E quais capacidades seriam essas, que seriam exclusivas da geração Y?
Estou perguntando para saber se você está falando de uma característica da geração ou de um problema sistêmico. O problema sistêmico seria no caso de maneira geral, haver grandes chances de qualquer pessoa, de qualquer geração, trabalhar abaixo de suas capacidades.
Ou você acredita que a geração Y seja mais capaz em alguns aspectos que o modelo criado pelas gerações anteriores não contempla. E se for o caso, que aspectos seriam esses?[/quote]
capacidade técnica, capacidade criativa, capacidade estratégica, capacidade de liderança.
o modelo que é usado hoje utiliza o tempo de experiência, a geração Y não se aplica a este modelo, a informação que antes era essencial na cabeça hoje é essencial no google. o tempo para se agregar a informação essencial é menor do que antigamente. hoje um profissional se torna produtível muito mais rápido do que antigamente. ele absorve somente a informação essencial. [/quote]
Não compartilho tanto dessa percepção …
O conflito que eu enxergo está mais relacionado a valores do que capacidade profissional propriamente dita. Basicamente “a geração Y” preza por coisas como flexibilidade de horários, organizações mais horizontais, informalidade na aparência, etc… o que acaba gerando uma certa dificuldade para as empresas tanto em termos de convívio com profissionais mais velhos como na questão de segurar/atrair profissionais para empresas.
Mas na boa mesmo, dizer que a geração Y “by default” é mais capacitada tecnicamente porque usa Google e framework (talvez eu tenha entendido errado), pelo amor de Deus , é um papo mais furado que queijo mineiro. Talvez o uso de tecnologia seja um grande diferencial para jovens de outras áreas, um contador que tenha feito contabilidade no papel durante 30 anos talvez se sinta ameaçado por um recém-formado que tenha mais traquejo com ferramentas informatizadas, mas sinceramente, eu não vejo tanto essa situação em TI. Quem tem seus 20-30 anos de desenvolvimento viu muito coisa nascer e morrer, de maneira geral são mais focados e tem uma base conceitual mais forte, e nem por isso deixam de acompanhar o que está acontecendo no mundo a sua volta. Sendo assim, eu duvido muito que um jovem recém-formado consiga superar um profissional mais experiente e de formação equivalente. Experiência e informação são dimensões separadas,e na minha opinião, é um erro terrível pensar que um pode substituir o outro.