ser PJ ou ter alguem que faca a contabilidade da sua empresa corretamente?
[quote=adriano_si][quote=marcosvinicius.rj][quote=Edufa][quote=marcosvinicius.rj]
Marcos, eu já pensei assim cara… Ter a CLT + Tempo de serviço como falsa segurança de estabilidade… Na boa, hoje busco ser o profissional que a empresa quer e não o que ela tem que aturar pra não gastar…
enfim, é questão de posição mesmo.[/quote]
Não estou falando de estabilidade, e sim de boas oportunidades. Empresas que contratam PJ só querem reduzir os custos com turnover de funcionários.
Agora sim, chegamos ao ponto, tudo é uma questão de gosto. Cada um faz o que preferir, ou seja, o que é o melhor para você, pode não ser pra mim.
Apesar que atualmente a empresa para qual presto serviço está trocando os terceiros por aumento de quadro. Acho que serei CLT até o final desse ano. ^^