Pro cara que quer CLT e comodidade sim, para o cara que quer a empresa e virar PJ, não.
A matemática acho até que é simples: quem gosta de ter sua grana sendo gerida pelo Governo e fica feliz em trabalhar sua vida toda pra no fim da vida ganhar uma pensão chamada de Aposentadoria, fica na CLT.
O problema está justamente em pessoas com o perfil acima que querem trabalhar como PJ.
Nao entendi? No brasil paga-se tanto imposto quanto nos EUA só que se tem serviços como na Etiópia!!! Um carro no brasil tem cerca de 49% do seu valor em impostos!!! Se vc tem um emprego meia boca CLT ja paga 27.5% direto. Vc pode escapar um pouco por ser PJ, mas acaba pagando ainda mto nos produtos e serviços do Brasil.
Nos EUA pelo menos vc tem a chance de comprar um camaro por 23k (dolares) um Chevrolet Malibu por 19k, enquanto no brasil vc paga 190k (reais) por um camaro e 90 k por um malibu!!! Quem dera na brasil pudessem ter o retorno por todos impostos que pagamos!!
Nos eua não existe IPVA, vc paga imposto somente uma vez, e não todo ano!!!
Aonde e melhor de se viver neste sentido??? hehehe
PS: Ainda nos EUA tudo parece ainda mais barato qndo vc deixar de converter e pensar em unidades monetárias, que é o que de fato acontece ± para quem vive lá.
[]`s
EDITANDO: Nao quero babar nos EUA, poderia ser qualquer outro pais de primeiro mundo provavelmente, só não é possivel alguem acreditar que no brasil nao se paga mto imposto!!! Pior que tudo, paga-se mto e vai tudo pelo RALO!!! Que tal algum novo atirador maniaco assasino fazer uma visita ao congresso!!! auaHIUAHuiahIUHAUIhauihUIH[/quote]
Concordo 100%.
[quote=marcosvinicius.rj][quote=adriano_si]
O problema está justamente em pessoas com o perfil acima que querem trabalhar como PJ.
Abs [] 8) [/quote]
O único motivo que vejo pra isso é FALTA de opção.[/quote]
Bom marcos, definitivamente não estamos falando a mesma língua ou não tivemos as mesmas experiências, mas vamos lá.
Hoje sou PJ, tive opções, terei daqui uns meses quando a empresa fará uma Proposta CLT pra mim. Ainda estou estudando se aceitarei ser CLT, porque ???
Vamos lá (pra você entender que não é falta de opção). Eu não quero ser CLT porque quero controlar meu dinheiro, não quero ter valor retido na fonte, quero ser Pessoa jurídica, quero pegar meu dinheiro e investir em ações (como faço atualmente), quero pagar uma previdência privada e um bom seguro de vida (como faço hoje), quero escolher meu próprio plano de saúde e o Banco que vou receber (como acontece hoje), não faço questão de no fim da vida receber um valor fixo por mês do governo, pois pretendo nunca depender disso, se depender prefiro passar fome e morrer, pois quero ter meus investimentos próprios que garantirão meu futuro.
Posso fazer tudo isso sendo CLT ?? posso, porém é BEM mais difícil (quem já foi PJ sabe), pois CLT é mais cômodo, te dá vários direitos dos quais mais lá na frente te dão o retorno do que queres. Isso é errado ??? de forma nenhuma, há perfis de pessoas que preferem assim, não é o meu. Acredite, não é falta de opção, é POR opção.
Desculpe-me, mas segurança e saúde, quando vc é PJ, é você quem faz. Nesse aspecto, você se tornou empresário. Se está desconfortável, é melhor mudar o quanto antes para Um emprego CLT que é melhor. É realmente meio chato ser PJ, pagar pelos impostos e tudo mais.
Concordo com o ViniGodoy, empresas de contabilidade ligam muito pouco para PJ e cometem muitos erros especialmente se vc não se enquadrar no pacotão que eles oferecem, aí tem que ficar de olho em todos os documentos que eles gerarem.
[quote=Luiz Aguiar]Isso é basicamente questão de boa gestão financeira, que pra quem nunca teve empresa (PJ é ter empresa, não é pessoa física usando jeitinho pra trabalhar não) muitas coisas são desconhecidas, por isso existem consultorias como as do Sebrae para ajudar os marinheiros de primeira viagem, porque não é fácil mesmo não.
A pior coisa que vejo (e que eu já fiz) é o pessoal escolhendo contador pelo menor valor e só, não que seja o caso ai do nosso amigo, mas é algo comum e que na grande maioria dos casos acaba em complicações em dívidas causadas por má fé ou pira incompetência do contador.
Todo cuidado e organização para quem tem empresa é pouco, mas é a melhor forma para começar tentar deixar tudo em dia.
[]s
[/quote]
Isso mesmo, verifique bem o contador que vai tomar conta de sua empresa, ja vi gente escolhendo contador pelo preco e depois tendo problemas (pagava 80 pila por mes) enquanto eu sempre paguei mais, algo como 220 mas era um escritorio que fazia um trabalho muito bom. Tive duas emrpesas, trabalhei como PJ por uns 6 anos e nunca tive problemas. Escolha um bom contador.
PS: Nao quer dizer que um menor valor vai ser um pessimo servico, mas e bom ficar de olho.
Nao entendi? No brasil paga-se tanto imposto quanto nos EUA só que se tem serviços como na Etiópia!!! Um carro no brasil tem cerca de 49% do seu valor em impostos!!! Se vc tem um emprego meia boca CLT ja paga 27.5% direto. Vc pode escapar um pouco por ser PJ, mas acaba pagando ainda mto nos produtos e serviços do Brasil.
Nos EUA pelo menos vc tem a chance de comprar um camaro por 23k (dolares) um Chevrolet Malibu por 19k, enquanto no brasil vc paga 190k (reais) por um camaro e 90 k por um malibu!!! Quem dera na brasil pudessem ter o retorno por todos impostos que pagamos!!
Nos eua não existe IPVA, vc paga imposto somente uma vez, e não todo ano!!!
Aonde e melhor de se viver neste sentido??? hehehe
PS: Ainda nos EUA tudo parece ainda mais barato qndo vc deixar de converter e pensar em unidades monetárias, que é o que de fato acontece ± para quem vive lá.
[]`s
EDITANDO: Nao quero babar nos EUA, poderia ser qualquer outro pais de primeiro mundo provavelmente, só não é possivel alguem acreditar que no brasil nao se paga mto imposto!!! Pior que tudo, paga-se mto e vai tudo pelo RALO!!! Que tal algum novo atirador maniaco assasino fazer uma visita ao congresso!!! auaHIUAHuiahIUHAUIhauihUIH